Cidades para conhecer na Itália

Atualizado em

Fazer um roteiro pela Itália não é uma tarefa nada fácil. Cada vez que você descobre uma nova cidade, a vontade de coloca-la no roteiro aumenta consideravelmente. O país possui dezenas, para não falar centenas, de cidades bem interessantes para se conhecer, cada uma com uma particularidade, característica e paisagens únicas. Eu fiz um roteiro de 18 dias pela Itália, onde conheci 10 cidades, mas, a vontade era ficar meses e conhecer diversas outras. Vem com a gente conferir algumas cidades para conhecer na Itália?!

Cidades para conhecer na Itália

Bologna

A cidade de Bologna está localizada no norte da Itália, na região de Emília-Romanha. A cidade é bastante conhecida por sua gastronomia, onde podemos comer, além de todos os pratos típicos italianos, a famosa lasanha à bolonhesa (ou, como encontramos por la: ao molho ragù). Bologna também é referencia em musica e instituições universitárias.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: as Torres de Bolonha, a Piazza Maggiore, as torres inclinadas de Asinelli e Garisenda, a Basílica de San Petronio, a Fonte do Netuno e a Igreja Santo Stefano.

Cinque Terre

Cinque Terre, é como é denominado o conjunto de 5 cidades que estão na encosta da Riviera Italiana, na Ligúria. São elas: RiomaggioreManarolaCornigliaVernazza e Monterosso al mare. O local, considerado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, atrai milhares de turistas anualmente justamente por suas casas, vinhedos e restaurantes bem coloridos que ficam na costa, muitas vezes bem ingrimes. Todas as construções contrastam com a água do mar, trazendo um visual único e encantador. 

É possível ir até Cinque Terre de trem, saindo de Firenze, Pisa ou Genova, até chegar na estação La Spezia. Entre as principais atrações turísticas da cidade, fora as casas coloridas na costa do mar estão: a Via Fegina, o Castelo Doria, a Igreja de San Giovanni Battista e o Parque Nacional de Cinque Terre.

Firenze

Firenze, também conhecida como Florença, é considerada capital da Toscana, uma cidade que respira arte e arquitetura renascentista. É em Firenze que podemos ver diversas obras de arte bem importantes para a história, como: a escultura “Davi”, de Michelangelo e as telas “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli, e “A Anunciação” de Leonardo Da Vinci.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão:  Piazza del Duomo, onde esta o Duomo Santa Maria del Fiori (catedral com cúpula de telhas de terracota, projetada por Brunelleschi, e o campanário de Giotto), a Piazza della Signoria, o Palazzo Vecchio, a Galleria dell’Accademia, o Museu Uffizi, o Pallazo Pitti, o Mercato Centrale San Lorenzo, a Piazza della Repubblica, a Piazzale Michelangelo e a Ponte Vecchio.

Gênova

Gênova, a terra natal de Cristóvão Colombo, é uma cidade portuária localizada na região da Ligúria, no noroeste da Itália. A cidade foi, e ainda é, bem importante no papel que desempenha no comércio marítimo e grandes navegações.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: o Porto Antico di Genova, o Elevador Panorâmico, a Igreja San Lorenzo, a Piazza de Ferrari, a Praia Boccadesse, a Lanterna de Gênova, o Teatro Carlo Felice e o Aquário de Gênova. Além disso, a cidade pode ser base para se conhecer uma das cidades mais procuradas da Itália: Cinque Terre.

Ilhas Murano e Burano

As Ilhas de Murano e Burano estão a poucos minutos de distancia de Veneza. Para chegar em ambas as ilhas basta pegar uma balsa, que te deixa bem próximo dos principais pontos turísticos de cada uma delas. 

Murano é conhecida mundialmente pela sua tradição de fabricação de vidros. Pela ilha podemos conhecer o Museo del Vetro, a Igreja de Santa Maria e San Donato e passear pelos diversos canais que estão repletos de lojas com artigos feitos em vidros. 

Já Burano é conhecida por suas casas de pescadores, todas bem coloridas e pelos seus restaurantes que servem frutos do mar pescados na laguna. Por lá também podemos conhecer o Museo del Merletto e a antiga igreja Chiesa di San Martino.

cidades para conhecer na italia, escultura em murano
Escultura de vidro em Murano

Lucca

Lucca, localizada na região da Toscana, é uma cidade renascentista, procurada principalmente por turistas que fazem um bate e volta de apenas um dia a partir de Firenze. 

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: as Muralhas de Lucca (com 4 quilômetros de extensão e 12 metros de altura que envolvem a cidade), o Centro Histórico, a Catedral de São Miguel, a Praça do Anfiteatro, a Praça Napoleão, o Palazzo Mansi e a Casa di Puccini

Milão

Milão é uma cidade bem diferente das cidades históricas da Itália. É uma grande cidade, na região da Lombardia, ao norte do país, que respira e é referência mundial em arte e design.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: a Piazza Scala, a Galeria Vittorio Emanuelle II, a Piazza del Duomo, o Duomo de Milano uma das principais catedrais construída no estilo gótico, o Museo del 900, o Castello Sforezco, a Igreja Santa Maria delle Grazie (onde está o mural de Leonardo da Vinci “A Última Ceia”), a Pinacoteca Ambrosiana e o Quadrilátero da moda.

duomo de milão, cidade para conhecer na itália
Duomo de Milão

Matera

A cidade de Matera está localizada no sul da Itália. Em 2019 recebeu o título de Capital Européia da Cultura de 2019 e, desde 1993, é considerada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Essa é uma das cidades mais importantes do mundo, conhecida também como Cidade das Pedras, ou Cidade Subterrânea, onde suas cavernas, chamadas de “sassi”, são datados da pré-história. Algumas dessas cavernas hoje abrigam hotéis, casas, e restaurantes. 

Entre os pontos turísticos da cidade estão: a Igreja de Santa Maria de Idris, a Igreja Santa Lucia alle Malve, a Sassi de Matera e o Museu da Escultura.

Nápoles

Nápoles está localizada no sul da Itália, bem próximo ao Monte Vesúvio. O centro da cidade é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, com construções e histórias bem importantes para o país, mas, além da parte arquitetônica, a cidade é bem famosa pela verdadeira pizza napolitana, que é uma delícia!

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: o Mercato di Porta Nolana, a Galleria Umberto I, o Museo Arqueologico Nazionale, o Duomo di San Gennaro, a Praça do Plebiscito, o Palácio Real, o Castelo Sant’Elmo, o Castel Nuovo e o Castelo do Ovo.

o que fazer em napoles na italia
Centro de Napoli

Palermo

Palermo é a capital da Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo. A cidade é uma verdadeira mistura de estilos arquitetônicos, onde podemos encontrar construções góticos-catalãs, neoclássicas, bizantinas e até com traços árabes. 

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: a Catedral de Palermo, a Cappella Palatina, o Palazzo dei Normanni, a Igreja de San Giovanni degli Eremiti, as Catacumbas dos Capuchinhos de Palermo, o Mercado Vucciria, o Porto etc. 

Pisa

A cidade de Pisa, também na região da Toscana, se tornou mundialmente famosa por sua torre inclinada de 56 metros de altura, conhecida como Torre de Pisa, que fica na Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres), a principal praça da cidade, onde estão outros monumentos religiosos importantes, como a Torre Pendente, o Duomo, o Battistero e o Camposanto Monumentale (cemitério).

Uma maneira bem legal de ir até Pisa é fazendo um bate e volta saindo de Firenze, uma viagem de aproximadamente 2 horas de trem. Além da Torre de Pisa, é possível visitar o Corso Itália, a Igreja Santa Maria Della Spina, o Pallazo Dell’Orologio, o Palazzo Della Corovana e o Palazzo dei Cavalieri.  

Geralmente
torre de pisa italia
Cidades para conhecer na Itália – Torre de Pisa

Pompéia

A cidade de Pompéia foi totalmente destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79d.C., que a muito estava adormecido. Hoje, a cidade é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e visita-la é como andar por um lugar onde o relógio está parado, mas que te fascina a cada segundo. Ao caminhar pelas ruínas, você fica imaginando como era a cidade e como era a vida ali antes dela ser totalmente destruída.

Roma

Em uma lista de cidades para conhecer na Itália, Roma, a capital do país, não pode ficar de fora. É em Roma que diversos roteiros de viagens pela Itália começam. Não é a toa que ela é famosa pelo ditado: “Todos os caminhos levam a Roma.” A cidade possui mais de 3 mil anos de história, onde arte, arquitetura, cultura, ruínas e construções modernas se misturam.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: o Coliseu, o Foro Romano, o Pantheon, a Fontana di Trevi, a Piazza Navona, a Piazza Spagna, o Palatino, a Galleria Borghese, a Piazza del Popolo, o Circo Maximo, o Monumento a Vittorio Emanuele I, as Termas de Caracala, a Bocca della Verità, a Piazza della Reppublicca, entre diversos outros pontos importantes.

o que fazer em roma
Coliseu de Roma
panteon de roma
O Pantheon

San Marino

San Marino é um pequeno país, de 61 km², localizado dentro da Itália. O país, considerado um dos mais antigos do mundo, tem construções com características medievais e ruas em paralelepípedo, cenários ideias para grandes fotografias.

É possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade em apenas um dia, entre eles estão: o Monte Titano, a Torre Guaita, o Palazzo Pubblico, a Basílica de San Marino e o Montale.

Vaticano

O Vaticano, assim como San Marino, é um pequeno país, com apenas 44 hectares e aproximadamente 850 moradores, localizado dentro da Itália. Esta cidade-estado é a sede da Igreja Católica Romana e residência oficial do Papa. 

Além da Basílica de São Pedro, podemos conhecer a Praça São Pedro, os Jardins do Vaticano e o Musei Vaticani, um enorme museu onde o principal ponto visitado é a Capela Sistina, onde está a pintura de Michelangelo.

pais dentro da italia
Vaticano

Veneza

A cidade de Veneza disputa com Verona como a cidade mais romântica da Itália. A cidade, localizada ao norte do país, é formada por mais de 100 pequenas ilhas. A melhor forma de conhecê-la é se perdendo por suas pequenas ruas e becos, atravessando as diversas pontes que ligam as pequenas ilhas e, claro, fazendo um passeio de gôndola. 

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: a Piazza San Marco, a Basílica de São Marcos, o Palazzo Ducal, a Ponte de Rialto, o Grande Canal de Veneza e a Ponte dos Suspiros.

cidades para conhecer na itália, o que fazer em veneza
Um dos canais de Veneza

Verona

Verona é considerada uma das cidades mais românticas e charmosas da Itália, fama que veio por conta de Shakespeare e a famosa casa de Romeo e Giulietta. Além disso essa cidade também é declarada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

Entre os principais pontos turísticos da cidade dos namorados estão: a Casa di Giulietta (onde diversos turistas penduram cadeados e deixam cartas de amor), a Arena de Verona, a Piazza delle Erbe, a Piazza Bra, o Castel Vecchio e a Torre dei Lamberti.

Planejando sua Viagem para a Itália

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas de cidades para conhecer na Itália. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Blogagem Coletiva – Destinos na Europa

Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva, com alguns blogs amigos, com o tema Destinos na Europa. Vem com a gente ver sobre o que eles escreveram?!

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

9 comentários em “Cidades para conhecer na Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.