O que fazer em Veneza
Sai de Firenze, estação Santa Maria Novella, com destino a estação Veneza – Mestre, uma viagem de aproximadamente 01h58min de com o trem da FrecciaRossa.
Há duas estações de trem importantes em Veneza, a de Mestre, que fica na parte do continente, e a Venezia Santa Lucia, já nas ilhas, o tempo entre elas é de aproximadamente 10 min, e há trens partindo a cada 15 min. Me hospedei em Mestre, pois todos os Hostels na ilha já estavam cheios quando fui reservar e só haviam hotéis bem caros. Mas como o percurso entre o continente e a ilha era pouco foi uma boa opção.
Sumário
Visitando a Bienal de Arquitetura de Veneza
No primeiro dia , assim que cheguei em Veneza fui à Biennale de Architettura di Venezia, que acontece de dois em dois anos, e em 2014 teve como tema Fundamentos ”Fundamentals”, com curadoria geral por Rem Koolhaas, do escritório OMA. Em 2014 foram 65 países representados e a maioria deles com um pavilhão próprio , onde são expostos os principais projetos, desenhos, fotos, história, novidades tecnológicas de seu pais e regiões.
Se você gosta de arquitetura certamente passará o dia todo na Bienal e no Giardino, uma área em frente a Bienal ,onde também acontece exposições.
O que fazer em Veneza
No segundo dia visitei a Piazza San Marco, com seu Campanille e Basílica. A entrada para a basílica é paga e te da direito a subir no terraço e ter a vista da Piazza, geralmente há bastante fila, mas vale a pena ver Venezia de um dos pontos mais altos da cidade. Outro ponto onde você vai ter uma ótima vista da ”skyline” é no campanille , em frente a basílica, lá você sobe de elevador.
Depois segui uma dica que me deram: ”PERCA-SE EM VENEZA!!!”, uma ótima maneira de conhecer a cidade, se perdendo por suas ruas estreitas e conhecendo a cultura e local, foi assim que passei todo o dia, passando pelo Grand Canale, achando a Ponte di Rialto, a mais famosa e antiga da cidade, Palazzo Ducale (Palácio Ducal), Mercado di Rialto, Casino di Venezia.
Se você gosta de galeria de arte e museus pode ir a Galleria dell`Accademia, ou ao Peggy Guggenheim Collection, um museu um tanto pequeno, porem com obras bem interessantes , este museu fica bem próximo à Igreja Salute. Foi a partir dos degraus desta igreja que fiz o desenho abaixo, você tem uma vista de todo grande canal das escadarias.
Ilhas de Murano e Burano
No terceiro e ultimo dia em Veneza visitei a ilha de Murano, famosa por suas lojas e fabricas de vidro. O único jeito de chegar até lá é indo de vapporeto. Uma ilha pequena mas bem interessante. Você passa horas olhando as lojas e vendo o bellissimo trabalho dos artesãos locais. E passeando pela ilha você encontra esculturas gigantes feitas de vidro, como a da foto.
Outra ilha interessante é a de Burano, uma antiga vila de pescadores, conhecida pelas suas casinhas coloridas e alegres. E ao contrario de Murano com seus vidros, Burano é famosa por seus artesanatos e itens feitos com rendas.
Um dos passeios mais famosos e característicos de Veneza é andar nas gôndolas. Não fui por dois motivos, o primeiro o preço, que é por passeio e como estava sozinho sairia bem caro. Motivo dois: estar solteiro. Não da para fazer um passeio romântico assim né ? Quem sabe em uma próxima vez … Acompanhado haha
Com relação à gastronomia, é como em toda a Itália. Pizza de todos os tipos e sabores, massas e muito gelatto. Porém com um clima mais ”love is in the air” haha, com a grande maioria dos restaurantes com vista para algum canal.
No total fiquei três dias em Veneza, com um deles separado para a bienal e um para as ilhas . Tempo suficiente para conhecer tudo e aproveitar a cidade. Após Veneza fui para Milão. E para lá viajaremos logo menos.
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Veneza. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Até o próximo post.
Diego Arena
Perca-se em Veneza! ?
Pingback: Roteiro de 18 dias pela Itália – Uma Viagem Diferente
Pingback: 03 dias em Firenze – Uma Viagem Diferente
Pingback: Um dia em Pisa – Uma Viagem Diferente
Pingback: Um ano do blog Uma Viagem Diferente – Uma Viagem Diferente
Pingback: O que fazer em Milão – 03 dias. – Uma Viagem Diferente
Pingback: 2 anos do Blog Uma Viagem Diferente – Uma Viagem Diferente
Já estive em Veneza e fiquei encantada, acho q é o que acontece com todos que visitam esse lugar né? Não foi minha cidade preferida da Itália mas sem dúvidas vale e muito a visita! Adorei relembrar dessa viagem lendo seu post!
Tens toda razão: a melhor maneira de conhecer Veneza é se perder por ela. Foi assim que fizemos também. Andamos por aquelas vias, canais, o dia todo, coisa mais linda né? Mas não fomos em Murano e choro até hoje, hehehehe. Amei o post!
Aww que cidade dos sonhos. Um dia vou conhecêl-la. E não posso deixar de visitar Burano, sou apaixonada por casinhas coloridas.
E como disse, o legal mesmo é perder-se pela cidade.
Abraços
Se tem uma coisa que eu fiz em Veneza foi me perder! ahahah essa cidade é incrível e a cada vez que eu me perdia eu tinha um surpresa diferente! Vale mesmo a pena ?
Adoramos nos perder pelas cidades! A Paty já esteve lá, mas eu ainda não! Quero muito conhecer um dia! 🙂
Que saudades me deu de Veneza. Lindas fotos!
Pingback: O que fazer em Milão - 03 dias. - Uma Viagem Diferente
Pingback: O que fazer na cidade de Pisa, além da torre, em 1 dia
Pingback: Ilha Murano: a Ilha dos Vidros, em Veneza - Uma Viagem Diferente
Pingback: Cidades para conhecer na Itália - Uma Viagem Diferente