Capital

Visita à Casa de Vidro em São Paulo

A Casa de Vidro, projetada por Lina Bo Bardi é uma das construções mais importantes da vida da arquiteta e da história da cidade de São Paulo. Vem com a gente conferir como foi fazer um tour e conhecer a casa?!

Casa de Vidro Lina Bo Bardi

A Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído da arquiteta Lina Bo Bardi. Para quem não a conhece, foi ela que projetou o MASP – Museu de Arte de São Paulo, localizado na Avenida Paulista e também o SESC Pompéia, dois cartões postais da cidade. 

Residencia por mais de 40 anos do casal Bardi. A Casa de Vidro está foi construída, em 1950, em uma antiga fazenda de chá, em um terreno de 7.000m², no bairro do Morumbi. E ficou conhecida com este nome por conta de sua fachada, toda em vidro, parecer flutuar sobre os pilares e as árvores do jardim. 

Casa de Vidro Lina Bo Bardi

Hoje, no local, funciona o Instituto Bardi, que tem como objetivo promover a arquitetura, design e arte popular.

A visita

Começamos o visita pelos jardins e acesso, onde nos é explicado todos os detalhes do projeto e como foi construída a casa. 

Os jardins, que hoje se parecem mais como uma grande floresta, com árvores de todos os tipos e tamanhos ocupam uma área de 7.000m² e foi inteiramente projetado pela arquiteta. É bem interessante ver a casa “conversando” com a vegetação.

Detalhes

Pelo jardim podemos ver várias árvores frutíferas, como este pé de jaca, além de uma horta. 

Jaca

Depois de conhecer toda a área externa, era hora de conhecer a parte interna da casa (neste espaço não é permitido fotografar). Passamos pela garagem, sala de estar, sala de jantar, biblioteca, cozinha, sanitários, quarto de hospedes e o quarto do casal. 

Interior

É muito interessante ver como a arquiteta se preocupava com os espaços, principalmente os espaços sociais, como a sala de estar e jantar. Era ali que aconteciam diversas reuniões e encontros de artistas, arquitetos e pessoas influentes da época. Grande parte dos móveis são originais, e praticamente todos foram desenhados por Lina.

Além deste caráter social, a casa foi projetada para ser o mais autossuficiente possível. Devido as enormes janelas de vidro, não era necessário gastar com energia elétrica até o sol se por. As árvores também foram estrategicamente posicionados para fazer sombra e deixar a casa mais “fresca”. Lixos eram separados, e todos os restos de alimentos da cozinha iam direto, por uma tubulação, para uma área para ser transformado em adubo para o jardim. Demais!

Ficamos conhecendo a casa por aproximadamente 30 minutos e depois descemos novamente para o jardim. A visita tinha terminado. Mas, não podia deixar de tirar uma foto nessa casa, que foi um marco na arquitetura e na vida de Lina, abrindo portas para outros projetos que até hoje são marcos da cidade de São Paulo. 

Eu na Casa de Vidro Lina Bo Bardi

Mapa

A visita ao Instituto Bardi/ Casa de Vidro acontece de quinta à sábado, e é sempre guiada por monitores. Acontecem às 10h, 11h30, 14h e 15h30 e o ingresso custa R$20 inteira e R$10 a meia (preço de dezembro/2018). É recomendado mandar um e-mail antes, principalmente se a visita for em grupos com mais de 15 pessoas. 

Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi – São Paulo 
Tel: +55 (11) 3744-9902 Email: info@institutobardi.org
Informações: visita@institutobardi.org

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Paulo. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nossos posts: Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera, Museus para conhecer em São Paulo. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Eu adoro arquitetura e amei a casa de vidro de Lina Bo Bardi. Imagine que eu estou sempre por São Paulo e não sabia que podia fazer esta visita!!! Uma casa linda e sustentável! Adorei! :)

Posts recentes

Conheça 7 Templos Budistas no Brasil

A religião budista tem se difundido bastante nos últimos anos no Brasil e, com isso,…

14/10/2021

6 Hotéis Próximos ao Aeroporto de Viracopos

Quando o voo é muito cedo, ou na madrugada, sempre temos receio de chegar em…

28/09/2021

Suzaku: Rodízio Japonês em São Paulo

O Suzaku é um dos melhores lugares quando o assunto é rodízio japonês na Vila Mariana ou…

27/09/2021

Hotéis em Porto de Galinhas – Pernambuco

A cidade de Porto de Galinhas possuí diversas de opções de hospedagem. Para todos os…

24/09/2021

Restaurantes Temáticos em São Paulo

Cada vez mais os restaurantes vem se tornando mais que um lugar para apenas uma…

15/09/2021

Cafeterias em Santo André: 10 para conhecer

As cafeterias vem se tornando mais que um simples local para tomar um espresso e…

27/08/2021