Casa de Vidro Lina Bo Bardi
A Casa de Vidro, projetada por Lina Bo Bardi é uma das construções mais importantes da vida da arquiteta e da história da cidade de São Paulo. Vem com a gente conferir como foi fazer um tour e conhecer a casa?!
A Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído da arquiteta Lina Bo Bardi. Para quem não a conhece, foi ela que projetou o MASP – Museu de Arte de São Paulo, localizado na Avenida Paulista e também o SESC Pompéia, dois cartões postais da cidade.
Residencia por mais de 40 anos do casal Bardi. A Casa de Vidro está foi construída, em 1950, em uma antiga fazenda de chá, em um terreno de 7.000m², no bairro do Morumbi. E ficou conhecida com este nome por conta de sua fachada, toda em vidro, parecer flutuar sobre os pilares e as árvores do jardim.
Hoje, no local, funciona o Instituto Bardi, que tem como objetivo promover a arquitetura, design e arte popular.
Começamos o visita pelos jardins e acesso, onde nos é explicado todos os detalhes do projeto e como foi construída a casa.
Os jardins, que hoje se parecem mais como uma grande floresta, com árvores de todos os tipos e tamanhos ocupam uma área de 7.000m² e foi inteiramente projetado pela arquiteta. É bem interessante ver a casa “conversando” com a vegetação.
Pelo jardim podemos ver várias árvores frutíferas, como este pé de jaca, além de uma horta.
Depois de conhecer toda a área externa, era hora de conhecer a parte interna da casa (neste espaço não é permitido fotografar). Passamos pela garagem, sala de estar, sala de jantar, biblioteca, cozinha, sanitários, quarto de hospedes e o quarto do casal.
É muito interessante ver como a arquiteta se preocupava com os espaços, principalmente os espaços sociais, como a sala de estar e jantar. Era ali que aconteciam diversas reuniões e encontros de artistas, arquitetos e pessoas influentes da época. Grande parte dos móveis são originais, e praticamente todos foram desenhados por Lina.
Além deste caráter social, a casa foi projetada para ser o mais autossuficiente possível. Devido as enormes janelas de vidro, não era necessário gastar com energia elétrica até o sol se por. As árvores também foram estrategicamente posicionados para fazer sombra e deixar a casa mais “fresca”. Lixos eram separados, e todos os restos de alimentos da cozinha iam direto, por uma tubulação, para uma área para ser transformado em adubo para o jardim. Demais!
Ficamos conhecendo a casa por aproximadamente 30 minutos e depois descemos novamente para o jardim. A visita tinha terminado. Mas, não podia deixar de tirar uma foto nessa casa, que foi um marco na arquitetura e na vida de Lina, abrindo portas para outros projetos que até hoje são marcos da cidade de São Paulo.
A visita ao Instituto Bardi/ Casa de Vidro acontece de quinta à sábado, e é sempre guiada por monitores. Acontecem às 10h, 11h30, 14h e 15h30 e o ingresso custa R$20 inteira e R$10 a meia (preço de dezembro/2018). É recomendado mandar um e-mail antes, principalmente se a visita for em grupos com mais de 15 pessoas.
Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi – São Paulo
Tel: +55 (11) 3744-9902 Email: info@institutobardi.org
Informações: visita@
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Paulo. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nossos posts: Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera, Museus para conhecer em São Paulo. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Até o próximo post.
Diego Arena
A Ilha de San Andres, possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de…
As férias iriam começar. O destino da vez era a Colômbia, mas, para chegar em…
Sempre que viajo gosto de experimentar os pratos locais e típicos do país. Confesso que…
O The Town, vai acontecer nos dia 2, 3, 7, 9 e 10 de Setembro…
O Tomorrowland Brasil acontecerá entre os dias 12, 13 e 14 de outubro de 2023,…
“Conhecimento é poder”, assim escreveu Thomas Hobbes, clássico teórico inglês. Esse ditado é antigo, porém,…
Veja os comentários
Eu adoro arquitetura e amei a casa de vidro de Lina Bo Bardi. Imagine que eu estou sempre por São Paulo e não sabia que podia fazer esta visita!!! Uma casa linda e sustentável! Adorei! :)