São Paulo

Cafeterias em São Paulo para Visitar

A cidade de São Paulo possui cafeterias espalhadas por toda a cidade. Enquanto eu estava fazendo uma lista das cafeterias em São Paulo que eu já conhecia, e as que eu queria conhecer, vi que seria muito fácil fazer uma lista com quase/ ou 100 estabelecimentos diferentes. Afinal, se tem uma coisa que o paulista gosta, é de tomar aquele cafezinho.

Então, neste post, coloquei 18 dicas de cafeterias para conhecer em São Paulo, que, na minha opinião são as melhores e valem a pena a visita (por enquanto, porque conforme eu for visitando novas e gostando, vou acrescentando por aqui haha). Vem com a gente conferir?!

Cafeterias em São Paulo

Astronauta Café

Começando a nossa lista com o Astronauta Café, uma cafeteria vegana que, como o próprio nome já diz, tem como tema o astronauta e as viagens intergalácticas. Tudo na cafeteria foi pensado para proporcionar uma experiência ao cliente, desde a decoração, onde vemos referências à diversos filmes, livros e séries com a temática de ficção científica, ao seu cardápio, com diversas opções incríveis, que agrada a todos.

Sobre o cardápio, as comidas e cafés mais pedidos por lá são: a torrada (uma fatia de pão de fermentação natural, queijo de castanha tipo chèvre, geleia de pimenta e manjericão), o famoso cinnamon roll da casa (rolinho de canela), o espresso tônica (gelo, limão, água tônica e um shot de espresso), além dos cafés filtrados, onde você pode escolher o grão que mais te agrada, que podem ser feitos com diferentes métodos de preparo.

Fachada Astronauta Café
Café e Torradas – Astronauta Café

O Astronauta Café está localizado na Rua Rio Grande, 139 – Vila Mariana e funciona de terça à sexta das 10h às 19h e aos sábados e domingos das 10h às 18h.

BotaniKafé

Acho que o BotaniKafé pode ser considerada uma cafeteria temática, isso porque todo o conceito da cafeteria foi pensado para unir dois elementos: botânica e café e ao entrar na cafeteria sentimos uma ótima energia, um ambiente calmo, aconchegante e com muitas plantas.

O cardápio é bem extenso, com diversas opções de cafés e bebidas, lanches rápidos, saladas, brunch e até almoço e jantares, além das sobremesas, que contam com brownie, tortas como a banoffee (torta de banana) um dos carros chefes da cafeteria, sorvetes, cookies e as sobremesas do dia.

São 3 unidades em São Paulo: uma na Av. Magalhães de Castro, 286 – Butantã, outra na Alameda Lorena, 1765 – Jardins e a última na Rua Padre Garcia Velho, 56 – Pinheiros. Ahhh… lá seu pet é bem-vindo!

Café Cherie

Café Cherie vai ser a cafeteria mais cor de rosa que você já viu na vida. Tudo por lá é cor de rosa e, quando falo isso é porque é TUDO mesmo!!! A fachada, os bancos, as mesas, os pratos, os copos, móveis e as paredes! O local é super instagramável e, além de comer várias delicias você vai ter uma experiência bem interessante.

Ahhh… e se você achou que apenas a decoração é cor de rosa, se enganou. Quando vemos o cardápio do Café Cherie, vemos diversos itens que são todos nessa tonalidade. Por lá podemos pedir: macarronscinnamon rollsavocadotoast de salmão, bolo pink velvetcroissantspink lemonadepink pancakepink lattelimonada de coco, entre diversos outros pratos.

Café Cor de Rosa – Foto Instagram
Ovocado – Café Cherie – Foto Instagram

O Café Cherie está localizado na Rua Dr. Melo Alves, 438 – Cerqueira César e funciona de segunda à sexta das 10h às 17h30 e aos sábados e domingos das 09h às 17h30.

Café Girondino

O Café Girondino é um dos mais tradicionais de São Paulo, localizado bem no centro da cidade. O local geralmente fica bem cheio, principalmente na hora do almoço e happy hour às sextas.

Além de cafés, salgados, bolos, tortas como a cheese cake e a torta holandesa, e o famoso arroz doce, o local também serve pratos na hora do almoço, como o rigattoni com queijo emmental e o capelletti de carne.

A Cafeteria está localizada na Rua Boa Vista, 365 – Centro e funciona de segunda à sábado das 08h às 20h e aos domingos das 8h às 18h.

CoffeTown São Paulo

O CoffeTown – The American Coffee and Cake, é uma rede de cafeterias inspirada nos cafés nova-iorquinos. Um local bem agradável e acolhedor, ideal para encontrar com os amigos ou fazer uma reunião de trabalho.

Com relação ao cardápio podemos citar: o espresso, o macchiatto, o cappuccino, o iced coffee e o cold brew, o affogato, o irish coffee, além da tortas banoffee, waffles, o toffee nut cake e o red velvet.

Frapuccino – CoffeTown
Banoffee e Chocolate Quente – CoffeTown

O CoffeTown está localizado na Rua Jardim Ivone, 21 – Vila Mariana.

Colchetes Café

O Colchetes Café é uma cafeteria/ bar/ restaurante localizado bem próximo à estação Fradique Coutinho do metro da linha 4 amarela. Para mim o local foi um verdadeiro achado, estava andando pela região, a procura de um lugar novo para comer um doce e me deparei com o Colchetes, que logo na entrada já possui um balcão e uma lojinha. Foi ai mesmo que parei e… lugar aprovadíssimo.

Entre as opções no cardápio podemos citar: espresso, capuccino, café coado, chás quentes ou gelados, browni, pão na chapa, tapioca entre diversos outros. Já no restaurante, há opções de pratos da semana que mudam sempre, diversas opções de petiscos, saladas e sandubas e, no bar, diversas opções de chopes e bebidas clássicas, como: caipirinha aperol, mojito e negroni.

Colchetes Café
Brownie – Colchetes Café

O Colchetes Café está localizado na Rua Mateus Grou,162 – Pinheiros, e funciona de terça a quinta das 11h às 23hs, às sextas e sábados das 11h às 02h e aos domingos das 11h às 20hs.

Fora da Lei Café

O Fora da Lei é um pequeno café, que muitas vezes passa despercebido por quem está andando pela Vila Mariana. Com um ambiente bem simples, porém aconchegante, a cafeteria tem como foco os grãos de café que eles mesmos torram e que tem diversos métodos de extração. Um ponto ideal para dar uma pausa, tomar um espresso, comer um doce e, depois voltar para a correria dos trabalhos e reuniões dos diversos escritórios que estão na região.

Meu pedido foi uma torta de chocolate com caramelo salgado, acompanhado da bebida Pablo Escobar (café, leite condensado e leite em pó) e também experimentei o espresso com suco de laranja e limão.

Fora da Lei
Café espresso

Por lá também são vendidos diversos grão de café especiais, como o Cabron (acidez láctea, doce e mel), o Bellini (doce, frutado, aveludado), o Eclipse (intenso, encorpado, chocolate amargo), Paranaue (mel, doçura leve, intenso, aveludado) entre outros.

O Fora da Lei está localizado na Rua Cubatão, 131 – Vila Mariana e funciona de segunda à sabado das 10h às 18h e aos domingos das 11h às 17h.

Futuro Refeitório

O Futuro Refeitório é uma das minhas cafeterias preferidas de São Paulo. O café foi aberto onde antigamente funcionava um estacionamento e, toda sua decoração foi feita preservando a história do local: cobertura aparente, pisos em concreto e paredes com aquela pintura preta e amarela, para os carros não baterem, algumas paredes “inacabadas”, entrada de água e energia aparentes. Um estilo bem industrial.

Ainda na rua, não sabemos se chegamos ou não, ai vemos a placa luminosa: “Deve ser aqui”. Sim, chegamos!

Ahhh… todas as comidas e bebidas vendidas no Futuro Refeitório são muito boas, mas, acho que as fotos mais famosas e, que todo mundo tira, é na entrada, junto com o luminoso. E. falando em cardápio, podemos citar as bebidas mais pedidas: o café coado, o cappuccino, o chai latte e diversas opções de sucos. Já com relação a comida, são diversas opções de salgados, bolos e opção de brunch.

Eu na entrada do Futuro Refeitório

O Futuro Refeitório está localizado na Rua Cônego Eugênio Leite, 808 – Pinheiros e funciona de terça a sábado das 9h às 22h e aos domingo das 9h às 16h.

KOF – King of the Fork

O King of the Fork é uma cafeteria inspirada na vida e no mundo do ciclismo. Bem na entrada há um espaço destinado para o visitante deixar sua bike e, no interior, uma decoração inspirada neste mundo, com até uma lojinha nos fundos do estabelecimento, onde você pode comprar alguns acessórios.

Com relação ao cardápio podemos citar: o Espresso, o Chai Latte, o Rapadura Latte, além de cappuccino e o Latte Gelado (meu pedido), e algumas opções de salgados e doces, como o banana bread, o waffle belga e pão de queijo. Ahhh… um diferencial desta cafeteria é que há diversas opções veganas no cardápio.

Banana Bread e um Café Latte Gelado – KOF

O King of The Fork está localizado na Rua Arthur de Azevedo,1317 – Pinheiros, e funciona de segunda à sexta das 9hs às 20hs e aos sábado das 9hs às 18hs.

Pikurrucha’s

Esse é mais um lugar que não podemos deixar de fora da lista de cafeterias em São Paulo. A Pikurrucha’s é umas das cafeterias mais intagramáveis da cidade, toda cor de rosa. E, dependendo do horário que você for, principalmente aos finais de semana, é bem capaz de pegar uma fila e senha para poder entrar. Mas, já adianto, toda a espera vale a pena!

O cardápio é bem variado e, entre os itens mais pedidos estão: Latte Machiatto, o Pikugateau de Kinder BUENO, o Piku Shake Churros, o cappuccino de Kit Kat, a banoffee, a palha italiana de colher belga, além das diversas tortas e bolos.

Banoffee PikurruchA’S – Foto Instagram.
Capuccino de KitKat – Foto Instagram.

São duas unidades em São Paulo, uma na Rua Diana, 695 – Perdizes e outra na Rua Francisco Marengo, 1481 – Tatuapé.

Por Um Punhado de Dólares

O Por Um Punhado de Dólares é uma das cafeterias mais descoladas de São Paulo e, embora com um nome que lembra bastante o capitalismo, o local é bem acessível para todos os públicos. Além disso, o PPD (como também é chamado), tem uma pegada política muito bem estabelecida, tanto na decoração como em seus posts nas redes sociais.

O atendimento nesta cafeteria é feito diretamente no balcão, onde podemos ver o menu, que está escrito em giz na parede, com uma pegada bem artística e ver os salgados e doces do dia.

O cardápio é bem diferenciado, por lá podemos pedir: cafés de diferentes tipos e métodos de extração, como: o espresso, coado ou prensa francesa; chás gelados, chás quentes, sucos, cervejas artesanais, coquetéis (alcoólicos ou não) e comidas: misto quente, brioche na chapa, bolinhos variados, pão de queijo e ciabattas recheadas. Meu pedido foi um chá Mate Yerba gelado com limão e um bolinho de Aipim com coco (ambos uma delícia).

Chá Yerba Mate – Por Um Punhado de Dólares

O Por Um Punhado de Dólares está localizado na Rua Nestor Pestana, 115 – Campos Elíseos e funciona de domingo a domingo das 10h às 21hs.

Romeu Romeu

A Romeu Romeu é uma cafeteria e micro torrefação localizada no bairro da República.

As bebidas por lá são bem autorais, com diferentes tipos de métodos. Entre os mais pedidos estão as ColdBrew, em especial o ColdBrew Latte Rapadura, chás gelados, diversos sabores de tortas, o bolo gelado de coco, e, claro, os espressos.

Romeu Romeu

A Romeu Romeu está localizada na Rua Bento Freitas, 126 – República e funciona de segunda à sábado das 11h às 18h.

Selfie Café

A Sefie Café, localizada no bairro da Liberdade, ficou famosa por estampar seu rosto numa bebida, deixando ela a sua cara haha. O lugar é bem pequeno e geralmente sem muita fila, a galera normalmente pede o café e já sai para a rua, continuando sua caminhada e tour pelo bairro.

Mas, além do cafezinho com seu rosto, também podemos pedir: o espresso, o café coado, o iced coffee, chai latte e alguns salgados e brigadeiros.

A cafeteria está localizada na Rua Thomaz Gonzaga, 107 – Liberdade e funciona de segunda à sábado das 9h às 20h45 e aos domingo das 9h às 18h45.

Sofá Café

O Sofá Café é uma das cafeterias mais procuradas da cidade de São Paulo, e surgiu da ideia de que os clientes se sentissem em um ambiente tranquilo e caseiro, onde pudessem se sentar em um sofá e beber sua xicara de café, como se estivessem em casa.

Eu estava andando pela Rua dos Pinheiros quando dei de cara com a unidade Express da cafeteria, que fica dentro de uma loja da Boticário. O local é um charme, bem confortável e instagramável. Mas, também há a unidade principal em Pinheiros e outra, chamada Box na Vila Olímpia.

Os itens mais pedidos do cardápio são o espresso, o cappuccino e o latte coconut. Com relação as comidas podemos pedir: saladas, tortas, omeletes, waffles e bolos.

Sofá Café Express

O Sofá Café tem duas unidades, esta que eu fui, uma unidade Express localizada na Rua dos Pinheiros, 315 – Pinheiros e a unidade principal, na Rua Bianchi Bertoldi, 130 – Pinheiros (a 400 metros da estação Faria Lima) e a unidade Box, na Alameda Vicente  Pinzon, 54, Vila Olimpia, e funciona de segunda à sexta das 9hs às 18h30 e aos sábados, das 10hs às 18hs.

Sterna Café

O Sterna Café uma rede de cafeterias, com dezenas de unidades espalhadas por toda a cidade. Coloquei ela na lista por conta desta unidade localizada na Avenida Faria Lima, um local com um pouco de arte e um local calmo em meio a tantos edifícios comerciais e correria do dia a dia.

Há diversas opções de cafés feitos de diferentes métodos, como o Hario V60, French Press Clever, Aeropress e Chemex. Além de diversas opções de sucos, salgados e doces para acompanhar.

Fachada Sterna Café
Vitrine Sterna Café – Cafeterias em São Paulo

Há diversas unidades da Sterna Café espalhadas por toda a cidade. Os horários de funcionamento de cada uma delas variam.

We Coffee

A We Coffee, também conhecida como a cafeteria que tem o logo do elefantinho, é uma das mais famosas e procuradas em São Paulo, por ter um ambiente clean e moderno e ter diversos produtos e ambientes super fotogênicos.

Entre os itens do cardápio podemos citar: o salty cream tea, o bolo red velvet, o roll de pistache, croissants e os famosos smothies, de diversos sabores.

A cafeteria tem duas unidade, uma está localizada na Rua dos Estudantes, 24, Liberdade e a outra está na Alameda Lorena, 1682- Jardins.

Studios Coffee

A Studios Coffee é uma cafeteria destinada aos amantes de arte, música e café.

Studios Coffee. Foto: Ellen Arena

O Studios Coffee está localizado na Praça Benedito Calixto, 100 – Pinheiros e funciona de segunda à sábado das 09h30 às 18hs.

Urbe Café Bar

Por último, mas não menos importante, porque não podemos falar de cafeterias em São Paulo sem citar o Urbe Café, uma das cafeterias que sempre vai estar lotada, tanto por conta da sua localização privilegiada, estando bem próximo da Rua Augusta e da Avenida Paulista, quanto por seu ambiente, bem moderno e descolado. Além disso, a cafeteria atrai um grande público por ter um grande diferencial, eles participam de todas as etapas do café até chegar ao cliente: plantação, seleção, torra e preparação do café.

Com relação ao cardápio, não podemos deixar de citar os cafés clássicos, os gelados e coquetéis alcoólicos, além de lanches, saladas e torradas. Além disso, há opções veganas, vegetarias e sem glúten e aproveitar o brunch que é servido aos sábados, domingos e feriados.

O Urbe Café está localizado na Rua Antônio Carlos, 404 –Consolação e funciona de terça à sexta das 12h às 23h, aos sábado das 9h às 23h e aos domingo das 9h às 21h.

Planejando sua Viagem para São Paulo

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Quer mais dicas de lugares para comer em São Paulo? Não deixe de ver nossos posts:

Gosta de cafeterias? Não deixe de ver esses posts de alguns blogs amigos:

E você, já conhece ou quer conhecer algumas dessas cafeterias em São Paulo? Compartilhe sua experiência conosco!

Hasta luego e até o próximo post,

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Ah é como boa mineira não fico sem meu café. Estou encantada vom essa lista de Cafeterias em São Paulo para Visitar. Quero conhecer todas. Adorei!

  • Ótima lista de cafeterias em São Paulo! Adorei o Romeu Romeu achei muito diferente.
    Alessandra Kleis

  • Post completo demais sobre as cafeterias em sao paulo, uma opção melhor do que a outra, são paulo é um paraiso

  • São paulo é um expetaculo de restaurante e agora pelo que vejo é um paraiso de cafeterias tambem. Parabens pelo conteudo super completo.

  • Excelente opções, post super completo com várias opções de cafeterias muito legais em são paulo, ainda quero conhecer algumas destas.

  • Eu preciso conhecer essas cafeterias em São Paulo! Essa Café Cherie me deixou super curiosa, qual será o sabor do pink coffee?

  • Que seleção top Diego, essas cafeterias em São Paulo são todas super charmosas né? Amei!!!! Já quero conhecer todas. kkkkk

  • Falar sobre indicações em São Paulo, é sempre um desafio né? São tantos opções que a gente fica até tonto!!! mas eu adorei as cafeterias que você trouxe, como boa apaixonada e apreciadora da bebida, já vou começar essa lista pra ontem kkkkk

  • Eu sempre soube que São Paulo havia muitas opções de tudo mas me surpreendi com a quantidade de cafeterias incríveis na terra da garoa.
    Deveria ter um passeio oferecendo essas cafeterias em São Paulo.

  • Parecem todos locais incriveis para visitar. Dessa lista apenas conheço o We Coffee.

Posts recentes

O que fazer em Manaus – Roteiro 9 dias

Logo que cheguei no centro de Manaus pensei comigo mesmo: "Que sensação estranha, aqui me…

30/09/2022

O que Fazer em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte, carinhosamente chamada de Beagá, capital do estado de Minas Gerais,…

15/08/2022

O que fazer em Lavrinhas – Bate e volta de São Paulo

Nada como um bate e volta para tentar relaxar e sair do agito e correria…

29/07/2022

Hotéis em Salvador: Guia Completo

A cidade de Salvador possui muitas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…

24/06/2022

O que fazer em Miami em 1 dia

[Post Por Um Viajante Diferente] Nada como aproveitar uma escala de voo ou conexão pra…

28/05/2022

Inverno em Nova York: o Que Fazer

Vem com a gente conferir algumas dicas do que fazer no inverno em Nova York?!…

27/05/2022