/Um dia em Santa Maria – Rio Grande do Sul

Um dia em Santa Maria – Rio Grande do Sul

Sabe aquela cidadezinha que você fala: “Nossa, vou pra lá mas não sei se terá algo interessante para conhecer ou fazer depois de um dia de trabalho?” Pois é, essa cidade definitivamente não é Santa Maria! Uma cidade cheia de surpresas…

Esta foi mais uma viagem à trabalho. Ao terminar tudo que teria que fazer decidi ir ao centro da cidade dar uma volta. Fui sem esperar nada, apenas conhecer e almoçar, mas lá me surpreendi. Construções bem antigas, algumas preservadas outras não, mas todas dando um charme sem igual ao local.

casas-em-santa-maria
Edificações no centro de Santa Maria

Além das três construções da foto acima (minhas preferidas da cidade) também passei pelo Theatro Treze de Maio, construído entre 1889 e 1890, localizado na Praça Saldanha Marinho. Bem ao lado dele está o Camelódromo de Santa Maria, e de frente à Praça esta a Prefeitura de Santa Maria – Policlínica do Rosário, outro prédio bem interessante.

Depois segui pela Avenida Rio Branco, uma das principais vias de Santa Maria, onde está a Catedral da cidade e o prédio da Antiga Escola Politécnica de Santa Maria, que hoje abriga um supermercado. Muito gratificante para um arquiteto ver construções de patrimônio histórico bem preservadas e podendo ser usadas para outras finalidades.

santa-maria_-carrefour
Supermercado

Segui pelo Calçadão Salvador Isaia, onde me deparei com um Café com uma fachada bem simples, a Confeitaria Copacabana. A placa dizia: “funcionando desde 1921”. Isso me deixou muito curioso e resolvi entrar. E Huuuummmm, valeu a pena. Vai um mousse de chocolate com doce de leite ai? Uma delicia! Se for pra lá não deixe de ir.

Confeitaria Copacabana.jpg
Mousse de Chocolate com doce de leite na Confeitaria Copacabana

Já quase noite, passei pela Vila Belga, um local construído para servir como moradia aos funcionários de uma companhia belga de construção de ferrovias, composto por 80 residências geminadas, todas coloridas.

vila-santa-maria

Outros pontos que você pode visitar são: o Jardim Botânico, o Planetário da Universidade Federal de Santa Maria e o Memorial Medianeira.

Bom, essas são algumas dicas. E você já esteve em Santa Maria? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Até o próximo post,

Diego Arena