Um dia em Santa Maria – Rio Grande do Sul

Sabe aquela cidadezinha que você fala: “Nossa, vou pra lá mas não sei se terá algo interessante para conhecer ou fazer depois de um dia de trabalho?” Pois é, essa cidade definitivamente não é Santa Maria! Uma cidade cheia de surpresas…

Santa Maria

Esta foi mais uma viagem à trabalho. Ao terminar tudo que teria que fazer decidi ir ao centro da cidade dar uma volta. Fui sem esperar nada, apenas conhecer e almoçar, mas lá me surpreendi. Construções bem antigas, algumas preservadas outras não, mas todas dando um charme sem igual ao local.

Santa Maria
Edificações no centro de Santa Maria

Além das três construções da foto acima (minhas preferidas da cidade) também passei pelo Theatro Treze de Maio, construído entre 1889 e 1890, localizado na Praça Saldanha Marinho. Bem ao lado dele está o Camelódromo de Santa Maria, e de frente à Praça esta a Prefeitura – Policlínica do Rosário, outro prédio bem interessante.

Depois segui pela Avenida Rio Branco, uma das principais vias de Santa Maria, onde está a Catedral da cidade e o prédio da Antiga Escola Politécnica, que hoje abriga um supermercado. Muito gratificante para um arquiteto ver construções de patrimônio histórico bem preservadas e podendo ser usadas para outras finalidades.

Geralmente
Santa Maria -carrefour
Supermercado

Segui pelo Calçadão Salvador Isaia, onde me deparei com um Café com uma fachada bem simples, a Confeitaria Copacabana. A placa dizia: “funcionando desde 1921”. Isso me deixou muito curioso e resolvi entrar. E Huuuummmm, valeu a pena. Vai um mousse de chocolate com doce de leite ai? Uma delicia! Se for pra lá não deixe de ir.

Confeitaria Copacabana Santa Maria
Mousse de Chocolate com doce de leite na Confeitaria Copacabana

Já quase noite, passei pela Vila Belga, um local construído para servir como moradia aos funcionários de uma companhia belga de construção de ferrovias, composto por 80 residências geminadas, todas coloridas.

Santa Maria
Vila Santa Maria

Outros pontos que você pode visitar são: o Jardim Botânico, o Planetário da Universidade Federal de Santa Maria e o Memorial Medianeira.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas. E você já esteve em Santa Maria? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Até o próximo post,

Diego Arena

20 comentários em “Um dia em Santa Maria – Rio Grande do Sul

  • 03/03/2017 em 04:29
    Permalink

    Estive em Santa Maria uma única vez em 2004 e também me surpreendi com o centrinho histórico. O campus da UFSM também né muito bonito!!

    Resposta
    • 04/03/2017 em 12:07
      Permalink

      Não imagina que era tão bonito e interessante lá. Não tive a oportunidade de conhecer o Campus da Federal, quem sabe em uma próxima visita ;D
      Obrigado pelo comentário.

      Resposta
  • 03/03/2017 em 08:30
    Permalink

    oi Diego… Acredito que essas surpresas, esses lugares inesperados são os que terminam deixando as marcas mais fortes em nossas lembranças.

    Eu achei o centrinho lindo: adoro aqueles prédios antigos, mesmo os que estão machucados, precisando de reforma, tratamento… São testemunhas de uma época, abrigaram vidas.

    Ah, sim, eu aceito, por favor, a mousse de chocolate com doce de leite. Para acompanhar um café, puro e forte! Depois eu caminho ali, pela Vila Belga para perder as calorias. 🙂

    Resposta
    • 04/03/2017 em 12:11
      Permalink

      Siiim, essas surpresas são as melhores. Também adoro esses prédios. E o doce…. Hummm, estava uma delicia eim. Você iria adorar!
      Obrigado pelo comentário 😀

      Resposta
  • 03/03/2017 em 09:50
    Permalink

    Eu tampouco imaginaria que Santa Maria seria uma cidade tão charmosa! Legal quando temos essas surpresas, né? Que bom que deu para aproveitá-la, mesmo em uma viagem a trabalho 🙂
    Abraço

    Resposta
  • 04/03/2017 em 01:37
    Permalink

    Que cidadezinha mais bonitinha e com ruas bem tranquilas. Parece um ótimo lugar para passear e até morar.

    Resposta
    • 12/03/2017 em 10:29
      Permalink

      Sim, é bem calmo lá.
      Depois de morar em São Paulo e conviver com essa agitação acho que eu não conseguiria morar em um lugar tão calmo haha. Mas deve ser um ótimo lugar mesmo para isso. 🙂

      Resposta
  • 04/03/2017 em 16:08
    Permalink

    Também não fazia ideia do que tinha para fazer em Santa Maria, só achei uma pena os casarões estarem velhos, mas a cidade parece bem bonita e tranquila.

    Resposta
  • 04/03/2017 em 16:09
    Permalink

    Não fazia ideia do que tinha pra visitar na cidade, achei os casarões maravilhosos, só é uma pena estarem nesse estado!

    Resposta
  • 05/03/2017 em 04:02
    Permalink

    Quero muito explorar mais o sul do Brasil e já coloquei Santa Maria no meu roteiro.
    Lindas as construções. Ia ser tão bacana se houvesse um trabalho maior de preservação dos nossos prédios históricos Brasil afora!

    Resposta
  • 12/03/2017 em 22:43
    Permalink

    Que legal saber dessa cidade. Nunca tinha ouvido falar e achei uma graça através de suas fotos e pelo post. Quando voltar ao Rio Grande do Sul, tentarei encaixar.

    Resposta
  • Pingback: 2 anos do Blog Uma Viagem Diferente – Uma Viagem Diferente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.