Sempre que viajo gosto de experimentar os pratos locais e típicos do país. Confesso que fui para a Colômbia sem muitas expectativas mas a gastronomia local me surpreendeu muito. Separei neste post alguns dos diversos pratos que provei por lá. Vem com a gente conferir o que comer em Bogotá?!

O que comer em Bogotá

Ajiaco

Este é um dos pratos mais mais típicos para você comer em Bogotá. O ajiaco nada mais é que uma sopa de milho com frango, servida com abacate, patacones (banana da terra verde frita), arroz de coco e alcaparras.

Ajiaco

Comi este prato no restaurante La Chucharita, que está localizado no interior do Mercado La Perseverancia, um dos locais mais tradicionais da cidade, frequentado muito por moradores locais, mas, que ficou famoso após a série “Street Food Latin America” da Netflix. O prato custou 20.000 pesos colombianos (preço de Janeiro/2023).

Arepa

A Arepa é um prato típico tanto da Colômbia como da Venezuela, feito a partir da farinha de milho pré cozida ou do milho moído, com queijo. Esse prato pode ser encontrado no país inteiro, nas cafeterias, em bares e restaurantes e em diversas barraquinhas de comida de rua.

Arepa

Bandeja Paisa

A Bandeja Paisa é um prato acompanhado de arroz, frijol (feijão), carne moída, chorizo, chicharrón (torresmo), arepa, abacate, ovo, rellena e platano (banana).

Bandeja Paisa

Comi este prato em um dos diversos restaurantes que estão localizados no Mercado La Perseverancia. O valor custa em torno de 25.000 pesos.

Huesos de Marano

Mais uma vez fui no Mercado La Perseverancia almoçar e pedi uma recomendação de um prato que só encontraria em Bogotá. A atendente me recomendou o Huesos de Marano en Salsa Criola, que é uma coxa de pernil acompanhados de arroz, batata, patacones e uma saladinha.

Huesos de Marano

Eles falaram que o prato é individual, mas dá para duas pessoas comerem tranquilamente.

Canelazo y Aromáticas

Se você andar pelo centro de Bogotá no final do dia, ou a noite, vai encontrar muitos carrinhos que vendem “ Canelazo y Aromáticas”, uma bebida típica quente, como um chá, feito de de canela com especiarias, frutas, água, açúcar e aguardente, ideal para esquentar em noites frias.

Canelazo y Aromatica

Boatos que essa bebida também serve como preventivo para gripes e resfriados.

Limonada de Coco

Outro item gastronômico que você não pode deixar de experimentar em uma viagem à Colômbia é a limonada de coco. Essa bebida, que basicamente é suco de limão batido com leite de coco, é mais fácil de encontrar em Cartagena ou cidades litorâneas e San Andres, mas muitos restaurantes vendem em Bogotá. É uma delicia!

Limonada de coco

Cafés em Bogotá

Colômbia é reconhecida como um dos países com melhores cafés do mundo e um dos maiores produtores, ficando atrás somente do Brasil e do Vietnã. Mas, é em Bogotá, com seu clima mais frio que o café é mais apreciado. Há MUITAS cafeterias em Bogotá, em algumas ruas uma do lado da outra, cada uma com sua especialidade, seja o grão do café, o método de preparo, o ambiente entre outros.

Entre as cafeterias que mais gostei de conhecer em Bogotá estão: Colo Coffee, Tropicallia Coffee e o Libertário Coffee.

Café latte, Colo Coffee
Tostada de Abacate, Azahar Coffee

Onde comer em Bogotá

Além do Mercado La Perseverancia, que mencionei várias vezes durante o texto e, das diversas cafeterias espalhadas pela cidade, um ponto bem legal para conhecer em Bogotá é a Zona T, a área mais moderna da cidade, com diversos prédios altos, shoppings centers, hotéis de grandes redes, baladas, diversos bares e restaurantes.

Esse é o lugar certo se quiser um happy hour, conhecer pessoas ou sair com os amigos. São diversos de bares, para todos os tipos de pessoas e bolsos localizados praticamente um ao lado do outro, além das praças de alimentações com diversas redes de fast-foods no interior dos shoppings centers.

Outro lugar imperdível é o restaurante Crepes & Waffles, uma rede colombiana, que como o próprio nome já diz, é especializada nesses dois pratos. Há diversos restaurantes localizados pelo país e, vale MUITO a pena. Além de ser barato é uma delícia!!!

Waffle com sorvete

Planejando sua viagem para Bogotá

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo

Este post faz parte de uma blogagem coletiva com alguns blogs amigos com o tema “o que comer em”. Vem com a gente ver sobre o que eles escreveram?!

Bom, essas foram algumas dicas do o que comer em Bogotá. Já foi para lá e provou alguns desses pratos? Ou, qual gostaria de experimentar? Compartilhe sua experiência conosco.

Hasta luego e até o próximo post,

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Eu amei demais quase todas as comidas de Bogotá, mas a minha favorita acho que é o Ajiaco! Arrasou demais no artigo, vontade de voltar pra lá!

  • Bahh, diferente esses pratos colombianos. A Bandeja Paisa parece alimentar muito bem. Excelentes dicas de o que comer em Bogotá. Um verdadeiro mergulho na cultura local através da gastronomia.

  • Que legal as dicas sobre o que comer em Bogotá, os pratos parecem ser ótimos!

  • Gostei muito das dicas do que comer em Bogotá. Gostei em especial do ajiaco e da limonada de coco. Vou provar

  • Eu sou comilona confessa e quando estou viajando um dos pontos fortes dos passeios está a hora da comida :). Quando estive em Bogotá comi a Bandeja Paiva, tomei muito café colombiano e tanta limonada de coco (na verdade em San Andrés) que quando voltei continuei tomando por aqui. Fiz várias vezes a limonada e apresentei para amigos que também adoraram.

  • Adorei suas dicas de onde comer em Bogotá, estamos programando uma viagem pra lá esse ano e seu post vai ajudar muito. Obrigada por comaprtilhar.

  • Quando estivemos em Bogotá, comemos algumas empanadas deliciosas e tomamos um café maravilhoso também no Café Valdez.
    Deu saudades de lá lendo seu post recheado de delícias, se voltar quero experimentar suas sugestões.

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023