Embu das Artes, localizada à aproximadamente 30 quilômetros de São Paulo, é uma cidade bastante procurada como destino para um bate e volta de São Paulo. A cidade, que é conhecida principalmente por sua feirinha de artesanato e lojas e ateliês, atrai centenas de turistas aos finais de semana. Vem com a gente conferir o que fazer em Embu das Artes?!

O quer fazer em Embu das Artes

A cidade possui diversos atrativos, para todos os tipos de pessoas, desde as que buscam a cidade para fazer compras, fazer um passeio com os filhos, ou apenas buscando um novo lugar para almoçar e passar o final de semana.

Feirinha de Artesanato

A Feirinha de Artesanatos de Embu das Artes acontece todos os finais de semana e feriados desde 1969 e se tornou praticamente um ponto turístico. Todos que querem conhecer a cidade optam por ir no dia que vai ter a feirinha.

Pela feirinha encontramos de tudo: joias, bijuterias, telas, vasos, objetos de decoração, móveis, roupas, artigos de antiquário e, claro, muita comida de rua.

Viela das Lavadeiras

A Viela das Lavadeiras é um dos meus pontos preferidos em Embu das Artes. Esta viela tem esse nome pois antigamente era utilizada pelas lavadeiras que desciam até chegar ao rio, onde lavavam suas roupas. Hoje, a viela se tornou um ponto com algumas grandes lojas de móveis e decoração, além de um restaurante e um antiquário, e é toda decorada com postes antigos e vários grafites, onde muitos turistas aproveitam para tirar fotos.

Viela das Lavadeiras
Olhando para o interior de uma loja
Grafite na Viela das Lavadeiras
Viela das Lavadeiras

Lojas e Ateliês de Arte e artesanato

Assim como a feirinha, é impossível falar em Embu, sem mencionar as diversas lojas e ateliês de arte e artesanato. A dica é andar sem rumo pelo centro e entrar no máximo de lojas que conseguir. Cada uma delas tem um artigo único e diferente das outras lojas.

Lojinhas no centro de Embu

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra fica bem no centro da cidade e é praticamente impossível você não passar na frente dele. O Museu funciona onde antigamente era a residência dos Jesuítas, uma área anexada à a Igreja Nossa Senhora do Rosário, e por lá podemos conferir diversas imagens sacras, esculpidas pelos jesuítas e índios nos séculos XVII, XVIII e XIX, além de conhecer o prédio, que foi o primeiro patrimônio tombado pelo Iphan no estado de São Paulo.

A entrada do museu custa RS8, inteira e R$4, meia, (preço de 2020).

Museu de Arte Sacra Embu das Artes

Praça das Artes

A Praça das Artes é um dos pontos mais concorridos aos finais de semana, quando acontece a feirinha. Por lá, dezenas de artistas e artesões, expõem suas mais variadas artes. Além disso, este é o ponto ideal caso queira descansar, é um dos poucos pontos no centro da cidade que há bancos para sentar e relaxar um pouco os pés depois de bater perna.

Ahhh… na frente da Praça das Artes dica o CAT, o Centro de Atendimento ao Turista de Embu das Artes, onde podemos perguntar mais sobre a cidade e seus pontos turísticos.

Bares e Restaurantes

Ao andar pelo centro histórico de Embu das Artes você vai encontrar dezenas de bares e restaurante, que ficam bem lotados em finais de semana e dias que acontecem a feirinha de artesanato.

Aos finais de semana, principalmente aos sábados, o prato mais pedido é a feijoada. Mas, também podemos encontrar petiscos, pratos feitos, pasteis, empanadas chilenas, entre diversos outros. Opções é o que não faltam na região.

Restaurantes
Feijoada

Onde se Hospedar em Embu das Artes

Caso a ideia for se hospedar em Embu das Artes, saiba que, por ser uma cidade bem pequena, as opções de hospedagens não são muitas. Separei neste post algumas opções, de hotéis 4 e 3 estrelas, todas linkadas para o Booking, onde podemos ver mais informações e preços.

Hotel 4 estrelas: Hotel Rancho Silvestre

Hotéis 3 estrelas: Pousada Du Valle, Pousada Vale do Sol e a Pousada Nossa Senhora Aparecida.

Planejando sua viagem para Embu das Artes

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM para seu tour 4 dias Salar de Uyuni → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Blogagem Coletiva

Este post faz parte de uma blogagem coletiva, com alguns blogs amigos, com o tema: O que fazer em …. Vem com a gente conferir sobre o que eles escreveram também?!

Hasta luego e até o próximo post

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Eu não conhecia Embú das Artes e sou uma pessoa louca por artesanatos!!! Adorei saber como é a cidade, e mesmo sendo um destino de compras, me pareceu tranquila, bem adequada para um passeio tranquilo em família! Adorei e já quero visitar!

  • Eu ainda não conheço Embu das artes, mas já amei. Sou a louca dos artesanatos. hahahaha, Já vou incluir na minha lista de trips para 2021

  • Estive em Embu das Artes algumas vezes quando morava pertinho de lá. Acho um charme de cidadezinha! E uma perdição para quem gosta de comprar artesanato, dá vontade de levar tudo pra casa kkk

  • Que charme de cidadezinha. Embu das Artes está tão próximo de São Paulo e ao mesmo tempo me parece em uma realidade tão distante, né? Com um clima totalmente tranquilo.

  • Fui à feirinha de artesanato de Embu das Artes há muitos anos, tive que me segurar, pois queria comprar lindo. Lugar imperdível para quem curte artesanato

  • Eu não sabia nada sobre esta cidade, então seu post sobre o que fazer em Embu das Artes foi uma grata surpresa, quanta coisa legal para conhecer por lá.
    Me pareceu uma cidade muito interessante e charmosa, deve ser uma delícia passar um fim de semana nela, gostei muito das suas dicas, obrigada.

  • Embu das Artes é um lugar que já está na minha lista de desejos. adorei esse post com dicas sobre o que fazer por lá.

  • Que charme Embu das Artes, sou louca por artesanatos e já coloquei na minha listinha. Não sabia que a cidade era tão encantadora!

  • Fui várias vezes a Embu das Artes e não conheci o Museu de Arte Sacra. Dica anotada.

Posts recentes

Dicas para curtir o Piscinão de Ramos no Rio de Janeiro

[Post por Um Viajante Diferente] Se você procura por um passeio que é incrivelmente popular,…

25/01/2021

4 praias escondidas em Pernambuco que você precisa conhecer

[Post por Um Viajante Diferente] Pernambuco é um dos estados mais visitados por turistas nacionais…

21/01/2021

Natal Drive-Thru em Santo André

Nos últimos anos a cidade de Santo André, bem próxima a capital paulista, vem decorando…

20/12/2020

O que fazer em Florianópolis na temporada de verão: dicas essenciais

[Post por Um Viajante Diferente] O verão de 2021 está chegando e uma única dúvida…

15/12/2020

O que fazer em Araraquara: dicas de viagem

[Post por Um Viajante Diferente] Se você gosta de viajar pelo interior, então precisa saber…

07/12/2020

Viagem internacional à prova de falhas: o que levar na bagagem

[Post por UM VIAJANTE DIFERENTE] Viajar para outro país é um dos principais objetivos de…

26/11/2020