O que fazer em Araraquara: dicas de viagem

[Post por Um Viajante Diferente] Se você gosta de viajar pelo interior, então precisa saber o que fazer em Araraquara. A cidade paulista, dona de um dos melhores IDHs do país, é uma região que recebe muitos visitantes de outras partes do estado e até mesmo do país. Portanto, se você está pensando em tirar um fim de semana para fugir para o interior e descansar, poderá se divertir bastante no município.

Uma dica importante que passamos para quem quer conhecer a Morada do Sol é alugar um apartamento em Araraquara para esse período de férias. Apesar de não ser uma cidade turística no sentido mais comum do termo, ainda assim dá para encontrar opções de imóveis para alugar por pouco tempo no município. Assim, você economiza no passeio, pode cozinhar no apartamento e não terá que se deslocar até um restaurante todos os dias.

Mas vamos lá: veja algumas das nossas dicas a seguir!

O que fazer em Araraquara?

Tire fotos na Rua Voluntários da Pátria

Um dos principais pontos turísticos de Araraquara é a Rua Voluntários da Pátria. É fácil entender o porquê disso quando chegamos até o local. A rua é totalmente arborizada com Oitis e até parece que se forma um túnel verde ao redor da rua. A paisagem é absolutamente linda e encanta qualquer pessoa que passa  por lá. Além disso, é um lugar fantástico para se tirar fotos e publicá-las no Instagram, garantindo um bom engajamento com os seus amigos, sem a menor dúvida.

A parte boa é que visitar a rua Voluntários da Pátria é totalmente gratuito e muito fácil de chegar até lá, já que ela está bem localizada na cidade. Por isso, esse será um dos passeios mais bonitos e simples que você terá para fazer na cidade.

Rua Voluntários da Patria – Foto retirada de A cidade On Araraquara

Visite o Museu Ferroviário

Se você é do tipo que gosta de um pouco de história e tradição, então vai adorar Araraquara. Isso porque a cidade conta com alguns bons museus, como o Museu Ferroviário, por exemplo. Ele fica localizado na Rua Antônio Prado, no centro da cidade, na antiga estação de trem local. O espaço é todo decorado para te levar a uma viagem no tempo e proporcionar aos visitantes uma experiência incrível.

Um dos grandes destaques do museu são as marias-fumaças que cruzavam o Brasil do Século XIX – todas em excelente estado de conservação. Além disso, o museu ainda conta com várias recordações de um período em que os trens tinham uma enorme importância para a época, embora eles ainda tenham a sua relevância no Brasil do Século XXI.

Vá até o Sesc

O Sesc Araraquara fica localizado na Rua Castro Alves, 1315, em Quitandinha, e tem uma programação muito viva e recheada de atrações. O local é um ponto cultural bem agitado nos fins de semana, fazendo dele um ponto obrigatório para a sua visita, caso você fique na cidade nesses períodos. O Sesc promove regularmente vários eventos gratuitos, com exposições artísticas, performance musicais e peças teatrais. Vale a pena conferir a programação quando estiver na cidade.

Conheça a Matriz São Bento

Um dos grandes focos das cidades de interior no passado eram as suas igrejas. Nelas acabava indo grande parte do dinheiro e energia das pessoas e, por isso, até hoje são prédios arquitetônicos impressionantes. A Matriz São Bento, que fica justamente na Rua Voluntários da Pátria (dá para emendar um passeio no outro, hein?) tem uma arquitetura incrível e impressionante.

Recentemente, o local passou por uma reforma, o que o deixa ainda mais bonito e significativo. É possível conferir a Igreja como era no momento da sua construção, em toda a sua glória e explendor. Um belo passeio, não é mesmo?

Visite o Museu de Arqueologia e Paleontologia

Um outro museu que você não pode deixar de conferir quando estiver na cidade é o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara. Também localizado na rua Voluntários da Pátria, o museu tem uma das maiores coleções de icnofósseis do Brasil. Um icnofóssil é uma pegada de dinossauro e outros mamíferos que foi conservada com o tempo. No MAPA, existem lajes de arenito eólico que foram encontradas na exploração comercial de arenito na cidade. Elas datam do início do Período Cretáceo, entre 100 milhões a 145 milhões de anos atrás.

Além dessa coleção, o espaço ainda conta com alguns fósseis originais e réplicas, que foram encontrados em outras localidades ou são de outros períodos geológicos. Apesar dos dinossauros serem o foco da exposição, ainda existe muita coisa legal por lá para conferir.

Planejando sua Viagem para Araraquara

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM para seu tour 4 dias Salar de Uyuni → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Agora que você já sabe o que fazer em Araraquara, já pode organizar um passeio até a cidade do interior de São Paulo. Quem sabe em 2021, já que esperamos que a pandemia do novo coronavírus dê uma pausa? Se as notícias sobre as vacinas que vimos nos últimos tempos se concretizarem, muito provavelmente poderemos viajar novamente no ano que vem. Talvez Araraquara seja justamente o destino perfeito para você.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo se você ficou com vontade de visitar Araraquara!

Até o próximo post

Diego

Diego

Veja os comentários

  • Eu não conheço Araraquara e amei descobri os atrativos turísticos de lá através de seu post! Quero visitar, principalmente, o Museu de Arqueologia e Paleontologia e Ferroviário! Um destino super fofo que já coloquei na minha lista!

  • Que legal, não conheço a cidade de Araraquara, mas parece que tem bastante coisa para fazer né. Adoro passear por ruas arborizadas como a voluntários da patria, sem fala do museu ferroviário, deve ser super legal

  • Fiz faculdade em São Carlos, pertinho de Araraquara, mas acredita que nunca fui pra lá? Mas ultimamente tenho lido bastante sobre a cidade por conta das pegadas de dinossauros - meu filho é fascinado por eles e estava pensando em levá-lo para conhecer o museu de paleontologia. Ótimo saber que há outras atrações em Araraquara para complementar o roteiro.

    • Adoro viajar para a capital Paulista e estou sempre pesquisando sobre cidades do interior do estado. Essas dicas sobre o que fazer em Araraquara vieram em boa hora. Ótimas dicas mas a minha preferida será o museu de trens pois sou apaixonada por tudo que envolve trens e bondes.

  • Eu não sabia que Araraquara tinha tantas opções legais para se fazer! Adorei o seu post!

Posts recentes

O que Fazer em Campinas: 6 Pontos Turísticos

[Post por Um Viajante Diferente] Quando falamos de cidades turísticas do Brasil, normalmente estamos mencionando…

03/03/2021

O que fazer em Londrina, Paraná

Londrina é considerada a maior cidade do interior do Paraná, localizada à aproximadamente 379 quilômetros…

02/03/2021

Hotéis em São Paulo: Guia Completo

A cidade de São Paulo possuí milhares de opções de hospedagem. Para todos os tipos…

26/02/2021

Acarajé da Dinha: O melhor Acarajé de Salvador

Já tinha ido muitas vezes à Salvador, mas, nunca tinha provado o Acarajé. Sempre fiquei…

19/02/2021

Re Restaurante Dona Suzana, Salvador – Bahia

Com certeza, quem é fã de culinária regional, comida de rua e adora assistir séries…

29/01/2021

Dicas para curtir o Piscinão de Ramos no Rio de Janeiro

[Post por Um Viajante Diferente] Se você procura por um passeio que é incrivelmente popular,…

25/01/2021