Outros

Como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação

Para viajar para alguns países, ter o passaporte em dia e a passagem não é o suficiente. Você sabia que, às vezes, é necessário apresentar na imigração o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)? Não vai querer perder a viagem? Vem com a gente que te mostramos o passo a passo para solicitar o seu!

O ideal, antes de toda viagem internacional é pesquisar no site da Anvisa, as particularidades do país e conferir se você precisa, ou não, da obrigatoriedade do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP).

Caso você nunca tenha tomado a vacina contra febre amarela, está é a primeira coisa que você deve fazer! Vá à algum posto de saúde, ou hospital, para tomar esta vacina. Para isso você só precisa estar com sua carteirinha de vacinação em mãos, um documento com foto e em alguns casos o cartão do SUS. A vacina é bem rápida e indolor.

Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação

Há alguns Postos de Saúde que, além de vacinar, já emitem o Certificado. Não foi meu caso! Deve-se fazer o seguinte:

Depois de tomar a vacina, você precisa fazer um cadastro no site Saúde do Viajante, um cadastro bem simples e rápido. Após o cadastro, deve ir a um dos postos da ANVISA com seu documento de identidade e a carteirinha de vacinação com os dados de lote da vacina tomada. A localização de todos os postos pode ser conferida aqui.

Eu fui ao posto localizado no interior do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo e meu CIVP ficou pronto na hora! Bem rápido mesmo!! (a partir de 2017 você deverá agendar pela internet a visita ao posto da ANVISA)

CIVP

Emissão do CIVP Online

À partir de fevereiro de 2019 ficou possível solicitar o Certificado Internacional de Vacinação de forma online. Uma maneira mais simples que ter que agendar uma visita e se deslocar até um dos postos da Anvisa. 

O passo a passo é bem simples. Basta entrar no site Brasil Cidadão e fazer um cadastro. Durante o preenchimento é necessário anexar um documento com foto e também o comprovante que tomou a vacina. Depois disso é só aguardar. O processo pode levar até 7 dias e você recebe por e-mail a resposta. Basta imprimir o comprovante depois e levar com você em todas as viagens.

Quem não pode tomar a Vacina

Mas… Em alguns casos específicos, como pessoas que estão fazendo quimioterapia, radioterapia, mulheres grávidas, bebês com menos de 6 meses e intolerantes a ovo não podem tomar a vacina. Aí vem a pergunta: “Não vou conseguir viajar para locais que exigem o Certificado?” Fique tranquilo!

Fiquei sabendo que nestes casos acima a ANVISA emite um Certificado de Isenção de Vacinação. Para isto, basta apresentar, juntamente com seu documento, um atestado médico explicando o motivo pelo qual você não pode tomar a vacina. Pronto! Você consegue o seu Certificado também.

Dicas:

Uma dica: Se programe para não perder a viagem! A vacina SEMPRE deve ser tomada, no mínimo, com 10 dias de antecedência à viagem para ter efeito. Você pode ser barrado pela imigração por não ter dado o prazo de imunização, mesmo com o Certificado em mãos.  E fique tranquilo se a vacina der reação, como: dor de cabeça, febre, dor no corpo.

Se você já tirou o CIVP uma vez e não sabe onde guardou ou perdeu, basta ir a um dos postos da ANVISA e solicitar a segunda via. Lembre-se de levar os documentos.

Agora a vacina é tomada em dose única e o certificado é um documento vitalício!!! Só lembre-se de levar junto com o passaporte e viajar muitoooo!!!!

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom essas são algumas dicas de como tirar o CIVP. Já tirou o seu? Precisou usá-lo ou teve problemas? Compartilhe conosco.

Até o próximo post

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Muito bom o post. Bem elucidativo. Ainda não precisei tomar porque ainda não fui a lugares onde há a exigência. Mas minha filha foi para a Tailândia e tomou a vacina da febre amarela. Abraços.

    • Obrigado pelo comentário. =)
      Nossa que legal, ela deve ter aproveitado muito! A Tailândia está nos meus planos. Quem sabe agora com o certificado em mãos eu não tiro do papel. haha
      Abraço

  • Ótimo post. Uma informação muito útil nem sempre fácil de achar bem explicada na internet. Obrigada por compartilhar.

  • Nossa! parabens mesmo pelo post! Várias das minhas dúvidas ficaram esclarecidas (como o que aconteceria com as pessoas que nao podem tomar a vacina). Admito que minhas vacinas não estão tão em dia como eu gostaria! hahaha

    • Obrigado =) . Ah.. tem que colocar a vacina em dia eim! haha

  • Muito bom saber disso. Não sabia de algumas dessas exigências. Mas faz todo sentido.

  • Excelente post! Essa informação é muito útil viu? Tinha várias dúvidas sobre e esse post me salvou. rs Parabéns pelo post!

  • Ah que legal. Eu não sabia desse Certificado de Isenção de Vacinação. Na verdade, nunca tinha pensado sobre essas exceções... Excelente informação.
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    • Obrigado! =)
      Eu também não sabia dessa Isenção, mas achei interessante quando ouvi o pessoal falar no posto da ANVISA.
      Abraço

  • Em tempos como os atuais, esse post veio bem a calhar. Muito boa dica!

  • Eu também fiz a minha internacionalização no aeroporto, mas ela foi roubada na Ilha de Páscoa. Agora estou tentando descobrir como faço para ter novo cartão de vacinação (estava junto) para nova internacionalização. Me disseram que o ponto de partida é o posto onde tomei a vacina. Só que não lembro qual foi. :(

    Textos como esse ajudam e muito aos outros viajantes. Facilitam tudo!

    • Nossa, que dor de cabeça =/. Muito boa sorte ai.
      Não sei se funciona, mas a ANVISA deve ter no sistema dela o local onde você tomou a vacina, puxando pelo seu cadastro antigo. Será que assim não da para tentar resolver?

  • Super útil, ainda mais para quem viaja bastante ou vai para algum país que exige o certificado né? Abs

    • Siiim, todos tem que ter em mãos caso mude as regras do nada de algum país.

  • Diego, não sei se ainda està valendo, mas em 2011 busquei informações e descobri que no HC de SP, além de vacinarem gratuitamente, eles emitem o Certificado e você não precisa ir até o posto da ANVISA no GRU! ;)

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023