Rio de Janeiro

Cidades para um Bate e Volta do Rio de Janeiro

Você sabia que é possível conhecer diversas cidades, que estão bem próximas do Rio de Janeiro em apenas um dia ou durante um final de semana? Separei neste post 10 cidades para um bate e volta do Rio de Janeiro. Vem com a gente conferir?!

13 Cidades para um Bate e volta do Rio de Janeiro

Bate e volta para a Região dos Lagos Rio de Janeiro

Arraial do Cabo

A cidade de Arraial do Cabo, localizada na região dos Lagos, à aproximadamente 165 quilômetros do Rio de Janeiro, ficou conhecida como o caribe brasileiro, graças as suas águas em tons de azul turquesa, ideais para quem busca paisagens incríveis, praticar mergulho e snorkel e, claro, curtir algumas das praias mais bonitas do Brasil.

É possível conhecer muitos pontos em apenas um final de semana, e entre os principais pontos da cidade podemos listar: a Praia do Forno, as praias do Pontal do Atalaia, a Praia Brava, a Praia do Farol, a Praia Grande (um ótimo lugar para curtir o por do sol) e o Mirante da Cabocla. Se tiver mais tempo, ou pretenda passar férias na região, é possível conhecer Cabo Frio e Búzios, que ficam a uma curta distância de Arraial.

Onde se hospedar em Arraial do Cabo. Foto retirada do Booking.

A viagem de carro desde a capital carioca dura em torno de 2 horas e 30 minutos. Mas, também há algumas opções de ônibus, que saem do terminal Rodoviário do Rio por apenas R$55,00 o trecho (preço de agosto/2021). Para quem vai desde São Paulo, a viagem dura aproximadamente 10 horas e há ônibus saindo do Tiete por R$155 o trecho (agosto/2021).

Caso decida ficar por lá pelo menos uma noite, ou passar alguns dias, nossas dicas de hotéis: Onde se hospedar em Arraial do Cabo.

Búzios

A cidade de Búzios, também localizada na região dos Lagos, à aproximadamente 175 quilômetros do Rio de Janeiro, fica bem próximo à Arraial do Cabo e de Cabo Frio. Uma ótima cidade para um bate e volta, passar o final de semana ou fazer parte de um roteiro mais longo com as cidades vizinhas.

Entre os principais pontos da cidade podemos citar: a Rua das Pedras, a Orla Bardot, a Praia dos Ossos, a Praia Azeda, a Praia de João Fernandes, o Porto da Barra, a Praia da Ferradurinha, a Praia Brava entre diversas outras. Caso a ideia seja ficar apenas um dia, sugerimos conhecer a Praia Brava e a região da Rua das Pedras.

Por do Sol em Búzios. Foto Pixabay

A viagem de carro, desde a capital carioca dura em torno de 3 horas. Há algumas opções de ônibus, que saem do terminal Rodoviário do Rio várias vezes ao dia.

Cabo Frio

Cabo Frio é mais uma cidade queridinha quando o assunto é praia e lindas paisagens. Localizada praticamente ao lado de Angra dos Reis e Arraial do Cabo, a aproximadamente 2h 30 minutos de viagem do centro do Rio, o lugar é perfeito para um bate e volta ou curtir o final de semana.

Entre as principais praias da cidade podemos citar: a Praia do Forte, a Praia das Conchas, a Praia do Peró, a Ilha do Japonês e o Forte São Mateus.

Saquarema

Quando o assunto é bate e volta do Rio de Janeiro, não podemos deixar de falar de Saquarema, considerada como a capital nacional do surf, e procurada por muitos que desejam praticar esse esporte e conseguir ótimas ondas.

Entre as principais praias estão: a Praia Jaconé, a Praia da Vila e a Praia de Itaúna (onde acontecem os campeonatos de surf). Além das praias, podemos conhecer a Igreja Nossa Senhora de Nazareth, a Praça da Vila, o Mirante Morro da Cruz e a Lagoa de Saquarema.

Costa Verde do Rio de Janeiro

Angra dos Reis

Angra dos Reis, uma das cidades mais antigas do Brasil, “descoberta” pelos portugueses em 1502, está localizada à aproximadamente 155 quilômetros do Rio de Janeiro. Uma viagem de aproximadamente 2h 30 minutos.

Dentre os passeios imperdíveis em Angra está o passeio de barco e/ou lancha, que passa por diversos pontos bem interessantes, entre eles: a Lagoa Azul, a Ilha de Guataguazes, a Praia do Dentista, além de Ilha Grande.

Ilha Grande

Localizado a aproximadamente 20 quilômetros da costa de Angra dos Reis, a Ilha Grande é ideal para quem curte um local mais calmo e “roots”. A única maneira de chegar na ilha é de barco, com saídas de Angra dos Reis. Como o deslocamento para chegar na Ilha é um pouco maior, é um destino ideal para um final de semana.

Entre os principais pontos da ilha podemos citar: a Vila do Abraão, a Lagoa Azul e Lagoa Verde, a Praia do Aventureiro, o Pico do Papagaio e a Praia da Feiticeira. Além disso, é um ótimo lugar para a pratica de mergulho e snorkel.

Paraty

Paraty, considerada como Patrimônio Mundial da Unesco, é uma cidade histórica localizada na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro e este bate e volta ou, viagem de um final de semana, é bem comum com viajantes de ambos os estados. Da capital carioca a viagem dura cerca de 4h30 e da capital paulista aproximadamente 6horas.

Em Paraty podemos conhecer: o Centro Histórico, a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, fazer um passeio de escuna, que passa por diversos pontos para curtir o mar e a paisagem da região e conhecer as cachoeiras, como a Cachoeira do Tobogã. Além disso, muitos ainda aproveitam a estadia para conhecer as praias de Trindade e Ubatuba, que ficam a uma curta distância do centro da cidade.

Bate e volta para o Vale do Café

Barra do Piraí

Barra do Piraí está localizada à aproximadamente 128 quilômetros da capital. Uma viagem de aproximadamente 2h30 horas.

Por conta da sua localização na região do Vale do Paraíba, a cidade recebe muitos viajantes que estão à caminho de Minas ou São Paulo. Embora não seja uma cidade muito turística, podemos visitar: a Fazenda Taquara, a Igreja Nossa Senhora da Piedade, a Fazenda União Carvalheira e a Antiga Estação Ferroviária.

Barra do Pirai

Vassouras

Para quem gosta de café e história, a cidade de Vassouras, que já foi uma das maiores produtoras de café do Brasil e do Mundo, não pode ficar de fora de um bate e volta do Rio de Janeiro.

Entre os pontos para se conhecer na cidade está o seu centro histórico, com muitos casarões e palacetes, além do Museu Casa de Hera, a Fazenda do Secretário, a Praça Barão do Campo Belo, a antiga Estação de Trem e a Fazenda São Roque.

Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Niterói

Niterói é uma das cidades mais próximas para fazer um bate e volta do Rio de Janeiro. A cidade está a apenas 20 quilômetros e, uma ponte, de distância da capital.

Geralmente a cidade entra no roteiro de muitos viajantes por conta do seu Museu de Arte Contemporânea, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Mas, além do MAC, também podemos conhecer: a Praia Itacoatiara, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, a Ponte Rio Niterói, a Praia de Piratininga, a Praia do Sossego, o Forte de São Luiz e a Praia de Icaraí.

MAC Niterói

Região Serrana do Rio de Janeiro

Nova Friburgo

Localizada a 140 quilômetros do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e assim como Petrópolis e Teresópolis fica na região serrana do estado. Esta é uma cidade para quem gosta bastante de ecoturismo, mas também de lugares mais românticos e se hospedar em um hotel em dias frios.

Entre os pontos para conhecer na cidade estão: o Teleférico, a Praça do Suspiro, o Colégio Anchieta, a Praça Getúlio Vargas, a Casa Suíça, a Cachoeira Véu da Noiva, a Cachoeira da Feiticeira, o Parque Estadual dos Três Picos, o Pico da Caledônia, a Pedra do Cão Sentado entre outros.

Centro de Nova Friburgo

Petrópolis

A cidade de Petrópolis, conhecida como a cidade que conquistou Dom Pedro II, está localizada à aproximadamente 67 quilômetros da capital, na região serrana do Rio de Janeiro. Uma viagem de aproximadamente 1h 30.

Petrópolis, assim como Teresópolis, é bastante procurada no inverno, e em dias mais frios e em datas comemorativas como o dia dos namorados, quando os viajantes procuram lugares mais aconchegantes e bons restaurantes.

Em Petrópolis podemos conhecer: o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Cervejaria Bahemia, a Casa de Santos Dumont, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio Quitandinha, o Museu Palácio Rio Negro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Casa do Alemão e a Feirinha de Itaipava.

Teresópolis

Teresópolis está localizada à aproximadamente 77 quilômetros da capital, na Serra Fluminense. Uma viagem de aproximadamente 2 horas.

Para quem busca aventura e natureza, com certeza Teresópolis é uma boa opção. Por lá podemos conhecer: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Mirante do Soberbo, o Poço Dois Irmãos, o Quiosque das Lendas, a Feirinha do Alto além de diversas trilhas.

Planejando seu bate e volta do Rio de Janeiro

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Gosta de fazer bate e volta? Quer mais dicas de bate e volta pelo Brasil e mundo? Temos algumas dicas: Bate e Volta de Recife, O que fazer em Bichinho – MG: Bate e volta de Tiradentes, Caeté – Bate e Volta a partir de Belo Horizonte, Passeios bate e volta a partir de Montevidéu.

Tem mais alguma cidade que você já fez um bate e volta no Rio de Janeiro que não está nessa lista? Conte pra gente sua experiência e dica.

Hasta luego e até o próximo post

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Nossa, não fazia ideia que existiam tantas belezas naturais para fazer um bate e volta do Rio de Janeiro. Estou doida para conhecer a região dos lagos, tanta praia linda né?

  • Adorei as suas dicas de 13 Cidades para um Bate e Volta do Rio de Janeiro. Ainda não conheço Nova Friburgo e Vassouras. Coloquei na lista.

  • Cada opção melhor que a outra!! Ainda preciso conhecer Barra do Piraí, Ilha Grande e Vassouras.
    Adorei suas dicas!

  • Que lugares incríveis, sinceramente ainda faltam vários na minha lista, mas com certeza a região serrana do Rio está no topo da minha lista. Abraços ?

  • O que mais gostei nas tuas indicações de bate-e-volta a partir do Rio de Janeiro foi a diversidade dos destinos. Tem sol e mar, história, turismo rural...

  • Já visitei algumas desta cidade como arraial do Cabo. E de fato é linda. Bem como a capital favorece diversos passeios de bate e volta. Bjao

  • Sua lista de bate e volta saindo do Rio de Janeiro está ótima. Só cidades lindas que atende quem gosta de praia e quem gosta de serra .????

  • Que legais esses bate e volta do Rio de Janeiro, tem muita coisa que ainda não conheço, quero muito ir pra região dos lagos! Abraços.

  • Uau, arrasou muito! Rio de Janeiro é lindo e os bate volta da capital é de lei. Já fiz todos e recomendo muito. Beijinhos.

  • Adorei o seu post. Para quem não conhece o Brasil como eu e sonha conhecer o Rio de Janeiro ficamos com várias opções ótimas de bate e volta.

Posts recentes

Conheça 7 Templos Budistas no Brasil

A religião budista tem se difundido bastante nos últimos anos no Brasil e, com isso,…

14/10/2021

6 Hotéis Próximos ao Aeroporto de Viracopos

Quando o voo é muito cedo, ou na madrugada, sempre temos receio de chegar em…

28/09/2021

Suzaku: Rodízio Japonês em São Paulo

O Suzaku é um dos melhores lugares quando o assunto é rodízio japonês na Vila Mariana ou…

27/09/2021

Hotéis em Porto de Galinhas – Pernambuco

A cidade de Porto de Galinhas possuí diversas de opções de hospedagem. Para todos os…

24/09/2021

Restaurantes Temáticos em São Paulo

Cada vez mais os restaurantes vem se tornando mais que um lugar para apenas uma…

15/09/2021

Cafeterias em Santo André: 10 para conhecer

As cafeterias vem se tornando mais que um simples local para tomar um espresso e…

27/08/2021