Brasil

O que fazer em Arraial do Cabo: Roteiro de 3 dias

Cheguei em Arraial do Cabo em uma sexta-feira à noite. Estava chovendo bastante e até pensei: nunca vim à Arraial e, quando decido ver esse paraíso, não vou conseguir aproveitar nada… Ainda bem que me enganei e consegui aproveitar muito a cidade. Vem com a gente conferir o que fazer em Arraial do Cabo, com um roteiro de 3 dias?!

Neste dia fui direto para o hostel deixar a mala e sai para jantar. No caminho do restaurante achei uma agencia que vendia passeios de barco. Lá, conversando com a atendente, ela me disse que o tempo em Arraial muda muito, que aquele dia o tempo estava feio, mas no dia seguinte poderia estar ótimo e que nunca é bom deixar o passeio de barco para o último dia na cidade, por conta do clima e ventos (as chances de ter um passeio cancelado em dias com muito vento e chuva são altos). Então, decidi fechar o passeio, que, caso não acontecesse por conta de mal tempo, poderia ser remarcado para o próximo dia. É a partir desde dia que conto como primeiro dia em Arraial:

O que fazer em Arraial do Cabo: Lugares Imperdíveis

Dia 01: Passeio de Barco + Pôr do Sol

O dia amanheceu tímido, mas sem chuva. Fui para a agência e de lá fomos de transfer até a Marina, onde pegamos o barco. Ahhh, todos tem que pagar uma taxa de R$10 na Marina, esse valor é destinado para a conservação e preservação de Arraial.

O Passeio passa por 8 pontos e tem uma duração de 4:30 à 5:00. A primeira parada é a Praia do Farol, uma praia protegida pela marinha, onde a permanência máxima é de aproximadamente 30 minutos (podendo chegar a 40, dependendo da quantidade de pessoas na praia). Além disso, não é permitido descer do barco com nada que gere resíduos e lixo. Mesmo com um tempo ainda um pouco nublado, a cor da água era incrível e super transparente. Fiquei imaginando o lugar em dias com bastante sol.

Praia do Farol

Após a Praia do Farol, fomos para a Enseada do Farol, ou Guriri, como é chamado pelos pescadores, um lugar para dar um mergulho. Ficamos mais ou menos uma meia hora por lá e depois passamos em frente à Fenda de Nossa Senhora, onde apareceu uma santa. Há uma lenda que diz que o casal que der um beijo em frente à fenda nunca mais se separa. E aí, vai beijar ou sair correndo? haha.

Depois seguimos para a Passagem Boqueirão, vimos a Pedra do perfil do Gorila, a Gruta Azul (pedra em formato de triangular) e a pedra do Impacto do Meteorito, que formou uma caverna.

Fenda da Aparição
Gruta Azul

E seguimos para o principal ponto do passeio: as Prainhas do pontal do Atalaia. Esse é o ponto em que ficamos mais tempo, cerca de 50 minutos, um tempo suficiente para aproveitar um pouco a praia, conhecer a Gruta do Amor e tirar uma foto na famosa Escadaria do Pontal do Atalaia.

PS: Não dá tempo de subir até o topo da escadaria e ter uma vista panorâmica da região. Esse é um passeio que você pode fazer outro dia, e ainda aproveitar um dia todo nas prainhas.

Vista do Barco – Praias do Atalaia
Eu nas escadarias das Praias do Atalaia

Depois seguimos para o último ponto do passeio, uma área para dar um mergulho com vista para a Praia do Forno. Os barcos de passeio não tem autorização para ir até a praia, que só é acessada por pequenas embarcações taxi, ou por uma trilha (que fiz no dia 2).

Passeio terminado, pegamos novamente o transfer até o centro da cidade, fui para o hostel tomar um banho e depois segui até a Praia Grande ver o pôr do sol. Estava incrível! É na Praia Grande que fica a estátua da atriz Flávia Alessandra, natural de Arraial do Cabo.

Por do sol na Praia Grande

Dia 02: Praia dos Anjos + Praia do Forno

O segundo dia em Arraial do Cabo amanheceu bem cinza e com uma garoa, pensei que não daria para aproveitar nada. Tomei café da manhã e o tempo deu uma leve melhorada e decidi ir até a Praia dos Anjos. Fiquei um tempo lá até que o tempo deu uma bela piorada e começou a chover.

Praia dos Anjos com chuva

Como estava perto da Marina, decidi aproveitar para almoçar por ali mesmo e, quando saí do restaurante, o tempo já estava bem melhor (já disse que o tempo em Arraial do Cabo é bem imprevisível, né?!).

Bem próximo ao Pier estava a entrada da Trilha para a Praia do Forno. Uma trilha relativamente fácil, com duração de aproximadamente 20 minutos até chegar na praia. No caminho há um mirante onde a galera costuma fazer uma pausa, tirar algumas fotos e admirar o visual e a cor da água.

Na praia não é permitido entrar com caixinhas de som e itens que gerem resíduos, como latinhas. Mas, há diversos quiosques que vendem bebidas, alguns aperitivos e até almoço. Fiquei quase a tarde toda por lá curtindo o visual e a praia. Nem parece que de manhã estava aquele tempo horroroso, né?

Mirante Praia do Forno
Praia do Forno

À noite só saí para jantar pelo centro da cidade e fui descansar. Ahhh… a noite em Arraial do Cabo não é agitada, a galera vai bastante para os restaurantes e alguns barzinhos. Quem quer agito mesmo vai até Cabo Frio, a aproximadamente 20 minutos de carro ou 40 minutos de ônibus, onde as opções são bem maiores.

PS: Na minha segunda vez em Arraial do Cabo peguei um clima ótimo, dias de muito sol e calor. Da uma olhada nessas fotos e cor do mar, como ficam diferentes:

Eu no Mirante da Praia do Forno
Eu na praia do forno

Dia 03: Praia + Mirante

Terceiro e último dia em Arraial do Cabo começando e fui com a galera que conheci no hostel até a Praia Brava.

Para chegar lá há duas maneiras, ou uma trilha que sai da Praia dos Anjos, mas tem que ser com alguém que conheça, ou indo a pela rua até o Mirante do Pontal do Atalaia e, de lá, descer a trilha. Fizemos essa segunda opção, uma caminhada de aproximadamente 40 minutos, com muita subida e uma descida bem íngreme.

O visual desse lugar é incrível e um dos que mais gostei de conhecer. Mas, saiba que essa é uma das praias mais perigosas de Arraial. Todos recomendam chegar no máximo até essa pedra onde eu tirei a foto abaixo, pois, embora, dependendo do dia e da maré, dê para ver a areia e caminhar pela praia, a maré pode subir rapidamente do nada e você não vai ter como subir até a trilha novamente, correndo vários riscos de vida.

Encontramos várias pessoas pelo caminho que nos falaram: a maré está alta, só cheguem até as pedras e não tentem descer. Foi o que fizemos! Visual incrível!!!

Eu vendo a Praia Brava

Depois, a ideia era conhecer a Prainha ou fazer a trilha do Pontal do Atalaia e ver o visual lá de cima da escadaria, mas o tempo mudou de novo. Decidi ir para o centro da cidade almoçar e ver a Praia Grande novamente, antes de voltar para o Rio de Janeiro. Da uma olhada no clima dessa praia após o almoço. Mas, mesmo assim, linda!

Praia Grande – Arraial do Cabo

Com isso, a viagem tinha terminado, era hora de voltar ao Rio de Janeiro, de onde saia meu voo para São Paulo.

Outros pontos para conhecer em Arraial do Cabo

Se você tiver mais tempo na cidade, ou for mais rápido nos pontos turísticos, tem mais dois pontos (que só conheci na minha segunda vez em Arraial do Cabo) que são bem bacanas: a Prainha, que é a primeira praia que vemos quando chegamos em Arraial, mas não está entre as preferidas dos turistas, e o Deck dos Pescadores, que fica no final da Praia Grande. Um local “abandonado” onde é possível tirar algumas fotos bem legais e ainda, um dos melhores lugares para se ver o por do sol em Arraial.

Prainha – Arraial do Cabo
Deck dos Pescadores

Mais algumas dicas:

Onde comer em Arraial do Cabo

A maioria dos restaurantes estão localizados perto da Praia dos Anjos e da Marina. Um que gostei bastante é a Casa da Piedra, um restaurante e centro cultural, localizado onde foi construída a primeira feitoria do Brasil, pelo navegador Américo Vespúcio em 1503. Por lá pedi um risoto de cogumelos que estava MUITO BOM!

Na Praça do Cova, há diversos bares e restaurantes bacanas, como: o El Farol, o Garrafa de Nansen e o Restobar dos Anjos. E, além desses pontos, próximo à Praia Grande também há diversas opções, mais baratas que as citadas acima. Comi um parmegiana bem gostoso na Orla 33 Steakhouse, com vista para a praia por apenas R$25.

Onde se hospedar em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções, desde hotéis 5 estrelas à hostels, todos linkados para o Booking, onde é possível ver mais informações e valores:

Hotéis 5 e 4 estrelas: A Pousada Escotilha e a Pousada Mirante da Prainha.

Hotéis 3 estrelas: O Ocean View Hotel, a Pousada Paraíso do Atlântico e o Villaggio dos Ventos.

Hostels: O La Casa Hostel (onde me hospedei), o Hostel A Coroa, o Enseada Hostel e o Canto da Praia Beach Hostel.

Para quem quer mais opções, fiz um post completo de: Hotéis em Arraial do Cabo.

Planejando sua Viagem para Arraial do Cabo

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Quer mais dicas de lugares imperdíveis para conhecer pelo Brasil e pelo mundo? De uma olhada nesses posts de blogs amigos, que participaram dessa Blogagem Coletiva com o tema: Lugares Imperdíveis:

Hasta luego e até o próximo post,

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Diego e sobre os pontos para mergulho? Tenho muita vontade de conhecer Arraial do Cabo não só pelas belíssimas praias, mas também por acreditar que as águas cristalinas sejam demais para mergulhar.

  • Amei as suas dicas de o que fazer em Arraial do Cabo em 3 dias. As praias são lindas, sem dúvidas merecem o apelido de caribe brasileiro.

  • Conheci só a praia de Atalaia há muuuuuitos anos numa viagem a Buzios - pra vc ter ideia, nem existia a escada, era uma trilhazinha de terra até a areia rsrsrs Mas estou programando voltar e ficar em Arraial do Cabo por alguns dias no ano que vem, e adorei as dicas de passeios.

  • Eu amo Arraial, vou para lá semana que vem e já vou usar suas dicas, com esses passeios imperdíveis. Seu post veio a calhar

  • Uau! Arraial do cabo é top! Já quero viajar praí. esse azul maravilhoso me faz sonhar em morar nesse pedaço do paraíso. Amei seu post e seu roteiro de 3 dias. Beijinhos

  • Oi Diego, adorei o post com as atrações imperdíveis de Arraial do Cabo. Eu fiz quase todas e da próxima vez que voltar quero fazer também um mergulho. Você tem alguma dica?

    • Olá, eu não fiz mergulho.
      Como o tempo estava bem instável, vários passeios não estavam rolando.
      Mas, no centro da cidade, bem próximo à Praia Grande, ou do Pier, haviam várias agências vendendo o passeio. Parece ser incrível!

  • Adorei o post!! Arraial deve ser incrível, sempre fico me perguntando o que será que consigo fazer com pouco tempo na cidade e seu post veio a calhar. Obrigada

  • Arraial do Cabo está no topo da minha lista das praias do Brasil que eu preciso conhecer. Anotei aqui o que fazer em Arraial do Cabo e já quero conhecer demais todos esses lugares incríveis.

  • Arraial do Cabo me surpreendeu. Um destino lindo com muita coisa bacana para fazer. Adorei o post!

  • A cor da água em Arraial do Cabo é surreal!
    Muito bom saber que dá para aproveitar a cidade e conhecer vários lugares lindos em 3 dias.

Posts recentes

Restaurantes Temáticos em Gramado

Cada vez mais os restaurantes vem se tornando mais que um lugar para apenas uma…

28/10/2022

Hotéis em Manaus: Onde se hospedar

A cidade de Manaus possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…

15/10/2022

O que fazer em Manaus – Roteiro 9 dias

Logo que cheguei no centro de Manaus pensei comigo mesmo: "Que sensação estranha, aqui me…

30/09/2022

O que Fazer em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte, carinhosamente chamada de Beagá, capital do estado de Minas Gerais,…

15/08/2022

O que fazer em Lavrinhas – Bate e volta de São Paulo

Nada como um bate e volta para tentar relaxar e sair do agito e correria…

29/07/2022

Hotéis em Salvador: Guia Completo

A cidade de Salvador possui muitas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…

24/06/2022