/5 cidades para fugir do agito fluminense
passeio de barco em paraty

5 cidades para fugir do agito fluminense

[POST POR UMA VIAJANTE DIFERENTE] Quando pensamos no Rio de Janeiro, logo nos vêm à cabeça badalação, festas e praias. No entanto, este belíssimo estado apresenta opções turísticas para todos os gostos. Aqueles que gostam de curtir belezas naturais e pontos históricos também conseguem curtir tanto quanto aqueles que preferem sair à noite para curtir clubes e danceterias.

Se você se identifica com o perfil “zen”, prefere lugares tranquilos e silenciosos, que ofereçam alternativas à festas e noitadas, preste atenção neste post. Aqui, selecionamos cinco cidades fluminenses repletas de belezas e atrativos diferenciados. Confira as cidades para fugir do agito fluminense:

5 cidades para fugir do agito fluminense

Resende

Conhecida pelas suas cachoeiras, rios de águas claras e relevo montanhoso, Resende engloba diversas cidadezinhas pacatas riquíssimas em beleza natural e cultural.

Entre os seus pontos mais conhecidos está o distrito de Visconde de Mauá, lar das mais belas quedas d’água da região. O Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça e o Parque da Serrinha do Alambari também se apresentam como ótimas opções para quem gosta de se conectar com a natureza e fugir da vida urbana.

Na região, é possível encontrar campings seguros e de qualidade, onde só é preciso levar sua barraca e sua alimentação para relaxar durante a estadia.

Àqueles que são menos aventureiros também encontram à disposição chalés charmosos e pousadas, perfeitas para casais e famílias. Outra opção para quem pretende passar a temporada na região é alugar uma casa de campo em Resende.

Paraty

Os fãs de história podem fazer uma visita ao passado no município de Paraty, onde grande parte das edificações e da infraestrutura local é preservada da época colonial. Igrejas antigas dos séculos XVIII e XIX, calçadas de pedra e grandes casarões que hoje abrigam românticos restaurantes nos levam a acreditar que a cidade parou no tempo!

o que fazer em paraty - centro historico
Centro Histórico de Paraty

Região litorânea importante, era de lá que o ouro vindo de Minas Gerais partia para os portos do Rio de Janeiro, em direção à Europa. Por isso também, oferece belas praias e piscinas naturais, para quem não abre mão de se jogar no mar.

Sua localização estratégica, à 250 km da capital Rio de Janeiro permite visitas durante a temporada ou durante finais de semana. Por isso, muitos acabam se instalando e alugando casas de verão em Paraty.

Entre as atividades preferidas de quem visita a região estão as trilhas, canoagem e mergulho. Também são diversos os roteiros e eventos culturais na cidade, com temáticas diversas, como o Festival da Cachaça e a Feira Literária Internacional.

passeio de barco em paraty
Passeio de barco em Paraty

Vassouras

Há apenas 120 km de distância do Rio de Janeiro, a cidade de Vassouras possui um passado riquíssimo, fazendo parte do famoso Vale do Café.

Durante o século XIX, a região do Vale Fluminense foi responsável pela produção de 75% do café consumido no mundo, o que levou o Brasil a ser líder invicto de exportação do produto.

O desenvolvimento econômico advindo da atividade embelezou a região com ferrovias, iluminação de ponta para a época e casarões que se tornaram verdadeiros palácios rurais dos barões do café. Hoje, a grande maioria dos palacetes servem como museus.

A partir da cidade, é possível percorrer o famoso Circuito de Fazendas do Rio de Janeiro, onde diversas propriedades, antes reconhecidas pela produção de café, abrem suas portas e mostram sua história.

Vassouras - Rio de Janeiro
Vassouras – foto retirada de Wikimedia Commons

Na região, também não faltam atrativos culturais, como festivais e feiras temáticas. No entanto, é importante destacar suas belezas naturais, como as cachoeiras e o jardim Uaná Etê.

Saquarema

Se você não abre mão de passar seu tempo livre na praia, Saquarema é um dos destinos litorâneos mais belos, tranquilos e baratos do Brasil!

Localizado a apenas 120 km da capital Rio de Janeiro, a cidade é famosa por suas ondas, que em certas épocas do ano podem alcançar até 3 metros de altura. Por este motivo, a cidade é considerada a capital do surf.

Além disso, Saquarema se destaca pelo vôlei de praia e abraça o rock’n’roll. Lá está a sede do Centro de Desenvolvimento de Voleibol, coordenado pela Confederação Brasileira de Voleibol, que também oferece como atração um Museu do Vôlei, repleto de troféus e medalhas da seleção nacional.

cidades para fugir do agito fluminense - Saquarema
Saquarema – foto retirada de Wikimedia Commons

Já o Templo do Rock é a casa do roqueiro mais antigo do país, Serguei, que compartilha com aqueles que o visitam suas histórias divertidas sobre o Festival de Woodstock e sua amizade com a cantora Janis Joplin.

No mais, as belas Igrejas de Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora da Conceição completam o quadro cultural da cidade. O mercado de venda de casas em Saquarema ficou bem aquecido nos últimos meses.

Penedo

Essa pequena cidade há 176 km de distância da capital carioca não é tão conhecida no turismo tradicional, mas guarda consigo um segredo muito interessante: é a principal colônia finlandesa no Brasil!

Conhecida como “pequena Finlândia”, a cidade é localizada na divisa com o Parque Nacional do Itatiaia, aos pés da Serra da Mantiqueira, região de elevadas altitudes e climas frescos. Por conta disso, investe num tipo de turismo similar ao de Gramado, com pousadas, restaurantes e atrações temáticas de Natal.

cidades para fugir do agito fluminense - penedo
Penedo – foto retirada de Wikimedia Commons

Quem curte boa gastronomia e tem interesse em conhecer mais da cultura finlandesa não precisa ir para longe. Os chocólatras de plantão podem desfrutar das degustações da principal fábrica de chocolate da região, assim como os mais variados doces, lanches e geleias.

No inverno, o principal atrativo gastronômico são os fondues, já nas altas temperaturas, as cervejas artesanais tomam conta.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas de 5 cidades para fugir do agito fluminense. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para o Rio de Janeiro e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Hasta luego e até o próximo post.

Denise