/O que e onde comer em Asunción, no Paraguay.

O que e onde comer em Asunción, no Paraguay.

Quem pensa, que uma viagem ao Paraguay se resume em compras baratas, está muito enganado. Além das compras, não podemos deixar de falar de gastronomia, que é algo que nos faz conhecer muito da cultura de qualquer lugar. Fiz uma lista do que e onde comer em uma visita à Asunción. Vem sentir fome com a gente? haha

A experiência gastronômica em uma visita ao Paraguay pode começar já na estrada, caso a viagem seja feita de carro ou ônibus, você poderá apreciar a deliciosa chipa, um biscoito que lembra o pão de queijo, mas com um sabor bem típico, quentinha e direto das Chiperias locais. As vendedoras de chipa geralmente ficam no acostamento da estrada, com seus trajes bem característicos, com o cesto cheio sobre a cabeça, prontas para te atender se você parar, o que vale muito a pena.  Não deixe de comprar uma, ou duas, ou três..quatro! haha(Uma dica: coma enquanto estiver quente, depois fica dura hah).

Há outros dois tipos de chipa: a chipa soo (recheada com carne), chipa pirú (que pode ser encontrado nos supermecados de pacotinho). Todas as vezes que vamos para lá voltamos com a mala cheia, literalmente haha.

Se chegar bem cedo na capital, um dos melhores lugares para se tomar café da manhã é no Rapidito, que geralmente estão localizados em postos de gasolina.

O Lido Bar, fundado em 1953, é um dos bares mais antigos de Asunción localizado na frente do Panteon de los Heroes, na esquina da Calle Palma y Chile e une o sabor e a tradição das comidas regionais. Lá você encontra: vori vori (uma espécie de sopa com umas bolinhas de farinha de milho), chipa guasu (torta salgada de milho verde), sopa paraguaya ( que não é líquida e sim uma Torta de farinha de milho), milanesas, empanadas e diversas coisas gostosas. Todas as vezes que passei por lá a pedida era: Una empanada de jamon y queso (presunto e queijo) e um jugo de durazno (suco de pêssego). Huuuum, já estou com fome.

Quien va a Paris y no ve la Torre Eiffel no conoce Paris.
Quien va a Asunción y no conoce Lido Bar, no conoce Asunción.

Também na Calle Palma ou nos shoopings da cidade, você vai encontrar o Don Vito, famoso por suas empanadas e a Ña Eustaquia, com seus mbeju (parece bastante com a tapioca, mas a massa é diferente).

Ali perto, na rua paralela, esta o Bolsi, um dos restaurantes mais famosos da capital funcionando desde 1960, com atendimento 24 horas. Onde são servidos: milanesas, hamburgueres, peixes, pizzas e saladas. Um ótimo lugar para um café também. Há sempre comemorações de datas comemorativas com um cardápio especial para a data.

bolsi.gif

Outro lugar bem famoso, mas que nunca fui, é o Hard Rock Café Asunción, localizado no térreo do Hotel Guarani, bem no centro da cidade.

Um local bem legal é o El Cafe de Acá, na Tte. Vera 1390 esq. Dr. Morra. Enquanto você come um salgado típico ou um doce pode desenhar nos guardanapos, e depois esses guardanapos ficam expostos. Legal !?

Mas a gastronomia do Paraguay não para por ai. Nas refeições não podem faltar : mandioca cozida, batata doce, chipa guasu, milanesa, sopa paraguaya, locro (sopa com carne e milho de canjica) e soo yoso py ( sopa de carne moída com arroz).

Ahhhhh, e você sempre vai ver um paraguaio carregando o seu “termo” (garrafa térmica) e a guampa, tomando seu terere no ônibus, na rua, na calçada, no carro … onde for. O terere é servido gelado, mas também se for servido quente, como o chimarrão do sul do Brasil, leva o nome de mate. Tem também o cocido (preparado como um chá, feito com a erva mate queimada). Bom essas são algumas dicas do que e onde comer em Assunción. E você já esteve por lá? Comeu algum desses itens e curtiu ? Compartilhe sua experiência conosco.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva entre blogs amigos sobre experiências gastronômicas. Vamos dar uma olhada em quem mais escreveu sobre o assunto:

blogagem coletiva

Hasta luego

Diego Arena