/Visita Edifício Martinelli em São Paulo
Visita Edifício Martinelli

Visita Edifício Martinelli em São Paulo

A visita ao Edifício Martinelli é um dos passeios que vem se tornando parada obrigatória a todos os moradores ou turistas que visitam a cidade. Do mirante temos uma vista 360º do centro de São Paulo. Vem com a gente conferir como é a visita?!

O Edifício Martinelli

O Edifício Martinelli foi idealizado por Giuseppe Martinelli, um imigrante italiano que chegou no Brasil em 1889, e foi projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos Fillinger.

A ideia era construir o edifício mais alto da América do Sul, com 12 andares. Giuseppe queria deixar um legado para a cidade e um marco que fizesse o seu nome ser lembrado para sempre. 

Em 1924 começou a construção do prédio que originalmente era para ter 12 andares. Durante a construção, de 12 andares o prédio passou a ter 14, de 14 para 18, e depois 20. Tudo por conta e responsabilidade do Giuseppe. 

A construção não parava. Quando o prédio atingiu 24 andares foi embargado pela prefeitura por não ter licença, desrespeitar as leis de altura máxima de edifícios na cidade e não ser considerado seguro. Depois de um tempo, a comissão técnica da prefeitura concluiu que o prédio era seguro e liberou a construção até o andar 25.

Ainda não satisfeito, Giuseppe construiu sua casa no topo do edifício, foram mais 5 andares. Assim, o prédio se tornou um marco, com 30 andares, e um simbolo de São Paulo. 

Visita Edifício Martinelli
Fachada Martinelli

Muitas coisas rolaram depois que a construção foi finalizada. Giuseppe perdeu a posse do prédio por conta das altas dividas que adquiriu para construir o prédio. Entre os anos 1960 e 1970 o prédio foi invadido e se tornu uma favela vertical. Uma igreja evangélica funcionou no 17º andar e crimes aconteceram no edifício neste período. 

Em 1975 foi desapropriado pelo prefeito Olavo Setubal e foi restaurado. Assim, o prédio foi reinaugurado em 1979 sendo ocupado por repartições municipais e recebendo o nome do seu idealizador Edifício Martinelli.

Ingressos Visita Martinelli

As visitas ao mirante do Edifício Martinelli acontecem diariamente, em grupos de no máximo 15 pessoas, às 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30 e 19h30, e tem duração de aproximadamente 45 minutos.

Os ingressos são disponibilizados pela internet, pelo site da Sympla, basta escolher o dia e horário desejado para a visita e chegar no local com o comprovante de agendamento, no celular mesmo, 30 minutos antes do horário marcado.

Caso esteja andando pela região e não marcou o horário pelo site, sempre há uma fila de espera caso tenham ocorrido desistências, ou a pessoa não tenha ido, basta ir na portaria e conferir se tem alguma vaga disponível.

Por questões de segurança, a visita não ocorre se estiver chovendo.

A visita ao Mirante Edifício Martinelli

Depois de entrar no edifício, pegamos o elevador até o 26º andar. É no hall dos elevadores do 26º andar que a visita realmente começa. Lá, a guia nos conta sobre a história do edifício, desde como o seu idealizador conseguiu dinheiro para a construção, sobre os detalhes da arquitetura, a história do prédio até os dias atuais e sua importância para a cidade.

Depois das explicações no hall, que na verdade era o acesso da antiga casa do Martinelli, saímos para o lado externo observar os detalhes do prédio.

 Edifício Martinelli
Cobertura do Edifício Martinelli
Mirante Edifício Martinelli
Mirante
Visita Edifício Martinelli
Mirante

A vista do mirante

Depois fomos até o mirante, que é a parte mais esperada do tour. Podemos ficar em torno de 40 minutos por ali, observando o skyline de São Paulo.

É impossível não se maravilhar com a selva de pedras que vemos do topo do Martinelli. Lá de cima temos uma vista 360º de sampa, de onde podemos ver diversos pontos turísticos e importantes para a cidade, como a Catedral da Sé ( quase escondida no meio dos prédios) e lá ao fundo a Avenida Paulista.

Vista do Edifício Martinelli
Vista

Também podemos ver a Praça das Artes, ao Lado da Avenida São João (foto da esquerda) e, na foto da direita, o Viaduto Santa Efigênia, a Praça do Correio e o Edifício Mirante do Vale, que é o prédio mais alto da cidade, com 170 metros de altura e 51 andares. Este prédio já foi considerado o mais alto do Brasil e da América do Sul, e foi projetado por Waldomiro Zarzur.

Mas, o ponto que mais chama a atenção de todos os visitantes é a vista para o edifício Altino Arantes, um dos cartões postais mais famosos da cidade e onde hoje funciona o Farol Santander. Lá podemos conferir um pouco mais da história de São Paulo, além de exposições temporárias, um café/ bar e o mirante.

Farol Santander - Vista do  Edifício Martinelli
Vista para Farol Santander
 Edifício Martinelli vista para Farol Santander
Farol Santander

Como chegar no Edifício Martinelli

O jeito mais fácil de chegar no Edifício Martinelli é de metro. O prédio fica a apenas 1 quarteirão da Estação São Bento, da linha 2 – azul do metro, e a entrada do prédio fica na Rua São Bento 35. 

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em São Paulo. E você já conheceu ou fez a Visita Edifício Martinelli? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para São Paulo e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena