Com apenas uma tarde para conhecer Porto Alegre. Enquanto esperava o horário de voltar para São Paulo, depois de um dia de trabalho em Santa Maria, consegui um roteiro bem legal para conhecer o centro da cidade em pouco tempo.

O que fazer em Porto Alegre

O clima na cidade estava bem nublado e as vezes até chovia um pouco, mas nada me impediu de dar uma volta por Porto Alegre. Como estava de carro, decidi primeiro passar na Fundação Iberê Camargo, um museu bem interessante projetado pelo Arquiteto Alvaro Siza, porém, só descobri quando cheguei que o Museu estava fechado e só abriria aos finais de semana (estão reformando). Uma hora preciso voltar para conhecer o interior dele.

Fundação Iberê Camargo

Centro Histórico

Depois decidi ir ao Centro Histórico da cidade. No caminho, passei em frente ao Estádio Beira-Rio, ou Estádio José Pinheiro Borda, pertencente ao time do Internacional, onde aconteceram alguns jogos da Copa do Mundo de 2014, também situado as margens do Lago Guaíba. Um estádio bem bonito.

Estádio Beira Rio

Já no centro Histórico, comecei o passeio pelo Mercado Público Central, construído em 1869. Nele, além de diversas lojas de hortifrúti e restaurantes/ cafés,  funciona uma Central de Informações Turísticas. Lá peguei um mapa, algumas dicas para um roteiro rápido com vários pontos importantes e saí para conhecer, antes da chuva .

Mercado Público Central

Ao lado do Mercado Público Central está o Paço Municipal, projetado por Luís Carrara Colfosco, onde desde 1901 funciona a Prefeitura Municipal da cidade de Porto Alegre. Depois segui até a Praça da Alfândega, uma das praças mais famosas e importantes da cidade, onde fica o primeiro Prédio da Alfândega, o Santander Cultural e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli.

Museu

Um dos pontos mais interessantes deste pequeno tour foi passar pela Casa de Cultura Mário Quintana, com este nome para homenagear um dos maiores poetas brasileiros, que viveu ali de 1968 a 1980, onde antigamente funcionava o Hotel Majestic, construído entre 1910 e 1930. Hoje, no local, funciona um centro cultural, com espaço para exposições, teatro, cinema, e um café. No 5º andar, há um terraço chamado de Jardim Lutzenberger.

Na mesma rua, ao lado dos edifícios onde funciona o Setor do Exército e Marinha, está a Igreja Nossa Senhora das Dores. Uma igreja bem imponente com suas escadarias.

Igreja Nossa Senhora das Dores

O último ponto visitado foi onde antigamente funcionava o Gasômetro, e hoje abriga um dos Centros Culturais mais importantes da cidade (não havia nenhuma exposição quando fui). Todos falam que o por do sol, as margens do Lago Guaíba, neste ponto da cidade é imperdível.

Futebol

Depois disso tudo já era hora de ir ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. No caminho até lá, ainda pude ver mais um belíssimo estádio, a Arena do Grêmio. Uma pena estar nublado.

Arena do Grêmio

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em pouco tempo em Porto Alegre. E você já esteve por lá? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco! Quer mais dicas?

Até o próximo post,

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Conheci POA no TchÊncontro e me apaixonei pela cidade. São tantos amigos lá que o amor só aumenta! Ótimas dicas pra passar o dia na cidade. Adorei!

    • Muita coisa para fazer por ali não é mesmo?
      Obrigado pelo comentário! Muitas idas a POA para você =)

  • Ainda não conhecemos POA, mas temos bastante vontade. Seu post mostrou que dá pra conhecer bastante coisa em um dia, quem sabe não damos uma esticadinha lá qualquer dia destes. ?

    • Siiim, da pra ver bastante coisa em um dia. Fiz um roteiro bem bacana, ainda tenho muito mais lugares para conhecer por ali. =)

  • Não sei pq mas adorei o nome do post!! (rs) Ainda não conheço Porto Alegre, mas me encanto com as cidades do Sul!

    • haha, sua cara o título do post né? haha
      Obrigado pelo comentário ;)

  • Adorei o post! Já conheço Porto Alegre e esse roteiro está excelente para qualquer turista aproveitar a cidade em um dia. Parabéns!

  • Poxa, estive uma vez em Porto Alegre e mal deu pra conhecer o lugar :( Fiquei com vontade de voltar!

  • Oi, Diego!
    Como portoalegrense, amei revisitar a minha cidade com o teu olhar. Não moro mais lá, mas trabalhei a vida toda no Centro Histórico e tinha este cenário (Mercado, Casa de Cultura, I.Dores) no meu dia-a-dia. Obrigada por trazer até nós. Fico feliz como esse passeio! ;)

    • Que bom que gostou. Uma grande responsabilidade falar de uma cidade para alguém que conhece tanto dela. Obrigado pelo comentário ;D

  • Acredita que ainda não conheço Porto Alegre? Mas na primeira oportunidade resolvo isso e suas dicas vão ser fundamentais.

  • Acredita que ainda não conheço Porto Alegre? Mas na primeira oportunidade vou resolver isso e suas dicas vão me ajudar com certeza!

  • Moro em uma cidade vizinha à Porto Alegre e adoro conhecer cada cantinho desta cidade incrível. Sempre recomendo para quem visita a Serra Gaúcha ficar pelo menos um dia na capital. Parabéns pela ótima matéria.

    • É bem bacana mesmo, ainda não conheço a Serra Gaucha. Mas com certeza vale a pena dar uma passada conhecer a capital.
      Obrigado pelo comentário =)

  • Preciso conhecer POA! QUando fui para o SUL fui direto para Gramado... mas quero voltar e dedicar uns dias à capital

    • Não conheço Gramado ainda, parece ser uma cidade bem interessante. De uma passada sim em POA, vai curtir =)

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023