15 Cidades para Conhecer em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina possui dezenas de cidades bem interessantes para se conhecer. São cidades que atraem todos os tipos de turistas e viajantes, desde aqueles que buscam cidades históricas, cidades com diversos atrativos culturais, turistas que preferem aventuras e ecoturismo com muito verde e natureza e pessoas que apenas viajam a negócios mas possuem um tempo para aproveitar pelo menos um pouco de cada cidade. Listei neste post 15 dicas de cidades para conhecer em Santa Catarina. Vem com a gente conferir?!

Cidades para Conhecer em Santa Catarina

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está começando a ser conhecida como a “Dubai brasileira”, por conta dos seus diversos arranha céus espalhados pela cidade e principalmente na orla da Praia Central.

São diversas a atrações pela cidade: o Parque Unipraias, o Cristo Luz, o Oceanic Aquarium, a Avenida Atlântica, a Praia do Pinho, a Praia Central, fazer um bate e volta até Penha e conhecer o Beto Carrero World, o Deck do Pontal Norte e, muito em breve, a Roda Gigante Big Wheel.

Praia Central

Bombinhas

Bombinhas é uma cidade litorânea de Santa Catarina, com diversas praias para todos os tipos de pessoas e gostos, desde aqueles que preferem praias bem cheias e com diversos vendedores e quiosques, até aquelas mais isoladas, para quem busca relaxar e não ser incomodado.

Ao todo são aproximadamente 40 praias espalhadas pela cidade, e entre elas podemos citar: a Praia Retiro dos Padres, a Praia do Cação, a Praia da Sepultura, a Praia do Ribeiro, a Praia da Lagoinha, a Prainha, o Mirante ECO 360, a Praia de Zimbros, entre diversas outras.

Brusque

A cidade de Brusque faz parte das cidades do Vale Europeu e é bastante conhecida por sua produção têxtil. Localizada a aproximadamente 45 km do Aeroporto de Navegantes, ela costuma entrar no roteiro de quem visita Blumenau ou procura um destino mais romântico no inverno.

Entre os principais pontos da cidade estão: o Mineral Água Park, o Santuário Nossa Senhora de Azambuia, o Parque das Esculturas, o Parque Leopoldo Moritz, a Fundação Parque Ecológico Zoo Botânico, entre outros.

Blumenau

Impossível falar de Blumenau e não falar de cerveja e da tradicional festa Oktoberfest, que acontece no mês de outubro, na Vila Germânica, atraindo viajantes de todo o Brasil e até dos vizinhos Paraguai e Argentina.

Entre os principais pontos da cidade estão: a Vila Germânica, a Rua XV de Novembro, o Museu da Família Colonial, o Museu da Cerveja, o Museu Hering, a Vila Encantada, o Parque Ecológico Spitzkopf, a Catedral São Paulo Apóstolo, o Relógio das Flores etc.

Museu Hering
Castelinho da Havan

Chapecó

Chapecó é considerada a capital do Oeste Catarinense e é bastante conhecida na agroindústria, se tornando uma cidade onde o turismo é basicamente de negócios. Infelizmente essa cidade ficou muito conhecida após o desastre aéreo com o time de futebol do Atlético Chapecoense.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: a Arena Condá, a Galeria de Artes Dalme Marie Grando Rauen, a Catedral Santo Antônio, a Praça Central da Igreja Matriz, a estátua O Desbravador, o Eco Parque, a Praça Coronel Bertaso, a Estância das Águas Recreação e Turismo e o Museu da Colonização de Chapecó.

Criciúma

Criciúma está localizada a aproximadamente 200 quilômetros de Florianópolis. Ela não é bem uma cidade turística, mas recebe diversos viajantes que apenas pernoitam pela cidade e aproveitam para conhecer alguns pontos.

Entre os principais pontos da cidade estão: O Parque das Nações, a Praça do Congresso, a Praça Nereu Ramos, a Catedral São José, o Museu Municipal Augusto Casagrande, o Morro Cechimel,

Florianópolis

Florianópolis, a Ilha da Magia, é a capital do estado de Santa Catarina. A cidade se divide em uma grande ilha e algumas ilhas pequenas, repletas de lindas praias e áreas preservadas de mata Atlântica, onde há diversas trilhas, além disso, no centro da cidade há diversas opções gastronômicas de alta qualidade. Resumindo, floripa é um destino para todos os tipos de viajantes.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: a Praia da Joaquina, a Praia Mole, a Praia do Campeche, a Ponte Hercílio Luz, a Catedral Metropolitana, a Praia dos Ingleses, a Praia Brava, a Praia da Galheta, a Lagoa da Conceição, a Praia de Canasvieiras, as Dunas de Joaquinas, o Mercado Publico, a Praia de Jurerê, o Palácio Cruz e Sousa etc.

Praia Mole
Praia Mole em Florianópolis

Garopaba

Garopaba é conhecida principalmente por suas praias com ondas propicias para a pratica do surf, o que atrai centenas de jovens principalmente durante o verão e feriados.

Em Garopaba podemos conhecer: a Guarda do Embau, a Praia da Ferrugem, a Praia do Siriú, a Praia do Ouvidor, a Praia da Silveira entre outros.

Itajaí

Itajaí esta localizada no litoral norte de Santa Catarina, a aproximadamente 94 quilômetros de Florianópolis.

Entre os pontos turísticos da cidade estão: a Praia das Laranjeiras, a Praia dos Amores, o Deck do Pontal Norte, a Praia do Atalaia, entre outros.

Joinville

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina e a terceira cidade mais populosa da região sul do Brasil, atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba.

Entre os pontos turísticos da cidade estão: o Museu Nacional de Imigração e Colonização, o Castelo dos Bugres, a Estação da Memória, a Estrada Bonita, o Mirante da Serra Dona Francisca, o Mirante de Joinville, o Morro Boa Vista, o Zoo botânico entre diversos outros pontos.

Lages

Lages é uma das cidades mais antigas de Santa Catarina, fundada por tropeiros e bandeirantes em 1677. A cidade é conhecida como capital do turismo rural e atrai diversos turistas durante a Festa do Pinhão.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: o Memorial Nereu Ramos, o Parque Jonas Ramos, o Monumento Boi de Botas, o Morro da Cruz, a Catedral de Lages, a Praça Vidal Ramos Sênio Filho, o Monumento aos Imigrantes, o Museu Batalhão Ferroviário, o Museu Histórico Thiago de Castro entre outros.

Nova Veneza

Nova Veneza é uma região localizada bem próximo a Criciúma. Esta cidade começou a ser colonizada em 1841, por imigrantes italianos, em sua grande maioria de Veneza.

Por lá podemos ver algumas das 4 gôndolas doadas pelo governo italiano e podemos participar do Carnavale de Veneza, uma festa que acontece uma vez por ano. Além disso, podemos conhecer: a Praça Humberto Bortoluzzi, a Casa de Pedra, o Museu do Imigrante, a Igreja Matriz de São Marcos, o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, a Barragem do Rio São Bento e a Vinícola Borgo.

Penha

Penha é conhecida nacionalmente como a cidade onde está localizado o parque temático Beto Carrero World, que se tornou o principal ponto turístico, atraindo milhares de turistas anualmente.

Mas, além do Beto Carrero World, em Penha também podemos conhecer: a Capela São João Batista, a Praia Alegre, a Praia da Saudade, a Praia da Armação, a Praia do Manguinho, a Praia da Paciência, a Ilha Feia, entre diversas outras praias.

Eu na entrada do parque

Pomerode

Pomerode, localizada no Vale do Itajaí e na Microrregião de Blumenau, é conhecida por ser “a cidade mais alemã do Brasil.”
A cidade recebe muitos turistas durante suas festas regionais típicas alemãs: a Festa Pomerana, que acontece em janeiro; a Osterfest, no período da Páscoa; e a Weihnachtsfest (Natal em alemão), em dezembro.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: o Museu Pomerano, o Museu Casa do Imigrante Carl Weege, a Cervejaria Schornstein, a Praça Torgelow, o Teatro Municipal, a Vila Encantada, o Museu Teichmann, o Zoo Pomerode, a Rota Enxaimel etc.

Serra do Rio do Rastro – Lauro Muller

A Serra do Rio do Rastro é uma estrada, com 15 quilômetros de extensão, que liga as cidade de Lauro Muller e Bom Jardim da Serra.

Essa estrada se tornou um grande cartão postal do estado por conta das paisagens que podemos ver durante o trajeto, que é cheio de subidas e descidas bem íngremes. A dica é parar no mirante e curtir um pouco a paisagem da região.

Planejando sua Viagem para Santa Catarina

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas de cidades para conhecer em Santa Catarina. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Amo Santa Catarina e a diversidade de paisagens! Conheço algumas das cidades do litoral - Florianópolis, Guarda do Embaú, Bombinhas - e também Balneário Camboriú e o Beto Carrero, além da serra catarinense, que é incrível. Falta conhecer ainda as cidades do Vale Europeu...

  • Quando vi o seu post sobre 15 cidades para conhecer em Santa Catarina, fiquei logo muito curiosa para saber quais eram as indicações, afinal, o estado é todo muito bonito. Descobri que das 15 eu já conheço 7 delas, então preciso voltar lá para conhecer as outras...kkk. Adoro viajar em Santa Catarina.

Posts recentes

O que fazer em Embu das Artes

Embu das Artes, localizada à aproximadamente 30 quilômetros de São Paulo, é uma cidade bastante…

27/11/2020

Viagem internacional à prova de falhas: o que levar na bagagem

[Post por UM VIAJANTE DIFERENTE] Viajar para outro país é um dos principais objetivos de…

26/11/2020

Itens imprescindíveis para viajar

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] Uma das maiores saudades de algumas pessoas é viajar, pois…

25/11/2020

Um dia em Capitólio, Minas Gerais

Capitólio, localizada às margens do Lago de Furnas, se tornou uma das cidades mais procuradas…

12/11/2020

Roteiro de 16 dias pela Tailândia

Durante um roteiro de quase dois meses pela Ásia, onde passei por 9 países (Qatar,…

10/11/2020

Como é se hospedar no Hotel de Sal em Uyuni

Quando fechei o tour de 4 dias para o Salar de Uyuni, saindo e voltando…

05/11/2020