/Castel Sant’Angelo, em Roma

Castel Sant’Angelo, em Roma

Conhecido também como Mausoléu de Adriano, onde hoje funciona um museu, o Castelo Sant’Angelo, localizado em Roma, ficou bem conhecido após o sucesso do best-seller Anjos e Demônios, de Dan Brown. A construção é um dos pontos turísticos mais importantes e um dos melhores lugares para se ter uma vista panorâmica da cidade.

Com aproximadamente 2 mil anos, o local já teve diversos usos: Mausoléu (onde estão os restos mortais de Adriano e sua família), esconderijo Papal, (lembram do filme Anjos e Demônios? Há uma passagem secreta no  interior do Castelo que dá acesso direto ao Vaticano, o Passetto di Borgo), já funcionou como Prisão e hoje é o Museo Nazionale di Castel Sant’Angelo (Museu Nacional do Castelo Sant’Angelo).

Mas , por que o Mausoléu de Adriano começou a ser chamado de Castelo Sant’ Angelo  ? Um dia, em meados dos anos 500dC., o Papa Gregório I, afirmou ter visto um anjo na cobertura do Castelo. Depois disso, as pessoas começaram a se referir ao local como Castelo de Santo Ângelo, que recebeu uma escultura deste anjo no local da visão do Papa.

Estava andando por Roma quando resolvi ir a pé até o Vaticano, (meio loucura mas… haha), quando, ao chegar na Ponte Santo Ângelo, famosa pelas suas várias estátuas-anjos de Bernini, me deparei com o Castelo.

Não tinha pesquisado sobre ele e nem colocado no meu roteiro, Mas logo que o vi fiquei bem interessado. Fui até a porta e na placa dizia que estudantes de arquitetura não pagavam a entrada (mas não li a parte que falava: estudantes europeus haha). Só descobri isso no caixa conversando com a atendente. Era meu segundo dia em Roma, meu italiano ainda aranhando quando ela me perguntou em que semestre eu estava. Disse que tinha me formado naquele mês e quando falei isso ela me deu de presente a entrada! Aeeeeee, vamos conhecer o Castelo.

castel sant angelo em roma (9.1).jpg
Vista do Castelo a partir da Ponte Santo Ângelo

Nunca tinha entrado em um mausoléu que virou castelo. Fiquei bastante intrigado. O que eu iria encontrar? O prédio conta com cinco andares e podemos conhecer desde o subsolo até a cobertura. Todos os andares são ligados por uma rampa, e escadarias. Muitas escadarias e todas em pedras. Se prepare para andar e se perder pelos corredores do local. Uma verdadeira aventura.

No subsolo fica a tumba de Adriano. Nos andares superiores é o misto das celas que eram utilizadas pelos prisioneiros e os quartos Papais e salas com afrescos de época renascentista até coleções de armas.

Depois de subir, subir e quase me perder pelo castelo cheguei à cobertura e pensei: Nossa, passado e presente se unem de uma maneira linda. Da cobertura pode-se ver diversos pontos importantes da cidade: o Rio Tibre, a Basílica de São Pedro do Vaticano, o Monumento a Vittorio Emanuele II, o Terme di Caracalla, a Chiesa Nova etc.

castel sant angelo em roma (7).JPG
Vista Panorâmica da cobertura, com o Vaticano ao Centro

Ahh, não podia faltar uma foto do anjo no topo do castelo  ?

castel sant angelo em roma (19).JPG

Endereço: Lungotevere Castello, 50 00193, Roma, Itália
Horário de funcionamento: Todos os dias das 9h às 19:30.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva entre blogs amigos sobre Castelos pelo mundo. Vamos dar uma olhada em quem mais escreveu sobre o assunto:

capa blogagem coletiva

* Viajonários – Inglaterra: 10 castelos para visitar a partir de Londres 

* Atravessar Fronteiras – Visitando o Castelo de Malahide, na Irlanda

* Mariana Viaja – Castelo de São Jorge em Lisboa: 10 séculos de história

* Vem pro Parque – O Castelo mais colorido do Brasil: o Castelo das Nações, no Beto Carrero World

* Viajar correndoBurg Eltz, um castelo medieval na Alemanha

* Contando Destinos5 Castelos de Contos de Fadas para conhecer na Alemanha

* Asas Pra Que Te QueroEscócia: conheça o mal-assombrado Castelo de Edimburgo

* Destinos por onde andei…8 Castelos pelo Mundo que Valem a Pena Conhecer!

* Cantinho de NáCastelo de Neuschwanstein – veja porque inspirou Walt Disney.

* Tá indo pra ondeTudo sobre o Castelo Sforzesco em Milão!

* TripBabyCastelos de Portugal 

* Ligado em ViagemCastelo de Ettlingen no Estado de Baden-Württemberg na Alemanha

* Caixa de Viagens – Castello di Pavone – um castelo para se hospedar na Itália. 

* Trilhas e Cantos 10 Castelos para Conhecer na Europa 

* Viagens de MãeA Suíça e seus castelos

* Turista FullTime 21 castelos europeus que vão fazer você amar as aulas de História!

* Do RS para o MundoCinco castelos franceses e um brasileiro

* Vou pra Roma Visite o Castelo Sant’Angelo em Roma grátis

Até o próximo post,

Diego Arena