MAC Niterói, Visitando o Museu de Arte Contemporânea
De longe avistamos um disco voador pairando sobre o morro. Curiosos, andamos pela calçada, beirando o mar e a Praia de Icaraí, em Niterói, até chegar bem perto. Quando chegamos, descobrimos, que na verdade, não era um disco voador, e sim o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, ou mais conhecido como MAC Niterói, projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer. Vem com a gente conferir este post?!
Quando cheguei em Niterói estava muito calor e eu estava com muita fome. Resolvi então procurar um restaurante na orla da Praia de Icaraí, onde mesmo vestindo jeans, estando de tênis e uma mochila nas costas, resolvi pisar na areia da praia e admirar a paisagem por alguns minutos. Ao longe pude avistar o famoso “disco voador” que permanece imóvel na cidade, e imediatamente me decidi: não poderia ir embora de Niterói sem conhecê-lo.

Sumário
MAC Niterói
O museu é assim mesmo, chama a atenção de todos por sua forma e por sua cor branca, itens bem característicos das obras de Oscar Niemeyer. Segundo o arquiteto, o museu tem esta forma para que todos que vão até lá ver as obras e exposições em cartaz não visitem apenas um museu, e sim sintam tudo que ele tem a oferecer, interagindo com a cidade.

A visita começa no térreo, onde antes mesmo de entrar no museu ficamos admirando a construção e o local em que foi construído e vemos praticamente toda a orla da praia, além das montanhas, morros e paisagens do Rio de Janeiro, por entre o piso e o início do Museu. Nesta área entendemos o que Niemeyer quis dizer com interagir com a cidade. Neste dia, estava bem nublado e chuvoso e fiquei imaginando como seria em um dia de sol. A paisagem deve ser ainda mais linda.

Depois de um tempo pelo térreo, era hora de entrar no Museu, subindo por sua rampa pintada na cor vermelha. A entrada do Museu custa R$10 a inteira e R$5 a meia (preço de Setembro de 2018).
“Como é fácil explicar este projeto! Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar. E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto.” Oscar Niemeyer (2006)

Exposições
Há sempre exposições interessantes no museu, o que faz valer a pena visitá-lo sempre. Além disso, de um dos pontos do local destinado às obras, há uma janela enorme, de onde podemos ver toda a paisagem. Ali também podemos ficar sentados, admirando ora o mar e a paisagem ora a exposição. Bem bonito.
São três exposições distintas que estão acontecendo até novembro de 2018, são elas: Anna Bella & Lygia & Mira & Wanda; Sonia Gomes – A vida renasce Sempre; e Jaime Lariano – Brinquedo de Furar Moletom, que tenta nos mostrar sobre a violência no Brasil através de esculturas de carros e aviões feitas a partir de cápsulas de balas.

No final da tarde do dia seguinte, saí do trabalho e estava um dia lindo, fui até a Praia de Icaraí conferir o por do sol e de lá pude novamente ver o “disco voador”, agora, com essas cores no céu como se ele estivesse falando: “até mais!” e fosse desaparecer assim que escurecesse.

Mapa
Blogagem Coletiva
Este post faz parte de uma blogagem coletiva, com blogs amigos, sobre os Museus Brasileiros, tentando mostrar a sua importância para todos os cidadãos. O que aconteceu no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e em tantos outros Museus do nosso país não pode se repetir! #lutomuseunacional
- Mapeando Mundo – Mapeando Manaus: Museu da Amazônia & Torre de Observação
- Destinos por onde andei… – Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, vale a pena conhecer
- Ligado em Viagem – Visitando o MASP, Museu de Arte de São Paulo, e a Exposição Histórias Afro-atlânticas
- Vamos Por Aí – Museu do Catetinho em Brasília
- Mariana Viaja – Museus no Brasil: 15 opções históricas e culturais que valem uma visita
- Fui ser viajante – 10 museus de Recife que você precisa conhecer
- Tá indo pra onde? – Visitando o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro
- Diário de Turista – Museu Histórico Abílio Barreto em Belo Horizonte (MG)
- Vaneza com Z – Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – reflexão sobre o abandono
- Let’s Fly Away – MAC Niterói, o lindo Museu de Arte Contemporânea de Niterói
- Cantinho de Ná – Museu do Estado de Pernambuco: tradição e história
- Maquiadora Viajante – Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e a importância dos museus nas cidades
- Vem que te Conto! – Museu Histórico de Campos dos Goytacazes
- Expressinha – Museu da Imigração ou Memorial do Imigrante – Uma Visita Inesquecível pela História e pela Moóca
- Turistando.in – O fechamento do Museu do Ipiranga em São Paulo e seu acervo hoje
- Embarque40mais – Dica de Museu SP: MIS Campinas leva à viagem no tempo
- Itinerário de Viagem – NAC USO – Museu de Arte Contemporânea de SP
Planejando sua Viagem à Niterói
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
Bom, essas são algumas dicas do que fazer no em Niterói, no Rio de Janeiro. E você já conhece o MAC Niterói? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Até o próximo post.
Diego Arena
Pingback: Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro | Entre Polos
Pingback: Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, vale a pena conhecer | Destinos Por Onde Andei...
Pingback: Mapeando Manaus: Museu da Amazônia & Torre de Observação
Pingback: MASP - Museu de Arte de São Paulo e a exposição Histórias Afro-atlântica
Pingback: Museu Histórico de Campos dos Goytacazes | Vem que te Conto!
Pingback: 10 museus de Recife que você precisa conhecer! | Fui ser Viajante
Pingback: Museu Histórico Abílio Barreto em Belo Horizonte (MG) | Diário de Turista
O MAC é incrível. Já visitei e tenho que admitir que a arquitetura e a paisagem foram um conjunto perfeito. Parabéns pelo post e amei a foto do pôr do sol.
O MAC é um brinde ao olhar, com sua arquitetura tão especial e paisagem deslumbrante. Um passeio obrigatório para quem visita Niterói. Adorei as informações e dicas! Lindo post!
Só a arquitetura desse museu já é uma obra de arte né? Essa vista maravilhosa tambem deixa a visita ainda mais especial!
O Mac é lindo demais. Arquitetura maravilhosa, realmente foi criado uma conexão com a paisagem e com a cidade!
Fiquei completamente apaixonada pela arquitetura do MAC quando fui conhecê-lo. Lindo demais né? Ótima escolha, é um dos importantes museus brasileiros.
Sou suspeita para falar de Niterói e de tudo de lindo que esta cidade nos oferece. Minha irmã e família moram na cidade e adoro ir visitá-los, porque Nikiti já ganhou meu coração. E o MAC é uma destas belas surpresas que podemos encontrar em Niterói, vale muito a pena conhecer o museu e apreciar a bela vista que esta atração oferece ao visitante. Ótima escolha de museu para a Blogagem Coletiva.
Certa vez fui à Niterói e é claro que fui até o museu. Infelizmente estava fechado. Ele está na minha lista para um próxima visita a cidade, que espero seja em breve.
Um museu que vale a visita já por seu estilo e ainda mais pelo seu acervo.
Uma preciosidade para turistas e moradores do Rio e Niterói. Fiquei impressionada que no site do Museu diz que a entrada é gratuita para todo visitante que chegue de bicicleta e as quartas é gratuito para todo o público. Por mais iniciativas como estas. A sociedade precisa e a cultura agradece!
Excelente post!
Ah, que vontade embarcar nesse disco voador! Amo paisagens! Valeu pela dica.
Esse museu é todo perfeito!!! A vista dele (pro Rio) é maravilhosa, a estrutura dele é maravilhosa e a arte é maravilhosa!! Não tem como não amar!!!
Só de pensar que já me hospedei aí perto e não aproveitei uma visita a este museu fico mega angustiada! Vou ter que ir! ;P Parabéns pelo post que me lembrou deste arrependimento hehehehe
Muito interessante! Estou com planos de ir ao RJ ainda este ano e colocarei o MAC na minha lista! Imagino que nao fique muito longe do centro do RJ, nao é?
ah saudades de quando morava em Niterói e ficava apreciando o por do sol com o MAC ao fundo.
A localização do Museu é privilegiada e tem um bistrô delicinha no subsolo.
A arquitetura é impressionante, com certeza vou visitar na próxima oportunidade,adoro museus pois vivencio muita história e cultura em um lugar só.
Esse museu é maravilhoso e mesmo que fosse só pra apreciar a vista, já valeria a pena dar uma passada por lá. Da próxima vez q voltar ao Rio, to querendo mto passar pelo menos 1 dia em Niterói!
Pingback: O que fazer no Rio de Janeiro - Dicas de Roteiro - Uma Viagem Diferente
Pingback: Visite o Museu da Imigração, antigo Memorial do Imigrante e a Moóca
Pingback: O fechamento do Museu do Ipiranga em São Paulo e seu acervo hoje - Turistando.in
Pingback: Patrimônio Artístico e Cultural na Bahia - reflexão sobre o abandono - Vaneza com Z
O MAC é incrível mesmo. Uma arquitetura linda, bem a cara do mestre Niemeyer. Adoro as obras dele.
Pingback: 10 Museus para Conhecer no Rio de Janeiro - Uma Viagem Diferente
Pingback: MASP - Museu de Arte de São Paulo e a Histórias Afro-atlântica