/MAC Niterói, Visitando o Museu de Arte Contemporânea
MAC Niterói

MAC Niterói, Visitando o Museu de Arte Contemporânea

De longe avistamos um disco voador pairando sobre o morro. Curiosos, andamos pela calçada, beirando o mar e a Praia de Icaraí, em Niterói, até chegar bem perto. Quando chegamos, descobrimos, que na verdade, não era um disco voador, e sim o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, ou mais conhecido como MAC Niterói, projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer. Vem com a gente conferir este post?!

Quando cheguei em Niterói estava muito calor e eu estava com muita fome. Resolvi então procurar um restaurante na orla da Praia de Icaraí, onde mesmo vestindo jeans, estando de tênis e uma mochila nas costas, resolvi pisar na areia da praia e admirar a paisagem por alguns minutos. Ao longe pude avistar o famoso “disco voador” que permanece imóvel na cidade, e imediatamente me decidi: não poderia ir embora de Niterói sem conhecê-lo. 

Niterói
Praia de Icaraí, em Niterói

MAC Niterói

O museu é assim mesmo, chama a atenção de todos por sua forma e por sua cor branca, itens bem característicos das obras de Oscar Niemeyer. Segundo o arquiteto, o museu tem esta forma para que todos que vão até lá ver as obras e exposições em cartaz não visitem apenas um museu, e sim sintam tudo que ele tem a oferecer, interagindo com a cidade.

MAC Niterói
Entrada do MAC Niterói

A visita começa no térreo, onde antes mesmo de entrar no museu ficamos admirando a construção e o local em que foi construído e vemos praticamente toda a orla da praia, além das montanhas, morros e paisagens do Rio de Janeiro, por entre o piso e o início do Museu. Nesta área entendemos o que Niemeyer quis dizer com interagir com a cidade. Neste dia, estava bem nublado e chuvoso e fiquei imaginando como seria em um dia de sol. A paisagem deve ser ainda mais linda.

MAC Niterói
Vista de Niterói, pelo térreo do MAC Niterói

Depois de um tempo pelo térreo, era hora de entrar no Museu, subindo por sua rampa pintada na cor vermelha. A entrada do Museu custa R$10 a inteira e R$5 a meia (preço de Setembro de 2018). 

“Como é fácil explicar este projeto! Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar. E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto.” Oscar Niemeyer (2006)

MAC Niterói
MAC Niterói

Exposições

Há sempre exposições interessantes no museu, o que faz valer a pena visitá-lo sempre. Além disso, de um dos pontos do local destinado às obras, há uma janela enorme, de onde podemos ver toda a paisagem. Ali também podemos ficar sentados, admirando ora o mar e a paisagem ora a exposição. Bem bonito.

São três exposições distintas que estão acontecendo até novembro de 2018, são elas: Anna Bella & Lygia & Mira & Wanda; Sonia Gomes – A vida renasce Sempre; e Jaime Lariano – Brinquedo de Furar Moletom, que tenta nos mostrar sobre a violência no Brasil através de esculturas de carros e aviões feitas a partir de cápsulas de balas.

MAC Niterói
Brinquedo de Furar Moletom

No final da tarde do dia seguinte, saí do trabalho e estava um dia lindo, fui até a Praia de Icaraí conferir o por do sol e de lá pude novamente ver o “disco voador”, agora, com essas cores no céu como se ele estivesse falando: “até mais!” e fosse desaparecer assim que escurecesse. 

Mapa

Blogagem Coletiva

Este post faz parte de uma blogagem coletiva, com blogs amigos, sobre os Museus Brasileiros, tentando mostrar a sua importância para todos os cidadãos. O que aconteceu no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e em tantos outros Museus do nosso país não pode se repetir! #lutomuseunacional

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer no em Niterói, no Rio de Janeiro. E você já conhece o MAC Niterói? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Até o próximo post.

Diego Arena