/11 edifícios projetados por Oscar Niemeyer para conhecer no Brasil
Oca

11 edifícios projetados por Oscar Niemeyer para conhecer no Brasil

Oscar Niemeyer foi sem dúvida um dos maiores arquitetos brasileiros, com obras espalhadas não só no Brasil como em algumas cidades do Mundo como Milão e Paris. Neste post mostrarei 11 edifícios projetados por ele para conhecer no Brasil. Vem com a gente conferir?

Oscar Niemeyer (1907-2012)

Nascido no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 1907, Oscar Niemeyer entrou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1927, onde formou-se arquiteto engenheiro. Em 1935 começou a trabalhar com Lúcio Costa, outro arquiteto que foi fundamental na história de Niemeyer. Mas foi em 1940, após conhecer Juscelino Kubitschek, que era prefeito de Belo Horizonte na época que Niemeyer começou a ser conhecido. 

Desde a Igreja da Igreja da Pampulha e a Casa do Baile, Oscar Niemeyer projetou dezenas de edifícios que se tornaram marcos em todo o Brasil e no mundo, com projetos na Espanha, Itália, França etc. Em 1988 ganhou o Premio Pritzker, um premio internacional de arquitetura. Niemeyer continuou trabalhando até dias antes de sua morte, em 2012 aos 104 anos. 

1- Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte

Também conhecida como Capela São Francisco de Assis, a Igreja da Pampulha é um dos principais pontos turísticos da capital mineira. No seu interior podemos ver a Via Sacra, composta por painéis de Cândido Portinari e no seu exterior vemos os jardins projetados por Burle Marx.

Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte
Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte

“Era um protesto que eu levava como arquiteto, de cobrir a igreja da Pampulha de curvas, das curvas mais variadas, essa intenção de contestar a arquitetura retilínea que então predominava.”

02 – Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral Metropolitana de Brasília foi o primeiro monumento criado na cidade de Brasília e até hoje um dos mais imponentes. Seus vitrais foram projetados pela artista plástica Marianne Peretti. 

Catedral Metropolitana de Brasília - Oscar Niemeyer
Catedral Metropolitana de Brasília.

“Vocês vão ver os palácios de Brasília, deles podem gostar ou não, mas nunca dizer terem visto antes coisa parecida.”

03 – Palácio do Itamaraty, em Brasília

O Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Na minha opinião é um dos edifícios mais interessantes de Niemeyer. É possível fazer visitas guiadas para conhecê-lo e com certeza vale muito a pena. 

Itamaraty - Oscar Niemeyer
Palácio do Itamaraty
04 – Congresso Nacional, em Brasília

Localizado no meio do Eixo Monumental, o Congresso Nacional é um dos edifícios mais fotografados de Brasilia. Lá está a Câmara dos Deputados e a Câmara dos Senadores. 

Congresso Nacional, em Brasília
Congresso Nacional, em Brasília

“Nós começávamos a imaginar quando é que Brasília iria surgir. De repente, aparecia uma mancha azul no horizonte. Ela ia crescendo. Depois apareciam os contornos e começávamos a dizer: ali é o Teatro, lá é o Congresso, a Torre. Brasília surgia como num passe de mágica, um milagre”

05 – Palácio do Planalto, em Brasília 

É no Palácio do Planalto o local de trabalho da Presidência no Brasil. E assim como a maioria dos prédios de Brasília é possível fazer uma visita guiada para conhecer o seu interior. 

Palácio do Planalto - Oscar Niemeyer
Palácio do Planalto, em Brasília
06 – Palácio da Alvorada, em Brasília

O Palácio do Planalto é o local de residência oficial do Presidente do Brasil e está localizado às margens do lago Paranoá. Possui três pavimentos além de uma capela em sua lateral.  A bandeira estiada significa que o presidente está em Brasília. 

Palácio da Alvorada - Oscar Niemeyer
Palácio da Alvorada.
07 – Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

O Museu Oscar Niemeyer, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, é mais conhecido como Museu do Olho, devido ao seu formato. O Olho foi um anexo ao prédio que funcionava como Instituto de Educação desde 1967, também projetado por Niemeyer.  

Museu do Olho - Oscar Niemeyer
Museu do Olho, em Curitiba.

Minha preocupação sempre é fazer uma coisa diferente, que provoque surpresa”

08 – Memorial Coluna Prestes, em Palmas

Localizado na Praça dos Girassóis, em Palmas, capital do Tocantins está o Memorial Coluna Prestes. Um museu que tem esse nome para homenagear a passagem da Coluna Prestes pela região. 

Memorial Coluna Prestes - Oscar Niemeyer
Memorial Coluna Prestes, em Palmas.
09 – Museu de Arte Contemporânea – MAC, em Niterói

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) é um museu de arte contemporânea localizado na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro e desde sua construção se tornou um marco na região. Do seu interior temos uma vista incrível da Baía. 

MAC - Oscar Niemeyer
MAC, em Niterói
10 – OCA, em São Paulo

O Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, é conhecido como a Oca do Ibirapuera e abriga um pavilhão destinado à exposições. 

Oca - Oscar Niemeyer
Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

“Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo”

11 – Bienal do Ibirapuera, em São Paulo

O Pavilhão Ciccillo Matarazzo é a sede da Bienal e também está localizado no Parque do Ibirapuera, na frente da OCA. 

31 Bienal
31 Bienal

 

Bom, esse é mais um post da série +Arquitetura. E você gosta dos projetos de Oscar Niemeyer? Qual seu preferido? Compartilhe conosco. 

Até o próximo post.

Diego Arena