/Conhecendo o Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim - Diego Cabraitz Arena

Conhecendo o Grand Canyon South Rim

Com aproximadamente 446 km de comprimento, 29 km de largura e profundidade de até 1,8 km, o Grand Canyon, esculpido pelo Rio Colorado, é uma das belezas naturais mais visitadas nos Estados Unidos e faz parte do Parque Nacional do Grand Canyon. Na nossa viagem visitamos a parte sul do Canyon. Vem com a gente conferir como foi a visita ao Grand Canyon South Rim ?!

O Grand Canyon é dividido em 3 partes, ou “rims”: o South Rim e o North Rim ( ambos fazendo parte do Parque Nacional) e o West Rim (localizado em uma reserva indígena, com administração própria).

O West Rim é a parte mais próxima de Vegas, onde está localizado o Skywalk, a passarela de vidro em formato de ferradura, de onde se pode ter uma vista de cima do Canyon.

Porém, o West Rim possui um ingresso bem caro em comparação ao South Rim, são aproximadamente $40 (por pessoa) para entrar na área dos indígenas e ver o Grand Canyon de 3 pontos diferentes ou $80 (por pessoa) para ver os 3 pontos e andar pelo Skywalk. 

Como ia sair bem caro decidimos visitar somente a parte Sul do Grand Canyon. 

Como chegar no Grand Canyon South Rim

Muitas pessoas que viajam para Las Vegas deixam em seu roteiro um dia para fazer um bate e volta até o Grand Canyon pensando que o local é bem próximo. São aproximadamente 280 milhas (450 km) entre Vegas e o Canyon, uma viagem de 4h20 sem paradas – somente de ida.

Para um bate e volta fica bem corrido. Caso o seu voo de ida e volta seja de Vegas o ideal é separar um dia para se hospedar próximo ao Grand Canyon.

Mas vamos lá… o percurso não é difícil e o jeito mais fácil é ir de carro ou alguma excursão/ passeio. Basta pegar a estrada 93 até a cidade de Kingsman, de lá seguir as placas e mudar para a estrada 40 até a Rota Histórica 66 em Willians, mudando novamente de estrada, seguindo pela 64 até a entrada do Parque Nacional – Grand Canyon South Rim. 

Quanto Custa para entrar no Parque

Logo na entrada do Parque há uma guarita com uma bilheteria. Eles pedem que o pagamento seja feito preferencialmente com cartão de crédito.

Os preços são: $35 (veículos – independente do número de passageiros), $30 (motos) e $20 (bicicleta ou pedestres). Também há preços para quem quer fazer pacotes anuais de visitação $80. O ingresso dá direito a visitar o lugar por até 7 dias. (Todos os preços de junho/2019).

Acesso Grand Canyon South Rim
Acesso Grand Canyon South Rim

O que ver no Grand Canyon South Rim

Centro de Visitantes

Depois de passar pela entrada do Parque seguimos mais 7 km de carro até a área de estacionamento e o Centro de Visitantes e loja. 

No centro de visitantes há uma pequena exposição que conta um pouco sobre o Grand Canyon, sua formação geológica e sua importância para os Estados Unidos. Além disso, ali funciona uma lojinha que vende alguns souvenires.

Centro de Visitantes Grand Canyon
Centro de Visitantes

Mirantes e trilhas

É possível fazer as trilhas a pé, de bike, ou de shuttle bus, que é um ônibus gratuito que funciona dentro do parque e te leva até pontos mais distantes. São duas rotas diferentes e você pode subir e descer em qualquer ponto, quantas vezes quiser.

Nós decidimos começar pelas trilhas próximas ao estacionamento, a pé mesmo, e logo de cara já nos deparamos com vistas como essas:

Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim
Grand Canyon South Rim - Diego Cabraitz Arena
Admirando a vista

Por serem de mais fácil acesso, essas trilhas e mirantes próximos ao estacionamento são mais cheias, e vários visitantes apenas visitam essas trilhas e vão embora do parque.

Mas, embora mais cheias, isso não impede nem um pouco de desfrutar a paisagem e tirar fotos bem bonitas.

E pelas trilhas encontramos diversos esquilos. Mas, lembre-se é proibido alimenta-los! 

esquilo no Grand Canyon
Esquilinho

Depois de passar um tempo perto do Centro de visitantes, pegamos um Shuttle Bus, a linha vermelha, e fomos até a parada Hopi Point, o único ponto do South Rim de onde é possível ver o Rio Colorado.

Aquelas fotos bem bonitas que da para ver bastante do rio são tiradas do North Rim, do outro lado do parque, aproximadamente mais umas 7 horas de viagem (da próxima vez visitarei).

Rio Colorado no Grand Canyon
Vista do Rio Colorado

Pegamos o Shuttle de volta, tiramos mais algumas fotos nos mirantes e assim finalizamos o passeio pela parte Sul do Grand Canyon. Era hora de voltar para casa.

Diego Cabraitz Arena - South Rim
Admirando a paisagem – parte 2

Dicas para visitar o Grand Canyon:

A temperatura no Grand Canyon pode variar muito do dia para a noite. O ideal é levar pelo menos uma blusa leve na mochila e ir com sapatos e tênis confortáveis para fazer as trilhas.

O que não pode faltar na mochila é uma garrafa de água e protetor solar. Ahhh, a garrafa não pode ser de pet descartável, tem que ser a de uso pessoal. Assim eles evitam que lixos caiam e degradem o local.

Hotéis próximos ao Grand Canyon South Rim

Separei algumas opções de hospedagem na cidade de Flagstaff, que fica bem próxima à entrada do Grand Canyon South Rim. Todas as opções abaixo estão bem avaliadas no Booking.

Hotéis 4 estrelas: Little America Hotel Flagstaff, Drury Inn & Suites, FlagRach Cabin, Mountain View Lodge – Grand Canyon

Hotéis 3 estrelas: Rodeway Inn & Suites Flagstaff, Residence Inn by Marriott, La Quinta by Windham, Fairfield Inn & Suites by Marriott.

Hotéis 2 estrelas: Holiday Inn Express, Econo Lodge University, Highland Country Inn, Days Inn by Windham.

Planejando sua Viagem ao Grand Canyon

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Grand Canyon. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena