/Conexão no Panamá – O que fazer?
escala no panama - dicas pontos turisticos panama - diego cabraitz arena

Conexão no Panamá – O que fazer?

Quando estava pesquisando um voo para os Estados Unidos, saindo de São Paulo, me deparei com alguns voos da Copa Airlines, que faziam escala no Panamá. Depois de pesquisar um pouco, resolvi comprar a passagem com eles, mas a passagem tinha um pequeno detalhe: 10 horas de escala. Vem com a gente conferir o que fazer em uma conexão no Panamá?

Conexão no Panamá: O que fazer?

Meu voo pousou no Aeroporto Internacional de Tocumem, às 8h00 da manhã. Meu próximo voo, com destino à Los Angeles, partiria somente as 18hs.

Assim, procurei a saída, passei pela imigração falando que estava em uma escala grande e gostaria de conhecer um pouco a cidade e logo estava do lado de fora do Aeroporto.

Minha ideia era pegar um táxi até o centro da cidade e de lá pegar o ônibus turístico, que passa pelos principais pontos da cidade. Mas, logo na saída do aeroporto havia algumas agencias que faziam justamente um passeio parecido com o Hop On Hop Off, com o detalhe que já saia do aeroporto e te traziam de volta em 4/ ou 5 horas.

Alguns minutos depois te ter saído do Aeroporto, para mim uma surpresa, um skyline com prédios bem altos ao fundo, do outro lado da ponte. Além disso carros bem novos e modernos andando pelas ruas e tudo bem limpo. Não sei o que eu esperava, mas já gostei do lugar. 

conexão no panama - Skyline Cidade do Panamá
Skyline Cidade do Panamá

O Canal do Panamá – Eclusa de Miraflores

A primeira parada do passeio foi o Canal do Panamá e a Eclusa de Miraflores. 

O Canal do Panamá é um canal de 82 km de extensão que liga o Oceano Pacifico ao Oceano Atlântico. São em média 14 mil embarcações que atravessam por ali por ano. Como os dois oceanos possuem níveis diferentes foi necessário a construção de comportas (eclusas) que tem o trabalho de fazer as embarcações chegarem ao nível desejado.

Dei muita sorte. Logo que cheguei na Eclusa de Miraflores, 2 navios estavam iniciando a subida de nível. Fiquei por ali quase 1 hora observando. É bem interessante.

No local também funciona um museu, que conta a história da construção do Canal, além de falar sobre a política envolvida na construção, os custos da travessia e sobre os navios que passam por ali. Também há um simulador, onde você vê qual a visão do comandante do navio que está atravessando.

Feirinha de Artesanatos

Bem perto do Canal funciona uma Feirinha de Artesanatos. Ela fica localizada no térreo de um prédio comercial e é possível encontrar de tudo por ali: imãs de geladeira, chaveiros, bolsas, tapetes, roupas típicas, e o famoso chapéu panamenho.

conexão no panama - feirinha de artesanato no panama
Feirinha de Artesanatos

Se você estiver procurando lembrancinhas ou souvenires, este é o local. Eu achei tudo um pouco caro, mas havia algumas pessoas saindo com sacolas cheias (vai de cada um haha).

BioMuseu

O BioMuseu, inaugurado em 2014, é um museu focado na história natural do Panamá, e foi projetado pelo arquiteto canadense Frank Ghery.

As construções deste arquiteto são sempre “meio loucas”, e eu queria muito ver de perto como era este museu. Todos os telhados são irregulares, e cada um com pintado de uma cor diferente. O que deixa o visual e arquitetura do local único.

escala no panama - Biomuseu Frank Ghery
Biomuseu – Frank Ghery

Como eu tinha ficado um tempo razoável no Canal não tive tempo de entrar e conferir o acervo do Museu. Mas, só de passar na frente e ver a construção, já valeu a pena. 

A Isla Flamenco

Seguindo pela Calçada do Amador, a rua em que está localizado o BioMuseu, chegamos na Isla Flamenco. Segundo o guia, o local foi construído com as pedras retiradas da Construção do Canal do Panamá.

Pelo caminho quase não haviam carros, parecia que só turistas iam para a ilha. É um lugar bem tranquilo, haviam várias pessoas fazendo cooper, andando de bike ou com cachorros pela costa ou sentadas nos diversos bancos admirando a paisagem.

escala no panama - o que fazer no panama
Chegando na Ilha

O único ponto que eu conheci desta Ilha foi ” um mirante”, que não é bem um mirante, mas dele temos uma vista bem bonita dos barcos parados por ali e lá no fundo a parte moderna da cidade, com seus arranha-céus.

conexão no panama - 1 dia no panama - diego cabraitz arena
Vista para parte moderna

Casco Viejo

O Casco Viejo, também conhecido como Casco Antiguo foi a penúltima parada do passeio, fiquei um pouco mais de 1 hora andando pelas ruazinhas da região. 1 hora é pouco tempo, mas consegui ver alguns pontos bem interessantes.

A região é a parte histórica da cidade, e lá podemos encontrar diversas praças, museus, igrejas, hotéis e restaurantes/ cafés.

Passei pela Plaza de La Independência, também chamada de Praça da Catedral, uma praça bem bonita com um coreto e de frente para a Catedral Metropolitana e onde podemos ver também o Museu do Canal do Panamá (como já tinha conhecido o da Eclusa de Miraflores não quis entrar).

Bem perto desta praça conheci as ruínas da antiga Iglesia de La Compañia de Jesus, construída pelos jesuítas.

escala no Panama - casco viejo
Ruínas Casco Viejo

Outros pontos interessantes para conhecer em Casco Viejo: Palacio Municipal, Instituto Nacional de Cultura, Plaza de Francia, Terrazo del Soldado, Paseo de Las Bóvedas e a Iglesia San Francisco Asís.

Parte Moderna

Depois das ruínas passei pela parte moderna da cidade, andando de carro. Passei pela Avenida Balboa e a Cinta Costera. Desta rua pude ver o edifício F&F Tower, uma torre de 233 metros de altura projetada pelo Pizon y Lozano. Este prédio é mais conhecido como El Tornillo (O Parafuso).

E por ultimo, para finalizar o passeio, paramos o carro em um bolsão de estacionamento na Cinta Costeira para ver a paisagem. Já era hora de voltar para o Aeroporto e esperar o próximo voo.

escala no panama - dicas pontos turisticos panama - diego cabraitz arena
Vista para parte Moderna Panamá

Mapa dos pontos visitados na Conexão no Panamá

Conexão no Panamá precisa de Vacina?

A resposta é depende. Se você, assim como eu, quiser sair do aeroporto e conhecer a cidade no período que estiver em escala no Panamá, o Certificado Internacional de Vacina – Febre Amarela, será solicitado e deverá ser apresentado no processo de imigração.

Caso você não for sair do aeroporto, a vacina não é exigida, e sim recomendada.

Caso queira saber mais sobre o Certificado Internacional de Vacina, temos um post explicando tudo.

Conexão no Panamá precisa de Visto?

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Panamá se a estadia no país for até 90 dias. Caso vá para algum país e tem duvida se precisa ou não, o ideal é entrar no site do Itamaraty, lá sempre essas informações estão bem atualizadas.

Onde se hospedar no Panamá?

Caso sua escala seja durante a noite, e você queira sair do aeroporto para descansar. Separei algumas opções mais próximas ao Aeroporto de Tocumem.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer na Cidade do Panamá. E você já fez Conexão no Panamá ou conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena