Viajantes Diferentes

8 dicas para economizar dinheiro para viajar

[Post por Um Viajante Diferente] Este guia reúne os principais pilares da economia de um viajante de baixo orçamento. Se você seguir estas dicas, você facilitará muito a sua capacidade de economizar, poderá viajar com muito pouco dinheiro e tornar suas viagens mais sustentáveis. Vem com a gente conferir 8 dicas para economizar dinheiro para viajar?!

Uma viagem envolve desfrutar, aprender, visitar e conhecer, mas em alguns casos, você precisa de dinheiro para conseguir isso em certos destinos (em outros nem tanto). Estas dicas ajudarão você a economizar o máximo e a mantê-lo viajando o maior tempo possível.

8 dias para economizar dinheiro para viajar

1 – Tudo que você precisa é gastar com sabedoria

As suas despesas de viagem servem para aproximar você de seus objetivos ou dos destinos que quer conhecer. Invista seu dinheiro em coisas que te mantêm viajando em vez de coisas que são supérfluas.

Diferencie o essencial do desnecessário, aprenda a reciclar coisas que podem ser úteis, resolva seus problemas econômicos de maneira criativa, em vez de pedir a outros que resolvam isso para você. Tente fazer suas despesas produtivas!

Além do mais, planeje seus gastos como um ninja, pois é comum em viagens, sempre surgir imprevistos. E não confunda viagem com ida ao shopping, um souvenir é bom, mas não a mala cheia.

2 – Saiba com o que você está gastando

Eu sei que é chato ficar contando cada centavo, mas se você quiser economizar de forma a se ter um extra para as suas viagens, você deve saber com o que você está gastando e deve economizar nas compras, uma forma de fazer isso é sempre pedir descontos, exemplos:

  •         Veja se você consegue desconto ao pagar suas contas adiantado;
  •         Veja quais companhias aéreas oferecem descontos e quando;
  •         Sempre tente pagar a sua hospedagem no dinheiro, ligue antes e tente negociar um valor melhor do que os dos sites.
  •         Pague tudo que puder à vista;
  •         Nas suas viagens, consuma produtos e feira, os orgânicos, se você tiver possibilidade de prepara-los, etc.

Pode ser que você esteja gastando muito com coisas na qual é fácil conseguir descontos e economizar.

Economizar dinheiro para viajar

3 – Faça mais com menos

Para começar a viajar, você precisa ter um capital pequeno. Começar do zero é extremamente difícil, embora não impossível. Economizar é bom, mas é ainda melhor investir.

Se você conseguir economizar um pouco de dinheiro, poderá atingir seus objetivos usando-o com inteligência. Depois de ter essa base, retire a ideia de que a única maneira de ganhar dinheiro é conseguir um emprego em tempo integral.

Existem muitas pessoas que antes de viajar lançam um curso online e utilizam os rendimentos das vendas para pagar a viagem, outras pessoas trabalham para empresas estrangeiras pela internet. São os famosos nômades digitais.

Seja como for, você pode simplificar fazendo pouco, mas economizando e guardando para viajar por aí!

4 – Identifique bem os objetivos da sua viagem

Viajar não significa necessariamente que você tem que ver o mundo inteiro, ir para os países mais caros ou ser forçado a pagar alto para ter acesso aos lugares mais turísticos ou grandes eventos. O importante é que você busque sua paixão.

Contanto que você faça o que ama, a sua viagem valerá cada minuto. O importante é que você se sinta bem em movimento e se encha de experiências. Portanto, identifique o que você deseja experimentar em suas viagens antes de fazer contas desnecessárias. Só assim você pode planejar estrategicamente suas despesas durante a viagem.

Tome cuidado com o Instagram onde muitas pessoas postam fotos em destinos “do momento” que nem sempre tem a ver com você.

6 – Evite empréstimos a todo custo

NUNCA gaste dinheiro que você não tem ou que você não pode pagar mais tarde. As dívidas também são justificativas para mantê-lo encarcerado e sem movimento no mesmo lugar até pagá-las.

Use o cartão de crédito apenas para problemas de reputação, acumule pontos e prêmios, obtenha vantagens dos bancos. Veja-se no sistema financeiro! Não dê a ele a oportunidade de ganhar vantagem sobre você.

Um detalhe é que o cartão de crédito também pode ser um salva vidas numa viagem, apenas para emergências. Mas para isso, você também pode utilizar um cartão de débito pré-pago.

Não sabe como guardar dinheiro? Já ouviu falar do desafio das 52 semanas?

7 – Abandone os caprichos

Abra mão de tudo que é desnecessário na sua viagem. Beba água em vez de refrigerantes ou cervejas. Pare de fumar ou comer fast-foods, sua saúde vai agradecer. Coma saudável em vez de comprar pequenas guloseimas disfarçadas de comida saudável.

Use um telefone pré-pago em vez de planos longos que o mantenham amarrado. Tente cancelar todos os contratos desnecessários que não servem ao seu propósito de viajar. Use pontos de internet livre Wi-Fi e economize seus dados, que tal deixar para postar as fotos da viagem quando chegar em casa?

Também recomendo dividir a conta de serviços de streaming como Spotify e Netflix entre outras assinaturas.

Lembre-se que a sua roupa velha em uma nova cidade se torna nova para os outros, pelo menos é uma forma de se pensar e não gastar com roupas. Afinal, você quer ser encantado pelo lugar e não apenas encantar, certo?

8 – A informação vale mais que dinheiro

Por fim, a maioria não acha que é possível, mas isso é 100% verdadeiro como o ar que você respira: existe uma maneira de obter comida e comida grátis ou quase. Também há como conseguir descontos para comer, você pode trocar favores ou prestar serviços locais. Faça de seu aliado, a Internet.

Pesquise nos fóruns de mochileiros, pergunte a outros viajantes, leia, informe-se. Aprender a encontrar informações é essencial nos dias de hoje.

Você sempre consegue dicas de como economizar se pesquisar. E claro, planeje os seus gastos. Use a regra de Pareto, passe 20% do tempo planejando e desfrute muito mais os 80%.

Espero que estas dicas para economizar dinheiro para viajar possam lhe ajudar um pouco a planejar melhor seu financeiro e a sua mentalidade financeira para as suas próximas viagens.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer para economizar em uma viagem. Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Wellington

Diego

Veja os comentários

  • Acho que planejar com antecedência, para alguns destinos, também ajuda muito na economia. Ano passado consegui ir e voltar de Paris (saindo aqui de Roma), com a Air France, embarcando bagagem e pagando 90 euros ida e volta.

  • Muito legais suas dicas para economizar dinheiro para viajar. A verdade é que, em muitos casos (não todos), há muito imediatismo e falta de autocontrole. Aí, ferra todo o orçamento!

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023