Walking Tour: Roteiro a pé em Brasília

Um dos melhores jeito de conhecer uma cidade é andando a pé, sem rumo, e conhecendo aos poucos os pontos turísticos e lugares desconhecidos que forem aparecendo pelo caminho. Mas, há diversos lugares no Brasil e no mundo que oferecem tours a pé, com um roteiro pré-estabelecido, o que é uma ótima opção para viajantes que tem pouco tempo para curtir o local. Em Brasília, é possível fazer, por conta própria, um roteiro bem bacana passando por muitos pontos turísticos e importantes para a cidade a pé, em uma caminhada de aproximadamente 7 quilômetros. Vem com a gente conferir uma ideia de roteiro a pé em Brasília?!

Roteiro a pé em Brasília

O roteiro que fiz passa por diversos pontos turísticos importantes e pode ser feito começando por ambas as pontas. Andando pelo Eixo Monumental podemos conhecer: o Estádio Mané Garrincha, a Torre de TV de Brasília, a Biblioteca de Brasília, o Museu Nacional, a Catedral Metropolitana, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Itamaraty, o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, o Tribunal de Justiça e o Palácio do Planalto.

Os pontos turísticos do Roteiro a pé em Brasília

Estádio Mané Garrincha

O primeiro ponto visitado durante o roteiro que fiz a pé por Brasília foi o Estádio Mané Garrincha, local que foi palco de alguns clássicos durante a Copa do Mundo de 2014. É possível fazer uma visita guiada para conhecer todas as instalações e áreas internas do “Mané”. As visitas acontecem somente aos sábados no período da manhã e tem 45 min de duração. Basta chegar e esperar a saída do próximo grupo.

Torre de TV

Praticamente em frente ao Estádio, fica a Torre de TV de Brasília, inaugurada em 1967, com 223 metros de altura. Na torre, funciona um mirante, com entrada paga, de onde é possível ver todo o Eixo Monumental da cidade. Mas, mesmo sem subir no mirante este é um ponto bem interessante da cidade, principalmente ao entardecer. Ahhh, é ali que fica uma das placas “Eu amo Brasília”.

torre de tv de brasília
Torre de TV

Museu Nacional

O Museu Nacional de Brasília, é um dos prédios mais novos do eixo Monumental, inaugurado em 2006 e projetado por Oscar Niemeyer. Por lá sempre acontecem exposições temporárias bem interessantes, e com entrada gratuita. Do outro lado do Museu, funciona a Biblioteca Pública de Brasília, um prédio que costuma passar despercebido por quem anda pelo eixo.

Museu Nacional de Brasília
Museu Nacional de Brasília

Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral Metropolitana de Brasília, ou Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, é um dos pontos mais visitados do Eixo Monumental, mais um prédio projetado por Oscar Niemeyer e, o primeiro monumento a ser erguido na cidade.

Faz parte do complexo o batistério, em forma ovoide e o Campanário, que possui quatro sinos que foram doados pela Espanha.

catedral Metropolitana de Brasília
Catedral Metropolitana de Brasília

Congresso Nacional

Depois da Catedral, segui até o Congresso Nacional, que é composto por duas casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

É possível fazer uma visita guiada para conhecer o interior do Congresso, que ocorrem diariamente, de segunda à sexta, e duram aproximadamente 1h 30min. Basta agendar a visita com, no mínimo, um dia de antecedência. Mas, caso decida conhecer de ultima hora, basta ir até o local, se apresentar e ver se houve alguma desistência. Nesta visita você conhece o Hall, o Salão verde, a Câmara dos Deputados e a do Senado, a Sala das Bandeiras e, se estiver acontecendo alguma sessão em uma das câmaras, você pode ficar para dar uma olhada.

Geralmente
Congresso Nacional de Brasília
Congresso Nacional de Brasília

Tribunal de Justiça

Tribunal de Justiça de Brasília
Tribunal de Justiça de Brasília

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto é o local de trabalho da Presidência do Brasil. É onde está situado o Gabinete do Presidente da República. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Todo domingo de manhã há visitas guiadas, com duração aproximada de 1 hora, para conhecer o interior do Palácio, a história do prédio e sua construção e conteúdo histórico, as obras de arte que compõe a ambientação do Palácio, o local das reuniões presidenciais, a sala de coletiva de imprensa, o hall, a sala da presidência etc.. Basta chegar e esperar a saída do próximo grupo.

Onde se Hospedar em Brasilia

Brasília possui uma rede hoteleira bem grande. Há hotéis para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei nesse post algumas opções de hospedagem. A maioria delas fica na Asa Norte, no setor hoteleiro, que é um lugar bem localizado.

Opções de Hotéis 5 estrelas: B Hotel Brasília, Meliá Brasil 21 e Blue Tree Premium Jade Brasília.

Hotéis 4 estrelas: Brasília Palace Hotel, Hotel Nacional, e Fusion HPlus Express.

Hotéis 3 estrelas: St Paul Plaza Hotel, Bristol Hotel e Ibis Styles Aeroporto.

Hostels: Hostel 7 Brasilia, Joy Hostel e HostelPlan.

Planejando sua Viagem para Brasília

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Blogagem Coletiva: Walking Tour

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, com alguns blogs amigos, com o tema Walking Tour. Vem com a gente ver sobre o que eles escreveram?

Até o próximo post

Diego Arena

12 comentários em “Walking Tour: Roteiro a pé em Brasília

  • Pingback: Roteiro a pé por Viena - Áustria - Recordações de Viagens

  • Pingback: Walking tour em Copenhague: o que fazer na capital da Dinamarca a pé | primeiro as damas!

  • 02/05/2021 em 12:51
    Permalink

    Muito legal tua sugestão de roteiro a pé em Brasília. Uma bela caminhada e dá pra ver bastante coisa interessante!

    Resposta
  • 02/05/2021 em 18:59
    Permalink

    Adorei o roteiro a pé em Brasília. A cidade possui aquela arquitetura linda de Niemeyer que merece ser admirada com muito carinho em cada detalhe. As fotos também estão maravilhosas!

    Resposta
  • 02/05/2021 em 22:46
    Permalink

    Eu estou doida pra visitar Brasília! Fui super rápido, então da próxima vez que eu voltar, com certeza vou fazer um roteiro a pé.
    O walking tour é uma ótima forma de conhecer detalhes dessa incrível cidade. Ao ler seu post, super fiquei com vontade.
    Parabéns pelo post, muito obrigada por compartilhar! Beijinhos

    Resposta
  • 03/05/2021 em 19:23
    Permalink

    Esse walking tour em Brasília que vc fez foi bem completo. cada foto top !
    Quando visitei Brasília participei de um walking tour só pela super quadra. Amei a concepção de construção da cidade. A linda arquitetura de Niemeyer deve ter te fascinado. beijocas

    Resposta
  • 05/05/2021 em 14:25
    Permalink

    Brasília me encanta. Conhecê-la através de um walking tour é uma ótima pedida. Adorei o seu post.

    Resposta
  • 06/05/2021 em 16:40
    Permalink

    Gente, nunca tinha percebido quão distante era o estádio da Praça dos 3 poderes!
    Sugiro começar o roteiro a pé em Brasília pela torre para terminar o dia com um pôr do sol na praça!! Rende lindas fotos!

    Resposta
  • 10/05/2021 em 12:44
    Permalink

    Eu preciso fazer esse roteiro a pé em Brasília. Quando fui na capital, passei vários dos lugares que mencionou, mas acredito que o walking tour deve ser muito mais enriquecedor.

    Resposta
  • 10/05/2021 em 12:56
    Permalink

    Eu jurava que não rolava fazer walking tour em Brasília até ver esse artigo! Fui algumas vezes na cidade e sempre transitei de carro – tinha a impressão de que os pontos de interesse eram muito espalhados, sabe? Adorei o seu roteiro e da próxima vez com certeza tentarei explorar a cidade como você, a pé!

    Resposta
  • 10/05/2021 em 22:15
    Permalink

    Sou apaixonada por nossa capital, inclusive já morei duas vezes. E acho que fazer um Walking Tour por Brasília é uma ótima opção p conhecer essa cidade tão diferente! Para quem gosta de andar como eu não pode deixar fora do roteiro.

    Resposta
  • Pingback: City Tour (Walking Tour) em viagens: faça turismo de modo econômico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.