Curitiba

Unilivre Curitiba, visita à Universidade, pedreira e mirante

Colocar uma Universidade em um roteiro de viagem é no mínimo diferente. Mas contarei neste post o porque vale a pena visitá-la. Vem com a gente conferir como foi a visita à Unilivre Curitiba?!

Estávamos no 2º ERBBV, o encontro de blogs de viagem que aconteceu em Curitiba em 2018, e fomos conhecer o percurso do ônibus de turismo da cidade, e uma das paradas que descemos foi a da Unilivre – a Universidade Livre do Meio Ambiente, localizada no Bosque Zaninelli.

Unilivre Curitiba

Inaugurada em 05 de Junho de 1991, no dia do Meio Ambiente, a Unilivre  é uma organização cultural e educacional independente e foi pioneira mundialmente em funcionar com o propósito de disseminar conhecimento ambiental para todas as camadas da população. Com o propósito de conscientizar os cidadãos sobre seus direitos e deveres com a natureza, a universidade ministra cursos regulares e de pós graduação EAD em diversas áreas. 

Descemos do ônibus e seguimos a pé. Para chegar na universidade devemos passar por uma pequena trilha, um caminho em madeira com uma mata bem densa ao redor. Um caminho bem bonito e palco para várias fotos.

Chegando na Pedreira

Ao final do caminho chegamos ao local onde antes funcionava uma pedreira. Ali há um lago com 120 metros de extensão e o início da rampa de acesso à Universidade. Uma curiosidade: dizem que o lago tem o formato do estado do Paraná.

Pedreira Unilivre
Eu olhando a antiga pedreira

Toda a área construída da Universidade foi feita com troncos eucalipto e madeira de reflorestamento. E toda a estrutura tem a forma helicoidal. Saímos do nível do lago e vamos subimos uma rampa, onde ficam as salas de aula. 

Passarela helicoidal até o mirante
Vista salas de aula

Depois de subir aproximadamente 15 metros chegamos em uma área chamada de Mirante, de onde temos uma vista da antiga pedreira e do lago. 

Vista do Mirante

Se quiser saber um pouco mais sobre a universidade: https://unilivre.org.br/

Mapa

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Curitiba.E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Esse foi um dos passeios de que mais gostei em Curitiba. Dá para ficar a tarde inteira contemplando aquela pedreira. Ótimo para quem viaja com crianças e também para quem foge de pontos turísticos superlotados. Excelente post!

  • A Unilivre é linda! Quando meus filhos eram pequenos, cada final de semana nós os levávamos em espaço ou parque diferente (moro aqui) e Curitiba tem muitos, a grande maioria foi obra e criação do Jaime Lerner, o prefeito arquiteto e urbanista que revolucionou Curitiba. Os que eu mais gostava era a Universidade Livre do Meio Ambiente e o Parque Tanguá, que também acho espetacular. Vc chegou a conhecer o Tanguá?
    Abs,

    • Olá
      Eu fiz arquitetura, e na faculdade, quando estudavamos urbanismo sempre tinha o Jaime Lerner, ele fez coisas incríveis por ai!
      Passei pelo Tanguá, bem bonito também o parque =)
      Abs

  • Ah! Lembro de ter ido para a Unilivre em nossa viagem para Curitiba, muito boa dica. É bem legal ter esse contato com a natureza.

  • Conheço diversos parques em Curitiba, mas o Unilivre ainda falta riscar da minha lista, mais um motivo pra voltar e ter todo esse contato com a natureza.

  • Pra mim este lugar é mágico! A trilhazinha sobre deck em meio à mata e então a clareira à frente dão uma sensação tão gostosa e de paz... Adorei também a construção, tem um quê de indígena, achei perfeito! Só fiquei curiosa pra participar de algum curso ministrado ali!

  • eu morei em curitiba e nunca tinha pensado em visitar a unilivre ate fazer o encontro com a galera da rbbv! uma pena que foi tao rapido e o tempo tava meio chocho né!

  • Amei esse lugar! A trilha é muito gostosa e revigorante. O mirante também pode ser alcançado sem muito esforço e a visão de lá??? Linda demais! Gastaria horas só sentada ali pensando na vida. Unilivre é uma jía escondida em Curitiba. Bjo, qjo.

  • Que fantástica essa universidade! Adorei a proposta. Curitiba é mesmo surpreendente

  • Parece super legal esse passeio pela Unilivre em Curitiba! Adorei a proposta de ensino deles, e a integração dos espaços com a natureza é muito interessante!

  • Eu amei Curitiba e suas pedreiras, mas não cheguei a conhecer a UNILIVRE e é o meu maior arrependimento. Navegando por aí, achei seu post e vim checar sua opinião!

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023