Colônia del Sacramento

Como é viajar de Buquebus – ferry boat Uruguai/ Argentina

Depois de passar um dia por Colonia del Sacramento, peguei um Buquebus, que é uma espécie de Ferry-Boat, com destino à cidade de Buenos Aires, onde passaria os próximos 04 dias. Neste post contarei como é viajar de Buquebus pelo Rio de La Plata, uma das maneiras mais clássicas para fazer este percurso. 

Há três empresas que fazem o trajeto entre a cidade de Colonia del Sacramento e Buenos Aires. Se estiver viajando de carro pelo Uruguai ou Argentina também pode utilizar o ferry para fazer a travessia. São elas: Buquebus, Colonia Express e SeaCat. Todas as três empresas fazem o trajeto de 1 ou 3 horas, dependendo do tipo de embarcação e atuam pela manhã, tarde e noite.

Por que optei pela Buquebus e não outra companhia? Fiz uma pesquisa prévia entre as 3 companhias que atuam no trajeto e a mais barata e com horários mais conveniente pra mim foi a Buquebus. =)

Como comprar a passagem de Buquebus

Para comprar você deve entrar no site oficial da Buquebus, escolher o trecho desejado, a data da viagem, a quantidade de passageiros e se vai levar seu carro. Após isso, a próxima janela mostrará os preços e horários disponíveis. Basta fazer a escolha e prosseguir para uma página onde você deverá colocar seus dados e fazer o pagamento. Ahhh.. você deve fazer o pagamento a vista, eles não parcelam o valor. É bem fácil comprar. 

Importante lembrar também que é possível comprar trechos combinados (barco + ônibus). Fiz isso na volta, pois meu destino era Punta del Este. Para fazer esse trecho peguei o barco em Puerto Madero – Argentino até Colonia del Sacramento – Uruguai ( trajeto de 1 hora) e em seguida o ônibus até Punta ( trajeto de 4 horas, aproximadamente). 

É recomendável comprar as passagens com antecedência, principalmente nos meses que são de alta temporada e época de férias. 

Buquebus é caro?

Muitas pessoas perguntam se o Buquebus é caro ou se vale a pena fazer o passeio até Colônia del Sacramento ou Buenos Aires. A resposta é: depende. Assim como passagem aérea, o preço tende a variar, e o preço comprando na hora pode ser mais caro que comprando com antecedência pelo site ou no guichê.

Há diferença de preço entre as embarcações mais rápidas (1hora de Buenos Aires até Colônia del Sacramento ou vice versa) ou as mais lentas (quase 3 horas entre as duas cidades). Também há diferenças de preços entre as classes. Assim como nos aviões, há embarcações com classes: econômica, business e primeira classe.

Em média, cada trecho sai, na classe econômica, $55 (55 dólares – preço de Julho/2019) a tarifa que não te dá direito a remarcação caso seja necessário, ou, $80 (80 dólares – preço de Julho/2019) a tarifa flexível.

O terminal Fluvial e a Imigração

Para quem já viajou de avião, o sistema de chek-in é bem parecido com o dos aeroportos. Você deve chegar com no mínimo 1h30 de antecedência ao horário de saída do barco para fazer o chek-in presencialmente e caso necessite, despachar sua bagagem. Neste momento, o responsável da companhia te dá um comprovante e um papel que você deverá apresentar na Aduana (alfandega).

Terminal Buquebus em Buenos Aires

O processo imigratório é bem tranquilo e você faz os tramites dos dois países no mesmo local. Se estiver em Colonia, você pegará uma fila para dar saída do país e em sequencia outra fila para já dar entrada no solo Argentino. O mesmo ocorre na Argentina. Assim, quando você desembarcar no seu destino não precisará pegar novas filas. Só aguardar nas esteiras para retirar sua bagagem, caso tenha despachado algo. Dois carimbos de uma vez? Simmmm.

Como é a Viagem de Buquebus

A viagem foi bem tranquila, tanto na ida à Argentina, quanto na volta ao Uruguai. Na ida peguei a embarcação chamada Eladia Isabel, mais lenta, por isso o percurso levou 3 horas.

O barco é bem confortável e grande, tem 3 andares com um “deck” na cobertura. Os assentos são mais espaçosos que os de avião ou ônibus, e você não precisa ficar sentado durante todo o percurso. Ficar andando e conhecer todo o barco é permitido. Há duas lanchonetes vendendo lanches rápidos e bebidas (aceitam tanto peso uruguaio quanto argentino, além de dólar). No barco há também um free shop, que funciona durante todo o trajeto. Dei uma olhada, mas não tinha nada que chamasse a atenção.

Peguei o barco no fim da tarde e durante o percurso fui até o deck da cobertura conferir o por do sol. Muitas pessoas fizeram o mesmo. Valia a pena, pois estava lindo.

Último andar do Buquebus
Por do Sol

Mas, mesmo sentado, confortavelmente, podemos ter uma bela vista do Rio de La Plata.

A volta foi com a embarcação Silvia Ana, com duração de apenas 1 hora. Um barco menor, mas bem legal. Com freeshop e lanchonete à bordo.

Dentro do Buquebus Silvia Ana

Onde Desembarca o Buquebus em Buenos Aires?

O Buquebus tem um terminal próprio em Buenos Aires, localizado em Puerto Madero, próximo à Avenida Córdoba. O local está a aproximadamente 04 quarteirões da Calle Florida e da Galerias Pacifico. O metro mais próximo é a Estação Catalinas, a 3 quarteirões. Caso seja um passeio de apenas um dia o Porto é bem próximo a diversos pontos turísticos.

Onde Desembarca o Buquebus em Colônia del Sacramento?

Já em Colônia del Sacramento o embarque/ desembarque é feito no Terminal Fluvial Colônia del Sacramento, que fica bem próximo ao terminal de ônibus da cidade e a uns 05 minutos do centro histórico. Caso seja um passeio de apenas um dia o Porto é bem próximo a aos pontos turísticos da cidade.

Não esqueça:

  • Você deve chegar ao Porto com no mínimo 1h30 de antecedência.
  • As passagens geralmente não são reembolsáveis, então fique atento ao horário da sua passagem.
  • Não esqueça seus documentos (Passaporte ou RG).

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

E você já viajou de Buquebus ou com outra companhia? Compartilhe conosco como foi o passeio. Vai para Buenos Aires ou Colonia del Sacramento? Não deixe de ver nossos posts:

Até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Ai, que saudade! Já fizemos essa travessia e é muito bacana. A matéria tem bastante informação. Adorei!

  • Aquele post que mostra que os trajetos podem ser tão gostosos quanto os passeios na cidade! Muito bom!??????

    • Sou Marenilde irei p Montevidéu em 29/04 e quero ir Argentina chegarei às 13:00 qual embarcação devo pegar?

      • Olá,

        Vi no site da buquebus que dia 29 você teria 2 opções, uma saindo as 17h30 (um onibus até colonia del sacramento e de lá a embarcação até Buenos Aires) e uma as 19h30 (embarcação direto).
        Os preços variam bem, vale pesquisar!

  • Também já fiz esse trajeto de Buquebus e foi bem legal. O barco era enorme e tivemos direito a um pôr do sol lindo no Rio da Prata!

    • Nossa que saudade de conferir o pôr do sol do deck do barco, uma experiencia incrível não é mesmo? ;). Obrigado pelo comentário.

  • Adorei a ideia de viajar de buquebus. Já pretendo colocar em prática.

    • Que legal. Depois não deixe de nos contar se curtiu o passeio ;)
      Obrigado pelo comentário.

  • Eu adorei essa viagem! Foi tudo tanto organizado, rápido e simples - desde a compra no Brasil até o começo da viagem por lá! E também adorei o trajeto, calmo e tranquilo pelo Rio de la Plata. Todo mundo tem que fazer quando for a Argentina e Uruguai! :D

  • Diego, adorei seu post. Estou na dúvida, estarei em Buenos Aires e pretendo deixar 1 dia de bate e volta para Colõnia del Sacramento, portanto vi as suas observações, chegar 1h e 30 antes do embarque. Mesmo se vc já estiver com o ticket e não tiver mala para despachar, é necessário este tempo? Outra dúvida, como sei se vou pegar a embarcação Silva Ana de percurso de 1h e não a de 3h, eu tenho como escolher ao comprar o ticket pela internet? No mais, agradeço a atenção. Obrigada

    • Olá, desculpa a demora. Estava viajando e fiquei sem acesso aqui.

      Eles pedem esse tempo porque você deve passar pela imigração, tanto argentina quanto uruguaia. Dependendo da quantidade de pessoas isso pode demorar.
      Todas as opções de barcos podem ser compradas pelo site das companhias. Fica até mais barato que deixar para comprar na hora, e no site mostra o tipo de embarcação e o tempo do percurso na parte logo após colocar as datas, onde mostra os preços.

      Qualquer coisas só perguntar. :)
      Diego

    • Olá,

      Depende muito da data escolhida e do horário de partida dos barcos, e também se você escolher o barco rápido (1 hora de Colonia até Buenos Aires) ou o mais lento (3 horas o trecho). Há desde aproximadamente 100 reais o trecho até 500 (o que é bem caro). ;)

      • Oi Diego, onde encontro a opção mais barata, porque só aparece a opção mais cara.

        • Depende muito do dia mesmo, mas geralmente quando você coloca no site o dia em que deseja viajar vai abrir uma pagina com várias opções de horários e se é o barco rápido ou o mais devagar (esse é mais barato que o outro).

  • Ola Diego! Gostaria de saber se vc acha que é tranquilo comprar a passagem só de ida para colônia, saindo de Buenos Aires, na quarta feira, dia que chego em Buenos Aires, para ir no domingo pois estou com duvida nos sites. Já tenho hotel em colônia e de las sigo para Montevideo. Obrigada

    • Olá, acho que tranquilo sim comprar na quarta para ir domingo sim.
      A única coisa é que o preço, por estar tão perto da data desejada, pode estar um pouco mais alto que comprando com antecedência, mas lá quem sabe você não consegue uma promoção. ;)
      Qualquer coisa só perguntar. Boa viagem :D

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023