Como é viajar de Buquebus – ferry boat Uruguai/ Argentina

Atualizado em

Depois de passar um dia por Colonia del Sacramento, peguei um Buquebus, que é uma espécie de Ferry-Boat, com destino à cidade de Buenos Aires, onde passaria os próximos 04 dias. Neste post contarei como é viajar de Buquebus pelo Rio de La Plata, uma das maneiras mais clássicas para fazer este percurso. 

Há três empresas que fazem o trajeto entre a cidade de Colonia del Sacramento e Buenos Aires. Se estiver viajando de carro pelo Uruguai ou Argentina também pode utilizar o ferry para fazer a travessia. São elas: Buquebus, Colonia Express e SeaCat. Todas as três empresas fazem o trajeto de 1 ou 3 horas, dependendo do tipo de embarcação e atuam pela manhã, tarde e noite.

Por que optei pela Buquebus e não outra companhia? Fiz uma pesquisa prévia entre as 3 companhias que atuam no trajeto e a mais barata e com horários mais conveniente pra mim foi a Buquebus. =)

Como comprar a passagem de Buquebus

Para comprar você deve entrar no site oficial da Buquebus, escolher o trecho desejado, a data da viagem, a quantidade de passageiros e se vai levar seu carro. Após isso, a próxima janela mostrará os preços e horários disponíveis. Basta fazer a escolha e prosseguir para uma página onde você deverá colocar seus dados e fazer o pagamento. Ahhh.. você deve fazer o pagamento a vista, eles não parcelam o valor. É bem fácil comprar. 

Importante lembrar também que é possível comprar trechos combinados (barco + ônibus). Fiz isso na volta, pois meu destino era Punta del Este. Para fazer esse trecho peguei o barco em Puerto Madero – Argentino até Colonia del Sacramento – Uruguai ( trajeto de 1 hora) e em seguida o ônibus até Punta ( trajeto de 4 horas, aproximadamente). 

É recomendável comprar as passagens com antecedência, principalmente nos meses que são de alta temporada e época de férias. 

Buquebus é caro?

Muitas pessoas perguntam se o Buquebus é caro ou se vale a pena fazer o passeio até Colônia del Sacramento ou Buenos Aires. A resposta é: depende. Assim como passagem aérea, o preço tende a variar, e o preço comprando na hora pode ser mais caro que comprando com antecedência pelo site ou no guichê.

Há diferença de preço entre as embarcações mais rápidas (1hora de Buenos Aires até Colônia del Sacramento ou vice versa) ou as mais lentas (quase 3 horas entre as duas cidades). Também há diferenças de preços entre as classes. Assim como nos aviões, há embarcações com classes: econômica, business e primeira classe.

Em média, cada trecho sai, na classe econômica, $55 (55 dólares – preço de Julho/2019) a tarifa que não te dá direito a remarcação caso seja necessário, ou, $80 (80 dólares – preço de Julho/2019) a tarifa flexível.

O terminal Fluvial e a Imigração

Para quem já viajou de avião, o sistema de chek-in é bem parecido com o dos aeroportos. Você deve chegar com no mínimo 1h30 de antecedência ao horário de saída do barco para fazer o chek-in presencialmente e caso necessite, despachar sua bagagem. Neste momento, o responsável da companhia te dá um comprovante e um papel que você deverá apresentar na Aduana (alfandega).

Buquebus
Terminal Buquebus em Buenos Aires

O processo imigratório é bem tranquilo e você faz os tramites dos dois países no mesmo local. Se estiver em Colonia, você pegará uma fila para dar saída do país e em sequencia outra fila para já dar entrada no solo Argentino. O mesmo ocorre na Argentina. Assim, quando você desembarcar no seu destino não precisará pegar novas filas. Só aguardar nas esteiras para retirar sua bagagem, caso tenha despachado algo. Dois carimbos de uma vez? Simmmm.

Como é a Viagem de Buquebus

A viagem foi bem tranquila, tanto na ida à Argentina, quanto na volta ao Uruguai. Na ida peguei a embarcação chamada Eladia Isabel, mais lenta, por isso o percurso levou 3 horas.

Geralmente

O barco é bem confortável e grande, tem 3 andares com um “deck” na cobertura. Os assentos são mais espaçosos que os de avião ou ônibus, e você não precisa ficar sentado durante todo o percurso. Ficar andando e conhecer todo o barco é permitido. Há duas lanchonetes vendendo lanches rápidos e bebidas (aceitam tanto peso uruguaio quanto argentino, além de dólar). No barco há também um free shop, que funciona durante todo o trajeto. Dei uma olhada, mas não tinha nada que chamasse a atenção.

Peguei o barco no fim da tarde e durante o percurso fui até o deck da cobertura conferir o por do sol. Muitas pessoas fizeram o mesmo. Valia a pena, pois estava lindo.

Mas, mesmo sentado, confortavelmente, podemos ter uma bela vista do Rio de La Plata.

Buquebus

A volta foi com a embarcação Silvia Ana, com duração de apenas 1 hora. Um barco menor, mas bem legal. Com freeshop e lanchonete à bordo.

Buquebus
Dentro do Buquebus Silvia Ana

Onde Desembarca o Buquebus em Buenos Aires?

O Buquebus tem um terminal próprio em Buenos Aires, localizado em Puerto Madero, próximo à Avenida Córdoba. O local está a aproximadamente 04 quarteirões da Calle Florida e da Galerias Pacifico. O metro mais próximo é a Estação Catalinas, a 3 quarteirões. Caso seja um passeio de apenas um dia o Porto é bem próximo a diversos pontos turísticos.

Onde Desembarca o Buquebus em Colônia del Sacramento?

Já em Colônia del Sacramento o embarque/ desembarque é feito no Terminal Fluvial Colônia del Sacramento, que fica bem próximo ao terminal de ônibus da cidade e a uns 05 minutos do centro histórico. Caso seja um passeio de apenas um dia o Porto é bem próximo a aos pontos turísticos da cidade.

Não esqueça:

  • Você deve chegar ao Porto com no mínimo 1h30 de antecedência.
  • As passagens geralmente não são reembolsáveis, então fique atento ao horário da sua passagem.
  • Não esqueça seus documentos (Passaporte ou RG).

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

E você já viajou de Buquebus ou com outra companhia? Compartilhe conosco como foi o passeio. Vai para Buenos Aires ou Colonia del Sacramento? Não deixe de ver nossos posts:

Até o próximo post.

Diego Arena

42 comentários em “Como é viajar de Buquebus – ferry boat Uruguai/ Argentina

  • 29/01/2018 em 12:21
    Permalink

    Aquele post que mostra que os trajetos podem ser tão gostosos quanto os passeios na cidade! Muito bom!👏🏻👏🏻👏🏻

    Resposta
    • 18/04/2019 em 17:40
      Permalink

      Sou Marenilde irei p Montevidéu em 29/04 e quero ir Argentina chegarei às 13:00 qual embarcação devo pegar?

      Resposta
      • 21/04/2019 em 21:14
        Permalink

        Olá,

        Vi no site da buquebus que dia 29 você teria 2 opções, uma saindo as 17h30 (um onibus até colonia del sacramento e de lá a embarcação até Buenos Aires) e uma as 19h30 (embarcação direto).
        Os preços variam bem, vale pesquisar!

        Resposta
  • 31/01/2018 em 11:38
    Permalink

    Também já fiz esse trajeto de Buquebus e foi bem legal. O barco era enorme e tivemos direito a um pôr do sol lindo no Rio da Prata!

    Resposta
    • 16/03/2018 em 13:28
      Permalink

      Nossa que saudade de conferir o pôr do sol do deck do barco, uma experiencia incrível não é mesmo? ;). Obrigado pelo comentário.

      Resposta
    • 16/03/2018 em 13:26
      Permalink

      Que legal. Depois não deixe de nos contar se curtiu o passeio 😉
      Obrigado pelo comentário.

      Resposta
  • Pingback: Roteiro de 4 dias em Buenos Aires. O que fazer na capital argentina.

  • Pingback: O que fazer em Punta del Este em dois dias - Uma Viagem Diferente

  • 30/03/2018 em 11:29
    Permalink

    Eu adorei essa viagem! Foi tudo tanto organizado, rápido e simples – desde a compra no Brasil até o começo da viagem por lá! E também adorei o trajeto, calmo e tranquilo pelo Rio de la Plata. Todo mundo tem que fazer quando for a Argentina e Uruguai! 😀

    Resposta
  • Pingback: O que fazer em Buenos Aires além do básico: roteiros de 5 e 7 dias

  • 25/06/2018 em 21:36
    Permalink

    Diego, adorei seu post. Estou na dúvida, estarei em Buenos Aires e pretendo deixar 1 dia de bate e volta para Colõnia del Sacramento, portanto vi as suas observações, chegar 1h e 30 antes do embarque. Mesmo se vc já estiver com o ticket e não tiver mala para despachar, é necessário este tempo? Outra dúvida, como sei se vou pegar a embarcação Silva Ana de percurso de 1h e não a de 3h, eu tenho como escolher ao comprar o ticket pela internet? No mais, agradeço a atenção. Obrigada

    Resposta
    • 02/07/2018 em 13:14
      Permalink

      Olá, desculpa a demora. Estava viajando e fiquei sem acesso aqui.

      Eles pedem esse tempo porque você deve passar pela imigração, tanto argentina quanto uruguaia. Dependendo da quantidade de pessoas isso pode demorar.
      Todas as opções de barcos podem ser compradas pelo site das companhias. Fica até mais barato que deixar para comprar na hora, e no site mostra o tipo de embarcação e o tempo do percurso na parte logo após colocar as datas, onde mostra os preços.

      Qualquer coisas só perguntar. 🙂
      Diego

      Resposta
    • 14/08/2018 em 13:28
      Permalink

      Olá,

      Depende muito da data escolhida e do horário de partida dos barcos, e também se você escolher o barco rápido (1 hora de Colonia até Buenos Aires) ou o mais lento (3 horas o trecho). Há desde aproximadamente 100 reais o trecho até 500 (o que é bem caro). 😉

      Resposta
      • 18/10/2018 em 21:59
        Permalink

        Oi Diego, onde encontro a opção mais barata, porque só aparece a opção mais cara.

        Resposta
        • 22/10/2018 em 16:53
          Permalink

          Depende muito do dia mesmo, mas geralmente quando você coloca no site o dia em que deseja viajar vai abrir uma pagina com várias opções de horários e se é o barco rápido ou o mais devagar (esse é mais barato que o outro).

          Resposta
  • 16/09/2018 em 13:26
    Permalink

    Parabéns pelo post, muito rico com informações.

    Resposta
  • 16/10/2018 em 00:49
    Permalink

    Ola Diego! Gostaria de saber se vc acha que é tranquilo comprar a passagem só de ida para colônia, saindo de Buenos Aires, na quarta feira, dia que chego em Buenos Aires, para ir no domingo pois estou com duvida nos sites. Já tenho hotel em colônia e de las sigo para Montevideo. Obrigada

    Resposta
    • 17/10/2018 em 01:19
      Permalink

      Olá, acho que tranquilo sim comprar na quarta para ir domingo sim.
      A única coisa é que o preço, por estar tão perto da data desejada, pode estar um pouco mais alto que comprando com antecedência, mas lá quem sabe você não consegue uma promoção. 😉
      Qualquer coisa só perguntar. Boa viagem 😀

      Resposta
  • 07/03/2019 em 00:43
    Permalink

    Ola, boas informações.

    Pode confirmar que é possível viajar de Montevidéu até Buenos Aires apenas com RG brasileiro. É que um dos passageiros que vai conosco está sem tempo para tirar o passaporte. Obrigado

    Resposta
    • 07/03/2019 em 13:40
      Permalink

      Olá,

      Pode sim, com o RG é bem tranquilo, eles só recomendam que o documento não tenha mais de 10 anos, por conta da foto.
      Só não ganhará os carimbos.

      Boa viagem para vocês! 😀 😀

      Resposta
  • 19/03/2019 em 19:41
    Permalink

    Oi, obrigada pelas informações!!

    Ainda tenho dúvidas sobre malas, pode levar uma de mão e uma grande? Só a grande será despachada?

    Resposta
    • 19/03/2019 em 23:39
      Permalink

      Olá, quando eu peguei eles estavam despachando todas as malas, independente do tamanho, só deixando você entrar no barco com bolsas ou mochilas.
      Viajei com uma mala pequena, mas vi pessoas com grandes sem problemas .

      Espero ter ajudado, qualquer coisa só perguntar =)

      Resposta
  • 04/06/2019 em 20:34
    Permalink

    Olá diego, estou indo a buenos aires no próximo mês e queria saber se da pra fazer tudo no mesmo dia, pois eu queria passar apenas o dia no uruguai e em seguida voltar a buenos aires, até pq nao tenho mt tempo, é possível? da problema na imigração na hora de carimbar o passaporte?

    Resposta
    • 05/06/2019 em 11:00
      Permalink

      Olá Fernanda, tudo bom?

      Se você quer passar apenas um dia em Colonia eu sugiro pegar o buquebus bem cedo em BsAs, e na volta pegar um a noite, para poder aproveitar bem a cidade.
      Colonia não é muito grande, a maioria dos atrativos são no centro histórico, mas é legal conhecer com calma e aproveitar a cidade.

      Quando eu fui a imigração foi bem tranquila e bem rápida. A fila, mesmo grande, com todos os passageiros do buquebus descendo, foi super rápida.

      Você vai adorar! 🙂

      Resposta
  • 05/06/2019 em 00:50
    Permalink

    posso comprar as passagens pelo site boquebus uruguai? pois surge uma mensagem informando que o e-commerce é exclusivo para uruguaios! Fiquei como medo de prosseguir com a compra, estou indo em 27 de junho 2019.

    Resposta
  • 30/06/2019 em 02:40
    Permalink

    Ola amigo..
    Estou programando para ir BA ficar 5 dias, e depois ir para Uruguai fica 3 dias, pela Colonia do Sacramento, gostaria de conhecer montevideo e punta del leste, vou no fim de ano, voce acha que vale a pena? ou e meio loucura rs?
    Quando estiver saindo de BA para Colonia pela Buquebus, como procedo em relação a saida da argentina e entrada no uruguai, aonde devo ir primerio no check in, ou procurar imigração como faço?
    Depois vou voltar para o Brasil do Uruguai, voce acha que simples essas opções que pretendo fazer.

    Obrigado

    Resposta
    • 01/07/2019 em 16:28
      Permalink

      Olá,
      Que legal, Buenos Aires vale super a pena e 05 dias é um tempo legal para conhecer a cidade.

      Quando você for pegar o Buquebus, depois de fazer o checkin no porto, você vai passar pela imigração. Fica tranquilo que é super de boas, e não tem jeito de se perder e não passar por ela.
      Na volta a mesma coisa, no porto em Colonia del Sacramento você passa pela Imigração Novamente.

      Quanto ao tempo no Uruguai eu acho um pouco apertado 03 dias para essas 3 cidades. Em um dia você conhece Colonia, mas Montevídeu é preciso no minimo 2 e eu diria que para aproveitar Punta 2 também seria o minimo. Tenho varios posts dessas cidades aqui no blog. Dá uma olhada. =)

      Qualquer coisa só perguntar.
      Abraço

      Resposta
  • 12/07/2019 em 03:42
    Permalink

    ola Diego, tudo bem?
    estou comprando no site da buquebus, a passagem para saída de Buenos Aires para Punta Del Leste, para o dia 27/12/19, a minha duvida e que consta no site barco mais ônibus, gostaria de saber se já esta incluso a passagem do ônibus para punta, ou terei que me preocupar em comprar la na hora, como funciona.
    no site consta:
    Saida: Sale 8:15 09:30 Chega 14:15 em Punta del Leste
    Porto Madero Colonia Con Transbordo Term Buses Punta Del Este
    ( Aparece a imagem do onibus em azul..rs)

    Preciso chegar com tempo de antecedência ao terminal, como vou comprar pelo site e so levar o “voucher” que chegar no email, ou preciso trocar por ticket de passagem?

    Muito Obrigado,

    Resposta
    • 14/07/2019 em 21:51
      Permalink

      Sim, eu fiz exatamente esse percurso. De Buenos Aires até Punta del Este.
      A passagem de onibus fica inclusa, é um onibus do próprio Buquebus.

      Tem que chegar com antecedência no porto, para passar pela imigração dos dois países e embarcar a tempo.

      Resposta
  • 01/12/2019 em 04:34
    Permalink

    Boa noite, Diego!
    Adorei as dicas!
    Pretendo ficar 2 semanas para conhecer Buenos Aires e Montevidéu, então terei malas para despachar no buquebus. Você sabe me dizer se tem limite de peso e tamanho como em aviões?
    Muito obrigada pela ajuda!!!

    Resposta
    • 04/12/2019 em 18:39
      Permalink

      Olá, tem limite de peso sim. Dei uma olhada no site deles e está falando que o limite são 30kg e no máximo em 2 volumes. Quanto ao tamanho não achei nada falando, creio que não deve der uma medida máxima.

      Resposta
  • 20/12/2019 em 02:25
    Permalink

    Ola Diego boa noite,

    Vou de Buenos Aires para Punta Del Lesta, Barco + Onibus, comprei a passagem em julho tudo certinho pelo site com horario para saída as 07:15 da manhã, e vi so agora no site que Porto de Buenos Aires abre só as 06:30, dará tempo para fazer todo procedimento, pq e primeira vez la, e tb tem aquela coisa de ficar perdidao kkkk….estou com medo do horario.
    Obrigado

    Resposta
    • 20/12/2019 em 16:42
      Permalink

      Olá, dá tempo sim. No porto o procedimento é bem rápido e eles agilizam tudo.
      Tenta chegar às 6h30, no horário que o porto abre, para não ter que correr. Mas fica tranquilo que vai dar tudo certo 🙂
      Aproveita a viagem eim! Vai curtir muito!

      Abraço

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.