/Como é viajar de Buquebus – ferry boat Uruguai/ Argentina
Buquebus

Como é viajar de Buquebus – ferry boat Uruguai/ Argentina

Depois de passar um dia por Colonia del Sacramento, peguei um Buquebus, que é uma espécie de Ferry-Boat, com destino à cidade de Buenos Aires, onde passaria os próximos 04 dias. Neste post contarei como é viajar de Buquebus pelo Rio de La Plata, uma das maneiras mais clássicas para fazer este percurso. 

Há três empresas que fazem o trajeto entre a cidade de Colonia del Sacramento e Buenos Aires. Se estiver viajando de carro pelo Uruguai ou Argentina também pode utilizar o ferry para fazer a travessia. São elas: Buquebus, Colonia Express e SeaCat. Todas as três empresas fazem o trajeto de 1 ou 3 horas, dependendo do tipo de embarcação e atuam pela manhã, tarde e noite.

Por que optei pela Buquebus e não outra companhia? Fiz uma pesquisa prévia entre as 3 companhias que atuam no trajeto e a mais barata e com horários mais conveniente pra mim foi a Buquebus. =)

Como comprar a passagem de Buquebus

Para comprar você deve entrar no site oficial da Buquebus, escolher o trecho desejado, a data da viagem, a quantidade de passageiros e se vai levar seu carro. Após isso, a próxima janela mostrará os preços e horários disponíveis. Basta fazer a escolha e prosseguir para uma página onde você deverá colocar seus dados e fazer o pagamento. Ahhh.. você deve fazer o pagamento a vista, eles não parcelam o valor. É bem fácil comprar. 

Importante lembrar também que é possível comprar trechos combinados (barco + ônibus). Fiz isso na volta, pois meu destino era Punta del Este. Para fazer esse trecho peguei o barco em Puerto Madero – Argentino até Colonia del Sacramento – Uruguai ( trajeto de 1 hora) e em seguida o ônibus até Punta ( trajeto de 4 horas, aproximadamente). 

É recomendável comprar as passagens com antecedência, principalmente nos meses que são de alta temporada e época de férias. 

O terminal Fluvial e a Imigração

Para quem já viajou de avião, o sistema de chek-in é bem parecido com o dos aeroportos. Você deve chegar com no mínimo 1h30 de antecedência ao horário de saída do barco para fazer o chek-in presencialmente e caso necessite, despachar sua bagagem. Neste momento, o responsável da companhia te dá um comprovante e um papel que você deverá apresentar na Aduana (alfandega).

Buquebus
Terminal Buquebus em Buenos Aires

O processo imigratório é bem tranquilo e você faz os tramites dos dois países no mesmo local. Se estiver em Colonia, você pegará uma fila para dar saída do país e em sequencia outra fila para já dar entrada no solo Argentino. O mesmo ocorre na Argentina. Assim, quando você desembarcar no seu destino não precisará pegar novas filas. Só aguardar nas esteiras para retirar sua bagagem, caso tenha despachado algo. Dois carimbos de uma vez? Simmmm.

Como é a Viagem de Buquebus

A viagem foi bem tranquila, tanto na ida à Argentina, quanto na volta ao Uruguai. Na ida peguei a embarcação chamada Eladia Isabel, mais lenta, por isso o percurso levou 3 horas.

O barco é bem confortável e grande, tem 3 andares com um “deck” na cobertura. Os assentos são mais espaçosos que os de avião ou ônibus, e você não precisa ficar sentado durante todo o percurso. Ficar andando e conhecer todo o barco é permitido. Há duas lanchonetes vendendo lanches rápidos e bebidas (aceitam tanto peso uruguaio quanto argentino, além de dólar). No barco há também um free shop, que funciona durante todo o trajeto. Dei uma olhada, mas não tinha nada que chamasse a atenção.

Peguei o barco no fim da tarde e durante o percurso fui até o deck da cobertura conferir o por do sol. Muitas pessoas fizeram o mesmo. Valia a pena, pois estava lindo.

Mas, mesmo sentado, confortavelmente, podemos ter uma bela vista do Rio de La Plata.

Buquebus

A volta foi com a embarcação Silvia Ana, com duração de apenas 1 hora. Um barco menor, mas bem legal. Com freeshop e lanchonete à bordo.

Buquebus
Dentro do Buquebus Silvia Ana

Não esqueça:

  • Você deve chegar ao Porto com no mínimo 1h30 de antecedência.
  • As passagens geralmente não são reembolsáveis, então fique atento ao horário da sua passagem.
  • Não esqueça seus documentos (Passaporte ou RG).

E você já viajou de Buquebus ou com outra companhia? Compartilhe conosco como foi o passeio. 

Até o próximo post.

Diego Arena