Um dia nas ruínas de Pompéia
Pompéia, a cidade que em 79d.C. foi totalmente destruída pela erupção do vulcão Vesúvio, que a muito estava adormecido.
Visitar esta cidade é como andar por um lugar onde o relógio está parado, mas que te fascina a cada segundo, onde ao caminhar pelas ruínas você fica imaginando como seria a cidade e como era a vida ali.
Sumário
Como chegar em Pompéia
Estava em Roma e resolvi fazer um bate e volta até as ruínas de Pompei. Peguei um trem de alta velocidade da FrecciaRossa, na estação Roma-Termini com destino a Napoli-Centrale, uma viagem de aproximadamente 1h30min.
Em Napoli peguei outro trem, o EAU (Antiga Circumversiana), num estilo bem mais ”povão”, na estação Napoli- Garibaldi, onde segui até a estação Pompei Scavi – Villa dei Misteri (Vila dos mistério), onde fica a entrada principal para as ruínas. Como é uma linha local você consegue comprar o bilhete na hora e este trecho dura entre 30 à 40 min (mas fique atento, há 4 estações com nome Pompei).
Logo ao sair da estação me deparei com diversas pessoas vendendo ingressos para entrar na área arqueológica, mas comprei na bilheteria do local mesmo, para aproveitar e pegar um livrinho com a história da região e um mapa (não deixe de pegar! O local é enorme).
As Ruínas
Pompéia era uma cidade murada e logo após passar pela catraca na entrada do parque arqueológico e começar o tour você passa pela Porta Marina, um dos diversos portais que levavam as pessoas para dentro desta cidade, e seguindo em frente chegará no que era a principal praça da cidade, onde ficava o Foro (Fórum) e a Basílica.
E é nesta praça que hoje estão expostos diversos utensílios (como jarras, vasos, ânforas, baus entre outros) e também alguns corpos que foram achados durante as escavações e estudos na área, totalmente intocáveis. Dá par ver que a erupção foi repentina e muitos não tiveram tempo para correr e se proteger.
Outro ponto que era bastante importante na cidade é o Anfiteatro de Pompei, local onde aconteciam lutas entre gladiadores e combates com animais ferozes. O Anfiteatro é um dos pontos mais afastados nas ruínas. O mais interessante é que, ao contrário do Coliseu de Roma, onde você entra pelas arquibancadas e tem a visão da arena, aqui você tem a visão oposta imaginando a pressão que os gladiadores sofriam do público.
Outro ponto que achei bastante interessante é a Casa del Fauno (Casa do Fauno), que era a maior casa privada da cidade de Pompéia, com este nome graças a uma pequena escultura em sua praça central. Ali ainda tem um jardim, com árvores floridas, o que dá um ar de vida após a catástrofe que foi a erupção.
Havia diversas termas na cidade com salas de banhos frios, mornos e quentes além de prostíbulos, como o da imagem abaixo, local que estava em restauro para recuperar as pinturas nas paredes.
O que mais gostei de fazer foi andar pelas suas pequenas ruas e me perder. Descobrindo e imaginando como era a vida nesta cidade.
Fiquei aproximadamente quatro horas andando pelas ruínas. Havia sempre algo novo e interessante para se ver. Estava muitoooo calor. A dica é levar água e comida, pois só há locais vendendo algo na área externa do parque arqueológico. O que pode ser bem longe dependendo de onde você estiver.
Há outros passeios possíveis na região, como visitar a cratera do Vesúvio (por falar nele, de vários pontos da área arqueológica de Pompéia você consegue avistá-lo) e a cidade de Herculano. Não fui em nenhum dos dois. Quem sabe na próxima vez né?! haha
Napoli
Para voltar fiz o mesmo trajeto, sentido Napoli. Como já havia comprado a passagem de trem Napoli – Roma Termini, voltei um pouco antes do horário de partida do trem para aproveitar e conhecer o centro de Napoli. Confesso que não gostei muito, embora esta cidade tenha seu charme e onde aproveitei para comer a verdadeira pizza napolitana. Uma delicia.
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Pompéia. Vai para a Itália e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post: Roma, Milão, Veneza. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.
Quer mais dicas? Não deixe de conferir:
- 10 pontos turísticos em Napoli, por Descobrir Viajando.
- O que fazer em Napoli, por blog Mapeando Mundo.
- Dicas de Napoli, por De lugar Nenhum
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
Wonderful pictures Diego.! ?
Thanks Francisco! 😀
You’re welcome Diego.! ?
Que maravilhoso!!
Realmente é muito lindo. ;D
Já estive em Pompei e senti todas as vibrações que há naquele lugar . Parabéns pelo pelo lindo post !
Pompei é surreal, demais aquele lugar.
Obrigado ?
EXATO ! DE NADA !
Fascinante! lindo!
Oi Diego! Maravilhoso o seu post! Atualmente dentro do sitio arqueologico ja tem um pequeno restaurante, na verdade uma pizzaria. Mas na alta estaçao é sempre muito cheia.
Sério ? Que bacana! Bom saber
Obrigado pela informação! =)
Pingback: Roteiro de 18 dias pela Itália – Uma Viagem Diferente
Pingback: Roma, la città eterna. – Uma Viagem Diferente
Pingback: Um ano do blog Uma Viagem Diferente – Uma Viagem Diferente
Pingback: 2 anos do Blog Uma Viagem Diferente – Uma Viagem Diferente
Ha pouco tempo também postei meu passeio em Pompeia! O lugar é maravilhoso né?! tanta história, tanta coisa pra ver por ali! Amo este lugar e voltaria mil vezes!
Sério? Que legal! Vou dar uma olhada no seu post depois. Gosto de ver como cada pessoa conta de uma maneira sobre cada lugar.
Adorei lá, fiquei andando e nem vi a hora passar!
Obrigado pelo comentário =)
Nossa, fiquei muito impressionada com suas fotos. Apesar de conhecer a história de Pompeia e do Vesúvio, nunca tinha visto fotos de lá. Fico imaginando a energia que tem nesse lugar. Deve ser um tanto sinistro.
Obrigado =)
Eu achei tranquilo a energia do lugar, até em duas partes que haviam alguns corpos petrificados. É um lugar que vale a pena ser visitado.
Muito interessante, Diego! Adorei seu post! Super completo, com fotos incríveis!
A energia é pesada?
Olá Rayane, eu particularmente não achei. Foi um passeio tranquilo, até mesmo na parte que encontramos esses corpos petrificados..
Obrigado =)
Pompéia tá no topo da minha lista, dá até tristeza ver este seu belo post e saber que ainda não vai ser agora que poderei conhecer. 🙁
Uma hora irá conhecer. Ai volta aqui para contar como foi a visita =)
Pompéia tá no topo da minha lista! Dá até tristeza de ver este seu belo post e saber que ainda não é agora que vou conhecer a cidade. 🙁
Uma hora irá conhecer. Ai volta aqui para contar como foi a visita =)
Amo lugares cheios de história! Com certeza esse é um dos que está na minha lista e que ainda quero conhecer.
Tem que ir sim! Vai curtir bastante o passeio!
Sempre tive curiosidade e vontade de conhecer Pompeia, vendo as fotos fiquei ainda mais louca pra conhecer! Que lugar!
É realmente um lugar incrível. Cada canto da cidade é uma descoberta. 🙂
Eu sou apaixonada por esse lugar! Alguns anos atrás eu resolvi ir, saindo de Nápoles, mas tive o azar de ficar doente e terminei nem conhecendo Pompéia e nem Nápoles pq fiquei apenas no quarto do hotel =(
Pootz =/, essas coisas acontecem quando menos esperamos né? Tá ai uma desculpa para voltar e conhecer essas cidades e aproveitar =)
Uma cidade com um grande história um museu ao céu aberto, deve ser lindo conhecer Pompeía
É bem legal e você fica imaginando como era a cidade antes da erupção. Surreal né?
Pompéia é uma das ruínas mais espetaculares do nosso mundão. Já estive lá duas vezes, e me encanto em todas. É incrível … =)
Eu adorei lá também. Ver ruínas é uma das coisas mais legais para se fazer na europa =)
Nossa, muito legal. Adoro sítios arqueológicos. Não fui a esse ainda, mas ja acrescentei na minha lista. 😀
Você vai curtir. Lá é muito interessante.
Quero muito voltar na Pompéia. As ruínas são incríveis demais! Uma abraço pra ti e valeu pelas dicas.
Sou absolutamente apaixonada por vulcões e quero muito conhecer Pompeia. A experiência parece ter sido incrível! A cidade parecia maravilhosa… Imagino que as quatro horas de passeio tenham passado muito rápido!
Pingback: Ilha de Stromboli, na Itália: explorando um vulcão ativo na Sicília