Passeio de um dia: Visita ao Templo Zu Lai, em Cotia.

Localizado em Cotia, aproximadamente 40km de São Paulo, está o Templo Zu Lai, pertencente ao monastério budista Fo Guang Shan, que significa Montanha de Luz de Buda. A visita é bem interessante e qualquer pessoa pode visitar, não necessariamente precisa seguir o Budismo. Um bate volta que vale muito a pena. Vem com a gente conferir?

Com a possibilidade de chegar tanto de transporte público como de carro, uma visita ao Templo Zu Lai pode ser uma opção de bate e volta, pois está a mais ou menos 30 minutos do centro de São Paulo. Um passeio que vai te fazer sentir que você viajou até o outro lado do mundo e está imerso em uma outra cultura, mas na verdade você só está a poucos quilômetros da caótica cidade de São Paulo.

O Templo Zu Lai

O Templo Zu Lai é o maior templo da América Latina, e é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan. Foi inaugurado em 2003 e possui  10mil m² de construção em um terreno de 150mil m².

Desde a estrada já podemos ver a grandiosidade do Templo. Ao chegar, passamos por um caminho com várias esculturas de budas e monges, todas bem bonitas e únicas, de vários tamanhos. Na frente da maior delas há uma escadaria que nos leva até o pátio central.

As escadas simbolizam um percurso ou uma jornada. É como se depois do cansaço você vai encontrar o que estava procurando.

templo zu lai
Escadaria

Após subir a escadaria, chega-se ao pátio central. É incrível a paz e a calma que o lugar traz. As únicas coisas que se ouve são o barulho da água das fontes, o canto dos pássaros e a natureza.

templo zu lai
Pátio Central

Este pátio dá acesso a todas as áreas do Templo. É no pátio que acontecem as práticas de meditações e celebrações de festas, como o Ano Novo Chinês.

Nas laterais ficam algumas salas de meditações, uma cafeteria, uma lojinha com diversos livros e objetos ligados ao Budismo, um restaurante 100% vegetariano que funciona somente aos domingos e até um parquinho para as crianças.

Nos fundos, após subir as escadas está a Sala de Cerimônias principal.

Antes de entrar na Sala de Cerimônias você pode pegar um incenso e oferecer à Buda, fazendo uma reverencia ou até mesmo um pedido e desejos positivos (há instrutores e placas explicando o procedimento).

Você também pode pegar uma mensagem na entrada. Lá dentro não se pode tirar fotos, é um local exclusivamente para meditação. Vale a pena entrar e conhecer.

templo zu lai
Escadaria que leva à Sala de Cerimônias

Depois de conferir todas essas áreas do Templo, há mais um local para conhecer. Localizado aos fundos do Templo Zu Lai encontramos um jardim com um lago cheio de peixes e tartarugas.

Lá se pode atravessar a ponte, andar pelos jardins, sentar, descansar. Dizem que no meio do ano várias cerejeiras florescem. Deve ficar mais lindo ainda né?

Geralmente
templo zu lai
Lago

Regras de Conduta

Para visitar o Templo Zu Lai deve-se seguir algumas regras de conduta:

  • Não é permitido a entrada de alimentos e bebidas.
  • Não levar animais de estimação.
  • Não visitar o templo com decotes, regatas e/ou shorts.
  • Não fumar.
  • Não fotografar nem filmar nas áreas internas.
  • Não pegar nada que não tenha sido oferecido.
  • Não fazer barulho.
  • Não manifestar contatos íntimos.
  • Não tocar nos instrumentos de darma.

Como chegar no Templo Zu Lai

É possível chegar no Templo Zu Lai de várias maneiras: carro, ônibus e até carros de aplicativo. 

Eu fui de carro e o percurso é bem rápido e tranquilo. De São Paulo basta pegar a Rodovia Raposo Tavares e seguir as placas até Cotia, onde você deverá pegar a Estrada São Fernando que te leva até o Zu Lai. No Templo o estacionamento é gratuito. 

De Ônibus há duas opções. Há um ônibus que sai do Terminal da Barra Funda e passa na Rodovia Raposo Tavares, mas não passa perto do Templo. É necessário sair no km 29 e andar cerca de 1km a pé ou pedir um uber.

Também há um ônibus fretado que sai da Liberdade aos domingos. Com o valor de 15 reais, saindo as 8h30 de frente da Ikezaki.

De uber, dependendo da sua localização em São Paulo, cada trecho saí em média 70 reais.

Programação do Templo Zu Lai

Aos domingos acontecem no Templo Zu Lai uma Prática orientada de Tai Chi, as 9h30 ; a Cerimonia às 10horas; uma palestra as 14horas (dependendo da programação) e às 15horas acontece a prática orientada de meditação.

Para participar das atividades é necessário chegar 15 minutos antes do início, sem precisar agendar. 

Todas as cerimonias e programações estão no Site do Templo

Além disso, durante o ano há eventos específicos como o Ano Novo Chines. E alguns cursos pagos de práticas orientais tradicionais, como meditação, ioga e tai chi chuan.

Horário de Funcionamento do Templo Zu Lai:

O Templo fica aberto de Terça-feira à Sexta-feira, das 12h às 17h e aos Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h. As Segundas-feiras o Templo fica fechado, mesmo se for feriado.

As Cerimônias dominicais acontecem às 10 horas. 

A lojinha funciona de Terça-feira à Sexta-feira das 12h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 17hs.

O Refeitório funciona apenas aos domingos e feriados, das 12h às 14h30.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essa é mais uma dica de passeio perto da cidade de São Paulo. E você já foi ao Templo ? Curtiu ?  Compartilhe sua experiência conosco.

Até mais

Diego Arena