Rio de Janeiro

Visita ao Real Gabinete Português de Leitura – RJ

Um dos locais que vem chamando a atenção dos turísticas que visitam o Rio de Janeiro e querem conhecer um ponto “um pouco menos turístico” é o Real Gabinete Português de Leitura. Vem com a gente conferir como é a visita à biblioteca mais famosa da cidade?!

Real Gabinete Português de Leitura

Um pouco da História da Biblioteca

O Gabinete Português de Leitura foi fundado em 1837, com o intuito de oferecer aos portugueses que moravam no Rio de Janeiro o acesso às publicações dos autores de seu país. Em 1842 a biblioteca foi transferida para a Rua da Quitanda e em 1850 transferida para a Rua dos Benetidinos.

A biblioteca que conhecemos hoje é a quarta sede do Real Gabinete, inaugurada em 1888 pela Princesa Isabel, e foi projetada pelo arquiteto Raphael da Silva Castro e foi construída no estilo manuelino.

Somente em 1900 foi considerada Biblioteca Pública e seu acesso foi liberado para o público em geral. Em 1906 teve a atribuição do titulo “Real” pelo Rei D. Carlos I, se tornando o “Real Gabinete Português de Leitura”.

Em 2014 foi eleita a quarta biblioteca mais bonita do mundo. 

A visita ao Real Gabinete Português de Leitura

A arquitetura da Biblioteca se destaca entre as construções da Rua Luís de Camões. Na fachada, podemos ver quatro esculturas representando: Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama.

Fachada Real Gabinete Português de Leitura

Quando vemos o local por fora não imaginamos a grandiosidade que é no seu interior. O Real Gabinete Português de Leitura possui um acervo com aproximadamente 350 mil obras em 3 andares com prateleiras de madeiras repletas de livros. 

A área para a visita é delimitada apenas ao local de leitura, não podemos subir e toda a área próxima aos livros estão delimitas para garantir a preservação do acervo.

É uma área pequena, mas conseguimos ver todos os detalhes da construção, dos pilares em madeira, do guarda corpo, do lustre, e da enorme claraboia sobre a área de leitura. É permitido tirar fotos, só pedem para ficar em silencio e não atrapalhar quem está na biblioteca estudando ou lendo algum livro.

Claro que não podia faltar uma foto minha de costas, observando todos os detalhes do prédio. 

Eu no Real Gabinete Português de Leitura

Ahh, logo que entramos na área de leitura podemos ver um raro exemplar do livro os “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, que fica em uma móvel de vidro como exposição. 

Os Lusíadas de Camões

Ingresso para o Real Gabinete Português de Leitura

A entrada no Real Gabinete Português de Leitura é gratuito, e não é necessário ingresso, nem agendar visita. Porém, a biblioteca só está aberta de segunda à sexta-feira, das 9h às 18 horas.

Como chegar no Real Gabinete Português de Leitura

A biblioteca está localizada na Rua Luís de Camões 30, no centro do Rio de Janeiro. As estações de metrô mais próximas são: Estação Uruguaiana e a Estação Presidente Vargas. De qualquer uma dessas duas estações basta ir andando, uma caminhada de 5 a 10 minutos. 

Caso esteja de VLT, a estação mais próxima é a Praça Tiradentes, e a parada Colombo, que está bem próxima à Confeitaria Colombo, outro ponto bem interessante para se conhecer no centro antigo do Rio.

Hotéis no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro possui centenas de opções de hospedagem. Com opções para todos os tipos de pessoas, gostos e bolsos. Separei neste post algumas opções, todas linkadas para o Booking, onde podemos ver mais informações e preços.

Separei neste post alguns hotéis que estão localizados bem em frente, ou bem próximos da Orla de Copacabana, que é uma ótima área para se hospedar. Mas além desses há uma infinidade um pouco mais afastados.

Hotéis 5 estrelas : Belmond Copacabana Palace, o Hilton Copacabana, o JW Marriott Rio De Janeiro e Rio Othon Palace.

Opções de Hotéis 4 estrelas: Windsor Leme, o Hotel PortoBay Rio de Janeiro, o Hotel Atlântico Praia, o Windsor Excelsior Copacabana, o Hotel Astoria Palace, o Olinda Rio Hotel, o Windsor Califórnia Hotel, e Pestana Rio de Janeiro.

Hotéis 3 estrelas: B&B Hotels, o Windsor Copa Hotel, o OYO Rio Colinas Hotel, o Windsor Martinique, e Hotel Nacional Inn Rio de Janeiro.

Mais dicas de hospedagem: Guia completo de Hotéis no Rio de Janeiro

Planejando sua Viagem para o Rio de Janeiro

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer no Rio de Janeiro. E você, já visitou esta Biblioteca? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Vai para a cidade e quer mais dicas do que fazer por lá, não deixe de ver o post:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Nunca tinha ouvido falar do Real Gabinete Português de Leitura. Fiquei impressionada com a grandiosidade do lugar e com o conjunto de obras e história. Dica mais do que anotada para uma próxima viagem ao Rio de Janeiro! Parabéns pelo post, inspirador e diferente!

  • Você acredita que quando eu trabalhava no centro eu ia muito ai na hora do almoço e estava quase sempre sem ninguém. Incrível como as coisas mudam né. Preciso voltar, valeu muito as dicas.

  • Você acredita que mesmo sendo carioca só esse ano conheci esse lugar?! É lindo demais e poucas pessoas da cidade já visitaram. Os turistas vem para cá visitar e nós mesmo não visistamos... rsrs Amei o post!!! Muito importante divulgar esse lugar incrível no Rio.

  • 350 mil? Nossa, não sabia que tinha tudo isso. E essa beleza de exemplar de Os Lusíadas? Que maravilha! Tenho cada vez mais vontade de conhecer esse lugar!

  • Estava aqui procurando uma coisa diferente pra fazer nesses dias em que estou aqui no Rio, e achei esse seu post sobre Real Gabinete Português uma ótima dica, pois adoro bibliotecas. Já vou colocar no roteiro.

  • Eu visitei o Real Gabinete Português de Leitura na minha última viagem ao Rio e me apaixonei por este lugar!

    Impressionante tanto os detalhes da arquitetura de lá, como também a coleção de obras disponíveis!

    Sem dúvida uma atração que não pode faltar no roteiro!

    Ótimo texto!
    Abraço

  • Olá Diego, tudo bem?
    Sabe me dizer qual é o aeroporto mais próximo? Galeão ou Santos Dumont?

    • Olá, o mais próoximo é o Santos Dumont. Ele fica relativamente bem perto até, uns 15 minutinhos. :D

Posts recentes

O que fazer em Manaus – Roteiro 9 dias

Logo que cheguei no centro de Manaus pensei comigo mesmo: "Que sensação estranha, aqui me…

30/09/2022

O que Fazer em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte, carinhosamente chamada de Beagá, capital do estado de Minas Gerais,…

15/08/2022

O que fazer em Lavrinhas – Bate e volta de São Paulo

Nada como um bate e volta para tentar relaxar e sair do agito e correria…

29/07/2022

Hotéis em Salvador: Guia Completo

A cidade de Salvador possui muitas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…

24/06/2022

O que fazer em Miami em 1 dia

[Post Por Um Viajante Diferente] Nada como aproveitar uma escala de voo ou conexão pra…

28/05/2022

Inverno em Nova York: o Que Fazer

Vem com a gente conferir algumas dicas do que fazer no inverno em Nova York?!…

27/05/2022