Salvador

Re Restaurante Dona Suzana, Salvador – Bahia

Com certeza, quem é fã de culinária regional, comida de rua e adora assistir séries na Netflix, já ouviu falar do Re Restaurante da Dona Suzana, localizado em Salvador – Bahia. Este restaurante e a história de Dona Suzana foram retratados no episódio sobre comida de rua de Salvador na série: Street Food Latin América e, caso você ainda não tenha assistido essa série, saiba que vale muito a pena. Vem com a gente conferir como foi minha experiência por lá?!

Onde está localizado e como chegar no Re Restaurante

O Re Restaurante está localizado na comunidade Solar do Unhão, bem próximo à entrada do MAM (o Museu de Arte Moderna de Salvador). Muitos ficam com receio de visitar o restaurante por ele estar em uma comunidade, mas, fique tranquilo, é bem seguro chegar no local. Se pedir informação para qualquer pessoa, vão te falar certinho como chegar e até ir junto com você.

Vista para a Igreja ao lado do MAM, na entrada da Comunidade Solar do Unhão.

As mesas ficam espalhadas na caminho entre diversas casas da comunidade, a cozinha do restaurante é a cozinha da Casa de Dona Suzana, o som ambiente é a música que os familiares dela estão ouvindo na casa. Às vezes o netinho aparecia pedindo atenção e querendo brincar com os turistas, tudo isso nos faz sentir em um verdadeiro almoço em família.

Chegando no restaurante – Comunidade Solar do Unhão
Placa Re Restaurante da Dona Suzana

O que comer no Re Restaurante Dona Suzana

Logo que cheguei já vi a placa e o passarinho, dois itens bem característicos para quem assistiu a série. E, em seguida, fui recebido carinhosamente pela Dona Suzana, que fica bem feliz a cada novo cliente. Falei que tinha visto o restaurante na série da Netflix e ela logo abriu um grande sorriso, me mostrando as mesas que estavam livres, entregando o cardápio, contando como funcionava o restaurante e o que ela indicava para almoçar naquele sábado de muito sol e calor.

Entre os diversos pratos preparados por Dona Suzana, podemos citar: a moqueca mista (de peixe e camarão), a moqueca de camarão, o ensopado de camarão, camarão grelhado, a moqueca de guaricema, guaricema frita, a moqueca de banana (versão vegetariana) e a feijoada (servida aos domingos). Todos os pratos com preços que variam entre R$25 e R$60 (preço de janeiro/2021).

Resolvi experimentar a moqueca de guaricema, que veio acompanhada de arroz branco, feijão fraldinho e pirão. Tudo uma delicia! Ahh.. embora ela falasse que era um prato individual, acredito que duas pessoas comeriam tranquilamente. Tudo realmente uma delicia!

Dona Suzana
Moqueca

A vista do Restaurante da Dona Suzana

E, não podemos deixar de falar da vista do restaurante da Dona Suzana. Acho que a foto a seguir mostra mais do que se eu ficar escrevendo muito de como a vista é linda. De uma olhada nesse mar azulzinho, com água cristalina e esses barcos de pescadores. Demais né?!

A vista do Re Restaurante

Depois de comer, aproveitei passar por alguns outros pontos turísticos que ficam ali perto, como o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, dois pontos que não podem ficar de fora de um roteiro à Salvador, e também no Farol da Barra (um pouco mais distante dali). E, em seguida, já fui ao Aeroporto para voltar à São Paulo. A viagem à Salvador tinha terminado, mas, com uma ótima experiência gastronômica e um prato delicioso!

Planejando sua Viagem à Salvador

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Blogagem Coletiva – Onde comer em…

Este post faz parte de uma blogagem coletiva com alguns blogs amigos, com o tema: Onde comer em… Vem com a gente ver sobre o que eles escreveram?!

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Amei demais a sua indicação do Re Restaurante Dona Suzana. Quando estiver em Salvador, Bahia, vou visitá-lo e experimentar os pratos tão ricos em cultura, histórias e delícias!

  • Simplesmente amei o Re Restaurante Dona Suzana. Na minha próxima parada em Salvador foi comer lá. Adoro comida assim caseira, honesta e bem típica!

    • Que pena que não li este seu post antes da minha viagem p Salvador , pois fiquei com muita vontade de conhecer o Re Restaurante da Dona Suzana. Mas esse pode ser um bom motivo p voltar. Adorei a dica.

  • Muito legal o Re Restaurante Dona Suzana, o ambiente, a comida caseira, já despertaram a minha vontade de ir para Salvador e curtir este clima. Gostei da dica que dá para unir com uma ida ao museu.

  • Ô delícia uma comidinha caseira nordestina viu!!! Comer bem e ainda com esse visual do restaurante é bom demais. Dica anotada para quando voltar a Salvador.

  • Adoro comida autêntica e gostei muito do seu relato sobre o Restaurante Dona Suzana em Salvador. Além de um comida que parece ser super saborosa, ainda tem um super vista!

  • Que delícia essa dica! Adoro conhecer lugares que nos mostram a autêntica comida do local. Vou querer conhecer esse Ré Restaurante da Dona Suzana quando voltar em Salvador! Amo a comida baiana.

  • Só a localização, a vista e o ambiente do restaurante já valem a vsita, Se a comida é boa, não há o que pensar. Da próxima vez que for a Salvador, quero conhecer.

  • Apesar de ter sido estrela da série da Netflix, me parece que o restaurante Dona Suzana não perdeu a cordialidade e simplicidade originais. Que bom! E que vista, meu tipo de restaurante preferido!

  • Adorei conhecer Salvador em um bate e volta da Costa do Sauípe, tenho muita vontade de ficar alguns dias na cidade e conhecer muito mais.
    Espero voltar e curtir sabores como este do Restaurante Dona Suzana, uma aposta que com certeza eu farei se tiver oportunidade de voltar à cidade que tanto amei visitar.

  • Esse Restaurante da Dona Suzana é o tipo de lugar que gosto de conhecer. Nunca fui a Salvador, mas quando eu for, com certeza quero comer alguma dessas opções de moqueca. Amo!

Posts recentes

Hotéis em Porto de Galinhas – Pernambuco

A cidade de Porto de Galinhas possuí diversas de opções de hospedagem. Para todos os…

24/09/2021

Restaurantes Temáticos em São Paulo

Cada vez mais os restaurantes vem se tornando mais que um lugar para apenas uma…

15/09/2021

Cafeterias em Santo André: 10 para conhecer

As cafeterias vem se tornando mais que um simples local para tomar um espresso e…

27/08/2021

Cidades para um Bate e Volta do Rio de Janeiro

Você sabia que é possível conhecer diversas cidades, que estão bem próximas do Rio de…

15/08/2021

Hamburguerias em São Bernardo do Campo

Cada vez o hambúrguer vem se tornando mais que apenas uma comida rápida de fast-food.…

06/08/2021

Sampa Sky: o mais novo mirante de São Paulo

O Sampa Sky, o mais novo mirante de São Paulo, localizado no 42º andar do…

30/07/2021