por do sol na casa pueblo
“Não deixe de conferir o Pôr do sol na Casapueblo, em Punta Ballena, se for à Punta del Este!”. Esta é a dica que todas as pessoas que já foram ao Uruguai recomendam e claro que não deixaríamos de fazer. Vem com a gente conferir.
O jeito mais fácil de chegar à Casapueblo é de carro. Também é possível ir de ônibus, táxi ou uber, mas, para voltar, como a Casapueblo fica no meio da estrada com uber ou táxi fica um pouco mais difícil.
Pegamos um ônibus (46 pesos uruguaios – janeiro de 2018), do terminal de Punta del Este, com destino à Piriápolis e pedimos para o motorista avisar quando deveríamos descer. Descemos na estrada e tivemos que andar aproximadamente 15 minutos. Não é tão longe, mas é uma subidinha, e com o calor … dá um certo cansaço. Este também é o jeito mais barato de chegar à Casapueblo. Nenhum ônibus passa por essa rua. O ponto ruim de ir de ônibus é a volta, pois temos que esperar na estrada, já no escuro, um ônibus passar (ainda bem que não demorou).
Durante a caminhada podemos ver a orla de Punta del Este e admirar o sol e a paisagem.
Um dos principais cartões postais do Uruguai, a Casapueblo foi construída como uma escultura e sem planejamento a partir de 1958, pelo artista, escultor e poeta Carlos Paéz Vilaró. A construção nos remete muito a arquitetura da Ilha de Santorini, na Grécia.
Hoje, na Casapueblo, funcionam um hotel, um restaurante, um espaço para eventos e um museu/ galeria de arte. No museu passamos por diversas salas onde podemos observar as obras de Carlos Vilaró, todas bem coloridas e muitas representando o sol. Também é neste espaço que ficam as terraças, ou terraços, onde podemos participar da cerimônia do por do sol.
O pôr do sol, no verão, acontece bem tarde, depois das 21h. A cerimônia começou com o próprio Carlos Paéz Vilaró, que recitava suas poesias, às sextas-ferias, aos visitantes que estavam nos terraços da Casapueblo. Depois de sua morte, em 2014, todos os dias, no momento em que o sol está se pondo, acontece a mesma cerimônia. Enquanto todos admiram o pôr do sol, em silêncio, uma música começa e em seguida, o som da voz de Carlos Vilaró é ouvida recitando um poema agradecendo pelo sol de cada dia.
O poema, recitado em espanhol é de fácil compreensão e emociona os que estão presentes. O pôr do sol em si já é espetacular, mas ao som do poema deixa o momento mais emocionante. É realmente muito lindo e uma experiencia única.
“Hola Sol …! Otra vez sin anunciarte llegas a visitarnos…” (“Olá Sol…! Outra vez sem anunciar vem nos visitar…”)
O poema termina no exato momento em que o sol desaparece. Incrível!
“Chau Sol…”
Podemos conferir o poema completo no soundcloud:
Casapueblo – Calle Mar Mediterraneo, 20003 Punta Ballena.
Quando: todos os dias do ano das 10 horas até o sol se pôr.
Quanto: 300 pesos uruguaios (preço de janeiro/2018).
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas de um passeio imperdível em Punta Ballena. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
Sempre que viajo gosto de conhecer algum museu ou passar em alguma exposição. Quando estava…
A cidade de Bogotá possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de bolsos…
A Colômbia é reconhecida como um dos países com melhores cafés do mundo e um…
Cada vez mais os restaurantes vem se tornando mais que um lugar para apenas uma…
A cidade de Manaus possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…
Logo que cheguei no centro de Manaus pensei comigo mesmo: "Que sensação estranha, aqui me…
Veja os comentários
Gente, que delícia! É até pecado ir até a Casapueblo e não ficar pro pôr do sol. Adorei as dicas e as fotos estão incríveis. Parabéns.
Ah, mas que Pôr do sol encantador na Casapueblo em Punta Ballena. Ainda não tive o privilégio de assistir a esse espetáculo da natureza no Uruguai. Sonhando já. Amei!
Um dos meus lugares favoritos no Uruguai!
Adorei rever e ver através dos seus olhos esse lugar tão especial para mim e para meu esposo.
Quero voltar!
Que maravilhoso. Um show da natureza! <3
Ah, estive em Punta no inverno de 2017 e não vi o sol nenhuma vez durante 4 dias kkkk. Muito menos na Casapueblo. Vou ter que voltar né?
Eu estive lá em um carnaval de alguns anos atrás. Amei a casa pueblo e também assistir o pôr do sol, mas não sabia dessa cerimônia com a presença ilustre de Carlos páez vilaró!!!
Amei essa dica... tenho muita vontade de voltar, pois meu marido não conhece, seria uma grande oportunidade!!
Acho que tem um pouco de Santorini e um pouco da Barcelona de Gaudi. Achei demais!
Este é mesmo um lugar encantador e a cerimônia do sol deve mesmo emocionar. Quando a visitei não teve por do sol. O tempo estava tenebroso, chovia muito e a Casa estava quase vazia. Um dia bonito em minha opinião, mas uma pena não termos podido nos emocionar com tal bela cerimônia de saudação ao sol. :)
Não conhecia Casapueblo e realmente a construção lembra muito a arquitetura de Santorini! Uma gracinha de lugar que vale a pena conhecer!
Casapueblo realmente é um local incrível. Estive em 2012, quando fiz um cruzeiro até Buenos Aires. Como foi passeio de cruzeiro, a visita foi bem rápida e não pude vislumbrar esse lindo pôr do sol. Ótima dica! Obrigado por compartilhar
Uma coisa que eu achei super engraçada qdo passei pelo Uruguai é como eles aceitavam qualquer moeda. Vi no seu post e lembrei disso. A gente fazia um rolo de pagar em uma moeda e receber em outra que vou te contar, rs