“Não deixe de conferir o Pôr do sol na Casapueblo, em Punta Ballena, se for à Punta del Este!”. Esta é a dica que todas as pessoas que já foram ao Uruguai recomendam e claro que não deixaríamos de fazer. Vem com a gente conferir. 

Como chegar à Casapueblo

O jeito mais fácil de chegar à Casapueblo é de carro. Também é possível ir de ônibus, táxi ou uber, mas, para voltar, como a Casapueblo fica no meio da estrada com uber ou táxi fica um pouco mais difícil.

Pegamos um ônibus (46 pesos uruguaios – janeiro de 2018), do terminal de Punta del Este, com destino à Piriápolis e pedimos para o motorista avisar quando deveríamos descer. Descemos na estrada e tivemos que andar aproximadamente 15 minutos. Não é tão longe, mas é uma subidinha, e com o calor … dá um certo cansaço. Este também é o jeito mais barato de chegar à Casapueblo. Nenhum ônibus passa por essa rua. O ponto ruim de ir de ônibus é a volta, pois temos que esperar na estrada, já no escuro, um ônibus passar (ainda bem que não demorou).

Durante a caminhada podemos ver a orla de Punta del Este e admirar o sol e a paisagem.

A Casapueblo

Um dos principais cartões postais do Uruguai, a Casapueblo foi construída como uma escultura e sem planejamento a partir de 1958, pelo artista, escultor e poeta Carlos Paéz Vilaró. A construção nos remete muito a arquitetura da Ilha de Santorini, na Grécia.

Casapueblo

Hoje, na Casapueblo, funcionam um hotel, um restaurante, um espaço para eventos e um museu/ galeria de arte. No museu passamos por diversas salas onde podemos observar as obras de Carlos Vilaró, todas bem coloridas e muitas representando o sol. Também é neste espaço que ficam as terraças, ou terraços, onde podemos participar da cerimônia do por do sol.

Casapueblo
Casapueblo

Cerimonia do pôr do sol

O pôr do sol, no verão, acontece bem tarde, depois das 21h. A cerimônia começou com o próprio Carlos Paéz Vilaró, que recitava suas poesias, às sextas-ferias, aos visitantes que estavam nos terraços da Casapueblo. Depois de sua morte, em 2014, todos os dias, no momento em que o sol está se pondo, acontece a mesma cerimônia. Enquanto todos admiram o pôr do sol, em silêncio, uma música começa e em seguida, o som da voz de Carlos Vilaró é ouvida recitando um poema agradecendo pelo sol de cada dia.

O poema, recitado em espanhol é de fácil compreensão e emociona os que estão presentes. O pôr do sol em si já é espetacular, mas ao som do poema deixa o momento mais emocionante. É realmente muito lindo e uma experiencia única.

Hola Sol …! Otra vez sin anunciarte llegas a visitarnos…” (“Olá Sol…! Outra vez sem anunciar vem nos visitar…”)

O começo do pôr do sol na Casapueblo
O auge do pôr do sol na Casapueblo

O poema termina no exato momento em que o sol desaparece. Incrível! 

E o sol se pôs.

“Chau Sol…”

Podemos conferir o poema completo no soundcloud:

Dicas importantes:

  • Confira a previsão do tempo antes de ir à Casapueblo, e chegue cedo, pois o local fica extremamente lotado, e pode ser dificil encontrar um bom local na varanda.
  • O local aceita pagamento em pesos uruguaios, reais e até dólar.
  • O horário de funcionamento é das 10 horas da manhã até o sol se por, todos os dias.
  • Em vários lugares do Uruguai, os estabelecimentos só passam o cartão com bandeira Visa. Então, antes de consumir ou querer comprar algo, confirme se o seu cartão vai passar. E uma curiosidade: pagando em cartão, os restaurantes dão um desconto de aproximadamente 20% na compra. Vale a pena.
  • Não troque dinheiro no Aeroporto de Carrasco, ou se precisar trocar, faça o cambio do mínimo possível, pois em Montevidéu, a cotação é mais favorável.

Preço e local:

Casapueblo – Calle Mar Mediterraneo, 20003 Punta Ballena.
Quando: todos os dias do ano das 10 horas até o sol se pôr.
Quanto: 300 pesos uruguaios (preço de janeiro/2018).

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas de um passeio imperdível em Punta Ballena. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Gente, que delícia! É até pecado ir até a Casapueblo e não ficar pro pôr do sol. Adorei as dicas e as fotos estão incríveis. Parabéns.

  • Um dos meus lugares favoritos no Uruguai!
    Adorei rever e ver através dos seus olhos esse lugar tão especial para mim e para meu esposo.
    Quero voltar!

  • Ah, estive em Punta no inverno de 2017 e não vi o sol nenhuma vez durante 4 dias kkkk. Muito menos na Casapueblo. Vou ter que voltar né?

  • Eu estive lá em um carnaval de alguns anos atrás. Amei a casa pueblo e também assistir o pôr do sol, mas não sabia dessa cerimônia com a presença ilustre de Carlos páez vilaró!!!
    Amei essa dica... tenho muita vontade de voltar, pois meu marido não conhece, seria uma grande oportunidade!!

  • Acho que tem um pouco de Santorini e um pouco da Barcelona de Gaudi. Achei demais!

  • Este é mesmo um lugar encantador e a cerimônia do sol deve mesmo emocionar. Quando a visitei não teve por do sol. O tempo estava tenebroso, chovia muito e a Casa estava quase vazia. Um dia bonito em minha opinião, mas uma pena não termos podido nos emocionar com tal bela cerimônia de saudação ao sol. :)

  • Não conhecia Casapueblo e realmente a construção lembra muito a arquitetura de Santorini! Uma gracinha de lugar que vale a pena conhecer!

  • Casapueblo realmente é um local incrível. Estive em 2012, quando fiz um cruzeiro até Buenos Aires. Como foi passeio de cruzeiro, a visita foi bem rápida e não pude vislumbrar esse lindo pôr do sol. Ótima dica! Obrigado por compartilhar

  • Uma coisa que eu achei super engraçada qdo passei pelo Uruguai é como eles aceitavam qualquer moeda. Vi no seu post e lembrei disso. A gente fazia um rolo de pagar em uma moeda e receber em outra que vou te contar, rs

Compartilhe
Publicado por
Diego

Posts recentes

Sampa Sky: o mais novo mirante de São Paulo

O Sampa Sky, o mais novo mirante de São Paulo, localizado no 42º andar do…

30/07/2021

Roteiro 15 dias Califórnia e Las Vegas

Conhecer a Califórnia é o sonho de muitos brasileiros. Mas, montar um roteiro não é…

15/07/2021

O que fazer na Romênia: dicas de viagem

[Post por Um Viajante Diferente] Quando se fala em Romênia, automaticamente, muitas pessoas associam à…

10/07/2021

Conhecendo o Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Geralmente quem viaja para Foz do Iguaçu faz uma viagem mais curta, focada em conhecer…

15/06/2021

10 Museus para Conhecer no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro possui uma infinidade de atrações culturais e museus, muitos…

11/06/2021

Lugares Românticos para passar o dia dos Namorados

Dia 12 de junho chegando e vários casais apaixonados começam a pensar o que fazer…

01/06/2021