um dia em yosemite
O Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, foi criado em 1864 e possui mais de 3 mil quilômetros quadrados onde podemos fazer diversas trilhas, conhecer lagos, admirar os mirantes e vales, ver cachoeiras e áreas com árvores que chegam a 100 metros de altura e 10 metros de diâmetro.
Passei pelo parque apenas 1 dia, no caminho entre San Francisco e Las Vegas e, mesmo com pouco tempo, foi possível passar pelos principais pontos e ver paisagens incríveis. Contarei tudo neste post, vem com a gente conferir?!
Sumário
Saímos bem cedo de San Francisco, e umas 10h da manhã já tínhamos chegado em uma das 4 entradas diferentes do Parque Nacional de Yosemite. Ali a fila de carros estava um pouco grande, pois todos os carros devem pagar uma taxa de visitação de $30 dólares (preço de 2019). Este valor é por veículo e vale por 7 dias, você pode entrar e sair quantas vezes forem necessárias neste período sem ter que pagar um novo ingresso.
Passamos por vários mirantes. Cada mirante era uma parada e várias fotos. De um deles foi possível ver o Rio Merced, no Vale de Yosemite.
O caminho é cheio de subidas e descidas. Depois de ver o mirante, lá de cima, descemos e chegamos em uma parte em que o nível da estrada era praticamente o mesmo do rio. Mais algumas pausas e várias fotos.
Mais alguns minutos de carro e já era possível avistar uma das diversas cachoeiras do Parque, além das enormes montanhas e paredes de granito.
Chegamos no El Capitan, que é uma formação rochosa com 975 metro de altura e praticamente toda a 90º. Foi essa formação que inspirou a filmagem do documentário Free Solo, que conta a história do escalador que tenta subir o El Capitan sem cordas ou equipamento de proteção.
Haviam algumas pessoas escalando quando estava por lá, mas todas com proteção. Com essa altura de paredão os alpinistas pareciam pequenos pontos se mexendo lentamente (não consegui tirar fotos).
Abaixo do El Capitan há uma área com várias árvores e outras bem descampadas, onde haviam várias famílias brincando e fazendo piquenique.
Próximo ponto visitado foi a Yosemite Falls, as cachoeiras mais famosas do Parque. É possível vê-la da estrada, de longe, ou, fazendo algumas trilhas, como: a Lower Yosemite Falls (a trilha de baixo) ou a Upper Yosemite Falls (para ver de cima).
Segui pela trilha Lower Yosemite Falls, super tranquila, e cheguei praticamente embaixo da cachoeira. A vista dali era incrível. Com a queda o vapor e água subiam, era tanto que sai de lá todo molhado.
Ahhh…. uma dica: entre agosto e novembro a catarata costuma secar e se você for ao Parque nesta época talvez não a encontre, ou a veja com pouquíssima água.
O terceiro ponto visitado foi o Mirante do Yosemite Valley, chamado de Tunnel View. A vista é incrível e me lembrou muito os cenários dos filmes do Jurassic Park, parecia que a qualquer momento algum dinossauro apareceria em qualquer lugar.
É possível ver a cachoeira Bridal Veil (Véu de Noiva) e, do lado oposto, a grandiosidade do El Capitan e ao fundo o Half Dome.
Com certeza é um lugar que você tem que sair do carro e tirar algumas fotos. Há um pequeno estacionamento na estrada, mas a galera costuma ser bem rápida e, mesmo se não tiver vagas, em alguns minutos alguém sai.
O último ponto que visitamos foi o Mariposa Groove, a área onde é possível ver as sequoias gigantes, árvores que podem chegar a 100 metros de altura e 10 metros de largura.
Deixamos o carro no Centro de Visitantes do Mariposa Grove e de lá pegamos o ônibus circular que percorre aproximadamente 6 km até a entrada do bosque. A linha de ônibus funciona somente de março a outubro.
No bosque há várias opções de trilhas, como a Grizzly Giant, com 3,2 km e considerada nível médio, e outras menores de 1,5 km e a menor delas com apenas 500 metros em um caminho feito todo em madeira.
Fiquei mais de uma hora por ali, admirando a grandiosidade das árvores, são centenas delas e, depois, voltei para o Centro de Visitantes.
Além do Mariposa Grove, que é o principal, há outros dois bosques em Yosemite onde é possível ver as enormes árvores. São eles: Merced Grove e Toulumne Grove.
Há uma infinidade de pontos para se conhecer no Parque Nacional de Yosemite. São diversas cachoeiras, trilhas e lagos para se aventurar, mas, há mais 2 pontos, além dos que visitei, que são considerados principais no Parque: o Half Dome e o Glacier Point.
Quando fui, o Glacier Point estava fechado, ainda por conta da neve do inverno anterior. Este é um dos pontos mais altos do Parque, de onde falam que temos uma vista bem bacana.
A entrada para o Parque Nacional de Yosemite custa $30 dólares por veículo (preço de 2019). Este valor vale por 7 dias, você pode entrar e sair quantas vezes forem necessárias neste período sem ter que pagar um novo ingresso.
Há também a opção de ingresso anual. Custando $80 dólares e você pode entrar e sair quantas vezes quiser, o ano todo.
Dica: Pegue o mapa que distribuem na entrada, em algumas áreas o celular não funciona e conseguimos nos localizar e seguir um caminho com o auxilio do mapa. Outra dica: Guarde o recibo de pagamento, ele deve ser apresentado na saída.
Há algumas opções de hotéis e campings dentro do Parque Nacional de Yosemite, mas todas são bem concorridas e esgotam praticamente 6 meses antes. Algumas delas chegam a custar $500 dólares a diária.
Opções bem próximas ou em cidades vizinhas:
Hotéis 05 e 04 estrelas: A bed of Roses (B&B em Oakhurst – 16km de Yosemite), Tenaya Lodge At Yosemite ( à 3,2km de Yosemite), The Hotel at Black Oak Casino Resort (em Tuolumne).
Hotéis 03 e 02 estrelas: Best Western Plus Yosemit Way Station (Localizado na cidade de Mariposa), Miners Inn (em Mariposa), River Rock Inn (em Mariposa), Mariposa Hotel Inn (em Mariposa), Hounds Tooth Inn ( B&B em Oakhurst) e Yosemite Southgate Hotel & Suits (em Oakhurst).
É sempre recomendado fazer o seguro viagem quando estiver indo aos Estados Unidos. Qualquer ida ao hospital, ou pronto socorro, pode acarretar em uma conta bem alta. A dica é cotar um seguro com a SegurosPromo. Pelo link do blog e utilizando o Cupom UMAVIAGEM5, você garante 5% de desconto, podendo chegar a 10% caso o pagamento seja realizado via boleto bancário.
Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva, com alguns blogs amigos, com o tema: Ecoturismo. Vem conferir sobre o que eles escreveram?!
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Yosemite. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Vai para a Califórnia e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:
Gosta de parques? Outra dica, texto sobre os Parques Nacionais, feito pelo blog Caminhos me Levem;
Hasta luego e até o próximo post.
Diego Arena
Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…
Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…
As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…
San Andres entrou na minha lista de lugares para visitar no momento que decidi ir…
Nessas ultimas férias, comprei um voo de São Paulo até a cidade de Nova York,…
A Ilha de San Andres, possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de…
Veja os comentários
Tô louca para conhecer esse parque!
Você sabe me dizer se tem restrição de horário e saída para quem se hospeda fora dele?
Menino ... que injustiça com yosemite (rsrs brincadeira) ... é um parque pra pelo menos 2 dias. Passei 3 dias e tive o privilégio de me hospedar numa casa de uma amiga que mora dentro do parque ... fiz as trilhas de cachoeiras. fui na época de maio/junho , uma época boa, como vc disse, tem águas nas cachoeriras e a paisagem é belíssima. eu nao iria no inverno, pouco se aproveita.
Este é o lugar que mais amei conhecer até o momento nos EUA.
Excelente post !
Abração!
O Parque Nacional de Yosemite está na minha listinha de lugares para conhecer. E quero ir para ficar alguns dias. Acho legal essa ideia de pagar um valor por carro e poder ficar até 7 dias lá dentro.
Nossa, essa vista compensa tudo! Obrigada pelas dicas, não sabia sobre esse valor anual!
É possível se banhar nessas cachoeiras?
Olá. Nessa que visitei não. O fluxo de água é bem grande, e há uma delimitação até onde as pessoas podem ir para admirar a paisagem.
O Parque Nacional de Yosemite é impressionante. As árvores maravilhosas transmitem muito paz. El Capitan é lindo e ao mesmo tempo assustador... que coragem escalar!!!! Amei o post! Excelentes dicas.
Adorei a vibe desse lugar e já quero muito conhecer! É possível tomar banho na Cachoeira? A água deve ser muito gelada! Quando eu for vou querer ficar pelo menos dois dias.
UAU! Que imagens fantásticas!!! Deve ser incrível estar aí, no Parque Nacional de Yosemite!!! Acho que vou amar ver de perto as sequoias. Eu estive na Califórnia, mas entre L.A. e San Diego. Visitei o Joshua Tree e Death Valley - sensacionais.
Em tempo: ótimo saber sobre a época de seca! :)
Eu sou o tipo de turista que AMA passear pelos parques das cidades por onde passamos. Estou impressionada com as belas fotos, de tantos cenários belíssimos do Parque Nacional de Yosemite na Califórnia. Certeza de que aproveitarei muito o seu roteiro de 1 dia! Obrigada!
Esse parque é incrível! Vegetação exuberante, cachoeira, rios e montanhas lindíssimos... dá vontade de esquecer da vida e ficar uma semana. Você retratou tudo muito bem e atiçou a minha voltade de voltár lá. Parabéns!
Muito obrigado! :D :D
Realmente, o Parque é completíssimo e opções de diversão e o que conhecer não faltam!
Amei seu post sobre o parque nacional Yosemite na California. Meu filho está morando lá e não vejo a hora de conhecer. parabéns pelas fotos tb, ficaram lindas
Muito obrigado :D :D
Sério? Tem que aproveitar e visitar o Parque de Yosemite, é um ótimo passeio para fazer em família. Vocês vão curtir bastante!