O que fazer em Palmas, Tocantins
Palmas é a mais nova capital do Brasil, fundada em 1989. Assim como Brasília, foi completamente projetada. Vamos dar uma olhada no que podemos fazer por lá em um dia?
Cheguei em Palmas pelo Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues. Como em várias outras viagens que fiz, tive pouco tempo para conhecer a cidade.
Palmas tem ruas planas, largas e arborizadas, o que facilita conhecê-la andando, mas …. se prepare para o calor. O clima é bem quente e seco, um calor bem diferente para quem está acostumado com São Paulo. Se for dar uma volta a pé, não deixe de levar uma garrafinha de água.
O que fazer em Palmas
O primeiro lugar que visitei foi a Praça dos Girassóis, considerada uma das maiores praças do mundo e a maior praça da América Latina. É nela que estão os principais edifícios da cidade, como: o Palácio Araguaia, sede do Governo do Estado do Tocantins, o Tribunal de Justiça do Estado e a Assembléia Legislativa, além das secretarias municipais.
Nesta praça também podemos ver o Memorial Coluna Prestes, obra do arquiteto Oscar Niemeyer e o Monumento 18 do Forte de Copacabana, obra do escultor Maurício Bentes, que homenageia os heróis da revolução de 1930.
Depois da Praça dos Girassóis, visitei o Shopping Capim Dourado. Afinal, indo aos locais de compras e mercados de cada região você consegue conhecer muitas coisas interessantes.
À tardezinha, resolvi ir à Praia da Graciosa, um dos principais pontos turísticos da cidade, localizada às margens do Rio Tocantins. Chegando lá pude conferir um por do sol IN-CRÍ-VEL. A cor da água, a cor do céu, os reflexos… valeu muitoooo a pena. O Blog viajando em 321 escreveu sobre a praia em um post bem interessante.
Mais uma foto do por do sol, por que estava lindo mesmo.
Bem próximo à cidade, há diversas cachoeiras, como: a Cachoeira do Roncador, a Cachoeira Escorrega Macaco e a Cachoeira do Evilson. Pena que não deu tempo de conhecer nenhuma, pois já estava na hora de voltar, mas com certeza, são ótimas opções para dar uma fugidinha do calor da cidade.
Ahh. Se quiser um roteiro detalhado por dias, o blog Além da Curva escreveu um bem bacana de 2 dias pela cidade.
Onde se hospedar em Palmas
A cidade de Palmas possuí opções de hospedagens para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções que estão bem avaliadas no Booking.
O Ibis, é uma ótima opção. Está localizado à 12km do Aeroporto de Palmas e a menos de 1km da Praça dos Girassóis, um dos pontos mais importantes da cidade.
Se quiser um hotel 4 estrelas, as dicas são os hotéis: Vivence Suites Hotels Palmas e o Hotel Girassol Plaza, ambos com piscina, academia, bar e estacionamento.
Algumas opções de hotéis 3 estrelas: Céu Palace Hotel, Victoria Plaza Hotel, e Select Hotel.
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas de Palmas. E você já esteve por lá? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco. Quer mais dicas?
Até mais
Diego Arena
Confesso que nunca tinha ouvido falar de Palmas, mas anotei as dicas para poder tirar o maior proveito um dia que me aventure pela região.
Palmas me pareceu muito bonita e organizada! Nunca ouvi falar muito sobre a cidade, mas interessante saber que ela foi construída que nem Brasília. Muito bom!
Arrasou nas dicas. Deu até vontade de colocar o destino na listinha de favoritos!
A Praia da Graciosa é um espetáculo mesmo, adorei!
Eu não conheço Palmas, mas tenho uma amiga que esta morando lá.
To doidinha para ir visitá-la.
Adorei as dicas, principalmente a praia da Graciosa, que me chamou muita atenção.
Oi Diego. Estive em Palmas em maio e, apesar do calor absurdo, conseguimos visitar a Praça dos Girassóis. Faltou a Praia da Graciosa que, pelo o que vi, é realmente uma graça. Parabéns pelo post!!!
Abraços,
Carolina
Quando eu me deparo com textos assim, percebo como ainda tenho coisa para conhecer neste Brasil! 🙂 Que por do sol maravilhoso! Cores lindas!!! Arrepiei quando você falou com calor intenso e seco!!!! Ui!!! rrsrsrs
Sem dúvida alguma, pegaria uma dessas promoções “blockbusters” de uma companhia aérea aqui no Brasil para conhecer Palmas… por ser a capital mais nova do Brasil e planejada, deve guardar algumas semelhanças com Brasília.
O estado do Tocantins vem entrando cada vez mais no meu radar. Quanta coisa linda pra oferecer né? Meu marido já conhece Palmas, e assim como você, me deu ótimas referencias de que preciso conhecer a cidade o quanto antes! Lindo post!
Ótimas dicas! Ainda mais porque é difícil encontrar informações sobre Palmas. A cidade está na minha wish list faz algum tempo, quero muito combinar ela com a visita ao Jalapão.
Nunca tinha ouvido falar desta cidade, gostei de saber. A ir quando regressar ao Brasil 😉
Amei a Praia da Graciosa lendo aqui, heheh, mas confesso que fiquei abafada pensando no calor, rssss. Mas tá aí um lugar que ainda quero ir. Amei ler.
Pingback: 11 edifícios projetados por Oscar Niemeyer para conhecer no Brasil