O que fazer em Lavrinhas – Bate e volta de São Paulo

Nada como um bate e volta para tentar relaxar e sair do agito e correria de São Paulo, não é mesmo?! Desta vez, o destino escolhido foi Lavrinhas, uma cidade conhecida por se destacar no ecoturismo, com diversas cachoeiras, lugares para a prática de trekkings e trilhas, além de mirantes com uma vista incrível. Vem com a gente conferir o que fazer em Lavrinhas?!

Mas, primeiramente…

Como chegar em Lavrinhas

A cidade de Lavrinhas está localizada a aproximadamente 200 quilômetros da cidade de São Paulo, praticamente na divisa com os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A melhor forma de se chegar em Lavrinhas é indo de carro, pela Rodovia Presidente Dutra, a mesma estrada que dá acesso à: Taubaté, Aparecida e São José dos Campos. Outra maneira é pegando algum tour/ excursão day use com destino a cidade, que foi a maneira que escolhi para esse bate e volta.

O que fazer em Lavrinhas

A cidade de Lavrinhas possui diversos pontos turísticos, em sua ampla maioria, destinados ao ecoturismo, turismo de experiência e esportes.

Nosso bate e volta aconteceu especificamente para conhecer a Cachoeira da Pedreira e o Poço Azul, dois pontos que contarei com mais detalhes abaixo. Porém, caso você tenha mais tempo ou, não queira ficar um dia inteiro nessa Cachoeira, há outros pontos bem bacanas para conhecer na cidade. Entre eles podemos citar: a Pedra da Mina (o ponto mais alto da Serra da Mantiqueira), a Rampa do Jacu, o mirante da Garganta do Embaú, o Pico do Itaguaré, a Estação Ferroviária de Lavrinhas, o Village Mantovani e o Pico Focinho do Cão.

A Cachoeira da Pedreira e o Poço Azul

Saímos de São Paulo, por volta das 6h30 da manhã, do Tatuapé e, às 10h15, já estávamos na entrada da trilha de acesso à Cachoeira da Pedreira e do Poço Azul. Como ambas ficam dentro de um terreno privado, tivemos que pagar R$20 (preço de junho/2022) para ter acesso a trilha e poder curtir o local.

A trilha é bem tranquila, com algumas subidas e descidas, alguns trechos em pedras, mas considerada fácil. Em apenas 5 minutos de caminhada já começamos a ouvir o barulho da água, e logo em seguida já conseguimos vê-la, com uma coloração em tons de verde e azul.

Demos sorte, pois dizem que dependendo do dia a cachoeira fica bem lotada.

o que fazer em lavrinhas
Cachoeira da Pedreira
cachoeira da pedreira em lavrinhas
Cachoeira da Pedreira

Depois de um tempo curtindo a Cachoeira, subimos um pouco mais pela trilha até chegar no Poço Azul, uma área com águas bem calmas, e geladas, e com uma coloração em tons de verde esmeralda incrível.

Por volta do meio dia o sol reflete muito neste trecho, deixando o lugar ainda mais incrível.

diego cabraitz arena, bate e volta em lavrinhas são paulo
Eu na Cachoeira em Lavrinhas

Dica: Leve um lanche, comida e bebida para passar o dia. Do outro lado da rua, há um pequeno restaurante, mas as opções são bem poucas. Também não esqueça do protetor solar e repelente.

Geralmente

Outra dica: Evite ir nesta cachoeira em dias de chuva, a correnteza pode vir de repente e muito forte. E, embora haja um bombeiro no local, é sempre bom redobrar os cuidados.

Onde se hospedar em Lavrinhas

Caso a ideia seja dormir em Lavrinhas antes de voltar para São Paulo, ou, aproveitar e estender o bate e volta para mais um dia, saiba que a cidade não tem muitas opções de hospedagem, apenas algumas poucas pousadas.

Algumas delas: a Pousada Vale das Orquídeas que possui um chalé com banheira, o Rancho do Zé João que é a opção mais procurada e a preferida dos viajantes, a Pousada Poço Azul e o Hotel Fazenda Castelo Santa Clara.

onde se hospedar em lavrinhas
Um dos quartos do Rancho do Zé João. Foto retirada do Booking.

Planejando sua viagem para Lavrinhas

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Gosta de bate e volta?

Além desses acima, também podemos conferir alguns posts feitos por blogs amigos, nesta blogagem coletiva com o tema bate e volta. Vem com a gente ver sobre o que eles escreveram?!

Hasta luego e até o próximo post,

Diego Arena

14 comentários em “O que fazer em Lavrinhas – Bate e volta de São Paulo

  • Pingback: Toledo Espanha - Como ir de Madri e o que fazer por lá!

  • Pingback: Viagens bate e volta: o que conhecer em um fim de semana saindo de Salvador - Viagem e Cura

  • 29/07/2022 em 14:01
    Permalink

    Ótima sugetão de bate-volta, Diego. Não conheço Lavrinhas, mas sei que esta região é linda! Entrou na água ou só contemplou? Os dias de inverno andam quentes, mas não o suficiente para quebrar o gelo de águas de cachoeira, na minha opinião.

    Resposta
    • 01/08/2022 em 08:59
      Permalink

      Nossa eu entrei mas não durou 2 minutos hahaa. Já fui correndo para o sol depois. Água bem geladaaaaaa.

      Resposta
  • 30/07/2022 em 23:45
    Permalink

    Que bacana sua sugestão de bate e volta Diego. Ainda não conheço Lavrinhas, mas já fiquei curiosa para ir após ler seu post.

    Resposta
  • Pingback: Roteiro de 1 dia em Segóvia - bate e volta de Madrid - Cantinho de Ná

  • 03/08/2022 em 08:44
    Permalink

    Não sou uma pessoa de fazer trilhas, mas Lavrinhas me deu vontade de fazer qualquer coisa para conhecer bem o que ela oferece, principalmente, a Cachoeira da Pedreira e o Poço Azul. Que água maravilhosa! Não posso ver uma água assim, clarinha, transparente, que me jogo! Acho que em outra encarnação, eu fui peixe!
    Adorei as dicas sobre o que fazer em Lavrinhas – rende um final de semana bem gostoso!

    Resposta
  • 03/08/2022 em 18:27
    Permalink

    Adoro fazer eco turismo. E gosto muito de viajar para o interior de São Paulo. Assim, da próxima viagem por lá vou incluir Lavrinhas no meu roteiro. Perfeito.

    Resposta
  • 04/08/2022 em 15:35
    Permalink

    Não conhecia Lavrinhas! Achei que é um bate e volta de São Paulo super bacana para curtir a natureza. Adorei a dica!

    Resposta
  • 05/08/2022 em 09:52
    Permalink

    Nossa, me surpreendi com o que vi aqui sobre Lavrinhas, não sabia que era um destino tão voltado ao ecoturismo. Deu vontade de pular nessas águas…

    Resposta
  • 05/08/2022 em 10:31
    Permalink

    Adoro destinos com cachoeiras, e gostei também de saber que Larvinhas fica perto de Sampa, realmente uma ótima opção de bate e volta

    Resposta
  • 06/08/2022 em 22:25
    Permalink

    Adorei essa opção de bate e volta de São Paulo para Lavrinhas, ainda não conhecia nada sobre a cidade. Sempre bom saber de novos destinos pertinho da capital!

    Resposta
  • 15/08/2022 em 13:54
    Permalink

    Uau! Que máximo!! Mais um destino interessante pra eu conhecer quando voltar à capital de São Paulo. Adoro passeios assim! Adorei a dica do que fazer em Lavrinhas num Bate e volta de São Paulo.

    Resposta
  • Pingback: 7 Melhores passeios de bate e volta em Santiago – vamosporai.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.