O que fazer em Doha, no Qatar: Roteiro de 3 dias

Passei 3 dias por Doha, a capital do Qatar, um dos países mais ricos do mundo, localizado às margens do Golfo Pérsico e que sediará a Copa do Mundo de 2022. Há muito o que conhecer pela cidade. Separei neste post uma lista dos principais pontos turísticos. Vem com a gente conferir o que fazer em Doha?!

O que fazer em Doha

National Museum of Qatar

O National Museum of Qatar (Museu Nacional do Qatar), projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, foi inaugurado em março de 2019 e já se tornou um dos pontos mais importantes do país.

O prédio foi inspirado em uma rosa do deserto, que é uma formação rochosa típica dos desertos do golfo pérsico, resultante da cristalização de sais minerais nas bacias rasas de sal da região.

Museu Nacional do Qatar

São vários discos, que se apoiam um nos outros, tanto no exterior quanto no interior do prédio. E por falar no interior, o acervo é bem interessante, e bem tecnológico, com diversas projeções nas paredes.

Fachada
Acervo Museu Nacional do Qatar

O ingresso para entrar no museu custa: 50 Rials (inteira) ou 25 Rials (meia entrada para estudantes ou moradores de Doha) – preço de outubro/2019.

MIA – Museu de Arte Islâmica

O Museu de Arte Islâmica – MIA, projetado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, o mesmo arquiteto responsável pela ampliação do museu do Louvre de Paris e sua pirâmide de vidro, foi inaugurado em 2008.

Museu de Arte Islâmica

Este museu, localizado no Corniche, possui o maior acervo de arte islâmica do mundo, contando cerca de 1400 anos de história em 3 continentes. Por lá podemos ver diversas esculturas, pinturas, mosaicos e tapetes.

Vale a pena passar pelo museu de dia e a noite, quando o exterior do museu ganha uma iluminação bem interessante. Na lateral do museu, tem um lugar bem bacana de onde é possível ver o skyline moderno de Doha.

Interior do Museu de Arte Islâmica

O ingresso para entrar no museu custa: 50 Rials (inteira) ou 25 Rials (meia entrada para estudantes ou moradores de Doha) – preço de outubro/2019.

Al Corniche – O Calçadão da cidade

O Al Corniche está localizado praticamente em frente do Museu de Arte Islâmica, e nada mais é que um calçadão com aproximadamente 7km de extensão onde fica o Dhow Harbour, um pier.

No Dhow Harbour é possível contratar passeios de dhows, que são os barcos tradicionais de Doha. Os barqueiros ficam no calçadão oferendo várias opções de passeios, basta negociar, entrar em um deles e curtir.

Do calçadão é possível ver o skyline moderno da cidade, com seus arranha-céus e também o Pearl Monument (monumento da pérola), que é uma escultura de uma concha aberta com uma pérola no seu interior (estavam restaurando quando fui e não tirei foto).

Passei pelo calçadão durante o dia e à noite, e o visual é completamente diferente. Vale a pena conferir nos dois horários.

Al Corniche

Souq Waqif – O mercado de Doha

O Souq Waqif é o mercado mais tradicional e o mais famoso de Doha.

Por lá encontramos de tudo: souvenires, jóias, roupas típicas, peças de arte, tecidos, temperos, doces típicos e vários restaurantes. Durante à tarde várias lojas fecham, voltando a abrir à noite, quando o local fica bem movimentado, principalmente os restaurantes.

Souq Waqif
Uma loja no Souq Waqif

Há vários restaurantes que vendem comidas árabes (muito bom), além de hamburguerias e até um restaurante argentino. Comi por ali às 3 noites que fiquei em Doha.

Por do sol no Souk Wakif

Ao lado do Souq Waqif está o Falcon Souq, destinado aos falcões e o Bird Market, onde vemos diversas aves e pássaros. Mas, não é nada interessante ver todos esses animais em jaulas à venda.

O Estádio Khalifa e o Shopping Villagio

O Estádio Khalifa foi o primeiro ponto que visitei no segundo dia por Doha. O estádio tem capacidade para 50 mil pessoas e já está completamente pronto, e já em uso, para a Copa do Mundo de 2022.

Embora um pouco afastado do centro da cidade, cerca de 30 minutos, ir até o estádio vale a pena por estar perto do principal shopping center da cidade, que diziam ser muito bonito e parada obrigatória.

Estádio Khalifa

Praticamente em frente ao Estádio Khalifa está o The Torch, um hotel 5 estrelas, em um prédio que lembra uma tocha. Este prédio é o mais alto de Doha e no seu 47º andar funciona um café, chamado Torch Tea Garden.

The Torch

Por aí também está o Villagio Mall, o principal shopping center da cidade. Em seu interior há um canal, onde podemos fazer um passeio de gôndola. Este shopping me lembrou muito o Shopping Veneza de Las Vegas, mas depois, na viagem vi mais dois shopping com canais internos, um em Singapura e outro em Macau (será que é moda? haha).

Villagio Mall

Para quem quiser visitar mais shoppings, pela cidade há mais algumas opções como: o City Center Doha, o Doha Mall, o Lagoona Mall, o Mall of Qatar e o Mirqab Mall.

Katara Cultural Village

O Katara Cultural Village é uma Vila que foi projetada para ser destinada a eventos artísticos e culturais. Por ali há um anfiteatro, um teatro, galerias, restaurantes e duas mesquitas: a Mesquita Katara e a Golden Mosque (Mesquita Dourada).

Katara

O ponto mais fotografado da Vila Cultural é a escultura chamada de A força da Natureza, que fica em frente à praia e ao Anfiteatro.

Escultura A Força da Natureza
Katara Beach

Quando passei pelo Katara todo o local estava sendo usado para as Jogos Mundiais de Praia 2019, com diversos esportes que iam desde futebol de praia, vôlei, tênis, além de diversas lutas.

The Pearl – (A pérola)

O The Pearl é uma ilha que foi construída artificialmente onde estão localizados alguns hotéis de luxo, lojas de carro como Porsche, diversos restaurantes e cafeterias renomadas além de prédios residenciais de alto padrão.

Assim como a Katara Beach, a praia do The Pearl é completamente vazia. Não havia nenhuma pessoa quando fui conhecer. Estava bastante calor, mas nesta praia não são permitidos usar trajes de banho.

The Pearl

A ilha tem aproximadamente 4 milhões de metros quadrados e conhecê-la por completo é quase impossível. Um ponto que não pode faltar no roteiro é o Qanat Quartier, uma área residencial que foi inspirada em Veneza. Andando pela região você até esquece que está em Doha.

Eu no Qanat Quartier

Área das Faculdades

Um local pouco explorado pelos turistas é a área destinada às faculdades. Por lá há algumas das faculdades mais famosas do mundo, como: Georgetown University, Texas A&M University in Qatar, Northwest University, Education City Mosque, Weil Cornel Doha e Cidade da Educação, além de diversos edifícios culturais e educacionais.

A Biblioteca Nacional do Qatar, foi projetada pelo escritório de arquitetura OMA, e possui em seu acervo mais de 1 milhão de livros, entre físicos e digitais, além de uma área onde estão expostos livros antigos e importantes para a cultura do país.

A Biblioteca é o principal ponto da região que entra no roteiro, o seu interior é bem interessante e vale a pena conhecê-la.

Biblioteca Nacional do Qatar

Em frente à Biblioteca está outro prédio bem interessante projetado pelo escritório ADH Arquitetos, trata-se da Weil Cornel Doha, a faculdade de medicina da cidade.

Weil Cornel Doha -Faculdade de Medicina de Doha

Outro prédio que me chamou muito a atenção foi o Educational City Mosque, projetado pelo escritório Mangera Yvras Architects. De longe este edifício lembra muito um estádio de futebol, mas, na realidade, é uma faculdade destinada ao estudo islâmico.

Educational City Mosque, Doha

Mesquitas em Doha

Bem perto do Souq Waqif está a Mesquita Al Shouyoukh. Está é uma das principais mesquitas da cidades e está ao lado do Emir Palace, a residência do chefe de estado do Qatar.

Mesquita

Outra mesquita bem importante é conhecida como FANAR, ( uma réplica da Grande Mesquita de Samarra, localizada no Iraque) onde além da mesquita funciona um centro cultural islâmico.

Mesquita

Mais um ponto interessante no centro da cidade é o Msheireb Downtown, uma área onde há um museu e a Mesquita Msheireb.

Msheireb Museum Doha

Uma dica: Se for visitar alguma mesquita é necessário estar com o corpo todo coberto. Homens devem usar calça e mulheres, além de cobrir as pernas e braços devem usar um lenço na cabeça.

Outros passeios para fazer em Doha

Além dos pontos citados acima há mais dois pontos bem famosos em Doha, um deles é o Forte de Al Zubarah, localizado a aproximadamente 100 km do centro da cidade, e outro ponto é o deserto, onde há vários passeios de 4×4 que parecem ser bem interessantes.

Onde comer em Doha

Em Doha é possível achar diversas opções de alimentação, e comidas do mundo todo, mas, principalmente comida árabe, como: esfirra, quibe, falafel, mjadra, kafta, kebab, homus, babaganush, muhamara etc etc.

souk
Comida árabe

Um lugar bem interessante para jantar é o Souq Waqif. À noite, quando a temperatura está mais amena, o local fica bem cheio e os restaurantes colocam suas mesas e cadeiras na área externa. Comi por ali as 3 noites que passei pela cidade. Ahh.. Se você gosta de narguilé o Souk é uma ótima opção.

Almoço – kafta com cebolas, fritas e pão com especiarias
Jantar – Mjadra

Já nos Shoppings Centers, como o Villagio Mall, é possível encontrar mais opções de gastronomia e redes de fast food, como Mc Donald´s e a rede americana de hambúrgueres Shake Shack.

O que fazer em Doha à noite

À noite a cidade fica bem iluminada. Passar pelo região de West Bay e ver os grandes prédios de Doha iluminados é uma boa opção de passeio noturno, mas, além de West Bay, outra opção é caminhar pelo Al Corniche e também ver o exterior do Museu de Arte Islâmica.

Doha a noite

Preciso de Visto para ir para o Qatar?

Os brasileiros que vão ficar no Qatar por até 30 dias, não precisam de visto para visitar o país. Quando desembarcar do avião basta seguir até o guichê de imigração.

Qual a moeda do Qatar?

A moeda do Catar é o Rial Qatariano. Em outubro de 2019, troquei o dinheiro no Aeroporto Internacional de Doha e 1 dólar americano foi o equivalente à 4,35 Rial.

Qual a melhor época para visitar Doha?

A época mais aconselhável para conhecer Doha é no inverno, de outubro a abril, onde a temperatura fica em torno dos 25º, o que ainda é calor.

Durante o verão local, de junho a agosto, a temperatura pode chegar a 45°.

O que não fazer no Qatar?

A diferença entre a cultura brasileira e a cultura árabe é gigante. O Qatar possui uma serie de leis e costumes que devem ser seguidas. Algumas dicas:

Um dos itens é sobre as vestimentas, onde ombros, barriga e joelhos devem permanecer cobertos, tanto para homens quanto mulheres. Isso não impede de turistas usarem shorts e mulheres usarem saias e vestidos, mas temos que ser mais discretos e menos ousados.

Jogar lixo, restos de comida/ chicletes nas ruas é algo extremamente proibido e passível de multa. Você vai ver que a cidade é bem limpa, graças a essas leis e conscientização da população.

Há alguns restaurantes, ou hotéis, em Doha onde é possível fumar narguilé na calçada ou no interior do estabelecimento, mas, tabacos, cigarros normais ou eletrônicos e derivados são proibidos no país.

Além dessas, o blog Viajei Bonito fez um post com 15 coisas que os turistas não podem fazer no Qatar, vale dar uma conferida.

Hotel em Doha – Onde se hospedar

A cidade de Doha possui diversas opções de hospedagem e diversas outras estão sendo construídas para a Copa do Mundo de 2022. Os melhores lugares para se hospedar são perto do Souk Waqif  e no West Bay, onde estão algumas das principais redes hoteleiras mundiais. Separei neste post algumas opções que estão linkadas para o Booking.

Hotéis 5 estrelas: Millennium Plaza Doha, Golden Tulip Doha Hotel, Ezdan Palace Hotel, Warwick Doha e Saraya Corniche Hotel.

Hotéis 4 estrelas: Safir Hotel Doha, Golden Ocean Hotel, Victoria Hotel, Ezdan Hotel Doha, Best Western Hotel Doha, Al Mansour Suits Hotel.

Hotéis 1, 2 e 3 estrelas: Kingsgate Hotel Doha, Musherib Hotel e Premier Inn.

Planejando sua Viagem à Doha

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Doha. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Muito legal suas dicas do que fazer em Doha, queria ir para lá na copa 2022.

    • Tem que ir! Conhecer a cidade e ainda ver uns jogos, a cidade deve ficar bem animada nessa época!

  • Uma vez fiz escala em Doha, num voo para a China, mas nem saí do aeroporto. Que pena.
    Fiquei fascinada com a arquitectura desse museu nacional.

    • E o Aeroporto já é demais né? Você deve ter visto o enorme ursinho por lá!
      O Museu Nacional é um dos museus mais legais que já visitei, vale super a pena! =)

  • manooo que prédios maravilhosos são esses!! amei demais a simplicidade nos traços do Museu de Arte Islâmica, bahh vou ter que ir pra copa!

    • Meuu, o Museu de Arte Islâmica é incrível, por fora e por dentro. A Copa vai ser animal! Quero voltar também haha

  • Parabéns pelo post, pois facilita bastante o planejamento para conhecer Doha, que parece ser uma cidade bem limpa e organizada, além de ter um calçadão de 7 km de extensão!! Sério?! Muito legal!! rsrs Os prédios parecem ser todos muito lindos também. Deu vontade de conhecer.

    • Obrigado :)
      Sim, os prédios são lindos e bem interessantes. Tomara que consiga passar por lá um dia! :)

  • Afinal, Doha tem mais do que eu pensava. Estive apenas um dia aí... era festa... e a confusão era tal que não deu para ver nada em condições. A pensar em stop over que me permita conhecer melhor...

    • Nossa, que pena que não conseguiu aproveitar muito da cidade. Tomara que um dia consiga conhecer melhor essa cidade =)

  • Caraca cara! Que arquitetura incrível! Adorei! Me assustei om os 45º no verão! :o

    • Calor né? hahah. Em outubro, que já era outono, eu peguei uma média de 34 à 36 graus à tarde. No verão mesmo deve ser impossível.

  • Gente, tô apaixonada por essas fotos! Já quero conhecer Doha! Parabéns pelo post, muito bom!

  • Nossa que incrível Doha no Qatar. Todos os países árabes são lindos né... as mesquitas, a arquitetura e os souks são demais! Amei as dicas

    • Doha me deixou com muita vontade de conhecer mais os países árabes, incrível a cultura e construções.
      Fico feliz que tenha curtido ;)

  • Eu tenho que ressuscitar a frase especialmente para esse seu roteiro pro Qatar: IMAGINA NA COPA! <3

    • hahaha, imagina!
      Fiquei com vontade de voltar para lá na Copa e ver como será tudo! Seria incrível!

    • Olá, tudo bom?

      Acho que de 4 a 5 dias é um tempo bom, dependendo do seu ritmo.
      Fiz bastante coisa em 3 dias, mas não tive tempo de ir ao deserto, que é um passeio bem legal! Então 4/5 dias inteiros acho um tempo legal! :)

Compartilhe
Publicado por
Diego

Posts recentes

10 Cidades para Conhecer no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul possui dezenas de cidades bem interessantes para se…

17/10/2020

15 Cidades para Conhecer em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina possui dezenas de cidades bem interessantes para se conhecer. São…

12/10/2020

O Que Fazer em Balneário Camboriú

[Um Viajante Diferente] Localizada em Santa Catarina, a cidade de Balneário Camboriú conta com pouco…

07/10/2020

O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo

Há muitos lugares interessantes para conhecer na Avenida Paulista. Uma simples caminhada do começo ao…

02/10/2020

Os Principais Templos em Bangkok

Há centenas de templos espalhados por Bangkok. Andando pela cidade vemos vários em uma mesma…

25/09/2020

Hotéis na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro

Escolher um hotel no Rio de Janeiro não é uma tarefa nada fácil. Neste post…

14/09/2020