/O que fazer em Búzios, no Rio de Janeiro
o que fazer em búzios

O que fazer em Búzios, no Rio de Janeiro

[Post por Um Viajante Diferente] Armação dos Búzios é um daqueles lugares que você precisa conhecer, anota aí na agenda. Localizada na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, a cidade é repleta de atrativos, principalmente para quem adora atividades no mar.

A cidade oferece belas praias, uma boa infraestrutura e excelente rede hoteleira, juntamente com uma deliciosa gastronomia. Essa combinação atrai turistas de todos os cantos do Brasil e até do exterior, com lotação máxima das praias no verão.

Se você ainda não decidiu qual será o seu próximo destino, que tal incluir uma visitinha a Búzios? As belas paisagens vão te encantar!

Principais praias de Búzios

As areias de Búzios são muito concorridas e são também o motivo que leva milhares de turistas a cidade. O visitante conta com 23 maravilhosas opções, algumas com águas mornas e outras geladas. Isso acontece porque a península recebe águas das correntes marítimas do Equador por um lado e o outro é abastecido pelas correntes marítimas vindas do sul.

Uma das principais características do litoral de Búzios é que a maioria das praias é pequena, tanto no comprimento como na largura da faixa de areia.

São 23 opções de praias que oferecem experiências incríveis para todos os tipos de turistas. Há locais indicados para famílias, com mar tranquilo e boa infraestrutura, badaladas para quem curte uma agitação e aquelas desertas para quem prefere o sossego para relaxar.

Agora chegou o momento de conhecer as principais praias de Búzios para você já montar o seu roteiro. Vamos nessa?

praias de búzios - o que fazer em buzios
Praia – Foto Pixabay

Praia de Geribá

Esse é um dos destinos mais badalados de Búzios. Com dois quilômetros de extensão, a praia de Geribá tem uma areia fina e branca com um mar bem agitado, excelente opção para quem deseja surfar. Ela é destino certo dos jovens no verão!

Lá você vai encontrar várias escolas de surf. Que tal aproveitar o momento e fazer uma aula experimental?

Praias João Fernandes e João Fernandinho

Os argentinos adoram as praias de João Fernandes e João Fernandinho, as duas praias oferecem uma infraestrutura completa para os turistas.

A praia de João Fernandes tem uma faixa mais longa de areia e mar com pequenas ondas.

Já a sua vizinha, João Fernandinho, é bem menor e super aconchegante. Com águas calmas e claras, repleta de peixinhos, essa praia conta com uma água em temperatura bem agradável.

Próximo a elas está o mirante de João Fernandes, que proporciona ao visitante uma bela vista e excelentes fotos. Reserve um dia para ver o pôr do sol de lá 🙂

Praia Brava

A praia brava é o point de encontro dos surfistas, com altas ondas e belas paisagens.

Praias Azeda e a Azedinha

Famosinhas de Búzios, essas duas praias têm águas calmas e cristalinas, perfeitas para nadar. O turista conta ainda com bares em formato de barquinho de madeira que dão um charme especial ao local. São bastante procuradas no verão por turistas brasileiros e do exterior..

Praia da Tartaruga

A encantadora praia da Tartaruga também oferece águas calmas e uma boa faixa de areia. Além de quiosques por toda sua extensão, ela possui um famoso restaurante que tem o mesmo nome da praia. Experimente suas porções, são incríveis!

Esse é um ótimo lugar para ver o pôr do sol em Búzios.

Praia da Ferradura

Esse é um local de acesso fácil, com águas tranquilas e rasas e uma faixa de areia larga e extensa. A praia da Ferradura é ideal para quem viaja em família.

O local oferece atrações para todas as idades: tem pedalinho, stand-up paddle, caiaque. Com certeza, lá a diversão é garantida.

Praia da Ferradurinha

Ferradurinha, apesar do nome, não é vizinha da Ferradura, seu acesso se dá pela praia de Geribá.

É uma prainha charmosa que está localizada entre dois costões, com mar tranquilo e cristalino, e aquele visual de tirar o ar. Ideal para quem estiver viajando em família ou pessoas que busquem por sossego.

Praia do Olho de Boi

A praia é bem reservada e o seu acesso só é possível por uma trilha íngreme de aproximadamente 40 minutos. Olho de Boi é famosa por ser utilizada pelos adeptos do naturismo. O mar é agitado, mas a paisagem é bastante bonita e compensa o esforço.

Praia do Forno

Esse é um destino que costuma ficar fora do radar dos turistas, apesar de ser próximo do centro. A praia do Forno é pequena e selvagem, não possui muita estrutura de quiosques, mas é de fácil acesso.

O visitante encontra lá um mar calmo e areias de um curioso tom avermelhado.

Praia dos ossos

Esse é um dos cartões postais de Búzios. O turista encontrará uma linda paisagem repleta de flores, árvores e muita sombra.

Da praia dos ossos é possível ter uma bela vista da histórica Igreja de Santanna.

O que mais tem para fazer em Búzios?

Se você é um dos viajantes que gosta de se aventurar um pouco além das áreas das praias, e adora um bom passeio, Búzios tem algumas boas opções na terra, na água e no mar.

Passeio de escuna

As empresas normalmente oferecem roteiros bem parecidos, com duração entre três e cinco horas, percorrendo de 12 a 15 praias e ilhas. É uma experiência muito incrível!

Normalmente, o passeio de escuna em Búzios conta com três paradas, nas praias Azeda, João Fernandes e Ilha Feia ou Praia da Tartaruguinha. Outras atrações como praia da Armação, Ilha do Caboclo, Ilha Branca, das Virgens, dos Amores e do Canto costumam fazer parte do roteiro para apreciação, mas sem paradas.

O programa é ideal para quem viaja com pouco tempo e deseja fazer um passeio rápido e com um valor acessível.

Passeio de lancha

Quer ter uma experiência exclusiva em Búzios? O ideal é aproveitar o passeio de lancha. Ele permite ao turista aproveitar o máximo do tempo conhecendo diversas paisagens.

Que tal montar o seu próprio roteiro e determinar o tempo em cada praia? É possível isso e muito mais, vai depender do contrato que você fizer e o quanto está disposto a pagar.

A maioria das lanchas tem capacidade para até 8 pessoas, o preço é mais caro do que um passeio de escuna, mas diluindo o custo por participante fica bem em conta. O pacote inclui gasolina, o marinheiro e algumas empresas fornecem até o gelo para manter sua bebida gelada.

Monte sua trilha sonora e embarque nessa viagem!

Passeios de iate

Deseja se aventurar no mar, mas não quer sofrer o impacto das ondas, a melhor opção está no aluguel de iate em Búzios. Existem opções inclusive para quem pretende virar a noite e se hospedar dentro do iate. Muito luxo!

Você poderá visitar praias desertas, parar para ver o pôr do sol sem ser incomodado e curtir o passeio em Búzios com mais privacidade, apenas com o seus amigos. Experimente!

Que tal mergulhar?

A região dos Lagos é famosa por sua rica fauna marinha e Búzios não é diferente. Para os apaixonados pelo fundo do mar, a cidade conta com centros de mergulhos que oferecem desde o batismo para os experientes e também opções de cursos para quem nunca usou cilindro.

Que tal experimentar essa aventura em meio à vida marinha?

Contemple um pôr do sol inesquecível

O sol proporciona momentos incríveis, seja no nascer ou ao se pôr. Ver esse espetáculo da natureza em Búzios é uma experiência única. As praias Azeda, Azedinha e Rasa são excelentes pedidas para quem quer curtir esse momento com o pé na areia. O pôr do sol também pode ser acompanhado dos bares e restaurantes da Orla Bardot (praia da Armação).

o que fazer em búzios
Por do Sol em Búzios. Foto Pixabay

A cidade possui vários pontos para contemplar esse belo momento, mas um dos lugares mais procurados pelos visitantes é o Porto da Barra, na praia de Manguinhos. O entardecer e o reflexo dos raios do sol junto ao mar é uma cena que fica ainda mais bela com a participação dos barcos de pescadores, que a essa hora estão parados bem próximos à faixa de areia.

Você vai se apaixonar por Búzios!!

Aprecie a natureza e aproveite também para fazer algumas fotos, mas lembre-se de curtir cada momento da sua estadia em Búzios!!!!

Onde se hospedar em Búzios

Búzios possui opções de hospedagem para todos os tipos de pessoas e bolsos, desde hotéis 5 estrelas a pousadas e hostels. Separei neste post algumas opções que estão bem avaliadas no Booking.

Hotéis e pousadas 5 estrelas: Vila da Santa Hotel Boutique & Spa, Pousada Praia João Fernandes, Apuã Concept Hotel & Spa, Exclusive Boutique Bistrô Hotel, Le Relais la Borie

Hotéis e pousadas 4 estrelas: Hotel Ilha Branca Inn, Colonna Park Hotel, Hotel Aretê, Hotel Barra da Lagoa, Búzios Prime.

Hotéis e pousadas 3 estrelas: Apa Pau Brasil, Hotel Latitud, Pousada Brava Club, Villa Bella Pousada.

Hostels: Che Lagarto Hostel Búzios, Bamboo Búzios Hostel, Lafuente Hostel Búzios, The Search House Búzios.

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer próximo ao Rio de Janeiro. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Até o próximo post.

Mayk