A cidade de Belo Horizonte, carinhosamente chamada de Beagá, capital do estado de Minas Gerais, tem muito a oferecer como destino. Neste post todas as nossas dicas estão separadas por categorias e áreas de interesse. Vem com a gente conferir o que fazer em Belo Horizonte?!

O que fazer em Belo Horizonte

Museus em BH

De ossos de dinossauros, um planetário, um acervo com diversos vestidos e roupas antigas, peças dos séculos XXVIII ao XX que contam a história do trabalho no Brasil e um grande acervo sobre mineração e metalurgia, a cidade de Belo Horizonte, não deixa nem um pouco a desejar no quesito atividades culturais e museus.

Alguns museus para conhecer na cidade: o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu das Minas e do Metal, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu da Moda, o Museu de História Natural e o Espaço do Conhecimento da UFMG.

Espaço do Conhecimento UFMG
Museu da Moda

Para quem tem pouco tempo para conhecer a cidade, a dica é passar pela Praça da Liberdade, onde podemos conhecer diversos museus dessa lista. Além disso, para quem gosta de arquitetura, é nesta praça que está localizado o edifício Niemeyer, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Edifício Niemeyer

Pampulha

A Pampulha é um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, um lugar que vai muito além da Lagoa da Pampulha.

Por lá podemos conhecer: a Igreja São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Iate Clube, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa Kubitscheck, o Estádio do Mineirão, o Mineirinho, o Jardim e o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego.

Igrejinha da Pampulha
A lagoa da Pampulha e o Mineirinho de fundo

Este é meu passeio preferido para um domingo. Alugar uma bike e dar uma volta pelos 18km de ciclovia que circundam a Lagoa, passando por todos os pontos listados acima, fazendo algumas paradas para descanso e aproveitar a lagoa, e alguns restaurantes é uma ótima ideia.

Parques e Mirantes

São diversos os parques para conhecer em BH. Entre os principais podemos citar: o Jardim Botânico de BH, o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o Parque Guanabara (onde funciona um parque de diversões), o Parque das Mangabeiras e, meu ponto preferido para ver a cidade do alto: a Praça do Papa.

Praça do Papa

Ps: Na entrada do Parque das Mangabeiras, há um guichê, onde temos que preencher um papel dizendo que tomamos a vacina de febre amarela. Nenhum funcionário impede a visita ao parque sem a vacina, mas isso é algo altamente recomendado.

Igrejas em Belo Horizonte

Uma coisa é fato. Quando estamos caminhando e conhecendo a cidade, percebemos que, o que não falta na cidade são igrejas. Eu, exagerado, comparei a cidade como a Roma do Brasil, são muitas igrejas mesmo… kkk. Se eu começar a listar as igrejas para conhecer na cidade faria um texto de 3000 palavras, mas, esse não é o caso.

Conheci várias em minhas visitas à cidade, e minhas preferidas são a Igreja São José, que fica bem no centro da cidade, próximo a diversos pontos turísticos e a Basílica Nossa Senhora de Lourdes, com vários detalhes e cores (o teto interno desta igreja é lindo).

Igreja São José
Basílica Nossa Senhora de Lourdes

O Mercado Central e o Mercado Novo

O Mercado Central é uma parada obrigatória a todos que visitam Beagá, um lugar perfeito para encontrar queijos, doce de leite, e cachaças artesanais. São mais de 400 lojas em diversos corredores e, além dos produtos citados acima, também podemos encontrar temperos, animais (sim, animais), artigos religiosos, artesanatos e souvenires.

O Mercado Novo fica bem próximo do Mercado Central, mas tem uma vibe totalmente diferente. Este mercado, todo reformado teve uma nova proposta de uso e é um local que eu achei MUITO bacana e com certeza quero voltar das próximas vezes que for para Belo Horizonte. No mercado há diversos restaurantes, bares, cafeterias e até um estúdio de tatuagem. Todos com uma pegada bem moderna e descontraída.

Muitos usam este local como um “pré rolê”, um local para comer ou beber um drink antes de ir a uma festa, ou um local para um date.

Eu, no Mercado Novo de Belo Horizonte.

Savassi

Savassi é conhecida como a região dos bares e restaurantes, onde podemos encontrar desde culinária regional a pratos mais requintados, bares sofisticados e um bar no estilo “podrão”. Ou seja, opções para todos os tipos de público e bolsos. Aos finais de semana, principalmente as sextas e sábados à noite, a região fica bem cheia, com muita diversão e festas.

Outras cidades para conhecer em Minas Gerais

O estado de Minas Gerais possui dezenas de cidades bem interessantes para se conhecer. São cidades que atraem todos os tipos de turistas e viajantes, desde aqueles que buscam cidades históricas para conhecer mais sobre o período colonial brasileiro, cidades com diversos atrativos culturais, turistas que preferem aventuras e ecoturismo com muito verde e natureza e pessoas que apenas viajam a negócios mas possuem um tempo para aproveitar pelo menos um pouco de cada cidade. 

Temos um post com 20 cidades para conhecer em Minas Gerais, além, claro, da capital Belo Horizonte.

Onde se hospedar em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções, que vão desde hotéis 5 estrelas a hostels:

Hotéis 5 estrelas: Hotel Fasano Belo Horizonte, o Radisson Blu Savassi, o Ouro Minas Hotel e o Royal Boutique Savassi Hotel;

Um dos quartos do Radisson Blu. Foto retirada do Booking.

Hotéis 4 estrelas: Ramada Encore, o Nobile Inn Pampulha, o Go Inn Belo Horizonte, o Holiday Inn Belo Horizonte, e o Tryp by Windham;

Opções de hotéis 1, 2 e 3 estrelas: Ibis Belo Horizonte Liberdade, o Hotel BH Expominas, o eSuites Savassi, o Hilton Garden Inn e o Ibis Belo Horizonte Savassi;

Hostels: BR Hostel, Hostel BH, o Chalé Mineiro Hostel & Pousada, o Man Cave Hostel, e o Rock! And Hostel.

Planejando sua viagem para Belo Horizonte

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com alguns blogs amigos. Vem com a gente ver sobre o que eles escreveram?!

Hasta luego e até o próximo post,

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Nossa, quantas fotos lindas dos atrativos da minha terrinha você fez. Fico feliz que tenha aproveitado BH. você contemplou dicas maravilhosas! Amei!!!

  • Belo Horizonte parece maravilhoso. Confesso que fiquei encantada com Pampulha e o que tem por lá para visitar.

  • Pelo que vi pelo seu post, ainda tenho muito a conhecer em Belo Horizonte.

  • Sou doida para conhecer a capital mineira e seu post sobre o que fazer em Belo Horizonte caiu como uma luva. Se tudo der certo, esta será a minha próxima viagem, além das cidades históricas, que na minha concepção, também devem ser conhecidas por todo brasileiro. Valeu pelas dicas!

  • Parques e mirantes são as coisas que eu mais amo fazer quando visito cidades novas!! E adorei saber que belo horizonte tem vários para conhecer.

  • Já estive algumas vezes em Belo Horizonte e sempre desejo voltar. Realmente lá tem muito para ver e fazer e você relacionou atrações imperdíveis.

  • Ainda não conheço BH, acredita? Mas estou querendo ir agora em setembro e já vou usar seu post como inspiração do meu roteiro do que fazer por lá.

  • Faz tempo que Belo Horizonte está na minha lista de lugares para conhecer, estou pensando em encaixar em algum feriado prolongado e o teu post vai me ajudar muito a montar o roteiro.

  • Belo Horizonte é mesmo um local incrível, meus tios moravam lá visitei diversas vezes e mesmo assim lendo seu artigo encontrei várias lugares que não visitei.
    Agora terei que revisita-los com a desculpa de explorar melhor todos os locais que você destacou na sua lista o que fazer em Belo Horizonte.
    Muito obrigada pela ajuda!

  • Belo Horizonte é mesmo uma cidade repleta de coisas para fazer né? E sua seleção do que fazer por lá está top demais. Já favoritei o post para consultar quando for para linda capital mineira. Obrigada por compartilhar.

Posts recentes

Restaurantes Temáticos em Gramado

Cada vez mais os restaurantes vem se tornando mais que um lugar para apenas uma…

28/10/2022

Hotéis em Manaus: Onde se hospedar

A cidade de Manaus possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…

15/10/2022

O que fazer em Manaus – Roteiro 9 dias

Logo que cheguei no centro de Manaus pensei comigo mesmo: "Que sensação estranha, aqui me…

30/09/2022

O que fazer em Lavrinhas – Bate e volta de São Paulo

Nada como um bate e volta para tentar relaxar e sair do agito e correria…

29/07/2022

Hotéis em Salvador: Guia Completo

A cidade de Salvador possui muitas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…

24/06/2022

O que fazer em Miami em 1 dia

[Post Por Um Viajante Diferente] Nada como aproveitar uma escala de voo ou conexão pra…

28/05/2022