Sempre que viajo gosto de conhecer algum museu ou passar em alguma exposição. Quando estava pesquisando o que fazer em Bogotá, coloquei na minha lista dois museus que todos falaram que eram imperdíveis: o Museu do Ouro e o Museu Botero. Mas, enquanto estava caminhando e conhecendo a cidade, me deparei com alguns outros museus que me surpreenderam. Fiz uma lista com todos os museus que visitei. Vem com a gente conferir os melhores museus em Bogotá?!

Museus em Bogotá

Museu do Ouro de Bogotá

O Museu do Ouro (Museo del Oro del Banco de la República) é o principal museu de Bogotá e o mais procurado pelos viajantes. Em seu acervo, podemos conferir coleções arqueológicas que são patrimônio histórico da Colômbia, separadas em quatro salas de exposições permanentes e duas com exposições temporárias.

Fachada do Museu do Ouro Bogotá
Ouro
Acervo Museu do Ouro Bogotá

O museu está localizado no centro da cidade, em frente ao Parque de Santander, na esquina da Carrera 6ª e a rua 16 e funciona de terça à sábado das 09h às 19h e aos domingos das 10h as 17h, permanecendo fechado às segundas-feiras. O ingresso custa $5.000 pesos colombianos (preço de janeiro/2023) e, aos domingos a entrada é free.

Museu da Esmeralda

O Museu da Esmeralda está localizado no 23º andar do edifício Avianca e praticamente em frente ao Museu do Ouro.

Este museu é MUITO pequeno e, eu só incluiria no roteiro se não tiver mais nada para fazer na cidade, em ultimo caso mesmo. A visita acontece bem rápida. Primeiro o visitante passa por uma passagem que simula uma mina, uma área com vídeos informativos e depois chega em uma sala com muitas esmeraldas, de diferentes tamanhos e formatos e, claro, muitas jóias. Depois de conhecer essa área, e antes de ir embora, passamos por uma loja com peças caríssimas a venda.

Museu Botero – Bogotá

O Museu Botero, também mantido pelo Banco de la República, reúne mais de 120 obras do artista mais famoso da Colombia: Fernando Botero, reconhecido por retratar TUDO, exatamente tudo mesmo, desde objetos, frutas, animais e pessoas, de uma maneira gordinha. Além disso, no museu também podemos ver algumas obras de Picasso e Miró.

Pássaro em Bronze
A Monalisa de Botero

O Museu está localizado na Calle 11, no bairro La Candelária e a entrada é gratuita.

MAMU – Museo de Arte Miguel Urrutia

O MAMU – Museo de Arte Miguel Urrutia, é um espaço dedicado a exibição de obras de arte colombianas, latino americanas e do mundo, que fazem parte da coleção de arte do Banco da República, em um prédio desenhado pelo arquiteto de Enrique Triana Uribe, de Bogotá.

Além da exposição permanente, também há uma área destinada para atividades educativas, um auditório onde acontecem algumas peças e apresentações e uma sala de experimentações de praticas artísticas contemporâneas.

MAMU Bogotá

Este Museu pode passar um pouco despercebido e não chamar tanto a atenção quando passamos pela rua, mas, a área externa deste museu interliga com o térreo do Museu Botero, então é possível já fazer uma visita em dose dupla. A entrada também é gratuita.

Museu Nacional

O Museu Nacional é o museu mais antigo do país, fundado pelo primeiro presidente da Colômbia, Simón Bolívar, em 1823.

Seu acervo conta com mais de 20 mil peças, que vão desde quadros, itens arqueológicos (com objetos indígenas e até múmias), esculturas e gravuras, que contam a história da Colômbia desde a antiguidade, época pré-colombiana, a colonização do país, a independência, república até os dias atuais.

Fachada do Museu Nacional

O museu está localizado na Carrera 7 N. 28-66, no bairro La Merced, bem próximo ao Museu de Arte Moderna de Bogotá e funciona de terça à domingo das 09h as 17hs. A entrada custa $5.000 pesos colombianos (preço de janeiro/2023).

Museu de Arte Moderna de Bogotá – MAMBO

De todos, o Museu de Arte Moderna de Bogotá, ou MAMBO, foi o museu que menos gostei de conhecer em Bogotá. Mas, essa minha percepção foi por conta do acervo e exposição que estava em cartaz, em comemoração aos 60 anos de sua inauguração, o que achei bem fraco pelo valor da entrada $15.000 pesos colombianos (preço de janeiro/2023). Mas, resolvi colocar nesta lista pois é a opção para quem quer ver como é a arte moderna da Colômbia e, pode ser que quando você visitar a cidade, esteja rolando alguma exposição mais interessante do que a de quando eu visitei.

Ahhh…. dentro do museu há uma loja da Creps and Waffles, que é muita boa e barata! Vale a pena conhecer!

MAMBO

Planejando sua Viagem para Bogotá

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo

Gostou dessas dicas de Museus em Bogotá? Vai para Bogotá e quer mais dicas? Não deixe de conferir nossos posts:

Ahhh, gosta de dicas de museus? Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com alguns blogs amigos. Vem com a gente conferir sobre o que eles escreveram?

Hasta luego e até o próximo post,

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Que lista maravilhosa!!!! Estou encantada pelos museus indicados. O museu de ouro está lindo! Adorei conhecer os melhores Museus em Bogotá.

  • Que riqueza a lista de museus em Bogotá. Eu ainda não tive oportunidade de conhecer a cidade, mas pretendo um dia. Vou puder selecionar as minhas visitas por aqui. Obrigada pelas dicas.

  • Adorei sua lista com os museus em Bogotá, eu amo incluir museus em minhas viagens. Esse museu do ouro é maravilhosos heim....

  • Que maravilha sua lista de Museus em Bogotá, infelizmente fiquei pouco tempo na cidade e não pude conhecer nenhum deles.
    Se tiver oportunidade de retornar à cidade quero muito conhecer o Museu Nacional, o Botero e o Museu do Ouro, ansiosa por estes momentos.

  • Percebi pelo seu post que Bogotá tem vários museus bem interessantes. Fiquei com vontade de visitar o MAMU e o Museu Nacional.

  • Adoro a arte do Botero! Adoraria visitar seu museu. Obrigada por essa lista de museus em Bogotá.

  • Que saudades que me deu de Bogotá. Conheci em 2015 e visitei alguns museus citados aqui. Eu ainda não conhecia o Botero e fiquei impressionada. Preciso voltar para conhecer todos. Adorei o post!

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023