Categorias: DohaOriente Médio

Museu de Arte Islâmica (MIA), em Doha – Qatar

Um dos pontos mais importantes da cidade de Doha é o Museu de Arte Islâmica (Museum of Islamic Art), mais conhecido como MIA. Vem com a gente conferir como foi nossa visita por lá?!

Museu de Arte Islâmica

O Museu de Arte Islâmica – MIA, inaugurado em 2008, foi projetado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, o mesmo arquiteto responsável pela ampliação do museu do Louvre de Paris e sua pirâmide de vidro.

Este museu, localizado no Corniche, está bem próximo a outros pontos turísticos da cidade, como o Museu Nacional do Qatar e o Souq Waqif – o mercado mais tradicional de Doha, e foi construído em uma ilha artificial unicamente destinada para o Museu.

Como a cidade de Doha está se expandindo muito rápido, e os arranha-céus tomando conta da cidade, com uma ilha artificial o Museu estará sempre em destaque, olhando de um lado a parte antiga da cidade e do outro lado a parte moderna.

A visita

Do lado externo conseguimos ver como o prédio se destaca e tem uma forma única. Fiquei um tempo admirando os detalhes, a fonte e a vista da cidade e logo depois já entrei correndo no museu, estava MUITO calor, e a ideia de visitar o museu durante a tarde foi justamente para fugir do sol em um local com ar- condicionado!

Museu de Arte Islâmica

Segui até a bilheteria, comprei o ingresso e fui conferir o acervo do museu. Já tinha visto algumas fotos do hall de entrada do museu, da luminária sobre a escada e da cúpula, que está bem alta. O lugar é grandioso e todo simétrico.

No hall também funciona um café e a loja do Museu, com vários itens sobre a cultura islâmica, além de souvenires. Algumas fotos:

Interior do Museu de Arte Islâmica
Lustre
Teto MIA

O Acervo do Museu de Arte Islâmica

O MIA possui o maior acervo de arte islâmica do mundo, contando cerca de 1400 anos de história em 3 continentes. Por lá podemos ver diversas esculturas, pinturas, mosaicos, tapetes, jóias, porcelanas, entre diversos outros itens encontrados não só no Qatar, mas, na China, Malásia, Uzbequistão, Nigéria etc.

Acervo
Acervo
Acervo – Louças

Na lateral do museu, há uma área externa com algumas fontes, bancos e esculturas. Ali acontecem exposições temporárias e eventos. Deste lugar temos uma vista bem bacana do Al Corniche, com os diversos barcos que fazem passeios por ali, e também do West Bay e o skyline moderno de Doha.

Área Externa MIA
Eu, na área externa do MIA

Museu a noite

Durante a noite o Museu de Arte Islâmica fica todo iluminado. Caso tenha ido jantar no Souq Waqif, que é bem perto do museu, vale a pena passar por ali para tirar umas fotos e de quebra ter a vista do Al Corniche e os arranha-céus da cidade todos iluminados.

Museu à noite

Vista a noite:

Al Corniche

Quanto Custa para visitar o Museu

O ingresso para visitar o interior do Museu Nacional do Qatar custa 50 Rials (inteira) e 25 Rials (meia entrada para estudantes ou moradores da cidade de Doha) – preço de outubro de 2019.

Em outubro o cambio estava 1 dólar americano = 4,35 Rials.

Planejando sua Viagem para Doha

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas é mais uma dica de Museu para conhecer em Doha. E você vai para lá na Copa do Mundo? Ou vai fazer um Stopover? Já conhece o Museu? Compartilhe sua experiência conosco.

Vai para a cidade e quer mais dicas do que fazer por lá, não deixe de ver o post:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • O museu por si só já é muito belo. Melhor ainda poder ver essas obras de artes islâmicas preservadas tão bem.

    • O Museu de Arte Islâmica é muito bonito mesmo e tem umas obras muito interessantes! :D

  • Imagina criar uma ilha artificial para acolher um museu?! Adoro. E que entrada impressionante, bem digna do maior Museu de Arte Islâmica do mundo. Linda visita

    • Fizeram um super projeto né? A grandiosidade das construções por ali é algo incrível!

  • Nossa que Museu incrível. Confesso que o que mais me impressionou foi a arquitetura e as formas! Lindíssimas! Ah bom boa ideia de ir visitar a tarde, porque o calor no Oriente médio realmente é de tirar o fôlego!

    • Tem que visitar! Aproveitar alguma escala de alguma viagem ou a Copa em 2022.

  • Essa viagem a Doha rendeu excelentes passeios a museus também. O Museu de Arte Islâmica é igualmente belo em acervo e arquitetura, mais um quem incluiria com certeza no meu roteiro por lá.

    • Doha me surpreendeu muito e me deixou com muita vontade de explorar os outros países do Oriente Médio.
      Esse museu vale muito a pena! :D

  • Fiquei impressionado com a grandiosidade da arquitetura e decoração interna do Museu de Arte Islâmica de Doha. Sou muito curioso para conhecer a cidade e certamente incluirei o museu em meu roteiro

    • Quando for para Doha tente visitar esse museu sim! Pelo menos passar na frente dele e ver a vista do Corniche! Vale a pena!

  • Oi Diego, bem impressionante a arquitetura do museu de arte islâmica no Qatar!
    O acervo me parece bem interessante e adorei a foto noturna, a fachada fica bem bonita com a iluminação e destaque para a volumetria.
    Bela dica!

    • Parecem dois museus diferentes comparando a fachada durante o dia e a noite né? Eu falo para todo mundo que se der é bem interessante ir durante os dois períodos só para ver a paisagem diferente.

  • Qatar e um países que quero conhecer muito e está tão perto, seguro que se for vou visitar o museu de arte islâmica, a visita é muito demorada, quanto tempo deixo para ficar no museu?

    • Olá, a visita no museu não demora muito não, eu fiquei umas 2horas entre a área externa (observando a vista e tirando fotos) e a interna. Depende muito de pessoa para pessoa, mas acho que não foge muito disso não. :)

  • Ahhh que demais que fez um post exclusivo sobre o MIA! Tinha visto a sua sugestão no roteiro e foi a atracão que mais me chamou a atenção! Adorei

  • Bom, o dinheiro pode tudo... melhor quando é para algo com bom gosto, para a arte :) Bela sugestão.

  • Adorei saber mais sobre o Museu de Arte Islâmica em Doha. Quando passei por lá eu só visitei o lado de fora e dei uma passada a noite. Acabei achando muito caro a entrada mas estava bem curiosa de como é por dentro e é lindo!!! Amei!

    • A entrada não é muito barata mesmo, mas como Doha não possui muitas atrações e museus resolvi entrar para conhecer e valeu a pena! Bem lindo né?

Compartilhe
Publicado por
Diego

Posts recentes

10 Cidades para Conhecer no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul possui dezenas de cidades bem interessantes para se…

17/10/2020

15 Cidades para Conhecer em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina possui dezenas de cidades bem interessantes para se conhecer. São…

12/10/2020

O Que Fazer em Balneário Camboriú

[Um Viajante Diferente] Localizada em Santa Catarina, a cidade de Balneário Camboriú conta com pouco…

07/10/2020

O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo

Há muitos lugares interessantes para conhecer na Avenida Paulista. Uma simples caminhada do começo ao…

02/10/2020

Os Principais Templos em Bangkok

Há centenas de templos espalhados por Bangkok. Andando pela cidade vemos vários em uma mesma…

25/09/2020

Hotéis na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro

Escolher um hotel no Rio de Janeiro não é uma tarefa nada fácil. Neste post…

14/09/2020