Viajantes Diferentes

Idiomas: a ferramenta para aproveitar melhor cada momento de uma jornada

“Conhecimento é poder”, assim escreveu Thomas Hobbes, clássico teórico inglês. Esse ditado é antigo, porém, nunca deixou de ser verdadeiro. Para os apaixonados por viajar, essa máxima vale em diversos sentidos, tanto na hora de desbravar o mundo, conhecer novas culturas e viver experiências inéditas, quanto no momento de aprender um novo idioma.

No contexto do mundo globalizado, não é preciso aprender todas as línguas, com apenas uma já é possível se comunicar em quase todos os países. E o idioma inglês é uma “chave-mestra” quando o assunto é comunicação global.

Um levantamento feito pela Statista, empresa especializada em estudos de mercado, mostrou que a língua inglesa é a mais falada no mundo, são aproximadamente 1,5 bilhões de pessoas que falam esse idioma. Em segundo está o mandarim, e em terceiro o hindu. Nosso querido português ocupa do 9º lugar no ranking.

E para aprender um novo idioma não é mais preciso seguir o modelo tradicional. Antigamente, o mais “comum” seria procurar uma escola de idiomas, escolher o curso e mãos à obra.

A tecnologia, em especial a internet, abriu as portas para uma nova forma de aprender. Para dominar o idioma mais falado no mundo, por exemplo, é possível encontrar aulas de inglês online que oferecem conteúdos dinâmicos e, o mais importante, horários flexíveis que encaixam em qualquer agenda.

Foto de Christina Morillo – Pexels

Comunicação também é poder

Somos seres sociais, logo a comunicação é fundamental para o desenvolvimento pessoal. Quando o tema são as viagens, o idioma costuma ser um atrativo ou um impeditivo. Existem viajantes que evitam pisar em lugares nos quais não possam conversar com um nativo. Afinal, imagina estar perdido e não poder pedir informação?

Logo, a facilidade de se comunicar se converte em um atrativo para quem deseja conhecer um novo país. E não é por menos, ao dominar o idioma, um visitante pode ampliar a qualidade da viagem e desfrutar de experiências únicas.

Por exemplo, uma jornada por Londres pode ganhar contornos inesquecíveis ao conversar com um morador local e conseguir dicas para fugir do turismo massivo e encontrar um pub encantador que serve um fish and chips especial e um pint de uma cerveja artesanal.

O caminho inverso também existe, e Maiorca, famosa ilha espanhola, é um caso de sucesso. Essa localidade é especialmente querida pelos alemães, que fogem do frio para encontrar um paraíso na Península Ibérica. Para fazer os visitantes sentir-se em casa, diversos negócios locais oferecem menus e descrições em alemão para facilitar a comunicação entre os viajantes e os estabelecimentos.

Os benefícios de falar mais de um idioma

Existem diversas vantagens em aprender uma nova língua. Anos atrás, houve uma “moda” em falar mandarim, que seria o idioma do futuro, afinal, a China despontava como potência mundial e econômica e conhecer o idioma chinês era visto como um diferencial.

Antes de entrar no campo profissional e financeiro, é importante destacar os benefícios pessoais que um novo idioma proporciona. Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que aprender uma língua aumenta capacidade cognitiva, concluindo que quem fala mais de um idioma tem maior capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

E o cérebro também agradece! A American Academy of Neurology conduziu um estudo que mostrou que pessoas bilíngues têm uma maior proteção das memórias antigas. Os pesquisadores descobriram que os efeitos do Alzheimer é mais lento em quem fala mais de um idioma.

No campo laboral, os profissionais que dominam mais de um idioma são melhor avaliados, afinal, podem comunicar-se com parceiros e clientes estrangeiros. Outra vantagem é a possibilidade de explorar oportunidades fora do país.

Conhecer outros idiomas é um mundo repleto de vantagens. Seja qual for o campo da vida em que se aplica a nova linguagem, quem consegue se comunicar em mais de uma língua consegue aproveitar melhor as viagens, ter reconhecimento profissional, além de ser um benefício próprio para a saúde do cérebro.  E aí, qual idioma você gostaria de aprender?

Diego

Posts recentes

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023

O que fazer em San Andres, Colômbia

San Andres entrou na minha lista de lugares para visitar no momento que decidi ir…

28/07/2023

Como é voar de American Airlines para Nova York

Nessas ultimas férias, comprei um voo de São Paulo até a cidade de Nova York,…

30/06/2023

Hotéis em San Andres, Colômbia

A Ilha de San Andres, possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de…

22/05/2023

Escala em Santa Cruz de La Sierra

As férias iriam começar. O destino da vez era a Colômbia, mas, para chegar em…

13/05/2023