Viajantes Diferentes

Idiomas: a ferramenta para aproveitar melhor cada momento de uma jornada

“Conhecimento é poder”, assim escreveu Thomas Hobbes, clássico teórico inglês. Esse ditado é antigo, porém, nunca deixou de ser verdadeiro. Para os apaixonados por viajar, essa máxima vale em diversos sentidos, tanto na hora de desbravar o mundo, conhecer novas culturas e viver experiências inéditas, quanto no momento de aprender um novo idioma.

No contexto do mundo globalizado, não é preciso aprender todas as línguas, com apenas uma já é possível se comunicar em quase todos os países. E o idioma inglês é uma “chave-mestra” quando o assunto é comunicação global.

Um levantamento feito pela Statista, empresa especializada em estudos de mercado, mostrou que a língua inglesa é a mais falada no mundo, são aproximadamente 1,5 bilhões de pessoas que falam esse idioma. Em segundo está o mandarim, e em terceiro o hindu. Nosso querido português ocupa do 9º lugar no ranking.

E para aprender um novo idioma não é mais preciso seguir o modelo tradicional. Antigamente, o mais “comum” seria procurar uma escola de idiomas, escolher o curso e mãos à obra.

A tecnologia, em especial a internet, abriu as portas para uma nova forma de aprender. Para dominar o idioma mais falado no mundo, por exemplo, é possível encontrar aulas de inglês online que oferecem conteúdos dinâmicos e, o mais importante, horários flexíveis que encaixam em qualquer agenda.

Foto de Christina Morillo – Pexels

Comunicação também é poder

Somos seres sociais, logo a comunicação é fundamental para o desenvolvimento pessoal. Quando o tema são as viagens, o idioma costuma ser um atrativo ou um impeditivo. Existem viajantes que evitam pisar em lugares nos quais não possam conversar com um nativo. Afinal, imagina estar perdido e não poder pedir informação?

Logo, a facilidade de se comunicar se converte em um atrativo para quem deseja conhecer um novo país. E não é por menos, ao dominar o idioma, um visitante pode ampliar a qualidade da viagem e desfrutar de experiências únicas.

Por exemplo, uma jornada por Londres pode ganhar contornos inesquecíveis ao conversar com um morador local e conseguir dicas para fugir do turismo massivo e encontrar um pub encantador que serve um fish and chips especial e um pint de uma cerveja artesanal.

O caminho inverso também existe, e Maiorca, famosa ilha espanhola, é um caso de sucesso. Essa localidade é especialmente querida pelos alemães, que fogem do frio para encontrar um paraíso na Península Ibérica. Para fazer os visitantes sentir-se em casa, diversos negócios locais oferecem menus e descrições em alemão para facilitar a comunicação entre os viajantes e os estabelecimentos.

Os benefícios de falar mais de um idioma

Existem diversas vantagens em aprender uma nova língua. Anos atrás, houve uma “moda” em falar mandarim, que seria o idioma do futuro, afinal, a China despontava como potência mundial e econômica e conhecer o idioma chinês era visto como um diferencial.

Antes de entrar no campo profissional e financeiro, é importante destacar os benefícios pessoais que um novo idioma proporciona. Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou que aprender uma língua aumenta a capacidade cognitiva, concluindo que quem fala mais de um idioma tem maior capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

E o cérebro também agradece! A American Academy of Neurology conduziu um estudo que mostrou que pessoas bilíngues têm uma maior proteção das memórias antigas. Os pesquisadores descobriram que os efeitos do Alzheimer é mais lento em quem fala mais de um idioma.

No campo laboral, os profissionais que dominam mais de um idioma são melhor avaliados, afinal, podem comunicar-se com parceiros e clientes estrangeiros. Outra vantagem é a possibilidade de explorar oportunidades fora do país.

Conhecer outros idiomas é um mundo repleto de vantagens. Seja qual for o campo da vida em que se aplica a nova linguagem, quem consegue se comunicar em mais de uma língua consegue aproveitar melhor as viagens, ter reconhecimento profissional, além de ser um benefício próprio para a saúde do cérebro.  E aí, qual idioma você gostaria de aprender?

Diego

Posts recentes

Regiões do litoral paulista que você precisa conhecer!

As regiões do litoral paulista podem surpreender bastante, por isso dar uma chance a elas…

12/07/2024

Chalés em Santo Antônio do Pinhal com hidro – Veja as melhores opções aqui!

Preparamos para você uma lista com os melhores chalés com hidro na cidade de Santo…

18/06/2024

Chalé Damasco em Santo Antônio do Pinhal – Detalhes aqui sobre a hospedagem

Hospedar-se no Chalé DAMASCO em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência verdadeiramente mágica que…

18/06/2024

Chalé Cacau em Santo Antônio do Pinhal – Veja aqui tudo sobre a hospedagem

Hospedar-se no Chalé CACAU em Santo Antônio do Pinhal é uma experiência incrível que vai…

18/06/2024

Chalé Castanha em Santo Antônio do Pinhal – Descubra porque você precisa se hospedar!

O Chalé Castanha, localizado na encantadora cidade de Santo Antônio do Pinhal, é indiscutivelmente o…

07/06/2024

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024