/Gardens by the Bay – os Jardins de Singapura
Floral Fantasy Gardens by the Bay - Diego Cabraitz Arena

Gardens by the Bay – os Jardins de Singapura

Os Jardins da Baia, Gardens by the Bay, é um dos principais pontos turísticos de Singapura. A visita aos jardins é indispensável a todos que visitam a cidade, seja apenas para conhecer os jardins e todas suas atrações ou apenas ver o show das luzes à noite. Vem com a gente conferir como foi a nossa visita?!

Gardens by the Bay

O Gardens by the Bay está localizado na Marina Bay em Singapura, atrás do famoso Hotel Marina Bay Sands. Foram aproximadamente 800 milhões de dólares investidos para construir os jardins, que foram inaugurados em 2011, resultado de um projeto escolhido após um concurso de arquitetura e urbanismo.

Pelos jardins podemos conhecer diversas atrações que são pagas, como: Cloud Forest (Floresta Nublada), Flower Dome (Abóboda da Flor), Floral Fantasy (Fantasia Floral), SuperTree Grove (Super Árvore) & OCBC Skywalk (passarela), e atrações gratuitas, como: o show das luzes, o Jardim das Crianças, o Relógio de Flores, o Jardim Chinês e o Jardim Indiano

Contarei mais sobre todas as atrações visitadas na sequência:

Cloud Forest (Floresta Nublada)

O primeiro lugar que visitei foi a Cloud Forest e logo que entrei na cúpula já me deparei com uma enorme cachoeira. Já tinha visto diversas fotos e relatos sobre o lugar, mas, ver ao vivo, é realmente impressionante.

cachoeira interna - cloud forest- gardens by the bay - diego cabraitz arena
Cachoeira indoor do Cloud Forest

Depois de ver a cachoeira segui por um caminho onde acontecem algumas exposições temporárias de plantas e flores ou, sobre o meio ambiente e ecossistema. Quando fui, em novembro/ 2019, havia uma exposição bem interessante sobre as orquídeas da Amazônia e a importância da floresta para o ecossistema mundial.

Para continuar a visita tive que ir até o Hall de Elevadores e subir 7 andares, chegando praticamente no topo da “montanha” e bem próximo à cachoeira.

Do topo, vamos descendo, por passarelas e escadas, conhecendo detalhes da floresta tropical que ali foi criada e da vida que ali floresce. 

Diego Cabraitz Arena - Cloud Forest - Gardens by the bay Singapura
Eu na Cloud Forest

Podemos ver centenas de espécies de plantas e flores, além de pedras preciosas (no interior da montanha). Em algumas áreas há diversas lupas, para se ver mais de perto algumas plantas, como, por exemplo, as plantas carnívoras. 

Ahh.. Você pode ficar o tempo que quiser por ali e uma dica: dentro da Cúpula a temperatura gira em torno dos 20º graus. Vi muita gente entrando e falando que estava com frio. Não deixe de levar um casaco leve na mochila, caso sinta frio.

Flower Dome (Abóboda da Flor)

Depois que sai do Cloud Forest segui para a segunda atração, o Flower Dome (Abóboda da Flor), onde foram recriados diversos jardins, todos temáticos e representando regiões do planeta Terra.

Podemos ver: o South African Garden (Jardim da África do Sul), o Californian Garden (Jardim Californiano), o Mediterranean Garden (Jardim Mediterrâneo), o Succulent Garden (Jardim das Suculentas) entre outros. 

Arquitetura Flower Dome - Gardens by the bay
Cobertura do Flower Dome

O lugar é gigante, com uma área de aproximadamente 12 mil m². Milhares de plantas e principalmente flores estão por todos os lados. Tirei muitas (MU-I-TAS) fotos e foi bem difícil escolher algumas para colocar aqui. Cada uma com uma cor diferente e sua beleza.

Mas, além das flores é possível ver diversas árvores, algumas bem grandes, como baobás e oliveiras.

As oliveiras são encontradas principalmente no Mediterrâneo e datam de centenas de anos de idade, podendo chegar a 2 mil anos. Esta da foto foi a que mais me impressionou. Linda né?!

arvore no interior do Flower Dome
Oliveira – Flower Dome

Assim como no Cloud Forest, no Flower Dome, acontecem algumas exposições temporárias. Na semana em que visitei foi aberta ao público uma exposição de flores natalinas, onde, além de muitas flores, haviam decorações com renas, duendes, um correio – onde chegam as cartas das crianças e casa do Papai Noel. As crianças adoravam esta área.

Floral Fantasy (Fantasia Floral)

A terceira atração visitada foi a Floral Fantasy (Fantasia Floral), que é a atração mais recente do Gardens by the Bay, inaugurada em abril de 2019. 

Nesta atração a tecnologia se une com as flores, fazendo com que os arranjos se movimentem sobre os visitantes, trazendo novas sensações e experiências. 

Floral Fantasy Gardens by the Bay - Diego Cabraitz Arena
Entrada do Floral Fantasy

São mais de 15 mil flores, entre girassóis, rosas e orquídeas flutuando sobre nossas cabeças. Também passamos por um pequeno riacho cercado de flores, arranjos e esculturas e podemos ver até alguns sapinhos, em um “aquário” que representa um pântano. 

Por ali também vi um filme em um cinema 4D. O filme conta sobre o voo da Libélula (símbolo do Gardens by the Bay), que passeia por todas as atrações dos Jardins. É divertido!

SuperTree Grove e o OCBC Skywalk (Super Árvore e passarela)

Já a noite, segui até as super árvores, que são os pontos mais famosos dos Jardins. São 18 árvores e, a maior delas, chamada de SuperTree Grove, tem aproximadamente 50 metros de altura. Há um elevador nesta árvore e é possível subir até seu topo.

Super Tree Grove Gardens by the Bay
Supertree Grove

Segui até o OCBC Skywalk, que nada mais é que uma passarela de metal suspensa à 23 metros de altura, que liga duas dessas gigantes árvores. Lá de cima temos uma vista bem legal da SuperTree Grove e podemos ver o Flower Dome e o Cloud Forest. 

A visita pode ser feita de dia ou a noite, mas, em caso de chuva a passarela fica fechada por segurança. Se der sorte pode conseguir ver o show das luzes lá de cima, deve ser incrível!

Durante a noite as árvores ganham uma iluminação especial e todos os dias às 19h45 e às 20h45 acontecem o Show de Luzes, onde as luzes “dançam” de acordo com a música que está tocando. Vale muito a pena conferir o show que dura apenas 15 minutos, é de graça.

Horário show no Gardens by the bay em Singapura
Show Gardens by Bay

Outras atrações – Gardens by the Bay

Além das atrações citadas acima, todas pagas, é possível conhecer no Gardens by the Bay várias atrações gratuitas, como: o Children’s Garden (o Jardim das Crianças), o Relógio de Flores, o Jardim Chinês e Jardim Indiano.

Um dos pontos mais interessantes é o Dragonfly Lake, o Lago da Libélula, com seus ovos sobre a água e, de onde podemos ver as árvores gigantes, a roda-gigante de Singapura e o Marina Bay Sands.

Dragonfly Lake - Lago da libélula
Dragonfly Lake ( Lago da Libélula)

Há dezenas de esculturas espalhadas por todo o Jardins. Uma das mais famosas delas é a chamada Planet, uma escultura em forma de bebê que parece flutuar sobre o jardim. A escultura pesa 7 toneladas, com 9 metros de comprimento e aproximadamente 3 de altura, representando o filho Lucas do artista Marc Quinn, dormindo. 

Escultura Planet no Gardens By the Bay
Escultura Planet

Melhor horário para a visita

Uma das perguntas que muita gente faz é: qual o horário ideal para visitar os Jardins e quanto tempo levo para conhecer tudo? A resposta é: Depende.

Há muitas pessoas que em pouco tempo conhecem todas as atrações do Gardens by the Bay. Eu fui na hora do almoço, comi no Mc Donald’s que tem no interior dos Jardins, e fiquei por lá até a noite, para conferir o show das luzes.

Depende muito de pessoa para pessoa, mas este pode ser um passeio de praticamente um dia todo. Caso não queira conferir todas as atrações, o ideal é ir à tarde e ficar para o show das luzes.

Como chegar nos Jardins

A melhor maneira de chegar no Gardens by the Bay é indo de metro. A estação mais perto dos Jardins é a Bayfront, que tem uma saída no interior do Marina Bay Sands e do The Shops. Desta saída basta seguir as placas e ir caminhando.

Outra maneira é indo de uber ou táxi, porém mais cara.

Quanto custa as atrações do Gardens by the Bay

Conforme comentei acima, no Gardens by the Bay, há atrações gratuitas e algumas atrações que são pagas, entre elas: Cloud Forest (Floresta Nublada), Flower Dome (Abóboda da Flor), Floral Fantasy (Fantasia Floral), SuperTree Grove (Super Árvore) & OCBC Skywalk (passarela).

O ingresso para visitar a Cloud Forest + Flower Dome, custa $28 para adultos e $15 para crianças (dólares de Singapura). Este é um ingresso conjunto e não vendem apenas para uma das atrações.

O ingresso para visitar o Floral Fantasy custa $20 para adultos e $12 para crianças (dólares de Singapura).

O ingresso para visitar o OCBC Skywalk custa $8 para adultos e $5 para crianças (dólares de Singapura).

Todos os preços acima são referentes ao mês de novembro de 2019.

Hotéis perto do Gardens by the Bay

Há algumas opções de hospedagem próximas ao Gardens by the Bay. A grande maioria dos hotéis nas proximidades são 5 estrelas e o mais famoso deles é o Marina Bay Sands. De vários quartos deste hotel, e da cobertura – com sua piscina de borda infinita, é possível ter uma vista privilegiada de todo o Jardim.

O hotel Marina Bay Sands em Singapura
O hotel Marina Bay Sands em Singapura – visto do Gardens by the Bay

Outras opções de hotéis próximos aos Jardins: o The Ritz-Carlton – Millenia Singapore, o The Fullerton Bay Hotel, o Ascott Raffes Place Singapore, o The Westin Singapore, o Mandarin Oriental e o Pan Pacif Singapore.

Planejando sua Viagem à Singapura

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Singapura. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena