o que fazer em firenze
Firenze, Florença ou Florence? Cada um a chama de um jeito. Mas em italiano … Firenze.
Cheguei de trem, partindo da estação Roma– Termini até a estação central da cidade, Santa Maria Novella, foram aproximadamente 1h35min de viagem com o trem de alta velocidade FrecciaRossa da Trenitalia.
Fiquei hospedado em um hostel próximo a Piazza della Signoria, um ótimo local para se hospedar, perto de vários pontos turísticos da cidade.
Sumário
O primeiro local escolhido foi a Piazza del Duomo, onde esta o Duomo Santa Maria del Fiori, o Campanário e o Batistério. A entrada no Duomo é de graça, você só pagará se quiser visitar a Cripta, que está no subsolo, onde há as ruínas da antiga igreja que havia neste lugar, além de tumbas, como a de Filippo Brunelleschi. Este ingresso também te da direito à entrar no Batistério e subir na cúpula do Duomo e no Campanário, ambos com uma ótima vista da cidade. Os 463 degraus valem a pena! A diferença entre subir no Campanário ou no Duomo é somente a vista da cidade sem o edifício que você está.
Na Piazza della Signoria, a principal praça da cidade, é onde está o Palazzo Vecchio, sede da Câmara Municipal de Firenze, além da Loggia dei Lanzi, com diversas esculturas, a Fontana de Netuno e a réplica da estátua David de Michellangelo. No seu entorno há diversos restaurantes, desde os mais baratos aos mais chiques, além de diversas lojas de departamentos e artes.
Nesta praça sempre há eventos. Uma noite que estive la houve uma orquestra com opera em frente a Loggia dei Lanzi. Ótima musica e tudo free.
A estátua original do David de Michelangelo fica na Galleria dell’Accademia. Vale muito a pena ir, mas se prepare para uma fila gigante (em Julho/2014 fiquei quase 3 horas). O ingresso custa €15 (tarifa estudante) e €20 (inteira).
Além da Galleria dell’Accademia, outro museu importante da cidade e um dos mais importantes da Itália é o Museu Uffizi. Bem próximo a Piazza della Signoria , onde uma de suas obras mais importantes é a Vênus de Botticelli, e diversas obras de Michelangelo, Leonardo da Vinci entre outros.
Não sabe onde se hospedar em Firenze? Dê uma olhada nos hotéis mais reservados pelo Booking.
Você pode ir também ao Pallazo Pitti e seus Jardins. Dentro deste palácio há diversos museus, como a Galeria de Arte Moderna, museu da prataria, galeria palatina, museu da porcelana entre outrso. Este palácio está localizado atravessando a Ponte Vecchio, a ponte mais famosa da cidade, com suas joalherias e ourives.
Outro ponto bem legal para se ver a cidade do alto é a Piazzale Michelangelo, o visual é sensacional. Uma dica é ir no final da tarde para aproveitar o por-do-sol.
O famoso Porcellino (Javali), fica na Loggia del Porcelino, um mercado que funciona durante o dia com diversas barraquinhas de comidas e artesanatos. A lenda é que você deve esfregar a mão no focinho do javali e depois colocar uma moeda em sua boca e solta-la. Se a moeda cair dentro de uma grelha por onde passa água você terá sorte, se não cair dentro ….
Um pouco mais longe dos principais pontos turísticos, há mais uma igreja importante na cidade, a Basílica Santa Croce, conhecida por ser o ”Panteão das Glórias Italianas”, onde estão as tumbas de Michelangelo, Galileu Galilei, Rossini, Maquiavel entre outros.
Com relação à gastronomia você pode ir ao Mercato Centrale San Lorenzo. No térreo funciona o mercado (como o Mercadão de São Paulo) e no primeiro pavimento há diversos restaurantes, um ótimo local para almoçar e tomar um gelato de sobremesa.
Na Piazza della Repubblica, é onde se encontram diversos cafés, como o HardRock Café e o Arco do triunfo Fiorentino. De noite é bem agitado, com pessoas tocando instrumentos musicais, cantando e dançando.
Bom. Essas são algumas dicas. No total fiquei 4 noites em Firenze, uma cidade que respira arte. É tempo suficiente para conhecer a cidade e seus pontos turísticos e fazer um daytrip a Pisa, ou a Siena, uma cidade medieval. Podemos conferir sobre Siena no Blog da Apure Guria. Após Firenze segui para Veneza. E para lá viajaremos logo menos.
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Firenze. Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso post: Museus em Firenze. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.
Até o próximo post.
Diego Arena
Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…
Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…
As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…
San Andres entrou na minha lista de lugares para visitar no momento que decidi ir…
Nessas ultimas férias, comprei um voo de São Paulo até a cidade de Nova York,…
A Ilha de San Andres, possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de…
Veja os comentários
Oi! Sim... passei mais ou menos duas semanas em Firenze e simplesmente AMEI a cidade! Tem como não amar?! Apesar da quantidade de dias, eu teria gastado muito mais dias por lá, pois ficaram coisas por ver e fazer. Além do mais, eu acho que tem alguma coisa mágica nessa cidade! :)
Em tempo... subir a cúpula do Duomo te coloca muito próximo do extraordinário afresco de Vasari! :) O texto faz uma linda viagem por essa cidade incrível!
Quando fui a Florença também passei uns 3 dias por lá e achei pouco, poderia ter ficado mais! A cidade é uma delícia pra caminhar sem pressa, e ainda dá pra fazer ótimos passeios ao redor. Mas 3 dias dá pra ver bastante coisa. Quero muito voltar!
Que lugar lindo! Eu amo demais esses mercados de cidade com comidas típicas e artesanato, sempre procuro pra visitar nas viagens. Além de toda essa arte que Firenze respira, né? Encantadora, lindo passeio.
Fui para a Itália e tive que tirar Florença do meu itinerário e não me perdôo até hoje! Vou ter que voltar para me redimir com a cidade.
Ainda não conheço, mas quero muito visitar. Já anotei algumas dicas do seu roteirinho.
Ah e que maldade a foto do gelatto...
Estive lá no Carnaval e segui as suas dicas. Foi tudo ótimo!!!! Adorei a cidade e, principalmente, a gastronomia. Amei dos gelatos.
Sonho voltar em Firenze. Esse roteiro de 3 dias está incrível. Adorei!