Punta del Diablo é considerada a praia mais “roots” do Uruguai. Há aproximadamente 300 km de Montevidéu e quase na divisa com o Brasil. Uma cidade bem pequena, tranquila e rústica. Ficamos dois dias por lá. Vem com a gente conferir.

Como chegar à Punta del Diablo

Punta del Diablo fica a aproximadamente 300 km de Montevidéu e a 40 km da fronteira com o Brasil. 

Há ônibus saindo de todo o país e todos te deixam no terminal central da cidade. Mas, o terminal fica relativamente longe das praias e dos locais onde estão os hostels e pousadas, ainda mais se tratando que toda a estrada à partir do terminal é de terra batida. 

Há vans que fazem o trajeto entre o Terminal e as praias, passando pelas principais ruas da cidade. O motorista até pergunta em qual hostel os passageiros vão ficar e deixam eles o mais próximo possível.

O que fazer em Punta del Diablo – Dia 01

Chegamos pela manhã no Terminal de Buses de Punta del Diablo e fomos direto para o hostel, de van. Deixamos a mala no quarto. De lá, tínhamos uma vista para a praia e pudemos sentir que a cidade tinha um astral diferente. Casas no estilo cabana, algumas bem rústicas, com telhados naturais, de palha. Uma vista incrível da Playa de Los Pescadores, onde vemos os barcos de pescas atracados. 

Vista do Hostel
Playa de Los Pescadores

Resolvemos ir até a orla procurar algum lugar para comer. Por lá, há diversos restaurantes e mercados de frutos do mar, o que foi uma surpresa positiva. Todos os textos que tínhamos lido sobre o lugar falavam que a cidade não era preparada para o turismo e que algumas hospedagens não tinham iluminação e internet. Acho que essas devem ficar em áreas bem afastadas do centro da cidade. Pois ali no centro tudo era bem movimentado.

Almoçamos em um quiosque que vendia empanadas… hummm tinha uma de maçã com canela que estava uma delicia. 

Empanadas

Em seguida, fomos ao Mercado de Pulgas, também conhecido como Paseo de Los Artesanos, onde há várias lojinhas vendendo artesanatos de todos os tipos. Bem interessante.

Passando o Mercado e costeando o mar pelas pedras chegamos ao Monumento à Artigas, que também é um pequeno farol. De lá, temos uma vista bem legal da praia e de algumas cabanas, que mesmo abandonadas possuem seu charme.

Cabana abandonada

Depois, seguimos para a orla da Playa de Los Pescadores, que assim como as praias de Punta del Este, em sua extensão, há trechos com pedras, com areia fina, com areia grossa, deixando cada parte da praia com uma característica. Um trecho havia tantas conchas e até várias anêmonas. Bem legal. Nunca tinha visto assim na natureza, só em aquários. Decidimos ficar o dia todo por ali.

Anêmonas

À noite, ficamos no hostel, onde os donos iriam fazer a noite da pizza uruguaia. Humm ficou uma delicia.

Punta del Diablo – Dia 02

Segundo dia. Acordamos e fomos até outra praia, chamada Playa de la Viuda. No caminho, pudemos avistar várias cabanas. O céu estava lindo e deixou a paisagem ainda mais surpreendente. Esta praia tem ondas mais bravas e o vento era mais forte, talvez por conta das dunas de areia que ficam atrás da praia.

Isso deixa a praia quase deserta. Havia somente algumas pessoas e vários cachorros, que eram os únicos que entravam na água gelada e depois descansavam na areia. Para eles a água gelada parecia até quentinha haha.

Caminho até a Playa de La Viuda
Playa de La Viuda

Almoçamos pelo centro da cidade e voltamos para a Playa de Los Pescadores, mais movimentada. Aproveitamos para comer uma sobremesa de doce de leite e merengue em um dos restaurantes da orla #gordicedodia. (Comemos o tempo todo né haha). Depois ficamos por lá, sentados na areia conferindo o visual e o sol se pôr.

Mil folhas de doce de leite

À noite, conferimos como é a região dos barzinhos e restaurantes. Mais uma vez fomos surpreendidos. Todos bem cheios e movimentados. Só não jantamos por ali, pois já havíamos pagado o jantar no hostel .Queríamos um programa mais tranquilo pois, no dia seguinte cedo, iriamos para Montevidéu, a última cidade da viagem. 

Dicas importantes:

  • Em Punta del Diablo não há casas de cambio. Se esta for a sua primeira cidade do Uruguai tente ir com o dinheiro trocado. Há alguns mercados aceitam reais, mas são raros, e te dão o troco em peso.
  • Em vários lugares do Uruguai, os estabelecimentos só passam o cartão com bandeira Visa. Então, antes de consumir ou querer comprar algo confirme se o seu cartão vai passar. E uma curiosidade: pagando em cartão, os restaurantes dão um desconto de aproximadamente 20% na compra. Vale a pena.
  • Não troque dinheiro no Aeroporto de Carrasco, ou se precisar trocar, faça o cambio do mínimo possível, pois em Montevidéu, a cotação é mais favorável.

Onde se hospedar em Punta del Diablo

Embora seja uma cidade bem rústica, em Punta del Diablo há opções de hospedagem para todos os tipos de pessoas e bolsos diferentes. 

Há um hotel 4 estrelas na cidade, chamado La Viuda del Diablo, localizado na frente da Praia La Viuda. Os quartos deste hotel possuem banheira de hidromassagem e vista para a praia.

Mas as hospedagens mais populares e famosas da cidade são, com certeza, os hostels. Entre eles podemos citar: Hostel Vente al Diablo, o Mar de Fondo Hostel, o Posada – Hostal del Diablo e o Laguada Hostel

Outra opção bacana são os chalés, que são opções bem mais confortáveis que os hostels. Entre eles podemos citar: o Villa Juana Bungalows & Suite, o Pueblo Rivero, e o Kanaloah Lodge & Cabins

Mapa:

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Punta del Diablo. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Que lugar delicioso! Cada foto que dá vontade de ir agora! Adorei o post e as dicas sobre cada uma das praias!

  • Eu não me importaria nada de ter uma dessas casinhas abandonadas junto ao mar. Que charme. O lugar tem um astral muito bom, as paisagens são lindas e essa gordice... comia uma agora.
    Abraço

  • Adorei o post e as ótimas dicas! Achei o lugar lindo e já fiquei com vontade de conhecer. Preciso programar uma viagem para Montevidéu com urgência.

  • Que lugar mais agradável, charmoso e cheio de graça! Gostaria muito de passar uns dias por aí, só relaxando! E comendo! rsrs

  • Olá, ótimas dicas! Você sabe me falar se tem ônibus de Punta del Diablo para Cabo Polonio?

    • Olá,
      Tem sim, mas na verdade o onibus que sai do terminal de Punta del Diablo te leva até a estrada que da acesso à Cabo Polônio. Dessa estrada você terá que pegar um 4x4 para chegar, mas pelo que ouvi algumas pessoas que fizeram o trecho esse 4x4 passa várias vezes ao dia.

    • Adorei este roteiro de dois dias pela Punta del Diablo. Agradeço por elencar os atrativos que não se pode deixar passar. Adorei as anêmonas. Ah e que delíciao Mil folhas de doce de leite. Amei..

    • Olá, a área dos bares/ restaurantes em Punta del Diablo fica na orla da praia mesmo e também na rua da entrada da Feirinha de artesanatos.

    • A vibe desse lugar é muito boa. Bem calmo e sem nenhuma agitação. Deve ser ótimo mesmo ;)

  • Esse é o estilo de praia que eu mais gosto. Estou querendo voltar ao Uruguai e com certeza separarei dois dias para conhecer Punta del Diablo. Até achei que tem uma boa estrutura. Obrigada.

  • Caramba eu adorei, estou me programando p ir no Carnaval, as sua dicas foram essenciais para decidir entre Uruguai e Patagônia do Chile...rsrs...Patagônia vai ficar p julho...rsrs...adorei...obrigada!

    • Que legal. Fico feliz de ter ajudado ;). Você vai adorar o Uruguai, muito lugar bacana para conhecer e passear.
      Patagonia em pleno inverno vai ser incrível também eim! Aproveite muito!

  • Adorei as dicas!!! Muito bem claras!!! Seguirei todas!!!
    Cheguei aqui ontem à noite e hoje acordei e fui pesquisar oq fazer!! Adorei! Me ajudou!
    Estou hospedada em Terezas de la Viuda! Indico! Mto bom!!!

    • Que legal! Fico feliz que tenha ajudado, você vai curtir muito Punta del Diablo. Essa cidade é incrível! Boa Viagem e aproveite =)

Posts recentes

Como acessar meus conteúdos favoritos durante uma viagem?

[Post por Um Viajante Diferente] Viagens trazem novos ares à nossa vida. Podem dar um…

26/02/2024

Conheça 4 locais baratos e fabulosos para visitar no Leste Europeu

[Post por Um Viajante Diferente] Viajar para a Europa já foi mais barato para brasileiros…

24/11/2023

Negociando Enquanto Viaja: 5 Razões Pelas Quais Isso Funciona

[POST POR UM VIAJANTE DIFERENTE] O mundo dos mercados financeiros é uma paisagem em constante…

26/10/2023

O que fazer em Abu Dhabi: Roteiro de 1 dia

Desde que comecei a pensar em um roteiro por Dubai, quis incluir um bate e…

25/09/2023

O que comer em Istambul: 10 dicas de pratos

Impossível falar em uma viagem por Istambul, na Turquia e não mencionar a gastronomia local, que…

22/08/2023

Economize mais ao viajar: como uma VPN ajuda a encontrar melhores preços e mais

As redes virtuais privadas (ou simplesmente VPN) são programas poderosos que não apenas garantem segurança…

11/08/2023