Destinos bike-friendly: 9 cidades para conhecer

[Post por Um Viajante Diferente] Pedalar é uma das atividades mais prazerosas que existem. Faz bem para o corpo e para a mente.

Quando você está ao ar livre, movimentando suas pernas e se movendo para frente, um sentimento de liberdade surge dentro do seu peito. Essa sensação se prolonga na medida que a brisa toca o seu rosto e você se sente livre para ir aonde quiser gastar combustível ou poluir o meio ambiente.

Se você gosta de conhecer novas culturas e está sempre disposto (a) a apreciar a paisagem dos lugares que visita, vamos te apresentar nos próximos parágrafos, as cidades perfeitas para andar de bicicleta com a sua sapatilha de ciclismo. Vem com a gente conferir 9 destinos bike-friendly?!

Destinos bike-friendly: conheça as cidades perfeitas para quem ama andar de bicicleta

Rio de Janeiro

Encabeçamos nossa lista com a Cidade Maravilhosa, um dos destinos favoritos de turistas brasileiros e estrangeiros. Por ser uma cidade praieira, logo grande parte dos seus bairros se encontram próximos à praia, que, por sua vez, conta com longos trechos de ciclovia para lazer e esporte.

Segundo informações da prefeitura, hoje a cidade conta com mais de 400 mil quilômetros em ciclovias e ciclofaixas, se tornando o lugar perfeito para pedalar sozinho (a), com os amigos ou familiares. O sistema de aluguel de bicicletas também ajuda, já que permite usar o veículo por um período de tempo pagando uma tarifa pré-determinada.

Rio de Janeiro – Praça Mauá

Amsterdam

A geografia plana de Amsterdã, na Holanda, favorece e estimula a prática do ciclismo entre seus moradores e turistas. O incentivo vem do estacionamento público para bicicletas que foi construído próximo à estação central. O local possui 3 andares e abriga dezenas de bikes prontas para uso.

Além disso, a paisagem também é um convite extra para os apaixonados pelas magrelas. Os majestosos canais, a Praça Nieuwmarkt, próxima do Rio Amstel; e a Ponte Magree oferecem uma vista exuberante dos pontos turísticos da cidade.

Tóquio

Do outro lado do mundo está Tóquio, no Japão, com sua cidade efervescente e pulsante. Mesmo superpopulosa, a metrópole japonesa adotou o uso das bicicletas como veículos que facilitam a ida e vinda de moradores e turistas dos bairros para as estações de metrô e vice-versa.

Há setas azuis pintadas no chão, demarcando o caminho dos ciclistas, separando-os do restante dos veículos motorizados. Isso ajuda a curtir a paisagem e a cultura oriental com mais segurança.

Bordeaux

Essa cidade francesa tem tudo o que você precisa para pedalar: infraestrutura, atrações locais e, por último, mas não menos importante, excelentes vinhos. Ao contrário de outras cidades francesas, não há trânsito em Bordeaux, apenas uma rede de bondes que torna a cidade tranquila e segura para fazer um passeio de bicicleta.

As margens do Rio Garonne, próximo da fonte Miroir d’Eau e base Sous-Marine, uma base ocupada por frotas de submarinos alemães e italianos durante a segunda guerra mundial e que agora funciona como museu digital. Passar por ali de bicicleta se torna uma experiência única.

Sevilha

Sevilha concentra uma das paisagens mais bonitas da Europa. Coincidentemente, a cidade já foi uma referência no uso das bicicletas como meio de transporte, pois suas ruas foram projetadas para este veículo de duas rodas não competir por espaço com pedestres e automóveis. Sem o sistema de compartilhamento de bicicleta, o cenário seria muito diferente.

Brasília

A capital federal do Brasil também tem seus atrativos e não vive só de política. O próprio trânsito da cidade se destaca pela educação dos motoristas, que respeitam a sinalização e param mesmo quando o farol está aberto para os carros, motos e demais veículos motorizados.

Como se trata de uma cidade, logo, pedalar pelas ruas do Distrito Federal é uma tarefa prazerosa e que não exige muito esforço. Bicicletários e para ciclos estão instalados nas principais estações de metrô e também nos terminais de ônibus.

Aproveite o final de semana para dar uma volta pelo Congresso Nacional ou apreciar a vista da Ponte Juscelino Kubitschek, até uma visita à Catedral Metropolitana ou o Congresso Nacional podem estar nos seus planos.

Congresso Nacional de Brasília

Barcelona

A cidade espanhola chama a atenção pelo espaço que dá para a bicicleta como um meio de transporte prioritário. A criação de programas de incentivo para o aluguel de bicicletas desde 2007 estimula o uso das magrelas que podem circular livremente pelo “anel verde”, uma ciclovia construída ao redor da área metropolitana da cidade.

Berlim

Berlim não fica para trás quando o assunto é integração de ciclofaixas e ciclovias no planejamento urbanístico da cidade. Só pelo fato da sua topografia ser plana, a cidade estimula o ato de pedalar, o que trouxe melhora na qualidade de vida da população e também atraiu o interesse de turistas de todas as partes do mundo.

Buenos Aires

Nossos vizinhos argentinos tem um longo histórico do uso das bicicletas no dia a dia. O constante desejo das autoridades locais em construir ciclofaixas e ciclovias da capital fez com que a população se sentisse a vontade para pedalar nas ruas argentinas, deixando seus carros nas garagens. Apesar de ainda ter que muito o que fazer em termos de infraestrutura para as bikes, Buenos Aires já figura como uma referência no uso compartilhado de bicicletas.

Buenos Aires

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas de destinos bike-friendly. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Posts recentes

10 Cidades para Conhecer no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul possui dezenas de cidades bem interessantes para se…

17/10/2020

15 Cidades para Conhecer em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina possui dezenas de cidades bem interessantes para se conhecer. São…

12/10/2020

O Que Fazer em Balneário Camboriú

[Um Viajante Diferente] Localizada em Santa Catarina, a cidade de Balneário Camboriú conta com pouco…

07/10/2020

O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo

Há muitos lugares interessantes para conhecer na Avenida Paulista. Uma simples caminhada do começo ao…

02/10/2020

Os Principais Templos em Bangkok

Há centenas de templos espalhados por Bangkok. Andando pela cidade vemos vários em uma mesma…

25/09/2020

Hotéis na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro

Escolher um hotel no Rio de Janeiro não é uma tarefa nada fácil. Neste post…

14/09/2020