Um café na Confeitaria Colombo – Rio de Janeiro

Um dos passeios mais tradicionais e históricos no Rio de Janeiro é passar pela Confeitaria Colombo, localizada no centro da cidade. Vem com a gente conferir como foi nossa visita por lá?!

Confeitaria Colombo

A Confeitaria Colombo, localizada na Rua Gonçalves Dias, bem no centro do Rio de Janeiro, foi fundada em 1894, por dois portugueses. Hoje, com 125 anos de história, o local é considerado patrimônio artístico e cultural da cidade.

Fachada Confeitaria Colombo
Fachada Confeitaria Colombo

Sua arquitetura foi inspirada na Belle Époque, mas, o local possuí alguns detalhes com um toque de Art Nouveau, como os grandes espelhos de cristal que foram colocados na Confeitaria durante a reforma que ocorreu entre 1912 e 1918.

Até 1918 a Confeitaria funcionava somente no andar térreo. Foi somente em 1922 que foi construído o segundo pavimento, onde funciona o Salão de Chá. Após esta reforma, conseguimos ter a visão da claraboia, feita com vitrais, que ilumina o ambiente. Linda!

Arquitetura Confeitaria Colombo
Interior Confeitaria Colombo

Em 2002 foi criado o Espaço Memória, onde a Confeitaria mantem exposto louças, fotos, embalagens e cardápios antigos.

Café da Manhã na Confeitaria Colombo

Nossa ideia durante a visita à Confeitaria Colombo era chegar bem cedo para tomar café da manhã e depois passear pelo centro. O local fica bem próximo à diversos outros pontos turísticos da cidade, como o Real Gabinete Português de Leitura e a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

Chegamos por volta das 09h30 e a fila já estava bem grande. Nossa dica é ir com calma, e sabendo que as chances de pegar fila para sentar e comer é bem alta. Esperamos por cerca de 45 minutos. 

A área de mesas é bem bonita, é ali que estão os espelhos com molduras em madeira no estilo Arte Nouveau. Sentados, temos uma vista de todo o ambiente, da claraboia e é como se voltássemos no tempo. Se não fosse todos com celulares e câmeras fotográficas digitais nas mesas tirando fotos, e postando nas redes sociais, dos pratos escolhidos para o café da manhã, pareceria que estávamos nos anos 1920, sentados ao lado de grandes influenciadores da época.

Confeitaria Colombo
Confeitaria Colombo

O café da manhã na Confeitaria Colombo é bem algo bem tradicional. Eles possuem um cardápio exclusivo para o café (um pouco caro). Decidimos então, pegar um salgado, um suco e um doce.

Geralmente

Nosso café da manhã

Tudo estava uma delícia. E não preciso descrever os doces né? Hummm. Os escolhidos foram: um pedaço de tartelete de chocolate e avelã e um viradinho de morango.

Gastamos em média 25 reais (cada um) pelo café da manhã. Mas por ser um lugar cheio de história e bem tradicional, o valor valeu a pena. 

Horário de Funcionamento e Mapa

A Confeitaria Colombo funciona de segunda a sexta – das 9 às 19 horas e sábados e feriados – das 9 às 17 horas
Rua Gonçalves Dias, 32 – centro – Rio de Janeiro
site: www.confeitariacolombo.com.br

Blogagem Coletiva

Este post faz parte de uma blogagem coletiva, com blogs amigos, com o tema: Culinária Regional. Deem uma olhada sobre o que eles escreveram:

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas do que fazer no Rio de Janeiro. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiencia conosco.

Vai para lá e quer mais dicas, não deixe de ver nosso posts:

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

28 comentários em “Um café na Confeitaria Colombo – Rio de Janeiro

  • Pingback: Bolinho de frango ou encapotado - o salgado do interior de São Paulo - Qualquer viagem. Eu vou!

  • Pingback: O melhor barreado de Morretes, Paraná | Destinos Por Onde Andei...

  • 30/04/2019 em 19:29
    Permalink

    É muito linda mesmo. Ainda não conheço, mas acho que, quando for, vou preferir tentar um horário menos cheio, se é que existe. 🙂

    Resposta
  • 30/04/2019 em 20:30
    Permalink

    Esse teto é maravilhoso né? Não consegui ainda tomar um café decentemente na Colombo, mas já visitei 2x, uma durante um free walking tour pelo centro do Rio e outra durante um tour pelas docerias históricas do Rio com a Sou+ Carioca (fantástico por sinal). Experimentei algumas delícias, mas ainda falta muita coisa hehehe.

    Resposta
  • 30/04/2019 em 21:30
    Permalink

    Eu fui na que fica no Forte de Copacabana e adorei o que comemos. Agora olhando este ambiente fiquei com vontade de conhecer a que fica no centro, pois ela é lindíssima.

    Resposta
  • 30/04/2019 em 22:44
    Permalink

    Tenho muita vontade de conhecer a Colombo, mas confesso que a fila sempre me desanima! E devido a este fato, nem entro e fico sempre babando as fotos do lugar!

    Resposta
  • 30/04/2019 em 23:57
    Permalink

    Nada melhor do que um arquiteto pra falar sobre… arquitetura! Não sabia desta reforma e do detalhe do salao de chá no segundo andar.

    Resposta
  • 01/05/2019 em 06:50
    Permalink

    Nada mais inspirador do que passar alguns bons momentos na Colombo, é impraticável ir ao Rio Antigo e não tomar pelo menos um café lá. A Confeitaria Colombo me lembra bastante o Café Tortoni, em Buenos Aires, mas é ainda mais bonita.
    Uma verdadeira relíquia carioca, um espaço para aproveitar com a família, os amigos ou um grande amor, até porque é muito romântica. Super dica!

    Resposta
  • 01/05/2019 em 15:30
    Permalink

    Quando fomos ao Rio de Janeiro não conhecemos a Confeitaria Colombo, não deu tempo infelizmente mas acho que foi até uma boa porque na época eu não tomava café. Hoje sou uma amante da bebida e adoro ir a lugares tradicionais como esse. Com certeza não deixarei passar na próxima viagem.

    Resposta
  • Pingback: Conheça pratos típicos de diferentes lugares do Brasil e do mundo – Isabella Barros Martins

  • Pingback: Conheça pratos típicos de diferentes lugares do Brasil e do mundo – Andreia Lisboa

  • 02/05/2019 em 19:08
    Permalink

    Adoro esse lugar! Além de uma vista espetacular tem uma comida de lamber os dedos e um luxo que não me permite isso. Café Colombo é sensacional, parada garantida no Rio de Janeiro! Bjo, qjo.

    Resposta
  • 05/05/2019 em 18:03
    Permalink

    Algumas das melhores recordações da minha vida estão ligadas a esse lugar

    Resposta
  • 09/05/2019 em 09:16
    Permalink

    Esse lugar é muito maravilhoso né? A gente entra respirando a história do Brasil! Quanta gente importante já tomou café ou chá da tarde ai! Acho um pouquinho caro, mas como você falou vale a experiencia!

    Resposta
  • 19/05/2019 em 23:07
    Permalink

    Sou verdadeiramente apaixonado por cafés históricos. E todo o tipo de edifícios que nos recordem o melhor de antigamente. Belo artigo. Adorei a partilha 🙂

    Resposta
  • 20/05/2019 em 08:38
    Permalink

    A confeitaria Colombo é definitivamente um dos pontos turísticos e gastronomicos imperdíveis do Rio de Janeiro. E tudo é uma delícia né, eu achei que valeu a pena mesmo sendo meio carinho…

    Resposta
  • 20/05/2019 em 15:36
    Permalink

    A Colombo me lembra muito a minha mãe. Adorei ler um pouco de sua história aqui. Obrigada por compartilhar dicas de um dos melhores lugares para se visitar no RJ

    Resposta
  • 21/05/2019 em 00:59
    Permalink

    A Confeitaria Colombo é um ponto turistico imperdível no Rio. Estive lá há pouco tempo para o chá da tarde e adorei! É muito lindo né?

    Resposta
  • 21/05/2019 em 14:29
    Permalink

    Como assim você esteve no Rio de Janeiro, foi na Confeitaria Colombo e nem avisou, vai ficar me devendo uma próxima. beijos

    Resposta
  • 21/05/2019 em 23:44
    Permalink

    Ainda não conheço a Confeitaria Colombo, mas por fotos me lembra muito o Café Tortoni, em Buenos Aires!

    Resposta
  • 26/05/2019 em 20:33
    Permalink

    Essa cafeteria é perfeita né? Quando fui ao Rio de Janeiro tive a oportunidade de conhecê-la mas quero voltar e experimentar o café da manhã. Ótima dica

    Resposta
  • 28/05/2019 em 22:35
    Permalink

    Esse café é lindo! Uma café cheio de história e de identidade. São os lugares que mais gosto nas cidades. Obrigada pela partilha.

    Resposta
  • Pingback: Culinária Regional: Churrasco Gaúcho

  • 16/07/2019 em 01:56
    Permalink

    A Confeitaria Colombo tem realmente um café da manhã caro, mas é aquele tipo de lugar que vale a pena ir pelo menos uma vez para conhecer

    Resposta
  • Pingback: Visita ao Real Gabinete Português de Leitura - RJ - Uma Viagem Diferente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.