Conhecendo Colonia del Sacramento em um dia
A cidade de Colonia del Sacramento está localizada às margens do Rio da Prata e é a cidade mais antiga e uma das mais visitadas do Uruguai. Colonia é bem pequena e um dia é suficiente para conhecê-la. Vem com a gente conferir nosso roteiro!
Colonia del Sacramento foi fundada em 1680 pelos portugueses. Por esse motivo nos deparamos com uma mistura de influências, tanto portuguesas quanto espanholas, na arquitetura da cidade, que é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.
Sumário
Como chegar em Colonia del Sacramento?
Se estiver em Montevidéu, o jeito mais barato é ir de ônibus. Fiz o percurso saindo do Terminal Tres Cruces com a empresa COT, por 350 pesos uruguaios (aproximadamente 45 reais – preço de janeiro/2018). A viagem durou quase 3 horas devido à várias paradas durante o trajeto.
Se estiver em Buenos Aires, a maneira mais comum é de barco. Eu fiz o inverso. Saí de Colonia del Sacramento com destino à Puerto Madero, em Buenos Aires, depois de passar um dia pela cidade. O trajeto varia de 1 à 3 horas, dependendo do tipo de barco. Rapidinho né? Em breve farei um post contando sobre isso.
Cheguei na cidade à noite, pois queria acordar bem cedo para aproveitar o máximo da cidade, já que no dia seguinte à tarde viajaria para Buenos Aires. O Terminal Rodoviário fica praticamente ao lado do Terminal Fluvial. Bem prático.
O que fazer em Colonia del Sacramento?
A grande maioria dos pontos turísticos de Colonia del Sacramento está na Ciudad Vieja, ou Cidade Velha, que antigamente era amuralhada para dividir o território pertencente aos países Espanha e Portugal. É pela antiga porta de entrada da Cidade Velha, chamada de Puerta de la Ciudadela, que o passeio começa.
Ahhh… Passando a Puerta de la Ciudadela há uma sorveteria ótima chamada El Cali. Quando visitei a cidade estava aproximadamente 30º e um sorvete para refrescar caiu muito bem. #ficaadica.
Depois de ver os resquícios da muralha e a porta, segui até a principal e mais famosa rua da cidade: a Calle de los Suspiros. Há diversas lendas e contos sobre o porquê deste nome. As duas principais são: (1) a rua tem esse nome pois era ali que os condenados à morte passavam antes de serem enforcados e jogados ao rio, dando nesta rua seus últimos suspiros. Triste né?;. (2) dizem que ali funcionavam bordéis, com lindas garotas que arrancavam suspiros dos marinheiros que passavam pela cidade. Melhor acreditar nessa lenda né?
Nessa mesma rua podemos conhecer uma galeria de arte, além de um restaurante, que estava fechado quando fui.
Segui até a Plaza Mayor, onde estão as ruínas do Convento San Francisco e o Farol. A entrada do Farol custou 25 pesos uruguaios (aproximadamente 3 Reais – preço de janeiro /2018) e do topo dele temos uma vista bem legal de toda a cidade e do Rio de La Plata. Se o tempo estiver bom é possível avistar Buenos Aires, bem ao longe.
Continuei andando, pois como toda cidade histórica o legal de visitá-las é se perder por suas ruas e ir descobrindo seus encantos. Caminhando cheguei na Plaza de Armas “Manuel Lobo”, onde pude ver a Casa de los Gobernadores e a Basílica del Santisimo Sacramento. Bem próxima a Basílica há um dos lugares mais fotografados de Colonia: Um carro cheio de vegetações. Muito legal né?
Todas as ruas por ali são bem bonitas e arborizadas. O que pode render várias fotos.
Gastronomia
Depois de um tempo, já à tarde parei para almoçar. Há diversos restaurantes e bares dentro da Cidade Velha. Mas, se prepare! Como em todo Uruguai a comida é bem cara. Comi no Restaurante Mercosur, uma deliciosa parmegiana com muitassssss batatas fritas. Os uruguaios adoram colocar batatas fritas em tudo kkkk. Ahh..e como era o primeiro dia por ali não dava para não tomar um refrigerante de Pomelo (grapefruit). Já tomaram? É uma delicia!.
Após o almoço, continuei a caminhada e cheguei a uma área chamada Muelle del Puerto de Yates, que nada mais é que um pier, onde podemos andar e ver mais de perto os barcos e iates ancorados. Cuidado para não deixar o celular cair entre as frestas de madeira, haha. Bem próximo, está o Centro Cultural Bastion Del Carmen, que não pude visitar porque estava em manutenção. Que pena.
Quase na hora de ir embora passei em frete ao Aquário e ao Cassino, mas não entrei. Também passei pelo Paseo de San Gabriel, que é um “mirante” localizado na Rambla de Colonia, onde pode-se ter uma vista do Rio de La Plata.
O passeio por Colonia del Sacramento terminou no finalzinho da tarde no Terminal Fluvial, onde peguei um Buquebus com destino à Buenos Aires, onde passaria os próximos 4 dias.
Dicas importantes:
- Em vários lugares do Uruguai, os estabelecimentos só passam o cartão com bandeira Visa. Então, antes de consumir ou querer comprar algo confirme se o seu cartão vai passar. E uma curiosidade: pagando em cartão, os restaurantes dão um desconto de aproximadamente 20% na compra. Vale a pena.
- Não troque dinheiro no Aeroporto de Carrasco, ou se precisar trocar, faça o cambio do mínimo possível, pois em Montevidéu, a cotação é mais favorável.
Hotéis em Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas e bolsos. Separei neste post algumas opções de hotéis, desde hotéis 5 estrelas até hostels, todos linkados para o Booking, onde é possível ter mais informações sobre cada um deles.
Hotéis 5 estrelas: Spa Hotel La Reserve, Radisson Colonia del Sacramento Hotel, Sheraton Colonia Golf and Spa Resort, e a Casa Los Jazmines.
Hotéis 4 estrelas: Dazzler by Wyndham, Real Colonia Hotel & Suits, Posada del Virrey, Don Antonio Posada e o Costa Colonia – Riverside Boutique Hotel.
Hotéis 3, 2 e 1 estrelas: Hotel Royal, Casa Francis, Le Vrero Boutique Hotel, Hotel Ayres Colonia e o Hotel Beltran.
Hostels: El Viajero Colonia Hostel & Suites e o Suites del Rio.
Planejando sua Viagem
Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!
HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo
Bom, essas são algumas dicas do que fazer em Colonia del Sacramento. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Compartilhe sua experiencia conosco.
Até o próximo post.
Diego Arena
Tudo que mais quero é voltar em Colonia e ver aquele pôr do Sol com o céu em chamas. Lindo demais.
Nossa o por do sol lá é realmente lindo. Falam que ver da cidade é sensacional. Eu estava no barco indo para Buenos Aires nesta parte do dia, e do barco já achei incrível.
Obrigado pelo comentário.
Tenho muita vontade de visitar o Uruguay além de Punta del Leste. Uma boa dica 🙂 Obrigada!
Punta del Este é uma das cidades mais interessantes do Uruguai. Quando for não deixe de conferir o por do sol em Punta Ballena, é incrível.
Obrigado pelo comentário.
Ahhhh! Que passeio mais delicioso! A vontade de voltar foi grande, agora! Rs… Minha experiência foi semelhante a sua mas senti uma vontade danada de ter dormido por lá…
Acordar em uma cidade histórica é sempre uma experiencia legal. Se eu puder eu sempre recomendo dormir em cada cidade, a noite é completamente diferente.
Obrigado pelo comentário.
Taí um lugar que tenho muita vontade de conhecer. Suas dicas já estão anotadas, pois se Deus quiser este ano irei conhecer.
Simmm, vai dar certo e você curtira a cidade :). Depois conte como foi a experiência.
Adorei seu post, super completo e cheio de boas dicas! Ainda não conheço o Uruguai, mas bem que bateu uma vontade!!
Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado 😉 🙂
Pingback: Como é viajar de Buquebus - ferry boat Uruguai/ Argentina
O lugar que mais amei no Uruguai foi Colônia. Amei a arquitetura, a história e esse sorvete que vc falou é uma delícia. Vale muito a pena conhecer essa cidade!
Nossa, aquele sorvete estava mesmo uma delícia, com o calor que estava por ali então … haha
Obrigado pelo comentário.
Esta cidade é TÃO maravilhosa! Passei um dia lá e fiquei encantada. Fui de Buquebus, bem prático. Delícia de ligar. Voltaria com certeza.
Também adorei a cidade. Um charme, mas fiz ao contrário. Saí de lá e fui para Buenos Aires de buquebus, bem legal a viagem né? 😉
Obrigado pelo comentário
Essa cidade é uma graça. Fui com a ideia de ficar apenas 2 dias e acabamos ficando 3…. Tua parmigiana parece maravilhosa, mas você tinha que ter comido um Chivito!!!!
hehehehehe
Olá,
Colônia é um charme, se eu tivesse tempo ficaria mais tempo também.
Fui para o prato mais barato no almoço haha. Provei o chivito só em Montevidéu, uma delícia.
Quase fomos, mas a saída de barco a partir de Buenos Aires ficou bastante salgada e acabamos desistindo. O que você achou dos preços da travessia?
Fiquei ainda com mais vontade de vistar lendo seu post.
Olá.
Eu comprei quase dois meses antes e saiu aproximadamente uns 150 reais o trecho. Como a maior parte da minha viagem era pelo Uruguai e quis passar 4 dias em Buenos Aires acho que valeu a pena. Para um bate volta, no mesmo dia, já ficaria caro e eu também desistiria.
Tem que fazer o passeio qualquer dia, é uma experiência bem legal 😉
eu amei colonia! achei as ruas super charmosas e as lojinhas escondidas nas casas antigas! fui no inverno e estava bem diferente das fotos!
Ir no inverno deve ser uma experiência bem diferente. A cidade que já é charmosa no verão deve ficar com um clima bem interessante nesta época do ano. Obrigado pelo comentário.
Pingback: Montevidéu em 3 dias - Uma Viagem Diferente
Pingback: Roteiro de 4 dias em Buenos Aires. O que fazer na capital argentina.
Adorei o seu roteiro, muito bem explicado. Vou fazer por ele, obrigada! E essa parmegiana tava com a cara boa hein.. pretendo ir nesse restaurante.
Fico feliz em saber que gostou! 😀
Esse parmegiana estava muitooo bom!!
Depois conta como foi a viagem!
Oiii.
Muito bom esse roteiro.
Comprei a passagem de ônibus já para ir à Colônia, você sabe me dizer se do Terminal de Colônia até o Centro Histórico é muito longe ou podemos ir caminhando?
Olá, Que legal! Você vai gostar muito de Colonia, a cidade é linda!
Eu fui de ônibus também e fui caminhando até o hostel (era praticamente no centro da cidade), é aproximadamente uns 10 minutos de caminha, bem facinho!
Aproveite a cidade e boa viagem 😀
Pingback: Roteiro de 15 dias pelo Uruguai e Argentina - Uma Viagem Diferente
Olá, muito obrigada pelas dicas, bem objetivo e organizado. Facilitou montar meu roteiro pela cidade. Ansiosa para conhecer, vou agora em fevereiro. Sucesso!!!
Colonia do Sacramento é uma das cidades mais charmosas do Uruguai. Já guardei o seu roteiro nos favoritos para quando voltar ao país (um dia a gente volta a viajar, né?).
Pingback: Roteiro de viagem para o Uruguai: do Forte de Santa Teresa a Colonia
nós amamos conhecer Colônia Del Sacramento, estivemos lá em 2019 e queremos muito voltar e aproveitar mais essa cidade linda!
Bom dia,
Estou programando para ir de carro de Porto Alegre até Punta del Diablo no dia 22/07 fica la até 24/06
Depois seguir no dia 24 para MonteVideo e ficar lá 24 a 26, no dia 26 ir e voltar a Buenos Aires de barco no mesmo dia.(ou se tiver uma dica para isso)
No dia 27 ou 28 voltar de MonteVideo ao Porto Alegre.
Tenho duvidas sobre o que é necessário para entrar no Uruguai e depois para entrar na Argentina pelo Mar.
Podem me dar dicas ???
Olá.
Para entrar no Uruguay ou Argentina, basta o passaporte ou o RG (máximo 10 anos).
Agora por conta do carro, eu sei que a Argentina pede um seguro, o Uruguai não sei se tem alguma regra especifica…