Uruguai

Cidades para Conhecer no Uruguai: Top 10 para seu roteiro

Fazer um roteiro pelo Uruguai não é uma tarefa tão fácil. Cada vez que você descobre uma nova cidade, a vontade de coloca-la no roteiro aumenta consideravelmente. O país possui diversas cidades bem interessantes para se conhecer, cada uma com uma particularidade, característica e paisagens únicas. Fiz um roteiro de 10 dias, onde conheci 6 cidades: Colônia del SacramentoPunta del EstePunta BallenaPiriápolisPunta del Diablo e Montevidéu. Mas, mas, a vontade era ficar mais tempo e conhecer diversas outras. Vem com a gente conferir algumas cidades para conhecer no Uruguai?!

Cidades para Conhecer no Uruguai:

Atlántida

Atlántida é uma cidade que passa muitas vezes despercebida. Localizada a aproximadamente 45 quilômetros de Montevidéu, essa cidade balneário é procurada principalmente por moradores de cidades vizinhas que querem curtir uma praia e descansar.

Alguns dos pontos imperdíveis na cidade estão: El Aguila, a Playa Mansa, a Playa Brava e a Cristo Obrero Church – uma igreja feita toda em tijolinhos.

Algumas opções de hotéis em Atlántida: Hotel Argentina, o Hotel Centenário, o Fortin de Santa Rosa e o La Cabaña.

Colônia del Sacramento

A cidade de Colônia del Sacramento está localizada às margens do Rio da Prata e é a cidade mais antiga e uma das mais visitadas do Uruguai. Fundada em 1680 pelos portugueses, a cidade que tem em sua arquitetura uma mistura de influências portugueses e espanhola. Além disso, foi considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1995.

Para quem tem pouco tempo, é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade em apenas um dia. Entre eles podemos citar: a Ciudad Vieja, a  Puerta de la Ciudadela, a Calle de los Suspiros, a Plaza Mayor, a Basílica del Santisimo Sacramento, a Plaza de Armas “Manuel Lobo”, o Convento San Francisco e o Farol.

O Carro mais famoso de Colônia del Sacramento
Eu em uma rua de Colônia del Sacramento

Muitos aproveitam que estão na cidade e fazem um bate e volta até Buenos Aires, localizada no outro lado do rio. Uma viagem de bem rápida indo de Buquebus. Ahhh.. e se quiser mais algumas dicas sobre Colônia, nosso Roteiro de 1 dia em Colônia del Sacramento.

Algumas dicas de hospedagem em Colônia del Sacramento: o Radisson Colonia del Sacramento Hotel, o Sheraton Colonia Golf and Spa Resort, o Dazzler by Wyndham, o Posada del Virrey e o El Viajero Colonia Hostel & Suites.

Cabo Polônio

Cabo Polônio é uma ponto bem tranquilo e isolado no Uruguai. Essa cidade, localizada a aproximadamente 260 quilômetros de Montevidéu e a 100 quilômetros da divisa com o Brasil, não possui energia elétrica e a única maneira de chegar nela é de carro 4×4. Tudo isso faz com que a experiência de curtir o local, que é considerado uma reserva de animais marinhos e um ótimo ponto para observar as baleias, seja ainda mais incrível.

Entre os pontos para conhecer em Cabo Polônio estão: a Reserva de Animais Marinhos de Cabo Polônio, a Playa de La Calavera, a Playa Sur, o Faro de Cabo Polônio, o Cerro de La Buena Vista, as Dunas e o Museo Espacio Sensorial.

Algumas opções de hospedagem em Cabo Polônio: o Narakan, o Puertas al Cabo, o Viejo Lobo, o Hostal del Cabo e o La Perla del Cabo.

Carmelo

Carmelo é uma pequena cidade fundada em 1816 por José Artigas. Com apenas 18 mil habitantes, a cidade tem uma mistura de casarios antigos, praias de areia fina e uma região repleta de vinícolas. Ou seja, uma cidade com atrações para todos os tipos de viajantes.

Por lá podemos visitar: a Bodega Boutique El Legado, a Playa Sere, o Balneario Zagarzazu, o Museu de Madeira, a Bodega Campo Tinto, a Ponte Giratória e o Porto de Yates.

Algumas opções de hospedagem em Carmelo: a Posada Campotinto, o Carmelo Bungalows, o Mykonos Carmelos e o Los Muelles Boutique Hotel.

Montevidéu

Montevidéu, a capital do Uruguai, é também a maior cidade do país. Uma cidade com diversas construções consideradas patrimônios, prédios modernos, bares e restaurantes com muita gastronomia típica do país (como o chivito), algumas baladas, festas e teatros, além de ser uma cidade que pode ser usada de base para fazer diversos bate e voltas.

São diversos os pontos turísticos para conhecer na cidade: a Plaza Independência, a Feira Tristán Narvaja, o Mercado del Puerto, a Rambla, o Palácio Salvo, o Mausoléu Artigas, o Museo de La Casa del Gobierno – Palácio Estévez, o Prédio da Presidencia Uruguaia, o Letreiro de Montevidéu, a Puerta de la Ciudadela, o Museu de Artes Decorativas Palácio Taranco, o Museu de Arte Precolombino e o Teatro Solís.

Teatro Solís
Plaza Independencia e Palácio Salvo

Ficamos por lá 3 dias, nosso roteiro completo esta neste post: Roteiro de 3 dias em Montevidéu.

Algumas dicas de hospedagem em Montevidéu: o Sofitel Montevidéu Carrasco – Cassino & Spa, o Radisson Montevidéu Victoria Plaza, o Dazzler by Whindham,  o Holiday Inn Montevideo, o Ibis Montevideo, o El Viajero Downtown hostel & Suits (um dos mais famosos e procurados por mochileiros), o Ukelele Hostel, e Caballo Loco Hostel.

Piriápolis

Geralmente Piriápolis não é uma cidade que os turistas pernoitam, mas é uma opção de passeio bate e volta à partir de Montevidéu ou Punta del Este. Essa cidade praiana é bem tranquila e cercada por morros.

Entre os pontos para conhecer estão: a Rambla de los Argentinos, a Playa de Piriápolis, o Hotel Argentino, o Castillo de Piria, o Parque La Cascada e o Cerro San Antonio.

Playa de Piriápolis

Algumas dicas de hospedagem em Piriápolis: o Gran Colonial Riviera, o Hotel Select, o Hotel Colón, o Hotel Rex, o Hotel Ricadi e o El Repecho

Punta del Este

Punta del Este, é uma das cidades mais procuradas pelos turistas. A cidade divide o Oceano Atlântico do Rio de La Plata e é famosa por suas praias, calmas, banhadas pelo Rio e com mar agitado, do lado do oceano.

Los Dedos é o principal ponto turístico da cidade, também conhecido como Monumento ao Afogado, uma enorme mão que saí da areia e parece que vai te pegar. Mas, além dessa escultura, também podemos conhecer em Punta: o Enjoy Punta del Este, a Playa Mansa, a Playa Los Ingleses, a Playa Brava, o Faro de Punta, a Paróquia da Candelária, o Museo Rallí, o Parque de las Esculturas – Fundación Pablo Atchugarry, o Museu do Mar e a Puente Ondulada.

Nosso post completo sobre a cidade: Roteiro de 2 dias em Punta del Este.

Algumas dicas de hospedagem em Punta del Este: o Enjoy Punta del Este, o Parque Hotel Jean Chevers, o La Foret, o Petit Chateau Hotel Boutique,  F&F Hostel (este é o hostel mais procurado por mochileiros e estrangeiros, geralmente esgota bem rápido em alta temporada), El Viajero Brava Beach Hostel & SuitesThe Trip Hostel (onde me hospedei).

Punta Ballena

“Não deixe de conferir o Pôr do sol na Casapueblo, em Punta Ballena, se for à Punta del Este!”. Esta foi a dica que todas as pessoas que eu conhecia que tinham ido ao Uruguai me recomendam e, claro, que não deixaríamos de fazer.

A Casapueblo, um dos principais cartões postais do Uruguai, uma construção que nos remete muito a arquitetura da Ilha de Santorini, na Grécia, foi construída como uma escultura e sem planejamento a partir de 1958, pelo artista, escultor e poeta Carlos Paéz Vilaró. Hoje, na Casapueblo, funcionam um hotel, um restaurante, um espaço para eventos e um museu/ galeria de arte. O ponto mais esperado do passeio é a cerimônia do por do sol, onde o som da voz de Carlos Vilaró é ouvida recitando um poema agradecendo pelo sol de cada dia. Incrível!!!!!

Casapueblo – Punta Ballena
Por do sol na Casapueblo – Cidades para conhecer no Uruguai

Punta del Diablo

Punta del Diablo é considerada a praia mais “roots” do Uruguai. À aproximadamente 300 km de Montevidéu e quase na divisa com o Brasil. Uma cidade bem pequena, tranquila e rústica, que me surpreendeu muito. Quando estava pesquisando o que podia conhecer por lá não achava que haviam muitos atrativos e pontos muito interessantes, mas, a vibe e a tranquilidade do lugar fez com que Punta fosse considerado, pra mim, um dos pontos mais interessantes de toda a viagem pelo Uruguai e um lugar que, agora, recomendo para todos que visitam o país.

Entre os principais pontos de Punta del Diablo estão: a Playa de Los Pescadores, o Mercado de Pulgas, o Paseo de Los Artesanos, o Monumento à Artigas e a Playa de la Viuda.

Eu em Punta del Diablo

Nosso post completo sobre a cidade: Roteiro de 2 dias em Punta del Diablo.

Algumas dicas de hospedagem em Punta del Diablo: o La Viuda del Diablo, o Hostel Vente al Diablo, o Mar de Fondo Hostel, o Villa Juana Bungalows & Suite, o Pueblo Rivero, e o Kanaloah Lodge & Cabins

Salto

Salto é uma cidade no noroeste do Uruguai que faz fronteira com a Argentina no rio Uruguai.

Entre os pontos para se conhecer podemos citar: os parques de águas termais Daymán, Arapey e Salto Grande, a Usina de Salto Grande, o Museo El Hombre y la Tecnologia e o Teatro Lagarraña.

Cidades para conhecer Uruguai: Dicas importantes

  • Em Punta del Diablo não há casas de cambio. Se esta for a sua primeira cidade do Uruguai tente ir com o dinheiro trocado. Há alguns mercados aceitam reais, mas são raros, e te dão o troco em peso.
  • Em Cabo Polônio não há energia elétrica, mas há hoteis e pousadas que tem energia solar. Leve seu power bank, dinheiro trocado, pois muitos lugares também não aceitam cartão.
  • Em vários lugares do Uruguai, os estabelecimentos só passam o cartão com bandeira Visa. Então, antes de consumir ou querer comprar algo confirme se o seu cartão vai passar. E uma curiosidade: pagando em cartão, os restaurantes dão um desconto de aproximadamente 20% na compra. Vale a pena.
  • Não troque dinheiro no Aeroporto de Carrasco, ou se precisar trocar, faça o cambio do mínimo possível, pois em Montevidéu, a cotação é mais favorável.
  • Por fim… Aproveite muito todas essas cidades para conhecer no Uruguai! A experiência de viagem pelo nosso vizinho vale bastante a pena.

Planejando sua viagem para as Cidades no Uruguai

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Este post com 10 cidades para conhecer no Uruguai, faz parte de uma Blogagem Coletiva, com o tema Top 10, com alguns blogs amigos. Vem com a gente ver sobre o que eles escreveram também?! :

Hasta luego e até o próximo post

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Nossa! Nem imaginava que tinha tanta cidade legal para conhecer no Uruguai. Quando fui, só estive em Montevidéu, Punta del Este e Punta Ballena. Não deu tempo nem de ir em Colonia del Sacramento.

  • Acredita que ainda não conheço o Uruguai? Por isso já salvei seu artigo, pois já sei por onde começar e quais cidades incluir no meu roteiro pelo Uruguai. Valeu pelas dicas

  • Uau! Eu sabia que o Uruguai era legal, mas eu não imaginava o quanto. Arrasou nessa lista. As cidades são muito interessantes, já quero conhecer todas. Obrigada por compartilhar. Beijos

  • Já estive em algumas dessas cidades que você citou para conhecer no Uruguay e te confesso que a que mais me encantou foi Colônia de Sacramento. Que cidade mais fofa (rs)

  • Puxa, percebi o quão pouco sei de nosso vizinho! Uma lista de cidades para conhecer no Uruguai geralmente é bem menor. Adorei esta foto de Punta del Diablo, alguém tirou pra você ou foi no aperta e corre? rsrs

  • Conheço algumas das cidade que você listou para conhecer no Uruguai e, realmente, vale a pena conhecer esse país maravilhoso. Preciso voltar para conhecer o resto. É tão pertinho da gente... quero me programar! Valeu pelas dicas!

  • Adorei conhecer essas 10 cidades do Uruguai. Já tinha ouvido falar em algumas mas de outras nem por isso. E fiquei super curiosa em saber mais. Quem sabe um dia consiga visitar cada uma dessas cidades.

  • Eu não conheço o Uruguai e tenho muita vontade de conhecer. Procurando textos sobre esse destino, encontrei o seu e amei! Parabéns!

  • Dessa lista de cidades para conhecer no Uruguai está faltando Salto para mim. Adorei o post!

  • Amei sua lista de cidades para conhecer no Uruguai, sempre ouvi falar muito bem deste país e espero conhecer em breve. Suas dicas vão facilitar muito nosso roteiro, obrigada.

Posts recentes

Restaurantes Temáticos em Gramado

Cada vez mais os restaurantes vem se tornando mais que um lugar para apenas uma…

28/10/2022

Hotéis em Manaus: Onde se hospedar

A cidade de Manaus possui diversas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…

15/10/2022

O que fazer em Manaus – Roteiro 9 dias

Logo que cheguei no centro de Manaus pensei comigo mesmo: "Que sensação estranha, aqui me…

30/09/2022

O que Fazer em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte, carinhosamente chamada de Beagá, capital do estado de Minas Gerais,…

15/08/2022

O que fazer em Lavrinhas – Bate e volta de São Paulo

Nada como um bate e volta para tentar relaxar e sair do agito e correria…

29/07/2022

Hotéis em Salvador: Guia Completo

A cidade de Salvador possui muitas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…

24/06/2022