Uruguai

Cidades para Conhecer no Uruguai: Top 10 para seu roteiro

Fazer um roteiro pelo Uruguai não é uma tarefa tão fácil. Cada vez que você descobre uma nova cidade, a vontade de coloca-la no roteiro aumenta consideravelmente. O país possui diversas cidades bem interessantes para se conhecer, cada uma com uma particularidade, característica e paisagens únicas. Fiz um roteiro de 10 dias, onde conheci 6 cidades: Colônia del SacramentoPunta del EstePunta BallenaPiriápolisPunta del Diablo e Montevidéu. Mas, mas, a vontade era ficar mais tempo e conhecer diversas outras. Vem com a gente conferir algumas cidades para conhecer no Uruguai?!

Cidades para Conhecer no Uruguai:

Atlántida

Atlántida é uma cidade que passa muitas vezes despercebida. Localizada a aproximadamente 45 quilômetros de Montevidéu, essa cidade balneário é procurada principalmente por moradores de cidades vizinhas que querem curtir uma praia e descansar.

Alguns dos pontos imperdíveis na cidade estão: El Aguila, a Playa Mansa, a Playa Brava e a Cristo Obrero Church – uma igreja feita toda em tijolinhos.

Algumas opções de hotéis em Atlántida: Hotel Argentina, o Hotel Centenário, o Fortin de Santa Rosa e o La Cabaña.

Colônia del Sacramento

A cidade de Colônia del Sacramento está localizada às margens do Rio da Prata e é a cidade mais antiga e uma das mais visitadas do Uruguai. Fundada em 1680 pelos portugueses, a cidade que tem em sua arquitetura uma mistura de influências portugueses e espanhola. Além disso, foi considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1995.

Para quem tem pouco tempo, é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade em apenas um dia. Entre eles podemos citar: a Ciudad Vieja, a  Puerta de la Ciudadela, a Calle de los Suspiros, a Plaza Mayor, a Basílica del Santisimo Sacramento, a Plaza de Armas “Manuel Lobo”, o Convento San Francisco e o Farol.

O Carro mais famoso de Colônia del Sacramento
Eu em uma rua de Colônia del Sacramento

Muitos aproveitam que estão na cidade e fazem um bate e volta até Buenos Aires, localizada no outro lado do rio. Uma viagem de bem rápida indo de Buquebus. Ahhh.. e se quiser mais algumas dicas sobre Colônia, nosso Roteiro de 1 dia em Colônia del Sacramento.

Algumas dicas de hospedagem em Colônia del Sacramento: o Radisson Colonia del Sacramento Hotel, o Sheraton Colonia Golf and Spa Resort, o Dazzler by Wyndham, o Posada del Virrey e o El Viajero Colonia Hostel & Suites.

Cabo Polônio

Cabo Polônio é uma ponto bem tranquilo e isolado no Uruguai. Essa cidade, localizada a aproximadamente 260 quilômetros de Montevidéu e a 100 quilômetros da divisa com o Brasil, não possui energia elétrica e a única maneira de chegar nela é de carro 4×4. Tudo isso faz com que a experiência de curtir o local, que é considerado uma reserva de animais marinhos e um ótimo ponto para observar as baleias, seja ainda mais incrível.

Entre os pontos para conhecer em Cabo Polônio estão: a Reserva de Animais Marinhos de Cabo Polônio, a Playa de La Calavera, a Playa Sur, o Faro de Cabo Polônio, o Cerro de La Buena Vista, as Dunas e o Museo Espacio Sensorial.

Algumas opções de hospedagem em Cabo Polônio: o Narakan, o Puertas al Cabo, o Viejo Lobo, o Hostal del Cabo e o La Perla del Cabo.

Carmelo

Carmelo é uma pequena cidade fundada em 1816 por José Artigas. Com apenas 18 mil habitantes, a cidade tem uma mistura de casarios antigos, praias de areia fina e uma região repleta de vinícolas. Ou seja, uma cidade com atrações para todos os tipos de viajantes.

Por lá podemos visitar: a Bodega Boutique El Legado, a Playa Sere, o Balneario Zagarzazu, o Museu de Madeira, a Bodega Campo Tinto, a Ponte Giratória e o Porto de Yates.

Algumas opções de hospedagem em Carmelo: a Posada Campotinto, o Carmelo Bungalows, o Mykonos Carmelos e o Los Muelles Boutique Hotel.

Montevidéu

Montevidéu, a capital do Uruguai, é também a maior cidade do país. Uma cidade com diversas construções consideradas patrimônios, prédios modernos, bares e restaurantes com muita gastronomia típica do país (como o chivito), algumas baladas, festas e teatros, além de ser uma cidade que pode ser usada de base para fazer diversos bate e voltas.

São diversos os pontos turísticos para conhecer na cidade: a Plaza Independência, a Feira Tristán Narvaja, o Mercado del Puerto, a Rambla, o Palácio Salvo, o Mausoléu Artigas, o Museo de La Casa del Gobierno – Palácio Estévez, o Prédio da Presidencia Uruguaia, o Letreiro de Montevidéu, a Puerta de la Ciudadela, o Museu de Artes Decorativas Palácio Taranco, o Museu de Arte Precolombino e o Teatro Solís.

Teatro Solís
Plaza Independencia e Palácio Salvo

Ficamos por lá 3 dias, nosso roteiro completo esta neste post: Roteiro de 3 dias em Montevidéu.

Algumas dicas de hospedagem em Montevidéu: o Sofitel Montevidéu Carrasco – Cassino & Spa, o Radisson Montevidéu Victoria Plaza, o Dazzler by Whindham,  o Holiday Inn Montevideo, o Ibis Montevideo, o El Viajero Downtown hostel & Suits (um dos mais famosos e procurados por mochileiros), o Ukelele Hostel, e Caballo Loco Hostel.

Piriápolis

Geralmente Piriápolis não é uma cidade que os turistas pernoitam, mas é uma opção de passeio bate e volta à partir de Montevidéu ou Punta del Este. Essa cidade praiana é bem tranquila e cercada por morros.

Entre os pontos para conhecer estão: a Rambla de los Argentinos, a Playa de Piriápolis, o Hotel Argentino, o Castillo de Piria, o Parque La Cascada e o Cerro San Antonio.

Playa de Piriápolis

Algumas dicas de hospedagem em Piriápolis: o Gran Colonial Riviera, o Hotel Select, o Hotel Colón, o Hotel Rex, o Hotel Ricadi e o El Repecho

Punta del Este

Punta del Este, é uma das cidades mais procuradas pelos turistas. A cidade divide o Oceano Atlântico do Rio de La Plata e é famosa por suas praias, calmas, banhadas pelo Rio e com mar agitado, do lado do oceano.

Los Dedos é o principal ponto turístico da cidade, também conhecido como Monumento ao Afogado, uma enorme mão que saí da areia e parece que vai te pegar. Mas, além dessa escultura, também podemos conhecer em Punta: o Enjoy Punta del Este, a Playa Mansa, a Playa Los Ingleses, a Playa Brava, o Faro de Punta, a Paróquia da Candelária, o Museo Rallí, o Parque de las Esculturas – Fundación Pablo Atchugarry, o Museu do Mar e a Puente Ondulada.

Nosso post completo sobre a cidade: Roteiro de 2 dias em Punta del Este.

Algumas dicas de hospedagem em Punta del Este: o Enjoy Punta del Este, o Parque Hotel Jean Chevers, o La Foret, o Petit Chateau Hotel Boutique,  F&F Hostel (este é o hostel mais procurado por mochileiros e estrangeiros, geralmente esgota bem rápido em alta temporada), El Viajero Brava Beach Hostel & SuitesThe Trip Hostel (onde me hospedei).

Punta Ballena

“Não deixe de conferir o Pôr do sol na Casapueblo, em Punta Ballena, se for à Punta del Este!”. Esta foi a dica que todas as pessoas que eu conhecia que tinham ido ao Uruguai me recomendam e, claro, que não deixaríamos de fazer.

A Casapueblo, um dos principais cartões postais do Uruguai, uma construção que nos remete muito a arquitetura da Ilha de Santorini, na Grécia, foi construída como uma escultura e sem planejamento a partir de 1958, pelo artista, escultor e poeta Carlos Paéz Vilaró. Hoje, na Casapueblo, funcionam um hotel, um restaurante, um espaço para eventos e um museu/ galeria de arte. O ponto mais esperado do passeio é a cerimônia do por do sol, onde o som da voz de Carlos Vilaró é ouvida recitando um poema agradecendo pelo sol de cada dia. Incrível!!!!!

Casapueblo – Punta Ballena
Por do sol na Casapueblo – Cidades para conhecer no Uruguai

Punta del Diablo

Punta del Diablo é considerada a praia mais “roots” do Uruguai. À aproximadamente 300 km de Montevidéu e quase na divisa com o Brasil. Uma cidade bem pequena, tranquila e rústica, que me surpreendeu muito. Quando estava pesquisando o que podia conhecer por lá não achava que haviam muitos atrativos e pontos muito interessantes, mas, a vibe e a tranquilidade do lugar fez com que Punta fosse considerado, pra mim, um dos pontos mais interessantes de toda a viagem pelo Uruguai e um lugar que, agora, recomendo para todos que visitam o país.

Entre os principais pontos de Punta del Diablo estão: a Playa de Los Pescadores, o Mercado de Pulgas, o Paseo de Los Artesanos, o Monumento à Artigas e a Playa de la Viuda.

Eu em Punta del Diablo

Nosso post completo sobre a cidade: Roteiro de 2 dias em Punta del Diablo.

Algumas dicas de hospedagem em Punta del Diablo: o La Viuda del Diablo, o Hostel Vente al Diablo, o Mar de Fondo Hostel, o Villa Juana Bungalows & Suite, o Pueblo Rivero, e o Kanaloah Lodge & Cabins

Salto

Salto é uma cidade no noroeste do Uruguai que faz fronteira com a Argentina no rio Uruguai.

Entre os pontos para se conhecer podemos citar: os parques de águas termais Daymán, Arapey e Salto Grande, a Usina de Salto Grande, o Museo El Hombre y la Tecnologia e o Teatro Lagarraña.

Cidades para conhecer Uruguai: Dicas importantes

  • Em Punta del Diablo não há casas de cambio. Se esta for a sua primeira cidade do Uruguai tente ir com o dinheiro trocado. Há alguns mercados aceitam reais, mas são raros, e te dão o troco em peso.
  • Em Cabo Polônio não há energia elétrica, mas há hoteis e pousadas que tem energia solar. Leve seu power bank, dinheiro trocado, pois muitos lugares também não aceitam cartão.
  • Em vários lugares do Uruguai, os estabelecimentos só passam o cartão com bandeira Visa. Então, antes de consumir ou querer comprar algo confirme se o seu cartão vai passar. E uma curiosidade: pagando em cartão, os restaurantes dão um desconto de aproximadamente 20% na compra. Vale a pena.
  • Não troque dinheiro no Aeroporto de Carrasco, ou se precisar trocar, faça o cambio do mínimo possível, pois em Montevidéu, a cotação é mais favorável.
  • Por fim… Aproveite muito todas essas cidades para conhecer no Uruguai! A experiência de viagem pelo nosso vizinho vale bastante a pena.

Planejando sua viagem para as Cidades no Uruguai

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
ALUGUEL DE CARRO → Alugue um carro com a Rentcars
SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Este post com 10 cidades para conhecer no Uruguai, faz parte de uma Blogagem Coletiva, com o tema Top 10, com alguns blogs amigos. Vem com a gente ver sobre o que eles escreveram também?! :

Hasta luego e até o próximo post

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Nossa! Nem imaginava que tinha tanta cidade legal para conhecer no Uruguai. Quando fui, só estive em Montevidéu, Punta del Este e Punta Ballena. Não deu tempo nem de ir em Colonia del Sacramento.

  • Acredita que ainda não conheço o Uruguai? Por isso já salvei seu artigo, pois já sei por onde começar e quais cidades incluir no meu roteiro pelo Uruguai. Valeu pelas dicas

  • Uau! Eu sabia que o Uruguai era legal, mas eu não imaginava o quanto. Arrasou nessa lista. As cidades são muito interessantes, já quero conhecer todas. Obrigada por compartilhar. Beijos

  • Já estive em algumas dessas cidades que você citou para conhecer no Uruguay e te confesso que a que mais me encantou foi Colônia de Sacramento. Que cidade mais fofa (rs)

  • Puxa, percebi o quão pouco sei de nosso vizinho! Uma lista de cidades para conhecer no Uruguai geralmente é bem menor. Adorei esta foto de Punta del Diablo, alguém tirou pra você ou foi no aperta e corre? rsrs

  • Conheço algumas das cidade que você listou para conhecer no Uruguai e, realmente, vale a pena conhecer esse país maravilhoso. Preciso voltar para conhecer o resto. É tão pertinho da gente... quero me programar! Valeu pelas dicas!

  • Adorei conhecer essas 10 cidades do Uruguai. Já tinha ouvido falar em algumas mas de outras nem por isso. E fiquei super curiosa em saber mais. Quem sabe um dia consiga visitar cada uma dessas cidades.

  • Eu não conheço o Uruguai e tenho muita vontade de conhecer. Procurando textos sobre esse destino, encontrei o seu e amei! Parabéns!

  • Dessa lista de cidades para conhecer no Uruguai está faltando Salto para mim. Adorei o post!

  • Amei sua lista de cidades para conhecer no Uruguai, sempre ouvi falar muito bem deste país e espero conhecer em breve. Suas dicas vão facilitar muito nosso roteiro, obrigada.

Posts recentes

O que fazer em Manaus – Roteiro 9 dias

Logo que cheguei no centro de Manaus pensei comigo mesmo: "Que sensação estranha, aqui me…

30/09/2022

O que Fazer em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte, carinhosamente chamada de Beagá, capital do estado de Minas Gerais,…

15/08/2022

O que fazer em Lavrinhas – Bate e volta de São Paulo

Nada como um bate e volta para tentar relaxar e sair do agito e correria…

29/07/2022

Hotéis em Salvador: Guia Completo

A cidade de Salvador possui muitas opções de hospedagem, para todos os tipos de pessoas…

24/06/2022

O que fazer em Miami em 1 dia

[Post Por Um Viajante Diferente] Nada como aproveitar uma escala de voo ou conexão pra…

28/05/2022

Inverno em Nova York: o Que Fazer

Vem com a gente conferir algumas dicas do que fazer no inverno em Nova York?!…

27/05/2022