10 Cidades para Conhecer no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul possui dezenas de cidades bem interessantes para se conhecer. São cidades que atraem todos os tipos de turistas e viajantes, desde aqueles que buscam cidades históricas, cidades com diversos atrativos culturais, turistas que preferem aventuras e ecoturismo com muito verde e natureza e pessoas que apenas viajam a negócios mas possuem um tempo para aproveitar pelo menos um pouco de cada cidade. Listei neste post 10 dicas de cidades para conhecer no Rio Grande do Sul. Vem com a gente conferir?!

10 Cidades para conhecer no Rio Grande do Sul

Bagé

Bagé está localizada bem ao sul do Rio Grande do sul, a aproximadamente 380 quilômetros de Porto Alegre. A cidade, que faz fronteira com o Uruguai, é apelidada de Rainha da Fronteira, é bastante procurada para amantes de vinho e enoturismo.

Em Bagé podemos conhecer: o Centro Histórico Vila de Santa Thereza, o Museu Dom Diogo de Souza, a Cidade Cenográfica de Santa Fé, a Praça Carlos Telles, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, vinícolas da Região da Campanha entre outros.

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves ficou famoso devido ao passeio de Maria Fumaça, construída na década de 1950, que vai até Carlos Barbosa. Além disso a cidade está na rota das vinícolas, e, para quem ama vinhos, é possível fazer um roteiro de vários dias pela cidade conhecendo apenas as vinícolas da região.

Entre os principais atrativos da cidade estão: a Maria Fumaça, o Parque Temático Epopeia Italiana, o Parque de Aventuras Gasper, a Vinícola Aurora, a Vinícola Miolo, a Vinícola Torcello, a Vinícola Cainelli etc.

Chuí

Chuí é a cidade mais meridional do Brasil, fazendo divisa com a cidade Chuy, no Uruguay. Essa cidade é considerada uma área de zona fraca, onde podemos fazer compras com impostos reduzidos, além, claro, de ter a chance de conhecer o país vizinho apenas atravessando uma rua.

Por lá podemos conhecer: a Barra do Chuy, o Forte São Miguel, a Fortaleza de Santa Tereza (lado Uruguaio), o Cassino de Chuy e além disso, podemos ir até Punta del Diablo, uma das praias mais legais do Uruguay e localizado a apenas 43 km da fronteira.

Canela

Canela está localizada na Serra Gaúcha e é bastante procurada por turistas que visitam Gramado, fazendo o famoso bate e volta Gramado-Canela. Esta cidade, com arquitetura com influência alemã é bastante conhecida por suas exibições de luzes no Natal.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: a Catedral de Pedra, a Cascata do Caracol, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o Parques da Serra etc.

Gramado

Gramado é considerada uma das cidades mais românticas do Brasil, disputando esse rank com Campos do Jordão. É nos dias mais frios que a cidade está mais cheia, repleta de casais apaixonados conhecendo a cidade e lotando os restaurantes e hotéis da região. Além disso, ela é bastante conhecida pelo Festival de Cinema, que agita a cidade.

Em Gramado podemos conhecer: o Mini Mundo, a Snowland, o Museu de Cera Dreamland, o Lago Negro e claro, os diversos restaurantes.

snowland gramado - o que fazer em gramado
Snowland Gramado. Foto de malaprontagramado

Novo Hamburgo

Novo Hamburgo não é uma cidade muito turística, mas ela está na rota de muitos roteiros pelo sul do Brasil, o que a faz muitas vezes de cidade dormitório ou apenas uma cidade para uma pausa para um café e/ ou refeição.

Geralmente

Em Novo Hamburgo podemos conhecer: o Monumento ao Sapateiro, a Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, a Casa da Lira, o Santuário das Mães etc.

Passo Fundo

Passo Fundo, assim como Novo Hamburgo, é mais uma cidade de passagem. Mas, com alguns atrativos para uma pequena visita.

Por lá podemos conhecer: a Catedral Nossa Senhora Aparecida, o Chafariz Mãe Preta, a Fare da Antiga Viação Férrea, o Museu Histórico Regional etc.

Pelotas

Pelotas é conhecida como a “Princesa do Sul”, graças aos seus casarões dos barões e baronesas que ali viviam e das charqueadas, as fazendas que produziam carne seca no século XIX. Conhecer pelotas é como voltar no tempo e imaginar como era a vida 2 séculos atrás.

Em Pelotas podemos conhecer: a Praia do Laranjal, a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, o Museu da Baronesa, a Charqueada São João, a Praça Coronel Pedro Osório, a Mesquita Islâmica de Pelotas etc.

Porto Alegre

Os principais pontos turísticos da cidade são: a Fundação Iberê Camargo, o Centro Histórico, o Estádio Beira Rio, o Lago Guaíba, o Mercado Público Central, a Prefeitura, a Praça da Alfândega, o Santander Cultural, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, a Casa de Cultura Mário Quintana, a Arena do Grêmio etc.

cidades para conhecer no rio grande do sul
Prefeitura de Porto Alegre
o que fazer em porto alegre, cidade para conhecer no rio grande do sul
Iberê Camargo

Santa Maria

Santa Maria ficou mundialmente conhecida após o incêndio na balada que matou dezenas de jovens e estudantes, o que trouxe um ar pesado para a cidade. Mas, a cidade mantem o seu charme e é cheia de surpresas boas.

Entre os pontos para conhecer na cidade estão: o Theatro Treze de Maio, a Praça Saldanha Marinho, a Avenida Rio Branco, a Confeitaria Colombo, a Vila Belga, o Planetário da Universidade Federal de Santa Maria entre outros.

o que fazer em Santa Maria
Casas Antigas no centro da cidade

Planejando sua Viagem para o Rio Grande do Sul

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas de cidades para conhecer no Rio Grande do Sul. E você já conheceu ou quer conhecer o lugar? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Um comentário em “10 Cidades para Conhecer no Rio Grande do Sul

  • 20/10/2020 em 16:44
    Permalink

    Rio Grande do Sul é um estado que AMO e adoro viajar pelas cidades. Algumas cidades da sua lista já repeti, mas há outras que quero conhecer, como Pelotas. Fora de sua lista quero conhecer Três Coroas e Ivoti.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.