Categorias: BrasilMinas Gerais

20 Cidades para conhecer em Minas Gerais

O estado de Minas Gerais possui dezenas de cidades bem interessantes para se conhecer. São cidades que atraem todos os tipos de turistas e viajantes, desde aqueles que buscam cidades históricas para conhecer mais sobre o período colonial brasileiro, cidades com diversos atrativos culturais, turistas que preferem aventuras e ecoturismo com muito verde e natureza e pessoas que apenas viajam a negócios mas possuem um tempo para aproveitar pelo menos um pouco de cada cidade. Listei neste post 20 dicas de cidades para conhecer em Minas Gerais. Vem com a gente conferir?!

20 Cidades para conhecer em Minas Gerais

Aiuruoca

Aiuruoca é uma pequena cidade localizada na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, a cerca de 500 quilômetros de Belo Horizonte e relativamente próxima de São Thomé das Letras e São Lourenço e a 370 quilômetros de São Paulo.

A cidade, que é porta de entrada para o Pico do Papagaio, vem crescendo bastante graças aos seus atrativos naturais, locais para acampar, fazer trilhas e curtir a natureza e belas paisagens. Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: a Cachoeira dos Garcias, a Prainha, as Piscinas Naturais do Lajeado, a Cachoeira Deus Me Livre, a Cachoeira das Fadas e o Pocinho.

Cachoeira dos Garcias. Foto por: @ivanvolpephoto

Belo Horizonte

Belo Horizonte, carinhosamente chamada de Beagá (BH), é a capital do estado de Minas Gerais.

São diversas a atrações pela cidade: museus, teatros, bares e restaurantes e entre os pontos turísticos podemos citar: o Conjunto Arquitetônico da Pampulha ( considerado  Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, onde podemos ver a a Igreja de São Francisco de Assis e a Casa do Baile, ambas projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, além claro da Lagoa da Pampulha), o Mineirão ( Estádio Governador Magalhães Pinto), o Mercado Central de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade, a Praça da Savassi, entre diversos outros pontos.

Belo Horizonte
Igreja de São Francisco de Assis

Além disso, BH é famosa por sua gastronomia, bares e restaurantes. Um dos lugares que mais gostei de conhecer foi a Savassi, um bairro repleto de restaurantes e barraquinhas com pratos deliciosos, onde aproveitei para experimentar o feijão tropeiro da barraquinha da Dilma.

Feijão Tropeiro em Belo Horizonte

Brumadinho

A cidade de Brumadinho, localizada a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte, ficou mundialmente conhecida em 2019 por conta do desastre ambiental com o rompimento da barragem de rejeitos de minérios que aconteceu na cidade.

O principal ponto para conhecer na cidade é o Instituto Inhotim, sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Um lugar que reúne centenas de obras de arte com um jardim botânico.

Inhotim

Além de Inhotim, também podemos conhecer na cidade: a Cachoeira da Ostra, a Serra da Moeda, a Rota da Cachaça, o Mirante Morro dos Veados e o Parque Estadual do Rola Moça.

Carrancas

A cidade de Carrancas está localizada na região sul de Minas Gerais, a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte e bem perto de algumas cidades históricas, como São João del Rei e Tiradentes.

Desde que foi cenário da novela Império, a cidade começou a receber mais turistas e entre seus atrativos estão mais de 70 cachoeiras, sendo várias delas dentro de propriedades privadas, além de locais para fazer trilhas, rapel, passeio de quadriciclo, voo de parapente na Rampa de Voo Livre e cicloturismo.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão: a Cachoeira da Fumaça, o Complexo da Zilda, a Cachoeira Véu de Noiva, a Cachoeira do Salomão, o Complexo da Toca, a Cachoeira do Escorregador, o Parque da Serra do Moleque, o Complexo da Vargem Grande, entre diversos outros.

Capitólio

Capitólio é um dos destinos para ecoturismo mais procurados de Minas Gerais e está localizado entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas.

O ponto turístico mais procurado pelos turistas é o lago artificial criado pela Usina Hidrelétrica de Furnas, onde podemos explorar os Cânions de Furnas, ver o Mirante dos Canyons e algumas grutas e cachoeiras que ficam um pouco mais afastadas, como a Cachoeira Lagoa Azul e a Cachoeira da Capivara.

Capitólio

Se você vai para lá e ainda não sabe onde se hospedar na cidade, temos um post com diversas dicas de Hotéis em Capitólio.

Diamantina

Localizado a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte, Diamantina também é considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, onde ainda hoje há ruas de pedras e paralelepípedos do período colonial brasileiro, além de diversos casarões, igrejas e monumentos que contam a história da cidade e do país.

Entre os pontos turísticos na cidade podemos citar: a Rua da Quitanda, o Passadiço, a Igreja de São Francisco de Assis (construída em 1830), a Casa de Juscelino, o Mercado dos Tropeiros, a Casa da Chica da Silva, o Parque Estadual do Biribiri, a Cachoeira dos Cristais entre outros.

Gonçalves

Gonçalves está localizado na região sul de Minas Gerais, a cerca de 200 quilômetros de São Paulo e a apenas 50 quilômetros de Campos do Jordão. A cidade faz parte da rota turística serras verdes do sul de Minas Gerais e tem o ecoturismo, o turismo de aventura e o turismo de contemplação como principais chamativos para a cidade, que além de belas paisagens, possui muitas pousadas e restaurantes com ótima gastronomia.

Entre os pontos turísticos na cidade, que está a mais de 1300 metros de altitude, e no topo da Serra da Mantiqueira, podemos conhecer: a Cachoeira dos Henriques, a Cachoeira do Cruzeiro, a Cachoeira do Retiro, a Pedra Chanfrada, a Cachoeira Sete Quedas, entre outros pontos.

Gonçalves. Foto por: @ivanvolpephoto
Cachoeira em Gonçalves. Foto por: @ivanvolpephoto

Governador Valadares

Governador Valadares está localizado no interior do estado de Minas Gerais, na região conhecida como Vale do Rio Doce, à aproximadamente 320 quilômetros de Belo Horizonte. A cidade é bastante procurada pelos turistas por conta do Pico da Ibituruna, com mais de 1.100 metros de altitude, onde é possível fazer diversas escaladas e saltos de voo livre.

Além do Pico da Ibituruna, também podemos conhecer: a Companhia Açucareira Rio Doce, uma antiga usina de cana-de-açúcar tombada como Patrimônio Histórico local, o Parque Municipal de Governador Valadares, a Praça da Estação, o Calçadão da Ilha, a Praça Serra Lima e o Mercado Municipal.

Juiz de Fora

Juiz de Fora está localizado na Zona da Mata Mineira, a sudeste da capital do estado, a cerca de 283 quilômetros de Belo Horizonte. A grande maioria das pessoas que visitam a cidade vão para lá por conta de negócios, trabalho e para estudar na Universidade Federal de Juiz de Fora. Mas, mesmo assim, há vários pontos culturais que podemos visitar.

Entre os pontos que podemos conhecer na cidade estão: o Morro do Cristo, o Museu Mariano Procópio, o Parque da Lajinha, o Mirante do Morro do Cristo, o Jardim Botânico da UFJF, a Catedral de Santo Antônio, o Memorial da República Presidente Itamar Franco, o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, o Espaço Mascarenhas entre outros pontos.

Juiz de Fora
Por do Sol em Juiz de Fora – Cidades para conhecer em Minas Gerais

Mariana

Mariana foi a primeira vila de Minas Gerais, a primeira capital do estado e a cidade mais rica do Ciclo do Ouro. Conhecida pela sua arquitetura barroca colonial, está localizada a 110 quilômetros da capital Belo Horizonte. Está é mais uma cidade que ficou mundialmente conhecida por outra tragédia ambiental, com o rompimento da barragem de rejeitos de minérios em novembro de 2015.

Em Mariana podemos conhecer: a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, a Igreja de São Pedro dos Clérigos, a Casa da Câmara e Antiga Cadeia, a Mina da Passagem e a Praça Minas Gerais. Além disso não deixe de fazer um passeio até Ouro Preto, outra cidade que conta muito a história de Minas Gerais e do Brasil, a apenas 15 quilômetros de Mariana.

Monte Verde

Monte Verde é a cidade mais romântica de Minas Gerais, localizada na Serra da Mantiqueira, ao sul do estado e a mais de 1500 metros de altitude. A cidade é procurada por turistas o ano todo, mas é no inverno e no dia dos namorados, que a cidade fica lotada. Nessa época do ano a temperatura pode chegar a 0ºC e, às vezes, até temperaturas negativas.

Entre os atrativos turísticos estão: a Avenida Monte Verde, o Parque Verner Grinberg, o Mirante do Aeroporto, a Escola da Facoaria, além de diversos restaurantes, bares e hotéis charmosos.

Hotel em Monte Verde

Se você vai para lá e ainda não sabe onde se hospedar na cidade, temos um post com diversas dicas de Hotéis em Monte Verde.

Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade rica em história e cultura brasileira, conhecida por seus prédios construídos no estilo barroco, com diversas pontes, fontes e praças, além de ruas bem íngremes e sinuosas. A cidade está localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Belo Horizonte e foi fundada em 1711. Hoje, é considerada como Patrimônio Cultural pela Unesco.

Entre os atrativos turísticos estão: a Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência, o Museu da Ciência e Técnica, a Rua Direita, a Casa dos Contos e, claro, as Igrejas, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis e a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Ouro Preto

Poços de Caldas

Poços de Caldas é uma cidade localizada ao sul de Minas Gerais, aos pés da Serra da Mantiqueira, e é muito procurado pelos turistas que estão na terceira idade, como destino para descanso e recuperação da saúde, fama que surgiu graças as suas fontes e termas.

Entre os pontos turísticos da cidade estão: a Cachoeira Véu das Noivas, o Relógio Floral, o Teleférico, o Recanto Japonês, as Thermas Antônio Carlos, o Mercado Municipal, a Basílica Nossa Senhora da Saúde, o Parque Walter World, o Parque José Affonso Junqueira e a Serra São Domingos.

Santana do Riacho (Serra do Cipó)

Santana do Riacho, localizado a 110 quilômetros de Belo Horizonte, é um dos municípios onde está localizado o Parque Nacional da Serra do Cipó, um local que atrai milhares de turistas anualmente por conta de ser local para a prática de esportes radicais, como: rafting, rapel, trekking, trilhas e alpinismo.

Durante as diversas trilhas podemos ver diversas montanhas, cânions e cachoeiras como: a Cachoeira Congonhas do Alto, a Cachoeira Andorinhas, a Cachoeira Gavião entre outras. Mas, se quiser ir para a cidade apenas descansar com uma bela vista, há diversas opções de pousadas com vistas bem bonitas para as montanhas. Um belo destino para apenas relaxar a mente.

Sete Lagoas

Sete Lagoas é considerado um grande polo industrial, e está localizado a aproximadamente 72 quilômetros de Belo Horizonte. A cidade é uma das mais antigas de Minas e foi fundada no período conhecido como a Febre do Ouro e começou a ser ocupada por volta de 1667.

Embora a cidade receba mais turistas que viajam a trabalho e negócios há diversas atrações para conhecer na cidade, entre elas estão: a Lagoa Paulino, a Lagoa da Boa Vista, o Museu Ferroviário, o Museu Histórico Municipal, a Capela de Santa Helena, o Parque da Cascata e o o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato.

O Centro de Apoio ao Turista de Sete Lagoas.

São João del Rei

São João del Rei é mais uma das principais cidades históricas de Minas Gerais, localizada a aproximadamente 200 quilômetros de Belo Horizonte, com mais de 700 prédios tombados como patrimônio histórico.

Entre as principais atrações de São João del Rei estão: a Serra de São José, a Igreja São Francisco de Assis, a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, o Museu de Arte Sacra, a Ponte da Cadeia, o Solar dos Neves e o passeio de Maria Fumaça até a vizinha Tiradentes.

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é a cidade mais rústica, esotérica e cheia de mistérios e lendas de Minas Gerais, localizada a 1440 metros de altitude e aproximadamente 350 quilômetros de Belo Horizonte. A cidade é procurada principalmente por jovens aventureiros que gostam de um clima tranquilo e com muita natureza.

Entre as atrações para conhecer na cidade estão: a Igreja de São Thomé, a Casa da Pirâmide, a Gruta, a Gruta de Sobradinho, a Ladeira do Amendoim, a Pedra da Bruxa, a Cachoeira Véu de Noiva, as Cachoeiras do Flávio, a Gruta São Thomé e Vale das Borboletas.

Uma curiosidade sobre São Thomé das Letras é que há uma lenda que há uma gruta que liga a cidade até Machu Picchu, no Peru. Será que é verdade?

São Thomé das Letras

Se você vai para lá e ainda não sabe onde se hospedar na cidade, temos um post com diversas dicas de Pousadas em São Thomé das Letras.

Tiradentes

A cidade de Tiradentes é uma das cidades históricas mineiras mais famosas e importantes do país, assim como Ouro Preto e Mariana, com diversas construções no estilo barroco e construídas no período colonial brasileiro.

Entre os pontos turísticos da cidade podemos citar: a Igreja de Santo Antônio, o Largo das Forras, a Capela Bom Jesus da Pobreza, o Chafariz de São José, o Passeio de Maria Fumaça a São João del-Rei, o Museu do Automóvel da Estrada Real, o Museu do Padre Toledo, o Santuário da Santíssima Trindade e a Gruta Casa de Pedra.

Uberlândia

Uberlândia é uma das cidades do triângulo mineiro e está localizada a aproximadamente 540 quilômetros da capital Belo Horizonte.

Entre os pontos para conhecer na cidade estão: o Complexo Parque do Sabiá, o Parque Municipal Victório Siquieroli, a Igreja Nossa Senhora das Dores, o Museu Universitário de Arte, o Museu Municipal de Uberlândia, e a Cachoeira de Sucupira.

Varginha

A cidade de Varginha, localizada às margens do Lago de Furnas, ficou conhecida após o boato (ou não) de que foi avistado na cidade um extraterrestre e, desde então, a cidade se tornou capital da ufologia. Uma curiosidade é que a cidade está ao mesmo tempo equidistante a três capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Confesso que quando visitei a cidade, fui a trabalho, achei que encontraria muitos pontos turísticos e coisas que remetessem a extraterrestres e ufologia, mas, para a minha surpresa, só haviam na cidade dois pontos turísticos com essas características: a Nave Espacial de Varginha que está na Praça do ET, e o Memorial do ET (em obras). Mas, na cidade também podemos conhecer o o Shopping Via Garden e o Parque Municipal Novo Horizonte.

O ET de Varginha
O Disco Voador

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM em uma dessas Cidades para Conhecer em Minas Gerais → Garanta o melhor preço com o Booking.com
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Blogagem Coletiva: Destinos no Brasil

Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva, com alguns blogs amigos, com o tema: Destinos no Brasil. Vem com a gente conferir sobre o que eles escreveram?!

Bom, essas são algumas dicas de cidades para conhecer em Minas Gerais. E você já conheceu ou quer conhecer alguma dessas cidades? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • Amei o post!!
    Conheço algumas dessas cidades, morei em Sete Lagoas por 7 anos e a gruta Rei do Mato é realmente incrível!
    Somos apaixonados por Minas, principalmente pela culinária mineira.

    • Diego, adorei o post! Agora que voltei a morar em Minas, vou poder conhecer Varginha, Diamantina e Poços de Caldas, as três das 20 cidades de Minas Gerais que vc listou e ainda não conheço. Sou apaixonada por este estado, seu povo, sua história e principalmente sua comida!

    • Que bacana! Eu fiquei apenas dois dias em Sete Lagoas e não consegui visitar essa Gruta, mas deve ser demais! E sobre a culinária mineira... saudades, uma delícia !!!

  • Excelente texto, as cidades elencadas aqui são realmente encantadoras. Minas tem tantas belezas, riquezas históricas, culturais, naturais, culinárias, são tantas Gerais!! Amo Minas, adorei suas sugestões de 20 Cidades para conhecer em Minas Gerais!

    • Obrigado! Fico feliz que tenha curtido esses lugares para conhecer em Minas Gerais! :D

  • Excelente texto, as cidades elencadas aqui são realmente encantadoras. Minas tem tantas belezas, riquezas históricas, culturais, naturais, culinárias, são tantas Gerais!! Amo Minas, adorei suas sugestões de 20 Cidades para conhecer em Minas Gerais!

    • Ah, minha Minas Gerais que tanto amo! Adorei o post e sua seleção de cidades de Minas, já conheço 11 cidades da sua lista e pretendo conhecer todas,kkk. Mas a primeira da lista que quero conhecer é Aiuruoca 😍.

  • Amei o post! Já conheci algumas como Ouro Preto e Mariana que super recomendo.
    Quantas cidades lindas que preciso incluir na minha lista! Sou doida para conhecer Capitólio.

    • Quanto mais viajamos e conhecemos as cidades em Minas mais queremos colocar outras em nossa lista né?! Ouro Preto e Mariana não pode faltar mesmo no roteiro! :D

  • Minas Gerais é um estado sensacional. Já conheço algumas, mas estou ansiosa para conhecer outros destinos como Capitólio.

  • Não conheço nem metade dessas cidades! Mas as que conheço, gosto muito - Minas é tudo de bom! Entre as que não conheço, a que mais quero visitar é Diamantina! Mas tb tenho curiosidade pra ver estátua de ET em Varginha hahhaa

    • A estátua do ET é bem simpatica né? hahah. Pena que em uma cidade que é famosa por ETs só tenha essa. Mas é bem bacana para conhecer :D

  • Estou doida para fazer uma road trip visitando as cidadezinhas históricas de Minas, um lugar mais lindo que o outro.

    • Uma roadtrip pelas cidades históricas de Minas Gerais é incrível eim! Espero que você consiga fazer essa trip em breve! Verá paisagens e prédios lindos!

  • Não sabia dessa fama de Poços de Caldas! É para lá que irei num futuro próximo! hahahah

    • Muito bacana né? Poços é uma ótima cidade para relaxar e renovar as energias :D

  • Viajar por Minas Gerais é sempre uma ótima pedida. E não é só porque sou mineira que digo isso..kkk. Amei o seu post com 20 cidade para conhecer. Descobri que preciso voltar na minha terra para visitar algumas!

  • Fazer uma road trip por Minas está super nos nossos planos, para quando passar a pandemia. Vou usar seu post com as dicas. Valeu!

    • Que legal! Minas merece mesmo uma roadtrip! Obrigado pelo comentário! :D

Posts recentes

10 Cidades para Conhecer no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul possui dezenas de cidades bem interessantes para se…

17/10/2020

15 Cidades para Conhecer em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina possui dezenas de cidades bem interessantes para se conhecer. São…

12/10/2020

O Que Fazer em Balneário Camboriú

[Um Viajante Diferente] Localizada em Santa Catarina, a cidade de Balneário Camboriú conta com pouco…

07/10/2020

O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo

Há muitos lugares interessantes para conhecer na Avenida Paulista. Uma simples caminhada do começo ao…

02/10/2020

Os Principais Templos em Bangkok

Há centenas de templos espalhados por Bangkok. Andando pela cidade vemos vários em uma mesma…

25/09/2020

Hotéis na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro

Escolher um hotel no Rio de Janeiro não é uma tarefa nada fácil. Neste post…

14/09/2020