Categorias: Brasil

15 Cidades Históricas do Brasil para Conhecer

O Brasil possui dezenas de cidades riquíssimas em história e cultura. Dentre elas as primeiras cidades, construídas pelos portugueses, as antigas capitais do Brasil e a nova capital, além das cidades históricas de Minas Gerais, do Norte e Nordeste brasileiro. Separei neste post 15 cidades históricas do Brasil para conhecer. Vem com a gente conferir?!

Cidades históricas do Brasil

Brasília

Brasília, a capital do Brasil, foi inaugurada em 1960, época em que o Brasil era governado por Juscelino. O projeto da cidade foi fruto de um concurso internacional de arquitetura que teve como ganhador o Arquiteto Lúcio Costa.

Entre os principais pontos turísticos da cidades estão: Catedral Metropolitana de Brasilia, Museu Nacional, Biblioteca NacionalCongresso Nacional, Palácio da Justiça, Itamaraty, Praça dos Três Poderes, Memorial J.K, Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, Torre de TV, Estádio Mané Garrincha, entre outros.

Congresso Nacional de Brasília

Congonhas

Congonhas, localizado em Minas Gerais a cerca de 80 quilômetros de Belo Horizonte, é uma cidade que faz parte do caminho velho da Estrada Real que ficou bastante conhecida por conta das obras de Aleijadinho, um dos artista mais importantes do período colonial do Brasil. São exatamente as construções antigas e o turismo religioso que atrai milhares de turistas para a cidade.

Em Congonhas podemos conhecer: o Complexo do Santuário Bom Jesus do Matosinho ( onde estão as esculturas dos 12 profetas, esculpidos em pedra sabão por Aleijadinho),  o Museu de Congonhas, o Museu da Imagem e da Memória, a Igreja de São José, a Igreja do Rosário, o Parque Ecológico da Cachoeira, entre outros.

Mariana

Mariana foi a primeira vila de Minas Gerais, a primeira capital do estado e a cidade mais rica do Ciclo do Ouro. Conhecida pela sua arquitetura barroca colonial, está localizada a 110 quilômetros da capital Belo Horizonte. Está é mais uma cidade que ficou mundialmente conhecida por outra tragédia ambiental, com o rompimento da barragem de rejeitos de minérios em novembro de 2015.

Em Mariana podemos conhecer: a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, a Igreja de São Pedro dos Clérigos, a Casa da Câmara e Antiga Cadeia, a Mina da Passagem e a Praça Minas Gerais. Além disso não deixe de fazer um passeio até Ouro Preto, outra cidade que conta muito a história de Minas Gerais e do Brasil, a apenas 15 quilômetros de Mariana.

Morretes

Morretes é uma cidade que fica entre a Curitiba e o Litoral do Paraná, e é exatamente neste trecho que acontece um dos passeios mais famosos de trem do Brasil. A ferrovia que liga Curitiba à Paranaguá foi inaugurada em 1885 e pelo caminho vemos diversas construções bem antigas e também temos uma vista bem bonita da serra.

Já em Morretes podemos conhecer: o Parque Higeospar, a Igreja Nossa Senhora do Porto, o Rio Nhundiaquara, e claro, os diversos restaurantes que servem o Barreado.

Trem de Morretes até Curitiba

Olinda

Olinda é uma cidade localizada no estado de Pernambuco e bem próxima de Recife. A cidade, fundada em 1535 pelos portugueses, foi construída em encostas íngremes. Por lá vemos dezenas de igrejas barrocas, conventos, mosteiros e casas bem coloridas. Mas, além de ser uma cidade rica em história ela também é bem famosa por seu carnaval de rua e festas que atraem milhares de turistas para a cidade.

Entre os pontos para conhecer em Olinda estão: o Centro histórico de Olinda, o Alto da Sé, o Mosteiro de São Bento, a Igreja do Carmo, o Convento de São Francisco, a Catedral da Sé entre outros.

Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade rica em história e cultura brasileira, conhecida por seus prédios construídos no estilo barroco, com diversas pontes, fontes e praças, além de ruas bem íngremes e sinuosas. A cidade está localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Belo Horizonte e foi fundada em 1711. Hoje, é considerada como Patrimônio Cultural pela Unesco.

Entre os atrativos turísticos estão: a Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência, o Museu da Ciência e Técnica, a Rua Direita, a Casa dos Contos e, claro, as Igrejas, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis e a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Paraty

Paraty é uma pequena cidade colonial localizada no Rio de Janeiro, na divisa de estado com São Paulo. Desde 2019, junto com sua vizinha Ilha Grande, recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco. A cidade possui dezenas de casas e edifícios datados dos séculos XVII e XVIII e ruas de pedras.

Em Paraty podemos conhecer: o Centro Histórico, a Praia do Sono, a Capela de Santa Rita, fazer o passeio de barco pelas ilhas da região e conhecer as diversas cachoeiras.

Centro Histórico de Paraty

Petrópolis

Petrópolis, localizada a aproximadamente 70 quilômetros do centro do Rio de Janeiro, é uma cidade serrana que foi escolhida pela família imperial como moradia de verão e épocas mais quentes do ano, já que o clima das montanhas é mais ameno e fresco. Visitar a cidade é como voltar para o século XIX e ver onde morava Dom Pedro II e sua mulher.

Em Petrópolis podemos conhecer: o Museu Imperial, a Catedral São Pedro de Alcântara, o Palácio Quitandinha, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont, o Palácio Rio Negro e a Cervejaria Bohemia. PET

Porto Seguro

Porto Seguro é uma cidade localizada no sul Bahia. Foi nela que os portugueses desembarcaram em 1500, e a consideraram um “porto seguro”, mas, foi somente em 1535 que a cidade foi fundada. Hoje, praticamente toda a cidade está tombada pelo patrimônio histórico, com dezenas de prédios, praças e pontos turísticos importantíssimos para a história do país.

Em Porto Seguro podemos conhecer: a Passarela do Descobrimento, a Praia de Taperapuan, o Memorial da Epopéia do Descobrimento, a Cidade Histórica, o Marco do Descobrimento, o Farol de Porto Seguro, a Paróquia Nossa Senhora da Pena, entre diversos outros pontos turísticos.  Ahh… Se precisar de dicas de hospedagem na cidade, fiz um post com diversas opções de hotéis em Porto Seguro.

Recife

Recife, capital do estado do Pernambuco, é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1537, além disso é a mais antiga entre as capitais estaduais brasileiras.

Em Recife podemos conhecer: a Praia de Boa Viagem, a Praça Rio Branco, a Praça do Marco Zero, o Parque Dona Lindu, o Pátio de São Pedro, o Instituto Ricardo Brennand, a Basílica Nossa Senhora do Carmo, entre outros.

Eu no Recife Antigo
Marco Zero de Recife

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, chamada carinhosamente de “cidade maravilhosa”, foi a capital do Brasil de 1763 até 1960, quando foi transferida para Brasília. O Rio é a segunda maior metrópole do Brasil, depois de São Paulo. Uma parte da cidade é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e eleita pela UNESCO em 2019 como a primeira Capital Mundial da Arquitetura.

Entre os principais pontos para conhecer no Rio de Janeiro estão: a Praia de Copacabana, o Cristo Redentor, o Parque Laje, a Confeitaria Colombo, o Museu do Amanhã, o AquaRio, o Pão de Açúcar, a Praia do Arpoador, os Arcos da Lapa, a Escadaria Selarón, o Maracanã, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Theatro Municipal, o Real Gabinete Português de Leitura, entre diversos outros.

Parque Lage

Salvador

Salvador, a capital do estado da Bahia, é uma das cidades mais antigas da América, fundada em 1549 por Tomé de Sousa para se tornar capital do Brasil. Além disso Salvador foi uma das primeiras cidades planejadas no mundo, com ruas e vielas feitas em paralelepípedo, grandes praças, prédios e igrejas barrocas.

Em Salvador podemos conhecer: o Farol da Barra, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, o Pelourinho, a Igreja e Convento de São Francisco, a Basílica Senhor do Bonfim, a Praia da Barra, a Catedral Basílica de Salvador, o Palácio Rio Branco, a Fundação Casa de Jorge Amado, a Praça da Sé, o Museu Náutico da Bahia, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco entre outros.

Por do Sol em Salvador

São João del Rei

São João del Rei é mais uma das principais cidades históricas de Minas Gerais, localizada a aproximadamente 200 quilômetros de Belo Horizonte, com mais de 700 prédios tombados como patrimônio histórico.

Entre as principais atrações de São João del Rei estão: a Serra de São José, a Igreja São Francisco de Assis, a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, o Museu de Arte Sacra, a Ponte da Cadeia, o Solar dos Neves e o passeio de Maria Fumaça até a vizinha Tiradentes.

São Luís

São Luís, a capital do Maranhão, tem em seu centro histórico diversos edifícios coloniais, com influências portuguesas, espanholas e francesas, além de casarões que são super famosos por seus azulejos portugueses azuis e sacadas em ferro fundido.

Entre os principais pontos turísticos para conhecer em São Luís estão: o Centro Histórico de São Luís, o Palácio dos Leões, a Ponta do Espigão, a Casa do Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo, a Catedral de São Luís, o Mercado Casa das Tulhas e o Museu da Gastronomia Maranhense.

Centro Histórico de São Luís

São Miguel das Missões

São Miguel das Missões está localizado no Rio Grande do Sul. No centro histórico da cidade podemos conhecer o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, um dos conjuntos históricos mais importantes situados em terras brasileiras, local declarado Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, pela Unesco, em 1983.

Entre os pontos para visitar estão: o Museu das Missões, a Fonte Missioneira, a Fazenda da Laje e o Pórtico de São Miguel das Missões.

Blogagem Coletiva: Cidades Históricas

Este post faz parte de uma blogagem coletiva, com alguns blogs amigos, com o tema: Cidades Históricas. Vem ver sobre o que eles escreveram também?!

Planejando sua Viagem

Organize e planeje sua viagem através do nosso blog. Temos parcerias com algumas grandes empresas, que possuem ótimos preços e serviços de qualidade. Utilizando os serviços abaixo através do Uma Viagem Diferente, você ajuda a manter o blog no ar e ainda garante o melhor preço. Economizando na sua viagem!

HOSPEDAGEM → Garanta o melhor preço com o Booking.com
CHIP DE INTERNET → Já saia do Brasil com chip de internet com a Viaje Conectado
SEGURO VIAGEM → Viaje com segurança com a SegurosPromo
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Bom, essas são algumas dicas de cidades históricas do Brasil. E você já conheceu ou quer conhecer alguma delas? Curtiu? Compartilhe sua experiência conosco.

Hasta luego e até o próximo post.

Diego Arena

Diego

Veja os comentários

  • O Brasil tem uma história riquíssima e as cidades históricas tão aí para nos fazer mergulhar nela! Adoro unir viagem com aprendizado.

  • Que lista completa, com dicas de cidades ideais para conhecer a história do Brasil. Já conheci algumas delas como Porto Seguro, Brasília, Olinda entre outras. Já anotei algumas de suas dicas para conhecer

  • Da lista de 15 cidades históricas brasileiras que você fez, só não conheço 5. Mas algumas fui quando era criança e preciso voltar para me lembrar do que vi com meus pais. Uma das que mais gosto é Paraty.

  • Gente, mas Recife é também uma cidade histórica, por sinal a mais antiga entre as capitais estaduais brasileiras. A capital pernambucana abriga o mais opulento conjunto de igrejas barrocas, palacetes e palácios do Brasil.

  • Descobri que realmente gosto de cidades históricas. Já visitei quase todas dessa lista. Adorei a seleção, uma inspiração para mim. Faltando duas para eu visitar.

    • Conheço 6 cidades da sua lista e já estou louca para conhecer as outras. Amo cidades históricas! Acho muito importante que as pessoas conheçam a sua origem e a história da sua nação. Adorei o post!

  • Amei sua seleção de 15 cidades históricas do Brasil, são realmente repleta de partes da nossa história. Ainda não conheço todas, mas está na minha lista.

  • Adoro visitar cidades com muita história e lendo seu post com essas dicas de cidades históricas do Brasil descobri que tem algumas que preciso visitar. Já salvei aqui para a próxima viagem.

  • Viajar é aprender mesmo, não? Amo lugares históricos e às vezes fico até meio chateada quando os visito por não me lembrar dos detalhes que aprendemos na escola. Da sua lista conheço 7 cidades (acredita que morei em Santana do Parnaíba mas não conheci essa parte histórica? vergonha máster!), agora quero muito completar a lista rsrsrs

  • Sensacional! Arrasou na sua lista! Tão bom aprender a história, viajando! Dos lugares que sugeriu acima, eu ainda não conheço São Miguel das Missões. Confesso que vou pouco para o sul do país e quando vou para o RS, acabo fazendo o circuito Gramado, Cambará do Sul e Torres. Vi no mapa que São Miguel fica localizado no sentido oposto.

  • Maravilhosas suas dicas de cidades históricas no Brasil, Diego, conheço várias delas e posso afirmar que são excelentes opções para quem gosta de destinos cheios de história e beleza.
    Preciso completar minha lista com algumas que ainda não conheço também, entre elas Paraty, que é um sonho antigo. Lindo post!

Posts recentes

10 Cidades para Conhecer no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul possui dezenas de cidades bem interessantes para se…

17/10/2020

15 Cidades para Conhecer em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina possui dezenas de cidades bem interessantes para se conhecer. São…

12/10/2020

O Que Fazer em Balneário Camboriú

[Um Viajante Diferente] Localizada em Santa Catarina, a cidade de Balneário Camboriú conta com pouco…

07/10/2020

O que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo

Há muitos lugares interessantes para conhecer na Avenida Paulista. Uma simples caminhada do começo ao…

02/10/2020

Os Principais Templos em Bangkok

Há centenas de templos espalhados por Bangkok. Andando pela cidade vemos vários em uma mesma…

25/09/2020

Hotéis na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro

Escolher um hotel no Rio de Janeiro não é uma tarefa nada fácil. Neste post…

14/09/2020